Translate

Menu

sexta-feira, 24 de junho de 2016

MILHO COZIDO

Ótima fonte de fibras, vitaminas e minerais, o milho está presente na maioria dos pratos juninos.
Uma maneira mais simples de comer esta delícia é cozinhando as espigas em panela de pressão. Quando mais novos, mais saborosos e macios.
Depois é só passar uma manteiguinha e deliciar esta maravilha culinária.
Simples e super fácil de fazer. 
O tamanho da panela de pressão irá depender da quantidade de espigas a serem cozidas. Lembre-se de nunca encher a panela de pressão acima de 2/3 de sua capacidade. O vapor precisa de espaço para circular no seu interior. 
Separe as espigas mais novas e tenras. Eu cozinhei apenas 4 espigas, pois era apenas para a casa. O tempo de cozimento não irá alterar pela quantidade de espigas.
O sal só deverá ser acrescentado depois do primeiro momento de fervura. Quando o sal é colocado no início, os grãos costumam ficar duros.
Confiram abaixo a receita e o modo de preparo.
INGREDIENTES:
  • espiga de milho verde
  • sal a gosto
  • água o suficiente

MODO DE PREPARO:
  1. Se o milho ainda estiver com a palha, retire-a e guarde algumas. Dica: separe as mais tenras, aquelas mais internas.
  2. Limpe os milhos retirando todo o cabelo.
  3. Lave-os bem em água corrente.
  4. Corte-os ao meio, ou se preferir deixe-os inteiros. Dica: eu gosto de cortá-los ao meio, pois acho mais prático na hora de comer.
  5. Para facilitar o cozimento e a absorção do sal (que será colocado depois) dê uma ligeira ralada na película do milho. Não é para ralar o grão, apenas a película externa. Alguma pessoas preferem cortar com uma faca, mas eu acho muito demorado e trabalhoso.
  6. Arrume-os na panela de pressão. Dica: Se você tiver algumas palhas de milho, use-as para forrar o fundo da panela.
  7. Cubra com água fria. Dica: A quantidade de água irá depender da quantidade e tamanho das espigas. É importante cobrir totalmente todas as espigas.
  8. Feche a panela de pressão. Verifique antes as condições da borracha de vedação e da válvula de pressão.
  9. Leve a panela ao fogo alto até começar a ferver.
  10. Abaixe o fogo e conte 30 minutos de cozimento.
  11. Após este tempo, deixe o vapor sair totalmente naturalmente ou agilize o processo colocando a panela debaixo da torneira. Neste último caso é importante que a água não caia sobre a válvula. Deixe o fio de água sobre a lateral da panela.
  12. Destampe a panela e acrescente o sal. Dica: Como eu cozinhei poucas espigas (4) coloquei apenas 1 c/chá de sal. Tem gente que nem coloca sal, gosta do milho mais docinho.
  13. Volte a panela destampada para o fogo alto e conte mais 10 minutos. Dica: Não tampe a panela de pressão, apenas apoie a tampa sem fechar.
  14. Retire os milhos da panela com o auxílio de um pegador e deixe a água escorrer bem.
  15. Coloque-os em uma travessa e sirva imediatamente. Dica: Eles estão bem quentes, mas até que todos se sentem à mesa a temperatura naturalmente abaixa. Cuidado para não se queimarem.
  16. Passe manteiga sobre a espiga quente.
E viva São João!!!

Depois das festas o preço do milho cai bastante, bom momento para aproveitar e experimentar várias delícias com este alimento.
Se você gostou da receita de hoje, faça e compartilhe.
Beijocas e até a próxima postagem.

BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!