Translate

Menu

domingo, 21 de dezembro de 2014

RECUPERANDO FREEZER E GELADEIRA

Queridos(as) amigos(as) e visitantes, hoje não irei postar nenhum trabalho meu, mas de uma colega de um grupo de artesanato, um trabalho de Kakau Seiblitz‎.
Todo mundo sabe de minha paixão por reciclar e reaproveitar o que for possível. Eu só não reaproveito mais por falta de espaço e tempo. rsrsrsrsrsrsrsrs.
E não podia ser para menos que me encantei com o trabalho de Kakau. Super atualizada e bem antenada com o planeta, ela simplesmente resolveu recuperar e dar uma nova cara aos seus eletrodomésticos. 
Mas, não estou falando de eletrodomésticos pequenos, estou falando da geladeira e freezer. 
PINTURA FREEZER E GELADEIRA
Embora ainda estivessem com o motor em bom funcionamento, eles estavam com a aparência bem desgastada e com vários pontos de ferrugem na lataria. 
Substituir seria a primeira reação da maioria das pessoas. E lá iria para o lixão mais dois volumes imensos contribuir para o acúmulo de lixo e contaminação do meio ambiente.
Mas, Kakau resolveu ir contra esta mentalidade do consumo compulsório e resolveu recuperar seus eletrodomésticos, ela própria.
Trabalhoso? Com certeza que sim. Mas o uso de produtos adequados compensou todo o esforço e o resultado final não poderia ter sido melhor. 
Com a permissão de Kakau Seiblitz irei postar o passo-a-passo para vocês. As fotos usadas no antes e depois também são dela. 
Obrigada, Kakau por esta demonstração de desprendimento ao compartilhar com todas nós o seu trabalho e técnica. Que Deus continue abençoando esta pessoa maravilhosa que você é. Mil bjs.
PASSO-A-PASSO PARA RECUPERAR FREEZER E GELADEIRA:
MATERIAL:
  • Lixa d`água 400 ou escova de aço
  • Pano de limpeza
  • Pare ferrugem na hora
  • Pincel largo ou trincha
  • Recipiente de boca larga 
  • Tinta spray para roda automotiva na cor grafite médio (04 tubos para os 02 eletrodoméstico)
  • Papelão ou caixas velhas para forrar o chão e parede do local de trabalho (ou faça o trabalho em área externa).

Dica: O "Pare ferrugem na hora" é encontrado em casas de construção com vários volumes (100m, 500ml ou 1000ml). Este produto irá converter a ferrugem em um fundo protetor e duro para receber a pintura definitiva.

PASSO-A-PASSO (PAP):
  1. Lixar as áreas enferrujadas com a lixa ou escova de aço apenas para retirar o excesso de sujeira e ferrugem solta. Esta etapa é importante para deixar a superfície do eletrodoméstico liso e uniforme. Não se preocupe em retirar toda a ferrugem, o produto que será empregado fará isto por você. Parece mágica mas é isto mesmo que irá acontecer. Dica: Lixe inclusive a pintura ao redor da ferrugem para expor aquela ferruguinha que está escondida por baixo da pintura.
  2. Passe um pano de limpeza em toda a área para retirar os resíduos lixados. 
  3. Limpe toda sujeira, poeira e gordura da superfície dos eletrodomésticos.
  4. Coloque parte do produto "Pare ferrugem na hora" no recipiente de boca larga.
  5. Com o pincel largo ou trincha, passe o produto sobre as áreas com ferrugem e restos de tinta. Deixe secar por aproximadamente 5 horas.
  6. Passe nova camada do produto e espere secar por no mínimo 12 horas.
  7. Limpe o pincel ou a trincha com água logo após o uso. O produto que tiver sobrado no recipiente não pode ser reaproveitado e nem devolvido ao frasco original. Precisa ser jogado fora.
  8. Assim que secar completamente use o spray para cobrir toda a superfície do eletrodoméstico. Homogenize a tinta com movimentos giratórios por aproximadamente 3 minutos. Aplique a tinta a uma distância de 25cm da superfície com movimento constantes e uniformes. Cuidado para não exagerar e a tinta escorrer. Espere a primeira demão secar e aplica a segunda. Aplique um total de 2 a 3 demãos. Dica: Caso não queira pintar o puxador e outros detalhes, tente retirá-los. Se não conseguir cubra-os com plástico e fita adesiva.
    PINTURA FREEZER E GELADEIRA
OBS: A tinta pode ser esmalte sintético ou tinta à base de resina epóxi (com endurecedor à base de poliamida). Quem mora próximo ao mar deve usar tinta resistente a raios UV. O comércio está cheio de boas opções, pesquise antes e tire suas dúvidas com os vendedores.

Gostaram?
Então arregacem as mangas e mãos à obra. 
Você pode aproveitar seu momento criativo e brincar com as cores criando desenhos na porta da geladeira e do freezer.
Eu vou ficar aguardando a criação de vocês. 
pintando FREEZER E GELADEIRA
ATUALIZAÇÃO DA POSTAGEM EM 03 FEV 2016:
Eu estava louca para testar esta façanha de Kakau, mas ainda não tinha tido oportunidade.
Aí, em um pequeno apartamento eis que surgiu a ocasião tão esperada. 
A geladeira do imóvel embora estive em boas condições de uso e conservação, tinha uma cor horrorosa. Nem sei porque comprei nesta cor. Acho que na época a moda era combinar a cor da geladeira com os armários, coisa que nem isto foi conseguido. kkkkkkkkkkkk.
Não achei o convertedor de ferrugem que Kakau usou ("Pare a Ferrugem na Hora"), então comprei outro que funcionou perfeitamente.
A cor da tinta que escolhi foi a mais neutra e atualizada possível. Cor branca. Depois da experiência com geladeira colorida, eu não quis correr riscos.  Foi utilizado dois tubos de tinta spray para roda automotiva na cor branca.
O resultado ficou maravilhoso. A técnica realmente funciona. Não tenham medo de tentar.
Vejam como ficou o meu antes e depois.
O que acharam? Apenas a geladeira foi pintada. O fogão não foi pintado, foi substituído. O anterior estava bem velhinho e com vários problemas no acendimento, queimadores e lataria. Não compensava recuperá-lo.

Para quem se animar: 

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!



50 comentários:

  1. Olá, tudo bem. Vim te fazer uma visitinha e te dar os parabéns pelas belas postagens. Trabalho artesanal muito lindo, o mundo agradece e a natureza agradece sua bela arte. Grande abraço e sucesso. Meu Blog: www.voando-na-arte.blogspot.com.br. Dá uma passadinha por lá, irei ficar muito feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Osman e Thais! Obrigada pela visita e pelo carinho.
      Acabei de passar em seu blog. Gostei tanto que vou seguir vocês. No bom sentido é claro. kkkkkkkkkk.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Olá. Você usou a mesma tinta para pintar o metal e os plásticos? Se sim, qual a tinta que usou. Obrigado e parabgéns, ficou muito bonito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jorge.
      Como eu coloquei acima este trabalho foi feito por Kakau Seiblitz‎.
      Pela foto do antes é possível ver que a geladeira anteriormente era toda pintada, inclusive a parte que fica na parte superior das portas. Como estas partes já tinham sido pintadas anteriormente recebeu a nova tinta sem problemas ou preparo prévio. Se a sua geladeira nunca foi pintada e os detalhes de plásticos precisam pintar, você tem dois caminhos que pode seguir. Usar tinta própria para plástico para estas peças (sempre isolando o restante caso não consiga retirá-las) ou fazer uma base antes da pintura com primer para plástico (duas demãos com secagem entre elas) e pintar toda a geladeira de uma vez. O ideal é usar tinta em spray ou um compressor de tinta. Com o rolinho de espuma é possível, mas o cuidado deve ser maior para não ficarem marcas. Independente de sua escolha, não exagere na quantidade da tinta em cada camada para não escorrer.
      A borracha de vedação não foi pintada. Você pode retirá-la seguindo o manual de sua geladeira. Se você não o tem entre no site da geladeira, lá eles com certeza possuem a cópia do manual.
      Importante limpar bem a área a ser pintada (com a geladeira desligada é claro) com água e detergente neutro. Enxague, deixe secar e passe um paninho (limpo) com álcool para tirar vestígios de gordura que dificultará a adesão da tinta. Sempre com a geladeira desligada e vazia.
      Use plásticos e fita adesiva para isolar a parte interna da geladeira e a borracha de vedação (ideal que seja retirada) quando for pintar a parte externa da porta ou lateral que entra um pouco na parte interna da geladeira. Não estou falando da parte plástica que compõe o interior da geladeira. As partes que não serão pintadas devem ser bem isoladas e a fita adesiva não deve ultrapassar sua área para não comprometer a pintura, use um estilete com cuidado para cortar o excedente de fita.
      O uso de verniz spray para proteger a pintura pode ser necessário se a tinta que você usou não for epóxi.
      Faça a pintura em ambiente arejado e use máscara. O ideal é fazer este trabalho em uma área externa. Se não for possível isole o máximo o trabalho do restante do ambiente com jornal, plástico e fita crepe, ou pinte com o rolinho. O spray ou compressor espalha a tinta no ambiente e sua retirada é um pouco trabalhosa. Tenha sempre um solvente adequado á tinta que for usar. Leia o rótulo do produto escolhido.
      Com relação a tinta usada, a opção de Kakau foi tinta automotiva para roda em spray. Mas, o comercio tem várias outras marcas com bom resultado, algumas próprias para eletrodomésticos. Dê uma passadinha (sem pressa) na seção de tintas das lojas de construção. É um verdadeiro paraíso.
      Caso queira pintar o fogão ou forninho, use uma tinta própria para alta temperatura. A indicação é bem visível na embalagem.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
    2. Obrigado pela dica adorei...

      Excluir
  3. bom dia parabens pelas dicas de reformas de freeser sucesso mesmo

    ResponderExcluir
  4. Agradeço pela aula de restauração, pois estou com esse problema aqui em casa, grata.

    ResponderExcluir
  5. olá sabe me informar que tinta devo usar para pintar o interior de uma maquina de picolé,ela funciona com alcool dentro mas esta muito enferujado teria que ser uma tinta que resistisse ao alcool

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Franciele, boa noite!
      Infelizmente não tenho como te ajudar. A pintura acima foi feita, por Kakau, na parte externa da geladeira e do freezer. Para pintar o interior eu recomendo consultar a assistência técnica do equipamento. Caso eu venha a conseguir alguma informação, ficarei feliz em compartilhá-la.
      Um abraço e sucesso.

      Excluir
  6. As partes que ainda possuem tinta devem ser lixadas ou eu devo aplicar o fundo convertedor de ferrugem? Fiquei da dúvida. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel.
      Como foi explicado no item 1 do pap, apenas a área com ferrugem e suas margens com a pintura devem ser lixadas para nivelar a superfície. Não é para tirar toda a ferrugem, apenas aquele excesso que fica elevado e as tintas que estiverem soltando.
      As partes que estiverem pintadas sem ferrugem não precisam do fundo. Basta aplicar a tinta com spray.
      O fundo convertedor é aplicado apenas nas áreas com ferrugem.
      Espero ter esclarecido.
      Um abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
  7. Ola gostaria de saber qual a tinta branca fica melhor para geladeira? com brilho ou fosca? Se for fosca posso limpar com álcool ou outro tipo de multiuso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Eu preferi seguir o conselho de Kakau e usei tinta spray para roda automotiva na cor branca. Mas, no mercado existem várias tintas próprias para eletrodomésticos, consulte um vendedor e veja as opções.
      Não se esqueça de trabalhar em área arejada e cobrir tudo que estiver ao redor. O spray pulveriza muito e é bem trabalhoso de limpar.
      Uma opção para quem vai trabalhar em casa é usar tinta esmalte sintético (brilhoso ou fosco) com rolinho. Ou usar tinta epóxi. Ambas requerem diluentes específicos.
      Tenha o cuidado da tinta não escorrer.
      Com relação ao tipo de acabamento da tinta, se fosca ou com brilho, acho que é um gosto pessoal. Eu prefiro a geladeira com brilho.
      Caso queira pintar o fogão ou forninho, use uma tinta própria para alta temperatura. A indicação é bem visível na embalagem.
      Se a tinta que você escolher não for epoxi aplique uma ou duas camadas de verniz (fosco ou brilhoso), para proteger a pintura e deixar com um brilho especial.
      Depois de bem seca, pode-se colar adesivos decorativos em vinil para enfeitá-la.
      As peças de plásticos devem ser pintadas com tinta específicas para plásticos.
      Com relação a limpeza externa da geladeira use uma esponja ou pano macio e o umedeça em uma solução de água e detergente neutro sem fragrância (mesmo para pinturas de fábrica). Nunca utilize escova ou palha de aço, esponjas ou panos ásperos e produtos com amônia, álcool, substâncias abrasivas ou limpadores multiuso.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço e obrigada pela visita.
      Volte sempre.

      Excluir
  8. Boa noite! Vi seu post e segui em alguns passos sendo que pintei com uma pistola pulverizadora e comprei tinta automotiva, endurecedor e tiner segui os passos e tive um bom acabamento na minha geladeira e fogão!
    Valeu pelas dicas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Fiquei super contente que o post tenha ajudado e inspirado a recuperação de sua geladeira e fogão.
      Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  9. Oiii fiquei super inspirada a recuperar a minha geladeira. Axei esse blog pq estou procurando solução para o fundo da parte interior de um freezer horizintal q tenho. Está com ferrugem e não sei se posso utilizar essa técnica e tinta esmalte sintético para recuperar o fundo desse freezer. Alguém poderia me ajudar?
    Enviado por cinthia
    Caruaru-PE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cinthia.
      Para recuperar o interior de freezer ou geladeira eu indico procurar um profissional. Uma coisa é pintar o exterior, outra é o interior onde ficarão alimentos.

      Excluir
  10. Usei algo do tipo o FERROX e os lugares antes apenas enferrujados apodreceram de vez, ficaram tipo paelão sequissimo e começou a quebrar esfarelar o piso da minha geladeira e as laterias de baixo fiquei horrorizada, agora comprei uma geladeira nova da Consul Facilite e em menos de seis meses começu a ficar toda enferrujada em baixo não sei o que faço me ajudem!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Cristina.
      Eu não conheço este produto FERROX.
      Com relação ao problema na sua geladeira nova o mais indicado é procurar a assistência técnica. Sua geladeira ainda está na garantia e se você fizer alguma coisa irá perdê-la.
      Apenas uma pergunta, como você faz a limpeza externa da geladeira? E na cozinha, está usando água sanitária? A água sanitária tem ação corrosiva em metal. Se sua geladeira estiver apoiada direto no chão pode estar acumulando água na parte inferior sempre que a cozinha é lavada. Providencie pé próprios para a geladeira. No comércio tem vários modelos com rodas que facilitam o deslocamento na hora da limpeza. Ao comprar leve a marca e modelo da sua geladeira para comprar pés compatíveis.
      Mas, a primeira providência é entrar em contato o mais rápido possível com a assistência técnica. Dependendo do estrago você tem direito a trocar sua geladeira. Faça toda a documentação do processo. Tire fotos, anote o dia e nome da pessoa da assistência técnica que recebeu sua queixa e do técnico que foi em sua casa. Exija uma solução definitiva para o problema. Se não for resolvido, procure seus direitos. Leve toda a documentação do problema ao PROCON.
      Espero que não precise chegar a tanto, mas...
      Não desanime, vá atrás de seus direitos.
      Boa sorte e uma abraço.

      Excluir
  11. bom dia ,depois de pintar, a gaxeta (que fico com manchas de tinta) fica grudada na porta. o que posso fazer? ja tentei com removidor ,mas não ajudo.att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Davide,
      Eu não entendi, você pintou a borracha de vedação (gaxeta)? Ou ela apenas ficou melada durante a pintura da porta.
      O post acima trata da pintura externa da geladeira e freezer e não da parte interna. A técnica realizada por Kakau tem o objetivo de tratar ferrugens e de trocar a cor do aparelho se for do interesse da pessoa. Todo o trabalho foi realizado na parte externa.
      A borracha de vedação não foi pintada. Ela pode ser isolada com fita crepe e plástico durante a pintura ou retirada seguindo o manual de sua geladeira. Se você não o tem entre no site da geladeira, lá eles com certeza possuem a cópia do manual.
      Caso a gaxeta tenha "melado" durante a pintura da porta, o ideal é umedecer um pano (flanela) com aguarrás ou tinner (veja no rótulo da tinta que comprou qual é o mais apropriado) e ir pacientemente esfregando nos pontos manchados. Depois, limpe apenas com um pano úmido e sabão de coco para retirar o excesso do removedor. Para manter a qualidade da borracha, passe vaselina líquida após a limpeza.
      O ideal é que estes cuidados sejam antes da secagem total da tinta.
      Espero ter ajudado.
      Apenas uma dúvida qual foi a tinta que você usou? E qual o estado real da sua borracha? Caso ela já estivesse desgastada e sem uma boa vedação antes da pintura, o ideal seria trocá-la.
      Espero ter ajudado com sua dúvida. Qualquer coisa faça novo contato.
      Um abraço.

      Excluir
  12. olá.
    ao tirar as ferrugens soltas, o local ficou desnivelado com relação aos outros onde a tinta nao foi removida.
    Você usou alguma massa niveladora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Nem eu e nem Kakau usamos massa niveladora. Acho que nosso eletrodoméstico não estava tão danificado assim.
      Além disto, como usamos um convertedor de ferrugem não foi necessário lixar totalmente a ferrugem. Lixamos apenas o suficiente para nivelar toda a superfície e não para retirar totalmente a ferrugem.
      Mas, existe no mercado massa niveladora (com catalizador) que pode ser empregado depois de lixar a geladeira. Passe com uma espátula camadas finas até atingir o ponto de pintura. De acordo com o desnível, pode precisar de várias demãos intercaladas com secagem. Espere secar bem e lixe novamente antes de pintar. Este material é considerado tóxico e não é indicado o seu uso em casa, sendo necessário o uso de máscara própria e com luvas grossas.
      A massa é usada em pequenas porções para correção de defeitos no nivelamento e arranhões. Não deve ser utilizada para tampar buracos.
      Para escolher o nivelador correto, informe ao vendedor em qual aparelho será empregado.
      O ideal é que este tipo de serviço seja realizado por quem trabalha com funilaria. O serviço é similar ao feito em carros.
      Dependendo do dano o melhor talvez seja a troca da porta por outra.
      Dê uma olhada nos vídeos abaixo que mostram este tipo de serviço:
      ► https://www.youtube.com/watch?v=EUXv5e6yw5A
      ► https://www.youtube.com/watch?v=JNDIoVzOzz0
      No segundo vídeo foi usado um rolinho no lugar da tinta spray. O que eu acredito deve fazer menos sujeira que o spray que se espalha muito facilmente pelo ambiente.
      Se vc for usar o spray, não deixe de cobrir e isolar o ambiente ao redor. Cuidado com crianças e animais no recinto.
      Espero ter ajudado. Depois diga como fez e o resultado final.
      Um abraço.

      Excluir
  13. Boa noite. Queria saber se esse processo tambe, serve para a parte interna de freezer. O meu começou com uma bolhazinha e agora já se tornou um enorme ferrugem de aproximadamente 10cm de diametro. O que posso fazer para para o ferrugem internamente no freezer horizontal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Carmem.
      A recuperação acima só foi realizada na parte interna da geladeira.
      Na área interna eu sugiro a consulta a um técnico especializado neste tipo de serviço. Ferrugem e buracos na lataria interna do freezer ou geladeira compromete a adequada segurança e conservação dos alimentos. É algo mais complexo. Envolve a escolha de tinta própria (que aguente oscilações bruscas de temperatura e não deixe cheiro nos alimentos), desmontagem da parte interna para o serviço e posterior remontagem, uso de pistola e equipamentos de proteção individual (EPI) e principalmente, saber o que está fazendo.
      Pintar o exterior não oferece riscos para os alimentos e parte funcional da geladeira. Já a parte interna requer um conhecimento maior.
      Talvez fosse o caso de trocar esta parte com ferrugem. Mas, só uma avaliação profissional pode tirar esta dúvida.
      Sei que serviços especializados nesta área costumam ser caros. Tire fotos do problema e faça um orçamento prévio. Normalmente, eles cobram a visita doméstica por fora, além do frete para levar a geladeira se for o caso. Tudo deve estar incluso no valor do serviço. Algumas oficinas de carro (aquelas de bairro) fazem serviço de funilaria em geladeiras e freezer.
      Já trocar a peça danificada, requer a sua compra que dependendo do modelo e ano pode ser difícil de encontrar. Lojas autorizadas são caras e normalmente só possuem peças de modelos que ainda são fabricados.
      Compare os valores e veja o que te atende melhor. Se optar por uma oficina de bairro, peça um recibo do freezer entregue, com detalhamento de qual será o serviço e prazo para conclusão do serviço. Não entregue seu eletrodoméstico em lugar sem nenhuma referência. Pesquise, peça para ver algum serviço feito, converse com amigos e veja se alguém conhece alguma oficina de confiança. A oficina deve ter uma área coberta para receber o seu aparelho e não deixá-lo ao relento (o que iria aumentar o problema). Isto pode te trazer dores de cabeça no futuro.
      Infelizmente, não posso ajudar mais do que isto. Um abraço e sucesso.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  14. Excelente obra...e queria aproveitar e te perguntar qual tinta vc recomendaria para o interior da geladeira, que esta com algumas ferrugens e gostaria de recupera-la também.
    Abraços...Feliz Natal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, boa tarde.
      Eu não recomendo a recuperação e pintura do interior da geladeira ou freezer sem ser por pessoal qualificado. Afinal é onde irá ser armazenado alimentos e o contato com produtos químicos presentes nas tintas e no anti-ferrugem pode levar a contaminação, seja pelo contato direto ou pela liberação de vapores.
      O mesmo não ocorre com a parte externa da geladeira ou freezer, que não tem contato direto com alimentos.
      Um abraço e um ótimo Feliz Natal e Ano Novo.

      Excluir
  15. Boa noite.
    Aluguei a casa com um geladeira novinha. Quando peguei a casa a parte de cima da geladeira esta com mto ferrugem acho que deixaram coisa molhada. Ela em si esta zero somente a parte de cima esta quase toda com ferrugem. Me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Desculpe a demora em responder.
      Minha orientação é que se a geladeira não é sua, você não deve mexer sem autorização. Sendo aluguel, contacte com o responsável pelo contrato imediatamente. Para evitar transtornos posteriores, faça isto por escrito e anexe algumas fotos. No término do contrato eles podem alegar que a geladeira era nova e estragou sob os seus cuidados. Podem até exigir que vc faça o conserto ou compre uma nova. Portanto, aja o mais rápido possível.
      Caso, o responsável pelo imóvel ou o dono, resolva que dá para recuperar, deixe esta obrigação a cargo deles. Peça a decisão por escrito e exija uma previsão para resolução do problema. Afinal, não dá para ficar sem geladeira, né?
      E, uma vez resolvido o problema, faça uma conferência detalhada do trabalho e anote as imperfeições observadas.
      Só faça algum trabalho de pintura e recuperação no que for seu. Nunca se sabe como o proprietário irá reagir.
      O máximo que vc pode fazer é comunicar o fato e cobrar uma resolução. Sempre por escrito para documentar e servir como prova na hora de devolver o imóvel.
      Espero ter ajudado. Boa sorte e sucesso.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  16. Boa tarde Teresa! Parabéns pela postagem.
    Gostaria de saber onde vocês atende. Estou pensando em pintar a geladeira e o fogão e gostaria de uma ajuda profissional. Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanine.
      Eu não faço trabalho para terceiros. Esta postagem é para quem se arrisca a fazer por conta própria e quer algumas dicas. Tipo "faça você mesmo".
      Mas, tenho certeza que vc encontrará quem o faça.
      Para o fogão use uma tinta que suporte o calor.
      Obrigada pela visita e boa sorte.
      Bjs.

      Excluir
  17. boa tarde, encontrei no mercador livre umas tintas de "envelopamento em spray" para rodas de carros, será que daria certo em geladeiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai?
      Com relação a tinta que vc menciona, eu não sei informar.
      Não a conheço.
      Fiz uma pesquisa rápida na internet e vi alguns vídeos para aplicação da tinta em carros. Requer máscara própria e pistola. E era aplicada em oficina automotiva. Não sei se em casa (geladeira) daria certo. A tinta forma uma película plástica que adere no carro e pode ser retirada a qualquer momento. Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ReI5bZYy0gM
      Também algumas marcas em spray que sugere o uso do tipo "faça você mesmo", veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wHc7h5AWW3Q
      Continuei a pesquisa e achei algumas pessoas que fizeram em geladeira envelopamento com papel contact.
      Eu sei que a tinta normal automotiva pode ser utilizada em geladeira (sempre externamente) mas, com relação a esta que envelopa, eu não não sei informar com precisão.
      Caso você resolva arriscar, não deixe de nos informar o resultado.
      Obrigada pela visita e sucesso em seu trabalho.
      Um abraço.

      Excluir
  18. Gente que coisa mais linda! Vou tentar recuperar uma consul contest que tenho aqui.Parabéns a quem fez o trabalho, ótimo post tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita. O trabalho mostrado no início foi de Kakau. Um trabalho do tipo "faça você mesmo" que ela ficou feliz em compartilhar. Uma inspiração para todos os que amam reformar com as próprias mão.
      Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  19. Bom dia !
    A parte interna do meu freezer (aquela que segura as gavetas está se desfazendo. Gostaria de saber se existe algum produto que eu possa usar para consertar esse problema. O freezer é antigo, mas está muito bom por fora e funcionando bem. Agradeço a sua resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, infelizmente na parte interna só mesmo assistência técnica especializada. Não dá para improvisar na base do "faça você mesmo". Provavelmente a parte interna terá que ser substituída. Faça uma pesquisa de preço antes do conserto e veja se vale o investimento.
      Um abraço e boa sorte.

      Excluir
  20. Amei a postagem . Vou fazer isso com minha máquina de lava . Pois estou muito triste com a ferrugem comendo a minha máquina .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lídia.
      Que bom que gostou.
      Vale muito a pena recuperar a sua máquina.
      Apenas uma dica: Se a ferrugem é na área próxima ao chão, pense na possibilidade de colocar pés que elevem a sua máquina do piso. O acúmulo de água debaixo da máquina (provenientes de chuva ou da limpeza do local) cria situação favorável à ferrugem. Por outro lado, se sua máquina fica molhada quando chove e não há como colocá-la em outro lugar e nem fechar o recinto, providencie uma capa plástica de proteção.
      Bjs e boa sorte em seu projeto.

      Excluir
  21. Conheci seu blog hoje e amei as dicas, bem detalhadas e informações precisas. Fiquei inspirada em dar um novo visual a minha geladeira. Obrigada.

    ResponderExcluir
  22. posso fazer este procedimento por dentro do freezer?
    fundo interno ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pintura descrita na postagem acima foi feita na parte externa da geladeira e do freezer. Para pintar o interior eu recomendo consultar a assistência técnica. Eu recomendo a recuperação e pintura do interior da geladeira ou freezer apenas por pessoal qualificado. Produtos químicos presentes nas tintas e no anti-ferrugem pode levar a contaminação dos alimentos, seja pelo contato direto ou pela liberação de vapores. Vale lembrar que nem toda tinta suporta alterações de temperaturas extremas. É preciso conhecimento mais aprofundado do assunto.
      O mesmo não ocorre com a parte externa da geladeira ou freezer, que não tem contato direto com alimentos.
      Um abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
  23. Muito obrigada por ensinar a recuperar uma geladeira. Vou tentar e espero economizar bastante, pois as pessoas cobram caro para fazer isso! Muito didático e bem explicado, com nomes dos produtos e opções. As fotos dos produtos ajudam muito. Tudo de bom pra você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise.
      Que bom que a postagem foi útil pra você.
      Não deixe de postar o resultado final de seu trabalho.
      Bjs e sucesso.

      Excluir
  24. Olá. Meu marido pintou o frigobar Consul .tinta spray, porem a tinta bateu na borracha da da porta e agora está colando q dá trabalho p abrir. Tem como limpar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida.
      A borracha de vedação não é para pintar. Ela deve ser isolada com fita crepe e plástico durante a pintura ou retirada seguindo o manual de sua geladeira. Se você não o tem entre no site da geladeira, lá eles com certeza possuem a cópia do manual.
      Caso a gaxeta (borracha) tenha "melado" durante a pintura da porta, o ideal é umedecer um pano (flanela) com aguarrás ou tinner (veja no rótulo da tinta que comprou qual é o mais apropriado) e ir pacientemente esfregando nos pontos manchados. Não é para encharcar o pano, tá?
      Depois, limpe apenas com um pano úmido e sabão de coco para retirar o excesso do removedor. Para manter a qualidade da borracha, passe vaselina líquida após a limpeza.
      O ideal é que estes cuidados sejam antes da secagem total da tinta.
      Apenas uma dúvida qual é o estado real da sua borracha? Caso ela já esteja desgastada e sem uma boa vedação mesmo antes da pintura, o ideal seria trocá-la.
      Espero ter ajudado com sua dúvida. Qualquer coisa faça novo contato.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Desculpe a demora, eu estava viajando e não tive tempo de acessar o blog.

      Excluir
  25. https://m.youtube.com/watch?v=yzbmWEM3uIE
    Esse é um vídeo no YouTube muito top ensinando a eliminar ferrugem na geladeira, fogão etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ebenezer.
      Legal o vídeo.
      Mas, após lixar bem as partes descascadas e antes de pintar, passe um convertedor de ferrugem. Assim a pintura terá uma maior durabilidade.
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      Sucesso em seus trabalhos.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!