Salgadinho brasileiro que não pode faltar em festinhas, encontros e reuniões de amigos e familiares. E nada melhor se for feito por nós com carinho, empenho e produtos de qualidade.
A origem exata ninguém sabe. A história mais aceita é que surgiu em São Paulo como forma de alimentar de maneira mais rápida os trabalhadores de fábricas e os ferroviários no início do século passado. De lá pra cá surgiram várias versões de massa e recheios.
A massa que mais gosto é a que leva batata em sua composição. Além de ficar mais saborosa, a coxinha fica mais leve e macia.
INGREDIENTES:
RECHEIO:
- 1 peito de frango de aproximadamente 800g
- 1/2 limão
- 1 cebola média cortada em pedaços grandes
- 2 tabletes de caldo de legumes, galinha, bacon ou costela (a gosto)
- 3 folhas de louro
- 1 raminho de alecrim (ou outro tempero a gosto)
- Água o suficiente
- 2 c/sopa de azeite
- 1 cebola média picadinha ou ralada
- 2 dentes de alho picado e amassado
- cebolinha, salsa, manjericão a gosto (picados)
- Pimenta do reino a gosto (a branca ou a preta)
- 2 c/sopa de requeijão cremoso ou cream cheese
- Sal a gosto
- 1 xíc/chá do caldo em que cozinhou o peito do frango (coado)
- 2 xíc/chá de leite
- 1 c/sopa de manteiga
- 2 e 1/2 xíc/chá de farinha de trigo
- 1/2 xíc/chá de batata cozida e espremida
- Vasilha com água
- Farinha de rosca ou de pão
- Óleo para fritar
MODO DE PREPARO:
RECHEIO:
- Lave o peito de frango e passe limão. Tire o excesso de gordura, mas mantenha a pele.
- Em uma panela coloque a cebola em pedaços grandes, as folhas de louro, alecrim fresco, os tabletes de tempero e o frango.
- Cubra tudo com água e leve ao fogo alto. Depois que ferver abaixe o fogo e deixe até que a carne do frango esteja macia e bem cozida (aproximadamente 35 a 40 minutos).
- Retire o frango da panela.
- Reserve o caldo para a massa.
- Retire a pele, gorduras e ossos. Só iremos usar a carne. Pique a carne em pedaços médios.
- Desfie a carne manualmente ou use a batedeira para isto. Esta é uma dica que agiliza bem o processo. Mas, faça pequenas porções por vez.
- Caso ainda tenha ficado pedaços inteiros, retire-os e volte a bater. Reserve.
- Em uma panela aqueça o azeite e acrescente a cebola. Assim que a cebola estiver amolecida e meio transparente, junte o alho picado e amassado. Refogue.
- Junte o frango desfiado. Misture bem.
- Desligue o fogo e acrescente a cebolinha, salsa, manjericão, pimenta do reino a gosto.
- Coloque o requeijão cremoso e prove o sal. Acrescente mais um pouco de sal se for o caso. Lembre-se que a carne do frango e o requeijão já possuem sal.
- Reserve. O recheio deverá ser empregado frio.
MASSA:
- Em uma panela coloque o caldo do frango coado, o leite e a manteiga.
- Leve ao fogo alto e quando começar a ferver junte de uma única vez toda a farinha de trigo. Desligue o fogo e mexa vigorosamente até formar uma bola de massa.
- Incorpore a batata cozida à massa da coxinha.
- Cubra a massa com um plástico ou pano de prato limpo e deixe esfriar para poder moldar as coxinhas.
- Com as mãos levemente untadas com óleo, faça bolinhas com a massa. Abra um buraco no meio e faça uma espécie de "copinho".
- Coloque o recheio no centro do copinho e feche as coxinhas moldando-as com as mãos.
- Coloque-as em um tabuleiro ou bandeja até o momento de empaná-las.
EMPANAR:
- Separe duas vasilhas. Na primeira coloque água e na segunda a farinha de rosca.
- Com a mão esquerda passe as coxinhas na água, uma de cada vez, e coloque sobre a farinha de rosca. (Algumas pessoas usam clara de ovo com um pouco de água. Outras preferem ovo inteiro levemente misturado. Eu usei apenas água e deu super certo).
- Com a mão direita rode a coxinha na farinha.
- Arrume as coxinhas em tabuleiro uma ao lado da outra para não deformarem.
CONGELAMENTO:
- Caso queira congelar as coxinhas, este é o momento certo. Coloque o tabuleiro com as coxinhas no freezer ou congelador. Assim que estiverem congeladas, retire-as do tabuleiro e coloque-as em sacos plásticos. Retire ao máximo o ar e feche a abertura.
- Ou coloque as coxinhas em bandejas de isopor e cubra com plástico filme.
- As coxinhas devem ser congeladas recheadas, moldadas e empanadas. Porém, cruas.
- Para descongelar e poder fritar, retire-as duas horas antes. Isto irá evitar que o miolo da coxinha permaneça frio após a fritura.
FRITURA:
- Aqueça o óleo e frite 4 a 5 coxinhas por vez. O ideal é que as coxinhas estejam em temperatura ambiente, para que o miolo também fique quente.
- Ao invés de usar uma frigideira, eu prefiro usar uma panela um pouco funda para a fritura. Isto diminui em muito a sujeira no fogão. Naturalmente, que se você tem uma fritadeira própria para salgados, daquelas elétricas, é muito melhor.
RENDIMENTO: Esta receita deu para 40 unidades de coxinhas pequenas. Não é daquelas micro coxinhas que servem em coquetéis. Vejam a proporção em minha mão na foto abaixo.
Sobrou recheio e caldo para nova fornada de massa e coxinhas. Não tinha certeza se daria certo ou não, então não arrisquei a fazer mais.
Fiz para o aniversário de minha filha e foi sucesso total. Fiquei arrependida de não ter feito duas receitas de massa. Se você quiser fazer o dobro, faça uma receita de massa por vez, ou irá ficar muito pesada para misturar.
O recheio que sobrou eu guardei para fazer uma pequena torta para o lanche de meus filhos. E com o caldo eu preparei o arroz do dia-a-dia.
SERVIDOS?
Eu tenho certeza que a partir desta fornada esta será uma das receitas cobradas por todos nas festas e encontros aqui de casa.
Beijocas e até a próxima postagem.
BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos e visitantes,
Teresa Cintra
Oi te reza, tudo bem amei essa receita deve ficar uma delícia, a muito queria fazer coxinha agora com esta receita sua me deu água na boca, vou fazer logo, depois lhe digo se deu certo Beijos..
ResponderExcluirOlá, Beth. Faça sem medo. A receita é ótima. Eu só lamentei ter feito poucas. Acabaram rapidinho. kkkkkkkkkkkkkk.
ExcluirBjs.