Translate

Menu

terça-feira, 4 de maio de 2021

COLANDO TECIDO EM COLUNA

SUBSTITUINDO O PAPEL DE PAREDE POR TECIDO

No passado, as colunas eram verdadeiros entraves na decoração de uma sala. Como as colunas são a base da sustentação dos ambientes, não dá para removê-las. A solução era sempre disfarçar o máximo possível. 
Algumas pessoas chegavam a completar a parede com gesso para dar a ilusão de não ter coluna. Neste caso, a coluna ficava no mesmo nível do gesso, camuflando e tornando-se invisível. A coluna sumia mas, com ela, parte do espaço também desaparecia.
Hoje, com os ambientes cada vez menores, não dá para desperdiçar nenhum espaço. Nem mesmo aquele que parece sem graça por conta de colunas aparentes. A ordem atual é não mais disfarçar as colunas e sim destacá-las. 
tecido na parede; reforma de casa; decoração de parede com tecido; colagem de tecido em parede
COMO ❓❓❓ 
Transformando-as no ponto alto da decoração da sala.
tecido na parede; reforma de casa; decoração de parede com tecido; colagem de tecido em parede
Os recursos são muitos: 
  • pintura com uma cor diferente do resto da sala;
  • colagem de papel de parede apenas na coluna;
  • colagem de tecido na coluna;
  • colagem de adesivo com fotos ou paisagens em tamanho real (ou quase);
  • colagem de espelho em toda coluna (neste caso a coluna não deve ficar por trás do sofá);
  • composição de vários porta-retratos apenas na coluna. 
A sala de um pequeno apartamento estava sem graça e cor. Precisava de algo para levantar o ambiente e que não fosse dispendioso. Época de crise. Tinha que ser algo fácil, barato e rápido. E que pudesse ser feito por nós. 
Optamos pela colagem de tecido. Uma técnica bem prática, rápida e fácil de aplicar. Eu e meu marido já tínhamos feito uma colagem de tecido em outro apartamento há um tempo atrás. (Quem quiser ver a postagem anterior é só clicar AQUI). 
Amei poder usar esta técnica novamente. O resultado final correspondeu às nossas expectativas. Gostei tanto que resolvi trocar o estofado das cadeiras e mudar o quadro de lugar para compor melhor o ambiente mas, isto fica para outra postagem.
tecido na parede; reforma de casa; decoração de parede com tecido; colagem de tecido em parede
ALGUNS PONTOS IMPORTANTES A SEREM CONSIDERADOS:
👉A coluna deve ser lisa, sem texturas e estar em uma área da casa livre de umidade constante. Nada de aplicar tecido em áreas úmidas como banheiro, cozinha, área de serviço, jardim interno com plantas naturais, sauna, área externa da casa, paredes com infiltração. Afinal a cola utilizada é a base de água e pode dissolver. Use esta técnica no quarto, sala de estar, sala de jantar, escritório, corredor, hall de entrada, hall do elevador. 
👉Lembrando que a incidência de luz solar direta irá, com o tempo, desbotar o tecido. Evite de aplicar o tecido em local que recebe luz solar direta. Nada contra incidência indireta de luz.
👉O tecido escolhido deve ser 100% de algodão ou pelo menos com 70% de algodão. Tecidos encorpados próprios para decoração são ideais para este trabalho. São fáceis de serem encontrados com uma variedade enorme de cores e estampas. Existem tecidos próprios para parede considerados anti-manchas (repele água, óleo e poeira). E saem mais baratos do que os papeis de parede vinílicos. 
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • tecido na metragem combatível com a coluna
  • fita métrica, caneta e papel para a medição da coluna
  • cola branca (PVA) extra forte a base de água
  • recipiente para misturar a cola
  • pincel largo
  • trincha larga e trincha estreita
  • espátula de plástico ou de silicone
  • tesoura
  • estilete
  • pano de limpeza
  • escada ou banco
  • verniz spray fosco ou semi-brilho (opcional). Dica: Eu não usei.
  • régua ou pedaço de madeira reta
  • jornal, papelão ou plástico (para forrar o chão)
PASSO-A-PASSO:
  1. Meça a coluna que será revestida para definir a metragem do tecido (largura e altura). Acrescente 10 cm ou mais na medida para eventuais cortes e ajustes do tecido.
  2. Escolha do tecido. Leve em conta o ambiente em que será aplicado na hora de escolher a estampa e cor. Quarto? Sala de tv? Sala de jantar? Sala de estar? Nunca compre tecido elástico para forrar parede (tecido com elastano ou malha). O ideal é que o tecido seja 100% de algodão ou pelo menos com 70% de algodão. Tecido impermeável de algodão próprios para decoração são mais encorpados e, além de fornecer textura, evita manchar com a cola. Eu entrei na onda do tijolinho aparente. Meu tecido (BRICK) é da Karsten Decor (wall-decor, antimancha). Pode ser encontrado em várias lojas de tecidos para decoração. Em Recife, o centro é a melhor opção em termos de preços. Vale a pena procurar e pesquisar. Lojas de decoração em bairros como Boa Viagem, Graças, Espinheiros são bem mais caras.
  3. Junte todo o material necessário antes de começar o trabalho.
  4. Com um pano limpo e seco limpe a parede para retirar poeira e sujeiras. A parede deve ser lisa e estar seca e limpa. Se for preciso lixe (lixa d'água fina) a coluna antes de iniciar os trabalhos. Caso tenha sido pintada recentemente é importante esperar 72 horas no mínimo para secagem total antes de colar o tecido. Não aplique tecido ou papel sobre parede com textura para que o tecido não fique enrugado, não vai ficar legal.
  5. Como a minha coluna era mais estreita do que o tecido, não cortei as orlas laterais do tecido. Deixei para cortar no final com estilete.
  6. Se for preciso, nivele o tecido na parte superior que irá ficar próximo ao teto.
  7. Afaste o sofá e forre o chão com jornal, tecido velho ou papelão. Posicione a escada ou banquinho para ter acesso na parte superior da coluna. Dica: Forrar o chão irá diminuir o seu trabalho na limpeza final. Mas, não é obrigatório. Afinal, a cola é a base de água e pode ser raspada do piso com uma espátula e ter a limpeza finalizada com pano úmido.
  8. Prepare a cola em um pote grande o suficiente para entrar a trincha mais larga. Coloque a cola e acrescente água para diluir. A diluição que eu indico é: 4 partes de cola + 1 parte de água. Se sua região for muito seca e quente você pode aumentar a quantidade de água. O mesmo vale para o caso de sua parede for muito porosa e absorver o líquido muito rapidamente. Como minha cidade no verão é bem quente e seca, eu tive que diluir um pouco mais. Apenas tome cuidado para não ficar muito líquida, senão não irá colar o tecido. Mas, caso a sua região seja úmida, você pode usar a cola sem diluição. Dica: Faça um pequeno teste na sua coluna. Passe um pouco da diluição e veja se seca muito rápido. Se isto acontecer aumente um pouco mais a diluição.
  9. Passe a cola com a trincha larga começando pela parte superior da coluna. Coloque cola por etapas, sem passar cola na lateral da coluna. As laterais serão feitas no final. Coloque cola em uma faixa de 40 a 50 cm a partir da junção do teto com a coluna. Dica: Algumas pessoas preferem usar rolo de lã. Eu prefiro a trincha por não absorver muita cola, evitando desperdícios.
  10. Coloque o tecido na porção superior da coluna, posicionando-o bem. O tecido é colocado aberto. Procure colocá-lo o mais reto possível. Esta primeira parte a ser colada é que irá definir o restante da coluna. Se observar algum erro, este é o momento de consertar, antes que a cola seque. Deixe uma sobra de tecido ultrapassando a junção da coluna com o teto que será cortada depois com estilete.
  11. Alise o tecido já colado usando o pano limpo e depois a espátula para eliminar bolhas e aderir bem o tecido. Passe a espátula inclusive nos cantos da coluna com o teto para marcar bem.
  12. Enrole o tecido até o ponto em que foi colado e passe cola em mais uma faixa da coluna. Solte o tecido e alise com o pano limpo e depois a espátula.
  13. Repita o processo até o final da coluna. Marque bem o término da coluna com o chão ou rodapé.
  14. Espere a cola secar um pouco.
  15. Passe cola nas laterais da coluna e cole o tecido nas mesmas. Use uma trincha um pouco mais fina. Basta virar o tecido e passar um pano limpo e depois a trincha para fixar bem e retirar as bolhas. Procure marcar bem a quina da coluna para ficar bem colado. Faça uma lateral por vez.
  16. Deixe a cola secar bem.
  17. Com um estilete e uma régua, corte o excedente do tecido nos cantos superior, inferior e laterais. A régua funciona apenas para guiar o estilete e evitar corte irregular. Pressione o estilete com firmeza e deslize sobre o tecido em um movimento firme e único, começado de cima para baixo nas laterais. Nas extremidades superior e inferior, corte da esquerda para a direita em caso de você ser destro 
  18. Veja se há necessidade de reforçar a colagem nas beiradas das coluna. Nada deve ficar sem estar bem colada. Caso seja necessário algum reforço use um pincel para este trabalho mais delicado.
  19. Para garantir que as bordas não iriam descolar, eu passei um pouco de cola diluída sobre o pano nas laterais da coluna e nas extremidades superior e inferior. Excesso de precaução. Depois que seca a cola fica transparente.
  20. Limpe a área do trabalho e os materiais empregados.
    tecido na parede; reforma de casa; decoração de parede com tecido; colagem de tecido em parede
  21. Recoloque o sofá no lugar depois que a cola secar bem. Espere pelo menos 24 horas.
    tecido na parede; reforma de casa; decoração de parede com tecido; colagem de tecido em parede
    tecido na parede; reforma de casa; decoração de parede com tecido; colagem de tecido em parede
Vejam que diferença uma simples coluna fez no ambiente.
tecido na parede; reforma de casa; decoração de parede com tecido; colagem de tecido em parede
O trabalho de colagem da coluna ou paredes, não impede que você possa complementar a decoração com quadros, prateleiras ou esculturas. Aqui vai o gosto pessoal de cada um.
Abaixo, outros trabalhos em paredes:

  1. Colagem de tecido em parede: Maiores detalhes AQUI.
    tecido na parede; reforma de casa; decoração de parede com tecido; colagem de tecido em parede
  2. Colagem de papel de parede no hall de entrada do apartamento: Maiores detalhes AQUI.
  3. Colagem de papel de parede na sala de jantar: Maiores detalhes AQUI.
  4. Colagem de falsos tijolinhos de isopor: Maiores detalhes AQUI.
Espero que tenham gostado e se animem em fazer. 
Façam, curtam e compartilhem a dica de hoje.
Não deixem de me enviar o trabalho de vocês, irei postá-lo na atualização do blog. Para isto, coloque seu nome ou apelido.
Eu vou ficar aguardando notícias de vocês. Alguma sugestão de artesanato?
Beijocas e um forte abraço aos meus familiares, amigos, seguidores e visitantes. 💋💋💋
Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...). 
Voltem sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!