Translate

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

BOLO BICOLOR - CHOCOLATE COM BAUNILHA

Olá meninas e meninos. 
Como foram de final de semana e dia dos pais?
Nesta época eu sempre fico meio dividida. De um lado sentindo a ausência de meu pai e do outro curtindo o pai maravilhoso e participativo que é o meu marido, pai de meus dois filhos.
Então para o dia dos pais, estava totalmente sem saber qual sobremesa servir. Queria algo diferente e ao mesmo tempo simples, sem muita dificuldade na execução. Seria um almoço aqui em casa mesmo, só para nós quatro. É uma época que todo mundo tem o seu cantinho para correr e se aconchegar. 
Sair para almoçar fora estava totalmente riscada de nossa programação. Nestas datas, como dia dos pais, dia das mães, natal, ano novo... os restaurantes estão lotados com longas filas de espera. O atendimento fica prejudicado e lento. Não, não e não. Resolvemos imediatamente que o almoço seria em casa. Nossos filhos amaram a ideia não sairmos. Nunca vi dois jovens tão caseiros. E vocês acham que reclamo? Nada de nadinha. Adoro ter toda a família emboladinha dentro de casa. Sei que um dia isto irá acabar, mas até lá curto bastante.
Primeiro eu e meu marido decidimos o almoço que foi bem simples: Ninhos recheados ao forno (http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/08/ninhos-recheados-ao-forno.html) e filé fatiado com molho de vinho do porto e champions. Na parte dos pratos salgados meu marido quando não é o "cheff" e o meu primeiro auxiliar.
Depois, sozinha eu decidi a sobremesa: BOLO BICOLOR - CHOCOLATE COM BAUNILHA, o recheio um creme de baunilha e a cobertura buttercream de chocolate. Chocolate porque é a paixão daqui de casa e baunilha para suavizar um pouco. Ultimamente estamos comendo muito chocolate por aqui. 
BOLO CHOCOLATE COM BAUNILHA; BUTTERCREAM DE CHOCOLATE; Calda de cítrica para bolo; sobremesa chocolate e baunilha.
A receita do bolo eu usei uma de Joyce Galvão do programa Confeitaria da FoxLife. Ela fez um bolo Napolitano com esta receita. Irei usar a mesma massa, só que não vou fazer a parte de morango. Como já fiz recentemente uma receita de torta de chocolate branco com morango (http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/08/torta-de-chocolate-branco-com-morango.html), quero variar um pouco. Farei duas partes de chocolate e uma de baunilha. 
O recheio é um que adoro feito com leite condensado e chocolate branco.
INGREDIENTES:
BOLO:
  • 1/2 xíc/chá de manteiga sem sal em ponto de pomada (amolecida sem estar derretida)
  • 2 xíc/chá de açúcar
  • 3 e 1/2 xíc/chá de farinha de trigo sem fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 c/chá de fermento
  • 1/2 xíc/chá de água gelada
  • 4 claras em neve
CARGA PARA AROMATIZAR E COLORIR A MASSA DO BOLO:
  • 1 e 1/2 xíc/chá de chocolate em pó a 50% ou 1 xíc/chá de cacau em pó a 100% (quantidade suficiente para saborizar duas partes da massa)
  • 1 c/chá de essência de baunilha
CALDA PARA MOLHAR O BOLO:
  • Calda de cítrica: 1/2 xíc/chá de suco de laranja + 1/2 xíc/chá de açúcar + raspas de laranja ou limão + essência de laranja ( 6 a 8 gts) + 1 pau de canela (opcional). Dica: você pode usar outra de seu gosto, o importante é ser clara.
  • Calda de chocolate: 1/2 xíc/chá de leite quente + 3 colheres de chocolate em pó + adoce a gosto.
RECHEIO:
  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 1 caixinha de creme de leite (200g)
  • 1 lata de leite (medir na lata de leite condensado)
  • 3 c/sopa de amido de milho
  • 2 gemas sem película
  • 200g de chocolate branco em barra picado
  • 1 envelope de gelatina sem sabor (12g)
  • 5 c/sopa de água
  • 1 c/chá de extrato ou essência de baunilha.
COBERTURA: BUTTERCREAM DE CHOCOLATE 
Dica: Eu usei uma receita da Sílvia Serrano Dias do grupo Cakes e tal do facebook (https://www.facebook.com/groups/cakesetal/). Apenas acrescentei o chocolate em pó.
  • 200 g de manteiga em ponto pomada
  • 90 g de chocolate em pó com 50% de cacau (1 xíc/chá)
  • 400 g de açúcar de confeiteiro 
  • 2 c/sopa de leite
  • 1 c/chá de extrato ou essência de baunilha
MATERIAL COMPLEMENTAR:
  • Batedeira
  • Espátula
  • Fouet (fuê)
  • 3 formas de fundo removível de 18 cm de diâmetro ou aro (eu usei o aro e fiz o fundo com papel manteiga. Neste caso é necessário o tabuleiro para apoiar os aros).
  • Papel manteiga
  • Tabuleiros para apoiar os aros (caso use aro)
  • Manteiga para untar.
MODO DE PREPARO:
BOLO:
  1. Prepare as formas ou os aros: Se for usar formas, forre as bases com papel manteiga e unte suavemente. Caso use os aros (o que foi o meu caso) corte quadrados de papel manteiga, maiores do que a base, e enrole-os no aro de tal modo que fique bem preso. Apóie os aros em um tabuleiro para não derramar o seu conteúdo. As formas desmontáveis não precisam do tabuleiro.
  2. Pré-aqueça o forno a 180ºC.
  3. Peneire junto a farinha de trigo, o sal e o fermento. Reserve.
  4. Na batedeira, bata as claras em ponto de neve. Reserve.
  5. Bata a manteiga com o açúcar até formar um espécie de farofa úmida. Dica: Não precisa de batedeira. Use um fouêt ou colher.
  6. Na mistura da manteiga acrescente alternadamente os ingredientes secos e a água gelada. Misture a cada aquisição usando uma colher ou um fouêt. 1/3 da farinha, metade da água, 1/3 da farinha, o resto da água e a última parte de farinha.
  7. Junte à mistura as claras em neve em duas etapas. Coloque primeiro a metade, mexendo com cuidado de baixo para cima e envolvendo toda a clara com a massa. Junte a outra metade das claras em neve e misture da mesma maneira.
  8. Divida a massa igualmente em 3 porções. 
  9. Saborize duas porções da massa com o chocolate em pó. Dica: Divida o chocolate em dois ou misture duas porções de massa e depois divida a mistura em dois aros ou duas formas.
  10. Na terceira porção acrescente o estrato ou essência de baunilha. Dica: você pode saborizar esta parte com essência de laranja ou raspas de laranja ou limão (Taiti ou siciliano).
  11. Despeje as massas prontas e saborizadas em seus aros ou formas respectivos.
  12. Asse no forno pré-aquecido por 20 minutos ou até que o palito de dente saia limpo. A parte de baunilha fica bem clarinha.
  13. Deixe esfriar na forma antes de desenformar.
CALDA PARA MOLHAR O BOLO:
- Calda cítrica: (Dica: ao invés de usar canela, use apenas a laranja e raspas de limão e essência de laranja)
  1. Misture os ingredientes e leve ao fogo. 
  2. Desligue quando começar a ferver. A calda deve ficar ralinha.
  3. Espere esfriar.
  4. Coloque em um recipiente com bico para facilitar a aplicação.
  5. Conserve em geladeira. Dura aproximadamente uma semana se estiver sob refrigeração. Não congelar. 
- Calda de chocolate:
  1. Misture os ingredientes.
  2. Espere esfriar e empregue.
RECHEIO:
  1. Em uma panela coloque o leite condensado, o creme de leite, as gemas (sem películas) dissolvidas em meia lata de leite, o amido de leite dissolvido na outra meia lata de leite. Dica: use a lata de leite condensado para medir o leite. Dissolver previamente tanto a gema como o amido de milho evita de formar grumos no creme.
  2. Leve a panela ao fogo brando até formar um creme grosso. Dica: misture constantemente com uma espátula. 
  3. Desligue o fogo e acrescente o chocolate branco picado. Mexa para derreter o chocolate com o calor do creme e incorporar bem.
  4. Junte a essência. Dica: se você preferiu fazer o bolo branco com sabor de laranja mude para essência de laranja, desta forma o seu bolo bicolor será chocolate e laranja.
  5. Hidrate e dissolva a gelatina na água e depois em banho-maria.
  6. Junte a gelatina ao creme e mexa bem até incorporar totalmente e ficar uma mistura homogênea.
  7. Cubra o creme com um plástico filme e espere esfriar. Deixe na geladeira o tempo suficiente apenas para firmar o creme e poder usá-lo como recheio. Não deixe a gelatina firmar completamente.
COBERTURA: BUTTERCREAM DE CHOCOLATE
  1. Peneire os ingredientes secos separados. Reserve.
  2. Na batedeira bata a manteiga até ficar cremosa.
  3. Misture o chocolate em pó. Dica: para evitar de levantar o pó, misture inicialmente com uma espátula e depois bata na batedeira em velocidade baixa.
  4. Acrescente o açúcar de confeiteiro aos poucos batendo sempre em velocidade baixa. Dica: reserve 1/2 xíc/chá para colocar apenas no final do preparo, caso você queira que o buttercream fique mais firme.
  5. Junte o leite e a essência e bata até ficar um creme homogêneo e fofo.
  6. Caso o buttercream fique mole, o que pode acontecer por conta do calor, deixe um pouco na geladeira par firmar. Eu não recomendo colocar mais açúcar. O creme já é bem doce.
Dica: Inicialmente eu coloquei apenas 1/2 xíc/chá de chocolate em pó, mas achei o gosto "tímido" e a cor muito pálida e acrescentei mais 1/2 xíc/chá. Sugiro que vocês coloquem de uma vez toda a quantidade de chocolate da receita.
MONTAGEM DO BOLO:
  1. Coloque na mesa de trabalho os bolos, o recheio  e as caldas. Tudo deve estar frio.  
  2. Cubra com papel manteiga o prato onde fará a montagem do bolo. Dica: caso o seu aro tenha base, não precisa usar o prato. Basta colocar o papel manteiga na base da forma.
  3. Coloque o aro mais alto sobre o prato. 
  4. Não há necessidade de cortar os bolos. Eles foram assados no tamanho necessário. 
  5. Coloque o primeiro bolo de chocolate dentro do aro. Fure com um garfo e molhe com a calda de chocolate. Deixe infiltrar um pouco. Despeje a metade do recheio sobre o primeiro bolo. Nivele com uma colher ou espátula. Coloque o bolo branco de baunilha (ou laranja) sobre o recheio. Prense um pouco. Fure com o garfo e molhe com a calda de laranja ou outra de seu gosto (importante ser clara). Despeje o restante do recheio. Nivele com uma colher ou espátula. Coloque o segundo e último bolo de chocolate. Prense um pouco e molhe com a calda de chocolate.
  6. Cubra o último bolo com filme plástico. Coloque um pequeno prato em cima para ajudar a prensar o bolo.
  7. Deixe o bolo pelo menos 12 horas na geladeira para o recheio firmar bem. Dica: o ideal é fazer o bolo e sua montagem na véspera de decorar. Desta forma ele irá descansar e firmar por toda a noite.
DESMONTANDO E DECORANDO O BOLO:
Nesta etapa você tem duas alternativas. Ou desmonta o bolo direto sobre o prato que irá servir ou prepara uma placa de isopor (ou papelão envolto em plástico filme) com a medida do bolo para servir de base (veja a foto abaixo).

Eu escolhi a primeira opção e desmontar o bolo direto no prato de servir. Escolhi para isto um lindo prato que ganhei de minha sogra e uso apenas em ocasiões especiais como o dia dos pais.
  1. Passado o tempo de firmar o recheio, retire o bolo do aro. Dica: para facilitar a retirada do bolo, passe uma faquinha fina e bem afiada na lateral de todo o aro. Coloque um prato sobre o bolo e vire em um só movimento. Puxe o aro com cuidado retirando o bolo.
  2. Passe uma camada fina de cobertura sobre o bolo, deixe firmar um pouco. Dica: Eu usei uma espátula para espalhar a primeira camada. Como eu usei o aro em que assei o bolo e este encolhe um pouco, o recheio espalhou sobre praticamente toda a lateral, e não precisei de passar a cobertura na lateral do bolo. 
  3. Coloque o buttercream em um saco de confeitar com bico de confeitar pitanga. Dica: O ideal é usar um bico grande. O meu era médio e não ficou o efeito que queria. Mesmo assim, eu gostei do efeito final. É claro que se você tiver mais habilidade com o saco de confeitar irá conseguir algo muito mais bonito e sofisticado. Eu sei que terei que treinar muitoooooo mais. Meu marido e filhos acham que eu sou muito crítica com as minhas coisas. Humm, talvez. O que acham? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    BOLO CHOCOLATE COM BAUNILHA; BUTTERCREAM DE CHOCOLATE; Calda de cítrica para bolo; sobremesa chocolate e baunilha.
  4. A decoração final é livre. Solte sua imaginação e faça o que lhe agradar. 
    BOLO CHOCOLATE COM BAUNILHA; BUTTERCREAM DE CHOCOLATE; Calda de cítrica para bolo; sobremesa chocolate e baunilha.
Meu prato tem um passarinho na base e outro no próprio prato. Este último ficou com a cara enterrada no bolo. Parece que já começou a comer. Não foi intencional, mas ficou legal.
BOLO CHOCOLATE COM BAUNILHA; BUTTERCREAM DE CHOCOLATE; Calda de cítrica para bolo; sobremesa chocolate e baunilha.
Acho melhor abrir logo este bolo. Além do passarinho, as formigas já o descobriram. Daqui a pouco não vai ter nadinha. kkkkkkkkkkkkkkkkk.
BOLO CHOCOLATE COM BAUNILHA; BUTTERCREAM DE CHOCOLATE; Calda de cítrica para bolo; sobremesa chocolate e baunilha.
Reparem como o bolo fica bem recheado e molhadinho.
BOLO CHOCOLATE COM BAUNILHA; BUTTERCREAM DE CHOCOLATE; Calda de cítrica para bolo; sobremesa chocolate e baunilha.
Mas, não exagerem na calda e nem no recheio ou o bolo corre o risco de desmontar ou "chorar" recheio pelos lados. 
BOLO CHOCOLATE COM BAUNILHA; BUTTERCREAM DE CHOCOLATE; Calda de cítrica para bolo; sobremesa chocolate e baunilha.
Achei muito boa a textura e o gosto bem saboroso. Pode ser feito todo no chocolate ou fazer napolitano como a Joyce Galvão da FoxLife.
BOLO CHOCOLATE COM BAUNILHA; BUTTERCREAM DE CHOCOLATE; Calda de cítrica para bolo; sobremesa chocolate e baunilha.

O que vocês acharam? Se vocês fizerem esta receita, me enviem as fotos. Vou colocá-las na atualização do link. 
Beijocas e até o próximo link.
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Silvia.
      Elogio vindo de você, verdadeira mestra em confeitaria, é uma honra.
      O buttercream fiz seguindo a sua receita, apenas coloquei chocolate.
      Bjs.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!