Pão é um alimento básico sempre presente em nossas mesas.
Sua origem vem da região da Mesopotâmia a mais de 6000 anos. Naquela época eram pães achatados, duros e secos. A fermentação responsável pela levedura que dá leveza ao pão, foi descoberta no Egito, segundo informações da Wikipédia, acidentalmente. Tudo porque esqueceram uma massa sem assar e ela fermentou formando a levedura natural conhecida como "fermentação natural "ou "massa velha".
Atualmente, o fermento biológico em tablete ou pó, contem um concentrado de leveduras (Saccharomyces cerevisiae) que dispensam a fermentação natural e agilizam o preparo do pão. É necessário apenas o preparo da levedura para ativar os microrganismos vivos existente no fermento industrializado, seja ele em tablete ou em pó.
Mas, muitos preferem o antigo método de fabricação de pães alegando um melhor paladar e aroma. Esta é uma questão pessoal.
Quem quiser pode fazer o seu próprio fermento natural seguindo uma das diversas receitas encontradas na internet. Basta pesquisar com o nome fermento biológico natural que irá aparecer várias opções. Mas, fique preparado para esperar, o fermento natural pode demorar de 3 a 4 dias para ficar pronto para uso, dependendo da umidade e temperatura do ambiente.
Viram? Pão também é cultura.
E agora que tal uma deliciosa receita de pão. Como gosto de praticidade e rapidez na cozinha vou de fermento biológico industrializado.
PÃO DE HAMBÚRGUER
- 1 envelope de fermento biológico seco ou 30 g de fermento biológico fresco
- 1/2 xíc/chá de leite morno
- 2 c/sopa de açúcar
- 2 ovos médios
- 3 c/sopa de azeite (ou óleo)
- 2 c/sopa de manteiga em temperatura ambiente
- 1 c/chá de sal
- 2 c/sopa de queijo ralado (dica; eu usei minas padrão) (opcional)
- 4 xíc/chá de farinha de trigo
- 1 gema para pincelar (opcional)
MODO DE PREPARO:
- Misture o fermento biológico com o açúcar e o leite morno em uma vasilha. Cubra com um prato ou pano de prato e deixe levedar por aproximadamente 15 minutos. Dica: o tempo varia conforme a temperatura ambiente. Lugares frios costuma demorar mais tempo.
- Junte à levedura os ovos ligeiramente misturados, o azeite e a manteiga. Misture ligeiramente.
- Acrescente a metade da farinha e misture com uma colher.
- Junte o sal e o queijo ralado (opcional).
- Vá juntando o restante da farinha de trigo aos poucos, misturando bem com as mãos.
- Passe a massa para uma bancada enfarinhada e trabalhe a massa até ficar homogênea. Dica: Se a massa estiver grudenta junte um pouco mais de farinha, mas cuidado para não ficar muito pesada. Caso fique muito seca acrescente um pouco mais de leite.
- Faça uma bola com a massa e cubra-a com pano de prato. Deixe descansar por 30 minutos ou até dobrar de volume.
- Depois de crescida, modele os pãezinhos e coloque-os em um tabuleiro untado com margarina e enfarinhado. Dica: deixe um espaço entre os pãezinhos para o crescimento da massa.
- Pré-aqueça o forno a 200 C.
- Deixe a massa crescer novamente, coberta com um pano de prato, enquanto o forno aquece.
- Pincele com gema diluída em um pouco de azeite e leve a assar em forno pré-aquecido 30 a 40 minutos.
- Retire o tabuleiro do forno e deixe esfriar um pouco sobre uma grade antes de servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!