Translate

Menu

segunda-feira, 30 de março de 2015

PRATO DECORADO COM DECOUPAGEM

DECOUPAGEM EM PRATO TRANSPARENTE

A decoupagem é uma técnica extremamente fácil e com várias aplicações no artesanato.
Hoje eu vou postar um trabalho que fiz usando prato transparente incolor. Fica um trabalho lindo e exclusivo.
DECOUPAGEM
Confiram o material e o passo-a-passo abaixo:
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Prato em vidro transparente incolor e liso (duralex)
  • Guardanapo para decoupagem com o tema a seu gosto
  • Tinta látex ou acrílica na cor branca  
  • Tinta látex ou acrílica na cor desejada (ou prepare sua tinta com corante líquido e tinta branca).
  • Termolina leitosa ou Cola branca extraforte (rótulo azul) diluída ou cola para decoupagem
  • Um pincel fino e outro largo
  • Um rolinho de espuma
  • Recipiente com água (para lavar os pinceis)
  • Lixa (lixa d'água, madeira ou unha. Use o que tiver em casa)
  • Plástico grande, jornal ou outro material para forrar a mesa de trabalho. 
  • Pedaço de pano de limpeza
  • Álcool líquido
  • Um pedaço de saco plástico (limpo e seco)
  • Tinta dourada para dar acabamento ao trabalho (opcional)
  • Verniz geral ou goma laca ou verniz vitral (sempre incolor)
  • Vidro líquido (opcional)
PASSO- A-PASSO:
  1. Forre sua mesa de trabalho ou bancada com plástico ou jornal. Dica: eu uso uma cortina tipo blackout velha que guardo para este fim.
  2. Lave e seque o prato.
  3. Limpe bem com o pano de limpeza e o álcool para tirar qualquer vestígio de gordura. Dica: como o trabalho irá ser feito no fundo do prato, concentre sua atenção nesta área. Não use álcool gel.
  4. Abra o guardanapo escolhido sobre uma superfície. Escolha a parte que será colada e corte-a. Dica: Como eu iria cobrir todo o prato com o guardanapo não o cortei. Mas, se você for fazer a colagem apenas em uma parte do prato, sugiro que o corte.
  5. Separe as películas do guardanapo com cuidado. São três películas bem finas e frágeis. Você irá usar apenas a que contem a estampa.
  6. Hora de preparar o prato para colar o guardanapo. Emborque o prato e passe com um pincel largo a termolina leitosa (ou cola branca diluída) sobre o fundo do prato.
    Dica: eu usei termolina leitosa caseira, receita já postada anteriormente (http://teresacintra.blogspot.com.br/2015/03/termolina-caseira.html).
  7. Coloque a figura em cima com cuidado para não rasgar ou enrugar muito. Lembre-se que a parte do direito do desenho deve ficar voltada para o prato, com o avesso para cima. Coloque o mais esticado possível, o que não é nada fácil. Mas, não entre em desespero. No final tudo dá certo. kkkkkkkkkkkkk. Dica: algumas pessoas preferem ir colando o guardanapo aos poucos. Neste caso passe a cola apenas na parte que será colado o guardanapo. Alise a área com cuidado, levante a parte do guardanapo ainda sem cola e passe cola em outra parte do prato. Vá repetindo o processo até terminar todo o prato. Como eu sou mais agoniada, passei a cola em todo o prato de uma vez. kkkkkkkkkkkkkkk. Faça como você preferir.
  8. Retire as rugas e bolhas: Sobre o guardanapo recém-colocado e ainda úmido coloque um pedaço de plástico e passe um rolinho de espuma (ou trouxinha de pano) com cuidado. Faça movimentos circulares firmes com leve pressão, mas sem usar muita força. Dica: Os movimentos devem ser feitos de dentro para fora. Desta forma você irá evitar ou pelo menos minimizar as rugas e bolhas no papel, além de garantir que o guardanapo fique bem colado. Retire o plástico com cuidado.
  9. Deixe secar bem ou use um secador de cabelo (ou soprador) para este fim antes de passar para a próxima etapa.
  10. A parte excedente do papel não deve ser cortada, cole-a primeiro e, depois que secar bem, use uma lixa para raspar o excesso de papel. O resultado final fica melhor que usar tesoura. Dica: Nesta etapa você pode optar por deixar todo o papel excedente ou cortar a parte excedente para poder lixar. As duas maneiras dão certo e o resultado final é o mesmo. 

  11. Com um pincel largo e macio passe a termolina leitosa ou cola diluída por cima do guardanapo, sempre com movimentos suaves até cobrir todo o papel. Não se esqueça das bordas. Passe duas demãos intercalando secagem. Dica: Deixe a cola secar bem para dar prosseguimento ao trabalho. Não se assuste com a cor esbranquiçada da cola sobre o papel. Depois que secar, irá ficar transparente e sem manchas.
  12. Agora observe o seu prato com bastante atenção. É o momento de decidir se o seu prato será transparente ou opaco. Veja se o efeito transparente do guardanapo escolhido está do seu agrado. Vire o prato dos lados e observe. Como o meu guardanapo floral o motivo principal era bem claro, eu não achei que ficaria legal deixá-lo transparente. O desenho não ficou bem nítido, então resolvi pintar o fundo.
  13. Eu fiz dois pratos. Um com motivo floral (margaridas) e outro com motivo natalino. No trabalho com o guardanapo floral, escolhi uma cor que combinasse com o mesmo. Um ocre bem clarinho. Dica: Eu preparei minha própria tinta misturando tinta látex branca com corante líquido a base de água + água. Usei sobra de tinta de uma pintura em meu apartamento. A adição de água é necessária para a tinta ficar mais fluida e facilitar a pintura, mas não exagere. A cor e marca do corante fica por sua opção. Coloque o corante aos poucos até obter a cor desejada.
  14. No trabalho com o guardanapo com motivo natalino (que é bem desenhado e também não ficaria legal transparente) eu resolvi que o fundo deveria ser vermelho. Mas, como esta é uma cor muito escura e poderia "apagar" o desenho do guardanapo, dei duas demãos de tinta clara antes. Pode ser tinta branca ou a mesma do prato anterior. Optei pela tinta que sobrou do outro prato.
    Dica: Para a tinta do fundo misturei tinta branca com corante vermelho e corante preto. Como precisava de pouca quantidade de tinta, eu coloquei tinta branca em um frasco pequeno e vazio. Primeiro misturei o corante vermelho e quando estava com uma cor bem viva pinguei duas gotas do corante preto, apenas para fechar um pouco a cor. Gostei do resultado.
  15. Você pode usar a cor de sua preferência, escolha alguma que tenha a ver com o guardanapo escolhido. Mas é importante lembrar que a cor diretamente pintada sobre o guardanapo, não pode ser escura, senão o desenho do guardanapo irá ficar apagado. Por este motivo primeiro pinte esta área na cor branca ou bege claro ou ocre claro. Só depois, aplique a cor escura. 
  16. Passe duas demão de tinta branca (ou outra cor bem clarinha) com o rolinho de espuma em todo fundo do prato cobrindo totalmente o guardanapo, intercalando um período entre elas para secagem.
    É importante que a pintura fique bem uniforme. Como a cor que escolhi para o acabamento do prato com motivo floral era bem clarinha, fiz a pintura de base com ela mesma. 
    Dica: Se você for do tipo apressada (como eu) use um secador de cabelos para agilizar o processo. 
  17. Nesta etapa você irá observar que algumas dobras do papel se mostram bem evidentes e precisam ser lixadas até que não sejam sentidas ao toque. Com um paninho limpo e seco tire o pó resultante do processo. Dê mais uma demão da tinta para igualar a pintura. Dica: Se você observar a formação de pequenas bolhas na superfície do prato é porque a tinta está muito diluída. Diminua a quantidade de água acrescentando mais tinta. Mexa bem e coloque mais corante se for necessário.
    Caso você tenha optado pelo prato transparente faça o lixamento das dobras após aplicar duas camadas do verniz escolhido na finalização do trabalho. Neste caso aplique uma terceira camada de verniz após terminar de lixar.  
  18. Depois das duas demãos da tinta base, passe a tinta com a cor escolhida para o fundo do trabalho. Dica: como meu prato floral foi pintado anteriormente já com a tinta de fundo, passei apenas mais uma demão no mesmo.
    Já o prato natalino precisou de duas demãos de tinta vermelha (aquela que descrevi no item 13) para cobrir bem a pintura anterior, com intervalo de secagem. 
  19. Depois que secar bem, assine o seu trabalho. Dica: Eu usei tinta fosca para artesanato preta e um pincel bem fino. Você pode usar a cor que quiser ou mesmo usar uma caneta com tinta permanente.
  20. Avalie seu trabalho e faça as correções que julgar necessário. Eu achei que ficaria legal fazer o contorno do prato com tinta acrílica dourada. Este acabamento é opcional, mas dá um toque maravilhoso ao trabalho. 
  21. Hora de finalizar o trabalho com o verniz acrílico ou goma laca incolor ou verniz vitral incolor ou vidro líquido. Use sempre um pincel macio ou esponja para não marcar a pintura. Passe pelo menos duas camadas, sempre intercalando secagem entre elas. Dica: O verniz é importante para impermeabilizar e proteger o trabalho, facilitando futuras limpezas do prato. Deve ser passado em toda pintura, isto é, em todo o fundo (baixo) do prato. Não passe verniz na parte interna (superior) do prato. No comércio e lojas de artesanato existem várias opções de marcas: Diara, Gato Preto, Acrilex e outras. Escolha a marca que melhor lhe agrada ou que esteja mais acostumada. A marca é opcional, mas o tipo de verniz irá depender da utilização do trabalho. Se o prato for apenas decorativo use verniz acrílico ou goma laca sempre incolor. O verniz acrílico usa a água como solvente. No caso da goma laca o solvente indicado é o álcool que pode ser o "álcool goma laca indiana" ou o que você tem em casa. Se você vai usar o seu prato normalmente e não apenas para decoração eu sugiro o uso do verniz vitral para uma maior durabilidade do trabalho. O vidro líquido também pode ser usado. Lembrando que o verniz cristal necessita de solvente próprio ou thinner (algumas pessoas usam aguarrás). Já o vidro líquido vem com dois frascos que devem ser misturados para ser aplicado (veja as recomendações do rótulo antes) e requer solvente para a limpeza do pincel. Tanto o verniz vitral, como o vidro líquido, deve ser utilizados em ambiente bem arejado e requerem o uso de máscara e luvas no seu manuseio.
  22. Para este trabalho eu escolhi, inicialmente, a goma laca como proteção.
    Mas gostei tanto do resultado final do prato que resolvi passar verniz vitral para poder usá-lo como utensílio de serviço de mesa. E, como se não fosse suficiente, resolvi fazer alguns pratos de sobremesa com o mesmo motivo floral. No prato que eu tinha passado goma laca, esperei que secasse bem e passei o verniz vitral por cima. Nos novos pratos, eu passei o verniz vitral direto sobre a pintura.
    Dica: utilizar este trabalho para servir alimento só é possível porque a comida não terá contato direto com os produtos químicos utilizados. Afinal, a colagem e pintura foi toda realizada no fundo do prato. A opção do verniz é apenas para proteção do trabalho na sua limpeza eventual ou diária dependendo do uso. Sei que estou um pouco repetitiva nesta questão, mas é de suma importância que isto fique bem claro. Caso você faça o trabalho na parte de dentro do prato, este deverá ser usado apenas como peça decorativa.
Prontinho, trabalho terminado! 
Querem ver como ficou? Frente e verso dos pratos.

DECOUPAGEM


DECOUPAGEM
Use o seu prato decorado como preferir. Ou quem sabe ofertar como uma linda lembrança. Ou vendê-lo.
Estes são meus. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
DECOUPAGEM


DECOUPAGEM
Eu não consegui ficar apenas nestes dois pratos e fiz 8 pratos de sobremesa com o tema floral.
DECOUPAGEM
Como cada etapa tem o seu tempo de secagem e isto leva algumas horas, o ideal é fazer vários pratos ao mesmo tempo. Desta maneira quando você terminar o último prato é o momento de começar a próxima etapa com o primeiro. E você não corre o risco de ficar agoniada e atropelar o tempo de secagem. Você irá precisar de um lugar para deixar os pratos secarem. 

Espero que vocês tenham gostado e não deixem de fazer.  É viciante.
☺IMPORTANTE: Este é um trabalho artesanal e não industrial. 
  1. Para limpar o prato decorativo, utilize apenas um paninho úmido. Nunca use material abrasivo sob o risco de danificar a decoupagem e a pintura. 
  2. Caso seja necessário lavar, este procedimento é possível devido ao uso do verniz vitral incolor. Mas, deve ser rápido e com detergente neutro e esponja macia. Enxague imediatamente e segue em seguida. 
  3. Não o deixe de molho ou empilhado com outras louças. 
  4. Nunca o coloque em máquina lava-louça, nem em microondas ou forno convencional, mesmo que o prato utilizado seja do tipo duralex ou refratário. As tintas e verniz utilizado não são  próprios para altas temperaturas.
DECOUPAGEM

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!


Obrigada pela visita!!!

ATUALIZAÇÃO EM 20 SET 2015:
         Olá, amigos! 
      Algumas pessoas têm perguntado sobre a utilização dos pratos decorados para uso como utensílio de mesa. Só quero lembrar novamente da necessidade, neste caso, do uso de um verniz que proteja a peça de umidade. Também, com relação à limpeza, é preciso seguir os cuidados que listei acima. Nunca empilhe seus pratos com outros objetos pontiagudos e ásperos. Como no caso de garfos, facas, palha de aço e outros utensílios. O trabalho é delicado. 
      Eu uso meus pratos em momentos especiais e providencio sua limpeza logo após o uso, sem deixá-los de molho ou empilhados com o restante da louça. Também procuro enxugar imediatamente à lavagem. 
      Vejam alguns momentos em que eu fiz uso de meus pratos decorados, sem medo de ser feliz:


37 comentários:

  1. Muitos parabéns, gostei imenso do seu trabalho
    Também ao alguns pratos mais ao menos da mesma maneira, se quiser espreitar vá ao meu blog - Criatividades de Magena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Magena Castelo Branco, obrigada pelas palavras carinhosas.
      Irei sim visitar o seu blog.
      Um forte abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigada pelo passo a passo, ótima explicação. Parabéns!

      Excluir
    2. Por nada, fico feliz que tenha gostado.
      Não deixe de fazer. Depois, diga o que achou.
      Obrigada pela visita, volte sempre.

      Excluir
  3. Ficou lindo vc é uma artista talentosíssima. não sou muito fã de artesanato não mais esse ficou SHOW. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Cassio. Adoro artesanato, mas não faço nada em grande escala. Gosto de testar técnicas e pesquiso muito antes de iniciar algum trabalho. O artesanato tem sido minha terapia há muito tempo.
      Eu fico emocionada por você (que se diz não amante desta arte) ter gostado e apreciado meu trabalho.
      Um abraço!

      Excluir
  4. Olá Teresa,
    Parabéns pelo seu carinho ao explicar o "Pap", esta muito bem explicado. Minha amiga, eu posso estar utilizando esta técnica para a utilização de pratos que serão para o dia-a-dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Unknown.
      Este pratos eu os uso em momentos especiais sem problemas. Mas tem que dar o acabamento com verniz vitral ou vidro líquido. Na limpeza o importante é observar a maneira de limpá-los. Nunca com a parte áspera da esponja ou palha de aço. Use sempre sabão neutro e evite o seu empilhamento com os outros utensílios na pia da cozinha. Também não leve-os ao microondas, forno convencional ou lava-louva.
      Agradeço sua visita. Um abraço.

      Excluir
  5. Olá Teresa,
    Parabéns pela sua dedicação e carinho ao descriminar o "PAP". Veja se pode orientar-me. Para fazer esta técnica em pratos que serão utilizados no dia-a-dia será que dá certo? Queria presentear um casal de amigos, mais estou com receio se com o tempo de usos o trabalho se desfaça, lasque, desbote... Fico no aguardo da sua Santa Ajuda!!
    Bjs querida. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Valéria!
      Como eu escrevi acima, este é um trabalho artesanal e não industrial. Em nenhum momento este trabalho é levado ao forno para uma maior aderência ao prato original. Para levá-lo ao forno seria necessário outros materiais. Neste post todo o trabalho é colado e depois protegido com verniz. Precisa de carinho como tudo que é especial e único.
      O verniz vitral ou mesmo o vidro líquido conferem uma maior proteção contra umidade. Desta maneira o trabalho pode ser lavado, observando-se os cuidados descritos acima. Usá-los eventualmente é uma coisa, já no dia-a-dia fica mais complexo. Geralmente a louça do dia-a-dia não recebe muita atenção no seu manuseio, principalmente se não é você quem irá fazê-lo. Este trabalho não pode ficar de molho, empilhado com outros utensílios de cozinha (panelas, travessas, talheres) que podem arranhá-los e ocasionar sérios danos ao trabalho.
      Mas, tenho conhecimento de algumas pessoas que alegam usar no dia-a-dia. Com certeza tomam cuidados redobrados em sua higienização e guarda.
      Espero ter ajudado.
      Abraços.

      Excluir
  6. Ana Maria Mendonça Correia da Costasábado, 17 outubro, 2015

    Oi, caso queira trocar a figura, isso é possível ou tenho que comprar outros pratos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Maria.
      Bom, eu nunca fiz isto. Mas, é possível sim trocar a figura. Você vai precisar de solvente para tirar o verniz vitral e depois com a ponta de uma faca ir soltando o trabalho. Se necessário use uma lixa mais grossa para agilizar.
      Feito isto, deixe de molho em água morna com detergente e retire o restante do trabalho. Esta parte é parecida com retirar rótulo de garrafa.
      Lave bem o prato, seque e passe álcool para tirar qualquer vestígio de cola. Deixe secar bem.
      Para colocar a nova figura você terá de começar do início como no caso de um prato novo.
      Não sei se vale a trabalheira. Os pratos transparentes normalmente são baratos.
      Mas, se você ficou enjoada dos pratos e quer aproveitá-los vale a pena.
      Espero ter ajudado.
      Um abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
  7. Me encantei com o trabalho e com o seu jeito simples de explicar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho e pela visita.
      Volte sempre para ver as novidades.
      Um abraço.

      Excluir
  8. Teresa, adorei a idéia. Vc é minuciosa e muito didática em seu PAP.Obrigada pela dica. Vou aplicar.
    Grande abraço. Continue. Vc é ótima!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Suelena.
      Gosto de repassar o que aprendi, experimentei e deu certo.
      Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  9. Ola, muito lindo seu trabalho, gostaria de saber como fazer com foto própria. eu estou estudando meu ultimo bimestre gostaria de dar para meus professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Geany.
      Agradeço o carinho e a visita.
      Jamais use uma foto em papel próprio de fotos. Além do papel ser mais grosso (deixa o trabalho com muito volume nas áreas da foto), ele tem substâncias que irão reagir e provocar amarelamento e manchas.
      Para usar foto em decoupagem a primeira providência é imprimi-la com impressora a laser. A impressão a laser não irá borrar na hora de passar a cola.
      Algumas pessoas arriscam com a impressora comum, mas é necessário impermeabilizar a foto com duas camadas de verniz spray em ambos os lados. Passa uma camada de um lado, espera secar, passe a 2ª camada, espere secar, vire a foto e repita a operação do outro lado. Use a foto quando estiver bem seca.
      Se você não tiver impressora, procure uma gráfica. Normalmente, elas trabalham com impressora a laser o que facilita bastante.
      Espero ter ajudado.
      Depois (se quiser) me envie uma foto do resultado final para postar em uma atualização do blog junto com o seu nome.
      Sucesso no trabalho e volte sempre.

      Excluir
  10. Respostas
    1. Obrigada, elogios são sempre um estímulo, principalmente quando vem de quem trabalha com educação.
      Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  11. lindo o seu trabalho. e muito boa explicação. empolgante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angélica.
      Agradeço o carinho e a visita.
      Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  12. Ola. Goataria de uma opiniao sua que trabalha com artesanato. Eatou pensando em fazer uma fonte de agua pro meu gatinho mas eu quero decorar o fundo da fonte com figuras e quero colocar o vidro liquido para cobrir essas figuras e elas nao estragarem com o tempo e tbm para nao contaminarem a agua do gatinho. Queria saber se seria uma boa ideia ou se o vidro liquido pode contaminar a agua do meu gato ja que ele ficará em contato com a agua o tempo inteiro. Desde ja agradeço. Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angelita.
      Em meus trabalhos artesanais para serviço de mesa, eu sempre uso os produtos químicos (tintas, colas, colagens e verniz) no lado externo ao lado de uso. Se garrafas, o trabalho é feito no lado de fora. Se prato, no fundo do prato. Desta maneira a comida ou líquidos de consumo não entram em contato com os produtos. Não sei até que ponto o verniz vitral ou o vidro líquido iria aquentar recebendo água o tempo todo. Uma coisa é ser lavado rapidamente outra é ficar em contato com a água por longo tempo. Isto sem falar na questão de contaminação da água com produtos químicos.
      Vou dar uma pesquisada a este respeito e ver o que encontro. Mas, talvez a melhor solução seja usar um recipiente de vidro para usar como fundo da fonte de tal maneira que a água não tenha contato direto com os materiais empregados no trabalho. Você pode trabalhar o fundo externo do recipiente de vidro e encaixá-lo em uma vasilha plástica para aumentar sua resistência e evitar quebra.
      Outra opção é procurar alguma alternativa em lojas especializadas em aquários, fontes, piscinas e pets.
      Espero ter ajudado. Vou pesquisar e posto se encontrar algo.
      Um abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
  13. AMO ARTESANATO! E POR ESTE MOTIVO SEMPRE BUSCO COM PESSÔAS QUALIFICADAS, E MESTRAS NESTA ARTE TÉCNICAS PARA QUE EU POSSA MELHORAR A CADA, O QUE MAIS GOSTO DE FAZER.SOU FUNCIONARIA PUBLICA,E TRABALHO O DIA TODO ,ENTÃO O POUCO TEMPO QUE ME SOBRA (Á NOITE) É QUE FAÇO AS MINHAS ARTES,BJUS NO SEU CORAÇÃO E OBRIGADA PELAS EXPLICAÇÕES VC.É 1000.FELICIDADES

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marry. Também adoro artesanato e amo repassar o que aprendi.
      Bjs e obrigada pela visita e carinho.

      Excluir
  14. Estou encantada!!! Apaixonante!! Com certeza farei o natalino, tanto com meus alunos, quanto para presentear.
    Abraço fraterno!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda.
      Assim como você, gosto de repassar o que aprendi e deu certo.
      Agradeço o carinho e a visita.
      Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  15. Olá Teresa !

    Parabéns pelo trabalho ,e gratidão pela generosidade em compartilhar...

    A estampa dos guardanapos é linda,busquei
    incansavelmente em sites de lojas de artesanato e não encontrei,por acaso não teria em seu acervo,que poderia desta ceder-me(vendido é claro) ou indicar uma loja onde possa encontrar ...

    Obrigada
    Neusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neusa.
      Normalmente, eu compro os guardanapos em lojas de artesanato, de preferência as que oferecem cursos. Eles sempre tem maior variedade de estampas e vendem tanto o pacote como a unidade.
      Ou em supermercados na seção reservada aos artigos de festas ou guardanapos. Neste caso eles só vendem o pacote completo e, a variedade não é muito grande.
      Você se refere a qual guardanapo, o de margaridas? Este eu comprei o pacote e, ainda, tenho algumas folhas. Seriam quantas? Se eu tiver a quantidade de seu interesse posso enviar.
      Um abraço.

      Excluir
  16. Respostas
    1. Legal que tenha gostado.
      Depois poste o seu trabalho.
      Obrigada pela visita, volte sempre.

      Excluir
  17. Gostei de suas apresentações tanto das garrafas como dos pratos.
    Vou tentar fazer com muita calma.
    Seu trabalho é maravilhoso. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!