Ótima fonte de fibras, vitaminas e minerais, o milho está presente na maioria dos pratos juninos.
Uma maneira mais simples de comer esta delícia é cozinhando as espigas em panela de pressão. Quando mais novos, mais saborosos e macios.
Depois é só passar uma manteiguinha e deliciar esta maravilha culinária.
O tamanho da panela de pressão irá depender da quantidade de espigas a serem cozidas. Lembre-se de nunca encher a panela de pressão acima de 2/3 de sua capacidade. O vapor precisa de espaço para circular no seu interior.
Separe as espigas mais novas e tenras. Eu cozinhei apenas 4 espigas, pois era apenas para a casa. O tempo de cozimento não irá alterar pela quantidade de espigas.
O sal só deverá ser acrescentado depois do primeiro momento de fervura. Quando o sal é colocado no início, os grãos costumam ficar duros.
Confiram abaixo a receita e o modo de preparo.
INGREDIENTES:
- espiga de milho verde
- sal a gosto
- água o suficiente
MODO DE PREPARO:
- Se o milho ainda estiver com a palha, retire-a e guarde algumas. Dica: separe as mais tenras, aquelas mais internas.
- Limpe os milhos retirando todo o cabelo.
- Lave-os bem em água corrente.
- Corte-os ao meio, ou se preferir deixe-os inteiros. Dica: eu gosto de cortá-los ao meio, pois acho mais prático na hora de comer.
- Para facilitar o cozimento e a absorção do sal (que será colocado depois) dê uma ligeira ralada na película do milho. Não é para ralar o grão, apenas a película externa. Alguma pessoas preferem cortar com uma faca, mas eu acho muito demorado e trabalhoso.
- Arrume-os na panela de pressão. Dica: Se você tiver algumas palhas de milho, use-as para forrar o fundo da panela.
- Cubra com água fria. Dica: A quantidade de água irá depender da quantidade e tamanho das espigas. É importante cobrir totalmente todas as espigas.
- Feche a panela de pressão. Verifique antes as condições da borracha de vedação e da válvula de pressão.
- Leve a panela ao fogo alto até começar a ferver.
- Abaixe o fogo e conte 30 minutos de cozimento.
- Após este tempo, deixe o vapor sair totalmente naturalmente ou agilize o processo colocando a panela debaixo da torneira. Neste último caso é importante que a água não caia sobre a válvula. Deixe o fio de água sobre a lateral da panela.
- Destampe a panela e acrescente o sal. Dica: Como eu cozinhei poucas espigas (4) coloquei apenas 1 c/chá de sal. Tem gente que nem coloca sal, gosta do milho mais docinho.
- Volte a panela destampada para o fogo alto e conte mais 10 minutos. Dica: Não tampe a panela de pressão, apenas apoie a tampa sem fechar.
- Retire os milhos da panela com o auxílio de um pegador e deixe a água escorrer bem.
- Coloque-os em uma travessa e sirva imediatamente. Dica: Eles estão bem quentes, mas até que todos se sentem à mesa a temperatura naturalmente abaixa. Cuidado para não se queimarem.
- Passe manteiga sobre a espiga quente.
E viva São João!!!
Depois das festas o preço do milho cai bastante, bom momento para aproveitar e experimentar várias delícias com este alimento.
Se você gostou da receita de hoje, faça e compartilhe.
Depois das festas o preço do milho cai bastante, bom momento para aproveitar e experimentar várias delícias com este alimento.
Se você gostou da receita de hoje, faça e compartilhe.
Beijocas e até a próxima postagem.
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
Teresa Cintra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!