VASO COM PANELA VELHA:
Quem disse que lugar de panela é na cozinha?
Já faz algum tempo que decidi trocar todas minhas panelas de alumínio por inox.
Sei que este é um assunto que normalmente gera polêmicas.
O fato de que o alumínio da panela pode passar para os alimentos a ponto de provocar danos reais à saúde divide as opiniões.
Um grupo acha que a quantidade é mínima e que existem outras maneiras de exposição como no caso dos desodorantes em spray, certos medicamentos (antiácidos), refrigerantes em latas...
O outro grupo defende que a cocção do alimento diariamente em panela de alumínio e sendo estes alimentos ingeridos, a exposição é maior e mais direta. Segundo este segundo grupo os alimentos mais líquidos (molhos, sopas, caldos) e a presença do sal na receita aumenta a transferência do componente para os mesmos.
Na dúvida resolvi ir mudando minhas panelas. Mas, pela diferença imensa de preços, esta mudança foi feita aos poucos. Uma por vez.
A última troca foi uma cuscuzeira. A de alumínio estava inteira, mas por questões de saúde resolvi que era o momento de aposentá-la.
Doar o que não serve para a saúde de minha família, nem pensar. Não quero para as outras pessoas o que não quero pra mim. Simples assim.
Foi então que resolvi transformá-la em um vaso.
Isto mesmo, vaso para plantas. kkkkkkkkkkkkk.
Só não consegui uma substituta para minhas frigideiras. A de inox que tenho, gruda as frituras no fundo. Um horror. kkkkkkkkkkkk.
MATERIAIS:
MATERIAIS:
- panela de alumínio velha (no caso eu reciclei uma cuscuzeira)
- primer para metal
- tinta látex ou acrílica branca
- tinta látex ou acrílica na cor marfim
- tinta látex ou acrílica na cor verde
- tinta látex ou acrílica na cor preta
- tinta látex ou acrílica nas cores do guardanapo (para dar eventuais retoques no desenho)
- guardanapo para decoupagem
- cola branca extraforte rótulo azul (ideal para artesanato) ou cola própria para decoupagem
- verniz acrílico a base de água
- rolinho de espuma
- trincha e pinceis de vários tamanhos
- pedaço de plástico
- recipiente com água
- paninho de limpeza
- fita adesiva de crepe
- Lave e seque a panela.
- Passe duas demãos de primer em toda cuscuzeira, intercalando período de secagem entre elas. Dica: eu passei com uma trincha, mas você pode usar um rolinho de espuma. Lave o pincel ou rolinho imediatamente após o uso.
- Depois da segunda demão de primer, deixe secar bem, no mínimo 24 horas.
- Passe duas demãos de tinta branca (látex ou acrílica) em toda superfície da cuscuzeira (interior e exterior), intercalando período de secagem entre elas. Espere secar bem.
- Passe uma a duas demãos de tinta marfim (ou creme) na parte externa da cuscuzeira, intercalando período de secagem.
- Escolha o guardanapo de sua preferência.
- Veja como irá ficar em sua panela.
- Corte a figura escolhida do guardanapo usando as mãos. Dica: Ao cortar com tesoura o corte fica muito evidente na colagem.
- Separe a película com o desenho do guardanapo. Dica: Normalmente, o guardanapo para decoupagem vem com 3 camadas. Uma com o desenho e duas brancas. Iremos usar apenas a camada com o desenho. As demais serão descartadas.
- Posicione o desenho sobre a panela.
- Dilua um pouco a cola com água e com um pincel macio passe-a sobre o guardanapo com movimentos de dentro para fora da figura.
- Verifique se todo o desenho está colado, inclusive as beiradas.
- Ainda com a cola úmida, coloque um plástico sobre o desenho e passe um rolinho de espuma para retirar possíveis bolhas.
- Retire o plástico com cuidado e deixe secar bem.
- Passe uma camada de cola sobre o desenho e deixe secar.
- Verifique o desenho e veja se precisa de retoques como sombra, complemento de haste. O meu guardanapo tinha um caule que não completou toda a cuscuzeira, ficando a flor solta no ar. Eu resolvi alongar a haste, usei tintas próximas das cores do guardanapo e avancei um pouco a pintura sobre a figura original para camuflar a ementa. Importante que o sombreamento do desenho também seja completado.
- Repita a operação do item 08 a 16 do outro lado da cuscuzeira.
- Proteja a borda da cuscuzeira com fita crepe e pinte o interior e a borda com tinta verde. Passe duas demãos. Dica: eu usei uma tinta que fiz misturando tinta látex (PVA) branca com corante em gotas azul e amarelo até a cor que queria.
- Depois que secar bem, retire a fita adesiva com cuidado.
- Pinte as alças da cuscuzeira com a tinta preta (látex ou acrílica). Dica: Como esta parte é normalmente um material tipo plástico, passe primer universal ou para pet antes.
- Escolha um dos lados e assine o seu trabalho.
- Envernize toda a peça com verniz acrílico a base de água. Passe duas demãos, intercalando secagem entre elas.
- Use a sua cuscuzeira como vaso para plantas naturais ou artificiais.
Eu usei a minha velha e atualizada cuscuzeira como vaso para planta natural. Mas, eu preferi proteger a pintura plantando primeiro em outro recipiente. Para isto, eu usei uma garrafa pet sem furar. Foi só encaixar a planta já envasada na cuscuzeira e disfarçar a garrafa pet com um tipo de musgo colocado ao redor da garrafa.
Pode-se usar também, pedras, contas, ramos, rolhas...
Para aguar a planta, basta colocar apenas um pouco de água no centro. Como a garrafa pet não é furada em baixo, demora para a terra secar. Escolha uma planta que não sofra com esta condição.
Caso você prefira usar como vaso para arranjos (naturais ou artificiais) e não para plantar, eu sugiro que mantenha a ideia da garrafa pet por dentro da cuscuzeira para facilitar as trocas e conservar a pintura por mais tempo.
Outra ideia é plantar temperos em vasinhos de garrafa pet e colocá-los nas panelas pintadas e recicladas.
GOSTARAM?
BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!
Obrigada pela visita!!!
Outros trabalhos com reciclagem e reaproveitamento:
Linda adorei a floreira,parabéns.
ResponderExcluirMarlene, obrigada pelo carinho e pela visita.
ExcluirUm abraço.
Querida aqui em casa não coloco nenhuma panela fora.Faço vários arranjos.
ResponderExcluir