Translate

Menu

quarta-feira, 25 de junho de 2014

DOCE DE LEITE COM LEITE CONDENSADO EM LATA

Precisa de doce de leite para suas receitas e não tem tempo de sair para comprar?
Os doces de leite prontos são muitos caros? E os baratos não são nada saborosos?
Você não consegue dar o ponto certo do doce de leite ou ele fica sempre açucarado?
Seu doce de leite feito com a receita tradicional fica com gosto queimado sempre que tenta engrossá-lo um pouco mais?

Tantos problemas e a solução é bem simples e ao alcance de todos:
DOCE DE LEITE FEITO COM LEITE CONDENSADO EM LATA.
Isto mesmo, algo tão trivial que depois de aprender até parece brincadeira.

1 - MÉTODO DA PANELA DE PRESSÃO:
DOCE DE LEITE

Viram como é super fácil e prático? 

Mas, alguns cuidados devem ser observados neste método:
- Se sua lata tem rótulo de papel, este deve ser retirado, juntamente com a cola, para não correr o risco de desmanchar durante o cozimento e entupir a válvula da panela. Se a válvula não funcionar adequadamente pode resultar em um desastroso acidente. E isto ninguém quer.
- Jamais abra a panela de pressão se o vapor não estiver saído totalmente. O ideal é esperar que ele saia espontaneamente. Não coloque a panela debaixo da pia com a torneira aberta para agilizar o processo. Segundo vários profissionais do ramo, isto também danifica a válvula de pressão.
- Para que a panela de pressão de alumínio não escureça durante o cozimento, adicione meio limão cortado ou 2 c/sopa de vinagre. Cozinhar apenas com água (o alimento está preso dentro da lata), mancha as panelas de alumínio. 
- O doce pode ser feito com bastante antecedência. Basta manter a lata fechada e abrir apenas quando for usar. Neste caso respeite o prazo de validade original do leite condensado, impresso na lata.
- A posição da lata na panela não importa. Ela pode ser colocada em pé ou deitada, tanto faz. O importante é estar totalmente coberta com água.
- É importante a quantidade de água na panela. Uma panela de pressão não pode funcionar sem água. Mas, também não deve ser totalmente preenchida. É preciso deixar espaço para a formação do vapor. 
- Borracha de vedação e válvula de pressão devem sempre ser observadas e trocadas em caso de alterações ou anormalidades.
- É o tempo de cozimento que irá determinar a consistência do doce e sua coloração. 
  • 30 (após o início da pressão) é o suficiente para um doce pastoso e moreno claro.
  • 40 (após o início da pressão) é o suficiente para um doce mais firme e moreno mais escuro.
  • Mas, se você quer um doce mais escuro e em ponto de corte será preciso 55 minutos de pressão.
2 - MÉTODO DA PANELA COMUM:
- Caso você não tenha panela de pressão, o doce pode ser feito em panela comum.
Mas, aí o tempo será bem maior. Haja paciência, tempo e gás.
- Para cozinhar a lata de leite condensado fora da pressão, em panela comum, são necessário de 2 a 3 horas de cozimento e vigilância para manter o nível de água sempre alto. Este tempo deve ser contado após a água começar a ferver, momento que se deve abaixar o fogo. 
- Sempre que for preciso repor a água para manter o nível e as latas totalmente submersas, use água quente e nunca fria para não comprometer o tempo de cozimento.

3 - MÉTODO DO MICROONDAS: 
- Abra a lata (ou caixa) de leite condensado e coloque o conteúdo em uma vasilha de vidro ou cerâmica que possa ir ao microondas. 
- Ajuste o microondas para a potência média (50%).
- Coloque a vasilha com o leite condensado e cozinhe por 2 minutos. Retire do microondas e misture com um fouet. 
- Retorne ao microondas (potência média - 50%) por mais 2 minutos. Retire e misture novamente.
- Repita esta operação, passando para potência média/baixa (30%) até atingir a consistência e coloração desejada. O tempo irá variar de 20 a 26 minutos em média, sempre misturando a cada 2 minutos para não queimar o doce.
OBS: Manuseie a vasilha com o doce com bastante cuidado para não se queimar. Use luvas de silicone sempre que for retirá-la do microondas para mexer com o fouet.

4 - MÉTODO COM O LEITE CONDENSADO EM CAIXINHA: 
Não tem lata de leite condensado? Só tem caixinha? 
Tem gente que garante ser possível fazer o doce de leite na panela de pressão com a caixinha. 
Eu vou ser bem sincera com vocês, NUNCA TESTEI este método. 
Mas, já vi muita gente afirmando que dá certo. Na dúvida, faça o método do microondas ou o do forno explicado logo abaixo. MAS ATENÇÃO PARA OS RISCOS DESTE MÉTODO:

ATUALIZAÇÃO SOBRE O MÉTODO COM O LEITE CONDENSADO EM CAIXINHA: 26 jun 2014.
O método da lata na panela de pressão e na panela comum, assim como no microondas já testei e garanto que dá certo. O método com a caixinha na panela de pressão nunca testei, mas muita gente afirma que dá certo, desde que a caixa esteja bem isolada com o plástico filme.
Entretanto, recebi a informação de algumas pessoas que a Nestlé não aconselha o cozimento da caixinha de leite condensado, seja em panela comum ou de pressão. Resolvi aprofundar a pesquisa e de fato existe esta contra-indicação. Segundo informações, a embalagem uht (caixa tetrapak) pode liberar algumas substâncias nocivas à saúde quando submetida a temperaturas elevadas. Mesmo que o plástico filme ou mesmo papel alumínio (outra forma de envolver a caixa de leite condensado) consiga manter aparentemente a caixa íntegra, estas substâncias se desprendem da camada interior da caixa "contaminando" o doce.
Mesmo que o doce se forme sem romper a caixa, o método não garante a qualidade no quesito saúde. Então, gente, esta dica está detonada. De maneira que achei melhor retirar o passo-a-passo deste método do meu link.

5- MÉTODO COM O LEITE CONDENSADO NO FORNO: 
Vou aproveitar a oportunidade da atualização e colocar uma dica repassada pela Carla Parisi no grupo de Gastronomia da Eduk (facebook). Este é um método que ela pesquisou no link http://www.berliosca.com/2014/05/dicas-da-chris-7-doce-de-leite-feito-no-forno/
- Abra a caixa ou lata de leite condensado e passe o seu conteúdo para uma forma ou pirex que vá ao forno.
- Cubra a forma ou pirex com papel alumínio para evitar queimar o doce.
- Coloque em uma assadeira ou tabuleiro com água (banho-maria).
- Leve ao forno em temperatura de 220ºC (425ºF) por aproximadamente uma hora.
- Se quiser mais firme deixe mais 30 minutos ou mais, tendo o cuidado de manter o nível de água do banho-maria.
Não tentei este método, mas entrei no link acima e pelas fotos dá pra ver o resultado, só acho muito tempo de forno para pouca coisa, talvez o método do microondas seja a solução mais rápida. Por outro lado, ficar mexendo o doce a cada 2 minutos por 26 minutos ou mais é muita vontade de comer doce de leite, né? kkkkkkkkkkkkkkkk.

Se você não tiver a latinha, faça o método do microondas ou tente o método no forno que é mais seguro e confiável que o da caixinha. Afinal, arriscar por que?

Gente, não deixem de informar o resultado, caso venham a testar estes ou outro método. Agradeço as pessoas que postaram ideias e informações não apenas no meu blog como nos grupos em que faço parte. Sem vocês eu não  poderia fazer estas atualizações. Estamos aqui para somar, aprender e compartilhar.

Agora é só comer o seu doce de leite ou usá-lo para rechear bolos, bombons ou tortas.
Se gostou, não deixe de fazer e compartilhar.
Mil bjs carinhosos e até a próxima postagem (arte, guloseimas, viagens, passeios, pensamentos, ...). 😘😘
Obrigada pela visita, voltem sempre!
BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos e visitantes,
                   Teresa Cintra
Se vocês tiverem gostado desta postagem, não deixem de ver

BOLO DE LARANJA COM RECHEIO DE DOCE DE LEITE 

DOCE DOIS ANJOS 

BOMBOM DE DOCE DE LEITE


22 comentários:

  1. Teresa, somente uma consideração: a Nestlé não recomenda o cozimento em panela da caixinha de leite condensado. Isso pq substâncias colocadas por dentro da caixinha são liberadas durante o cozimento e se misturam com o produto, podendo ser tóxicas ao consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela informação. Como eu coloquei acima, nunca experimentei este método. Mas, se a própria Nestlé condena é por que deve ter fundamento. Neste caso, se tiver apenas caixinha é melhor tentar o método do microondas. Método em que o leite condensado é retirado da caixa ou lata.
      Vou fazer novas pesquisas e atualizar o link.
      Um abraço.

      Excluir
  2. Bom dia Teresa. Na verdade não apenas a Nestlé não recomenda o cozimento de caixas de leite condensado como a Tetra Pak, fabricante destas caixas, também não recomenda tal ato, dizendo também que os elementos químicos utilizados na fabricação da caixa podem ir para o alimento quando colocados em uma pressão elevada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      O que mais me chama a atenção é que tem muita gente usando esta técnica sem se dar conta dos riscos.
      O método existe e é divulgado em vários blogs e link. Até no YouTube tem vídeo ensinando a técnica e muita gente copiando.
      Eu poderia apenas tirar o item de minha postagem, mas resolvi deixar para que ficasse a informação complementar sobre os riscos. Por este motivo, eu retirei o passo-a-passo do método da caixinha e coloquei um alerta no texto a este respeito.
      Quem não tiver lata e quiser fazer o doce ainda tem o método do microondas e do forno.
      O ideal seria que a Nestlé colocasse uma observação na própria caixinha, alertando sobre os riscos de tal prática.
      Obrigada pela contribuição.
      Um abraço.

      Excluir
  3. Gostei muito das técnicas, obrigada!! Só gostaria de acrescentar uma informação: as novas latas abre fácil, da marca Itambé estão estourando, já as da marca Moça da Nestlé, continuam com a mesma segurança para o cozimento. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatiana.
      Ainda não testei as latas abre fácil. Continuo encontrando as antigas. Obrigada pela contribuição, tenho certeza que muita gente está comprando estas novas latas e perdendo o material. Abraços.

      Excluir
  4. só dar uma dica dá sim para cozinhar leite condensado de caixinha sem prejudicar a saúde.. é somente dar 6 voltas de papel alumínio em volta dele..pois isso protege a caixinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sarah Cumy, o problema não é proteger a caixinha externamente.
      A caixinha tetra pak é composta basicamente por três elementos: polietileno, papel e folha de alumínio, que são dispostos em camadas (total de 6) para formar a embalagem. O problema é que a embalagem uht (caixa tetra pak) libera substâncias nocivas à saúde quando submetida à temperaturas elevadas, como é o caso ao cozinhar o leite condensado. Mesmo envolvendo bem a caixinha com plástico filme ou papel alumínio e manter aparentemente a caixa sem danos, estas substâncias se soltam e contaminam o doce. Não é algo visível ao olho e a pessoa acha que está tudo bem. Mas, é um engano.
      Então, por que usar esta técnica? O que a pessoa gasta com papel alumínio paga a diferença de preço da lata em relação à caixinha.
      E se não tiver lata e quiser fazer o doce de leite ainda tem o método do microondas e do forno.
      Existem opções mais saudáveis que podemos utilizar.
      Mas, somos todos adultos e devemos tomar nossas próprias opções. O que não acho certo é divulgar esta técnica como segura se a própria fabricante da embalagem tetrapak e a Nestlé a condena.
      Um abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
    2. Oi Teresa, adorei conhecer o método de cozimento em panela comum e também o método de microondas, experimentarei essa semana. Você sabe qual o tempo necessário para obter o doce de uma lata de 1kg na panela comum? Muito obrigada.

      Excluir
    3. Regina, sempre uso latinhas pequenas. Não sei responder a sua dúvida. Infelizmente, vou ficar devendo. Mas, vou pesquisar.
      Um abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
  5. De qualquer forma obrigada Teresa, vou fazer meus testes com um volume maior de leite condensado, se ficar legal e também for prático eu postarei aqui o passo a passo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Teresa, qual é o tempo mais ou menos da abertura da lata, o tempo certo de resfriamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alan.
      Eu nunca contei o tempo do resfriamento da lata. Sempre faço o doce de leite com a lata de leite condensado com antecedência.
      Depois que o vapor sai da panela de pressão e retiro a lata, deixo-a no balcão da pia até a temperatura ficar morna e coloco na geladeira.
      Mas, para abrir a lata não precisa estar gelado. Se estiver na temperatura ambiente já pode abrir.
      Ao tirar a lata da panela de pressão você pode colocá-la em água fria para acelerar o processo.
      O importante é não abrir a lata quente ou morna. O calor aumenta a pressão no interior da lata e o doce irá sair em jato, podendo queimar você e/ou sujar tudo.
      Espero ter ajudado.
      Obrigada pela visita.
      Um abraço e FELIZ NATAL.

      Excluir
  7. Cozinhei uma lata de leite condensado para fazer o doce há uns
    15 dias. Ainda não abri a lata..que foi mantida sempre na geladeira desde então.

    Esse doce ainda pode ser consumido???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora. Por motivos de saúde tenho entrado pouco no blog.
      Não sei se você já esclareceu sua dúvida ou não. Mas, mesmo assim resolvi responder.
      Com relação à sua dúvida:
      Estando a lata fechada, o prazo de validade do doce é o mesmo que consta no rótulo do leite condensado.
      Deixe a lata esfriar, seque-a com um pano e rotule com uma fita adesiva com a data de validade. É importante anotar a data de validade antes de retirar o rótulo para o cozimento da lata. (lembra? o rótulo e a cola pode entupir a válvula de escape do vapor da panela de pressão).
      Após aberto, passe o doce para um frasco de vidro com tampa e coloque em geladeira. Neste caso consuma em até 7 dias.
      Espero ter respondido.
      Um abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
  8. Quanto tempo vale o doce feito na lata de leite condensado antes de abrir a lata??

    Observação: a mesma sendo mantida sempre na geladeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua dúvida é igual ao comentário anterior.
      Mas, para facilitar vou colocar a mesma resposta que dei. Espero poder ajudar apesar da demora.
      Primeiro quero me desculpar pelaa demora. Por motivos de saúde tenho entrado pouco no blog.
      Com relação à sua dúvida:
      Estando a lata fechada, o prazo de validade do doce é o mesmo que consta no rótulo do leite condensado.
      Deixe a lata esfriar, seque-a com um pano, rotule com uma fita adesiva com a data de validade e guarde em um lugar seco e limpo. É importante anotar a data de validade antes de retirar o rótulo para o cozimento da lata. (lembra? o rótulo e a cola pode entupir a válvula de escape do vapor da panela de pressão).
      Após aberto, passe o doce para um frasco de vidro com tampa e coloque em geladeira. Neste caso consuma em até 7 dias.
      Espero ter respondido.
      Um abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
  9. oi,
    depois de cozido o doce de leite, consigo dar o ponto na panela.
    e como faço isso?
    Posso usar glucose de milho para aumentar a validade?
    e qual a validade?

    ResponderExcluir
  10. O tempo de cozimento da lata irá dar o ponto desejado.
    30 minutos, após o início da pressão, para um doce pastoso e moreno claro.
    40 minutos, após o início da pressão, para um doce mais firme e moreno mais escuro.
    55 minutos, após o início da pressão, para um doce mais escuro e em ponto de corte.
    O doce de leite feito com leite condensado já é muito doce. Adicionar glucose de milho irá deixá-lo mais doce e enjoativo. E, não irá aumentar o seu tempo de validade.
    Se você cozinhar a lata e mantê-la fechada, a validade será a mesma que estiver impresso na lata. Então, antes de retirar o rótulo e colocar a lata na panela-de-pressão, anote a validade em um papel adesivo. Após cozinhar a lata e esfriá-la, seque-a e cole o adesivo com a validade.
    Após aberto, transfira o doce para um frasco de vidro com tampa e coloque em geladeira. Neste caso consuma em até 7 dias.
    Espero ter respondido.
    Obrigada pela visita e volte sempre.
    Um abraço.
    Teresa Cintra

    ResponderExcluir
  11. Como posso aumentar a data de validade de doce de leite condensado? Tem algum conservante que posso incluir após retira-lo da lata e fazer valer por mais 1 ou 2 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellen, bom dia. Desculpe a demora em responder.
      Eu nunca usei conservante em meus doces. Não tenho experiência neste quesito para poder opinar com segurança.
      Em geladeira, após a lata ser aberta e o doce transferido para um pote de vidro com tampa, a validade confiável é de 7 dias. O que pode ser um pouco mais dependendo da temperatura de sua geladeira e do manuseio do doce. Há sempre o risco de contaminar o doce a cada abertura do pote ou uso de colher contaminada.
      Uma outra opção, mas que eu nunca experimentei, é colocar o doce que sobrou em um pote com tampa ou um saco plástico bem fechado e congelar. Minha mãe costumava congelar doce de laranja em calda. Quando descongelava ficava com a mesma consistência e sabor. Importante que tanto o pote como o saco plástico seja próprio para freezer.
      Como o doce de leite é basicamente leite com açúcar e ambos podem ser congelados, acho que pode dar certo. Além do mais, tem pessoas que usam leite condensado ou doce de leite para fazer sorvete ou recheio de picolé. Só estou divagando, mas testar não custa nada.
      Mas, se você mantiver a lata fechada após o cozimento, a validade será igual a impressa na mesma. Como o rótulo deverá ser retirado antes do cozimento, sugiro que você anote a validade à parte. Depois do cozimento, espere a lata esfriar e escreva a validade na lata com caneta permanente ou cole uma etiqueta adesiva com a informação.
      Caso você faça o congelamento, não deixe de enviar o resultado da experiência. Vou ficar aguardando.
      Obrigada pela visita.
      Um forte abraço e volte sempre.
      Teresa Cintra

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!