Translate

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

ARTESANATO COM MATERIAIS NATURAIS

ARTESANATO COM FOLHA DE PALMEIRA:
ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; RECICLAGEM; folha de palmeira; arte rústica

Em um belo dia de sol, caminhando despreocupadamente pelo parque, com meu marido, algo que seria natural, chamou nossa atenção.

Uma folha de palmeira simplesmente caiu.

Paramos e observamos. As ideias se formando e levando a uma decisão.

- Vamos levar esta folha.

kkkkkkkkkkkkkkkkk.

Isto mesmo, saímos do parque com a folha debaixo do braço.

Adoro reciclagem. E a natureza nos fornece gratuitamente muitos materiais naturais para reciclarmos e usarmos como decoração. Por que não aproveitar? 

Ainda não sabia o que eu iria fazer, mas uma coisa estava bem clara: Era preciso deixar a folha secar.

Imediatamente, coloquei-a na área reservada ao motor dos aparelhos de ar condicionado. Afinal é um lugar seco e quente. Não poderia ter lugar melhor.
Hora de imaginar o que fazer com a folha e por mão na massa.

A forma oferece várias possibilidades: barco, peixe, centro de mesa, arranjo floral... Brinquei um pouco com a folha deixando a imaginação correr.
ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; RECICLAGEM; folha de palmeira; arte rústica
Decidi por um centro de mesa para minha sala de estar.
Sabendo o que fazer, eu providenciei os materiais necessários. 

Veja o que separei:
- Fita adesiva;
- Cola branca extra forte;
- Pó de serragem;
- Estilete;
- Lixa de madeira;
- Pincel fino;
- Pincel largo;
- Paninho de limpeza;
- Plástico ou oleado para proteger o local de trabalho;
- Laca seladora para madeira.

Passo a passo:
  • Passados alguns dias, percebi que no bico (ponta) da folha, tinha uma abertura que estava aumentando durante a secagem e iria comprometer o trabalho.
Precisava dar uma solução para o problema. Então usei uma fita adesiva para fechar a tal abertura. Desta maneira quando a secagem se completasse, a ponta ficaria na posição desejada. É mais fácil vergar a folha ainda verde. Tentar moldar a folha seca pode quebra-la.
  • Durante o processo de secagem percebi que a folha estava enrolando suas bordas para dentro. Como queria que ficasse aberta, coloquei um objeto no interior para forçar a secagem com a folha aberta. Qualquer objeto sem ponta perfurante serve (de plástico, madeira...).  
  • Depois de mais alguns dias..., e estando a folha completamente seca, preparei uma massa de pó de serragem com a cola branca. Para facilitar a emenda, tirei a fita adesiva e amarrei a ponta com uma fibra tirada da borda da própria folha.
Sempre forro a mesa de trabalho. Tenho uma cortina velha de blackout que uso com esta finalidade. Você pode usar um plástico grosso (oleado) ou mesmo jornais. 
  • Com a massa, preenchi a abertura que tinha surgido. Procurei nivelar o melhor possível.
     
     
Deixei secar bem, antes de passar para a próxima etapa.
  • Com a lixa de madeira, lixei a folha.
  • Usei o estilete para tirar as rebarbas nas bordas da folha.
  • Depois, limpei com um paninho, tirando todo o pó.
  • Mantive a amarração na ponta da folha, achei que ficou bem interessante. Apenas dei um acabamento melhor, colando as pontas. 
  • Momento de dar o acabamento final.
Pintar? Passar verniz fosco, semi-brilho ou brilhoso? Laca?
Inicialmente pensei em pintar o interior da folha com dourado e exterior com laca. Mas, depois de observar a folha com atenção, resolvi não pintar. O interior da folha tem pequenas pintas marrons que achei bem charmosas. 

Optei pela laca seladora a base de nitrocelulose, incolor.

Usei dois pinceis, um largo e um fino para dar o acabamento nas pontas e dobras da folha. Mas, pode ser usado um rolinho ou brocha. 
É importante selar a folha para evitar algum tipo de inseto ou fungo. Além, é claro, que um bom acabamento valoriza o trabalho final.
ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; RECICLAGEM; folha de palmeira; arte rústica


E aí? Gostaram?

Eu adorei o resultado final.

Modéstia à parte, meu centro de mesa ficou lindo e bem original.
Futuramente irei fazer algumas daquelas bolas decorativas artesanais. Até lá, coloquei algumas frutas de madeira. Você pode colocar um arranjo artificial ou o que sua imaginação quiser. 

As formiguinhas foram um toque especial de minha filha. Amei.
ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; RECICLAGEM; folha de palmeira; arte rústica

No Natal, a folha ganha novos enfeites e entra no clima da festa.
ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; RECICLAGEM; folha de palmeira; arte rústica; natal
ARTESANATO; DECORAÇÃO; FAÇA VOCÊ MESMO; RECICLAGEM; folha de palmeira; arte rústica

Às vezes uma peça de decoração simplesmente cai aos nossos pés. Então fique atento em suas caminhadas e passeios. Você pode fazer grandes descobertas.




4 comentários:

  1. RS...Aconteceu a mesma coisa comigo e com meu esposo hj num parque ,enquanto caminhávamos com as crianças no parque hj, avistei uma folha bem grandona de palmeira caída ..Não pensei duas vezes..trouxe-a pra casa e com essa sua super dica vou decorar nossa casa!!! Bju Bju Marcela Molina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ter ajudado. Tenha a certeza que seu arranjo irá chamar atenção de todos. Não deixe de colocar uma foto do trabalho finalizado.
      Obrigada pela visita.
      Um abraço!

      Excluir
  2. ola li toda a sua orientaçAO. Perto de minha casa na praia sempre tem folhas de palmeiras já secas ou secando. De tanto ter a mesma ideia ou fazer um arranjo com a folha de palmeira ontem trouxe a para casa e vou dar uma cara nova a ela decorando o meu lar fazendo um arranjo ou algo semelhante. Obrigada pelas orientaçoes de passo a passo. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Karin.
      Fiz este arranjo em 2013 e ainda o tenho em minha sala. Sempre que recebo visitas, ele faz parte das conversas. kkkkkkkkk. Todo mundo fica encantado com a ideia da natureza como decoração. Depois me envie as fotos do seu trabalho com a folha para ser publicada em meu blog. Se vc quiser, é claro.
      Bjs e sucesso sempre.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!