No ano passado fiz os descansos abaixo aproveitando um conjunto de madeira que precisava de uma nova "roupagem".
Com o uso constante no dia-a-dia algumas pedras das bordas quebraram e precisaram de substituição. E lá fui eu desenterrar do fundo do armário as pastilhas que sobraram do trabalho anterior.
Infelizmente, não encontrei as com coloração verde claro, apenas as verde escuro. Como o objetivo era reciclar e aproveitar o que tinha, resolvi remover todo o contorno e substituí-lo pelas pastilhas verde escuro.
- Espátulas, chave de fenda, martelo;
- Pastilhas de cerâmica na cor desejada;
- Torquês de mola ou torquês de roldana ou alicate;
- Material de segurança (óculos e luvas);
- Cola branca tipo extra-forte;
- Recipiente com água;
- Rejunte;
- Espátula plástica;
- Paninho e esponja para limpeza;
- Óculos de proteção e luvas:
- Jornal velho ou plástico para forrar o local de trabalho.
Passo-a-passo:
- Retirei parte do rejunte da área a ser removida e soltei as pastilhas usando a chave de fenda como alavanca e fazendo leve pressão.
- Com a espátula raspei totalmente os resíduos de rejunte e cola. Retire toda a poeira da superfície com o uso de um pano úmido. Deixe secar bem antes de começar a colar.
- Colei as pastilhas contornando as peças com cola branca extra forte sem diluição.É importante deixar um espaço entre as peças para poder dar o acabamento com o rejunte.
- Com o torquês (alicate próprio para a quebra das pastilhas) quebrei algumas pastilhas para usar os pedaços nas quinas do descanso e dar um melhor acabamento ao trabalho. "Atenção com os cacos das pastilhas. São altamente cortantes. Mosaico com pastilhas quebradas não é serviço para crianças ou pessoas distraídas." Use sempre óculos de proteção e luvas, quando for quebrar as peças com o martelo ou cortá-las com o torquês. Um pequeno fragmento nos olhos pode provocar danos irreparáveis à córnea. Evite acidentes.
- Deixei a cola secar por 24h antes de fazer o rejunte.
- Preparei o rejunte conforme orientação do fabricante. O ponto ideal do rejunte é úmido como uma pasta. Para aumentar o poder de colagem do rejunte juntei um pouco de cola branca à massa.
- Com o uso de luvas e de uma espátula plástica passei o rejunte. Além da agressão do próprio rejunte as bordas das pastilhas podem ferir os dedos.
- Retirei o excesso do rejunte com uma esponja úmida (não encharcada) e finalizei a limpeza com um paninho também úmido. No final use jornal velho para tirar qualquer resídio do rejunte sobre as pastilhas. A limpeza deve ser no máximo com 15 minutos após a aplicação. Caso contrário o excesso só será retirado com o uso de um removedor específico.
Gostei do resultado final, o trabalho ganhou um novo visual e aumentou o contraste de maneira bem harmoniosa. Minha mesa irá ficar mais colorida e florida durante as refeições.
Vocês não concordam que ficou uma belezinha?
Vocês não concordam que ficou uma belezinha?
Um abraço carinhoso a todos,
Teresa Cintra
BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!