Translate

terça-feira, 18 de março de 2014

BOLO DE XERÉM DE CUSCUZ

milho
Olá, como vão vocês?
Hoje fiz um bolo que foi uma invenção para reaproveitar o xerém que sobrou do dia anterior. 
milho
Para quem não sabe xerém é o milho pilado grosso que não passa em peneira. Por ser de milho cru, normalmente o seu preparo requer bastante tempo de cozimento. Uma alternativa é usar a farinha para cuscuz que por ser pré-cozida, leva menos tempo no fogo. 
Existe o xerém doce e o xerém salgado, este último usado como acompanhamento para carnes e aves assadas ou guisadas com um bom molho. Foi o salgado que resolvi fazer no final de semana. Nada como um bom prato de xerém salgado com galinha cabidela. Huummm é muito bom. 
Mas o xerém não se presta para requentar e normalmente a sobra vai para o lixo. Um desperdício. Resolvi então reaproveitar a sobra em um bolo. 
Antes de postar a receita do bolo vou colocar a maneira de fazer o xerém de cuscuz. A receita é bem simples e usa poucos ingredientes. 
Receita do xerém salgado:
- 2 a 3 colheres de farinha de cuscuz por pessoa;
- água o suficiente para o cozimento; 
- sal a gosto;
- 1 a 2 c/sopa rasa de manteiga ou margarina.
     Coloque todos os ingredientes em uma panela. A água deve ficar com mais ou menos dois dedos acima da superfície da farinha de cuscuz. Leve a panela ao fogo brando, mexendo ocasionalmente. Lembre-se que o cuscuz absorve bastante água inchando e aumentando o volume. Se for preciso acrescentar água durante o processo use água quente ou morna. A consistência deve ficar como um angu mineiro, grosso porém cremoso. Sirva quente assim que ficar pronto. Quando esfria o xerém fica firme, portanto prepare-o quando a carne já estiver pronta ou perto de terminar o seu cozimento.
A receita lembra muito o angu mineiro feito com fubá. A diferença é a farinha usada que deixa um aspecto granulado à receita.
Se ao invés do cuscuz de milho, você for usar o xerém de milho (ingrediente original da receita), lembre-se que o tempo de cozimento é bem maior. Algumas pessoas preferem usar a panela de pressão, pois o verdadeiro xerém é muito duro.

E o que tem o xerém com o bolo de hoje?
Simples, fiquei com pena de jogar fora o que sobrou desta delícia. Na realidade não sobrou muita coisa, apenas uma xícara/chá de xerém de cuscuz. 
Bom vamos deixar de lero lero e ir direto para a receita.
Bolo de xerém de cuscuz:
INGREDIENTES: 
milho

  • 3 claras
  • 3 gemas
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 100g de manteiga ou margarina sem sal (o xerém usado foi preparado com sal)
  • 1 xíc/chá de xerém de cuscuz já cozido
  • 1 c/sopa de queijo ralado
  • 1 xíc/chá de leite
  • 5 c/sopa cheia de farinha de trigo
  • 1 c/sopa de fermento em pó

MODO DE PREPARO:
  1. Pré-aqueça o forno à 180ºC.
  2. Bata as claras em neve. Reserve.
  3. Em uma tigela bata o açúcar com a manteiga até formar um creme. Acrescente as gemas uma a uma, incorporando-as bem ao creme. 
  4. Junte o xerém cozido e o queijo ralado. Misture bem.
  5. Acrescente a farinha de trigo misturada com o fermento aos poucos alternando com o leite. Batendo constantemente.
  6. Desligue a batedeira e acrescente as claras em neve, misturando delicadamente.
  7. Despeje a mistura em uma forma. Como usei uma forma de silicone eu não untei a mesma. Veja os cuidados necessários com formas e utensílios de silicone no link http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/01/formas-e-utensilios-de-silicone-na.html  Eu adoro minhas formas de silicone são tão práticas e fáceis de manusear. Naturalmente que alguns cuidados devem ser tomados, mas são bem simples. Se você não usar este tipo de forma não se esqueça de untar a forma tradicional. 
  8. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 30 a 35 minutos.
  9. Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar. 
    milho; CUSCUZ; BOLO CASEIRO
    milho 
  10. Se quiser polvilhe açúcar refinado ou de confeiteiro sobre o bolo ainda quente. Eu optei pelo açúcar de confeiteiro, polvilhando-o com o auxílio de uma peneirinha fina.
    milho; CUSCUZ, FARINHA DE CUSCUZ; BOLO CASEIRO
Sirva com chá de canela ou com um delicioso café. 
milho; CUSCUZ, FARINHA DE CUSCUZ; BOLO CASEIRO
Espero que tenham gostado. Eu provei e aprovei. Ficou muito bom, leve e macio. Servidos?
milho; CUSCUZ, FARINHA DE CUSCUZ; BOLO CASEIRO

milho; CUSCUZ, FARINHA DE CUSCUZ; BOLO CASEIRO
Desejo a todos amigos e amigas deste blog um ótimo dia.

BOM APETITE!!!
Mil bjs e um abraço amigo,
                   Teresa Cintra




2 comentários:

  1. olaaa! ja fiz essa recieta ficou maravilhoso! tenho uma duvida a respeito da forma de silicone, ela pode ir direto ao forno? ou tem que ser ao banho maria, ou em cima de alguma outra forma? beeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você.
      A forma de silicone pode ir direto ao forno. Não precisa de banho maria.
      Mas, como ela não é firme, precisa ser colocada sobre uma superfície rígida. Apenas, para facilitar o manuseio e transporte da forma com a massa.
      Maiores informações em postagem anterior sob o título de FôRMAS E UTENSÍLIOS DE SILICONE NA COZINHA (http://teresacintra.blogspot.com/2014/01/formas-e-utensilios-de-silicone-na.html)
      Espero ter tirado suas dúvidas.
      Um forte abraço e volte sempre.
      Teresa Cintra

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!