Translate

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

DICAS SAUDÁVEIS PARA AS FESTAS DE NATAL E DE FIM DE ANO

Fim de ano é sinônimo de várias confraternizações de trabalho, familiares, academia, escola, universidade, igreja, isto sem falar nas formaturas e casamentos.

Ufa, é tanta coisa deliciosa, tanta gostosura que fica difícil resistir.
Na verdade é impossível sair ilesa diante de tantas mesas fartas. O resultado é o sentimento de culpa pelos excessos praticados em nome da gula, mesmo que temporária. Culpa agravada pela má digestão e alguns desconfortos e embaraços gastrointestinais que podem ocorrer. Nem preciso explicar que acho que todos já entenderam. Rsrsrsrsrsrsrsrsrs.
Se o mal não pode ser totalmente evitado, ele deve ser pelo menos amenizado. Afinal, festa de fim de ano sem uma generosa e farta mesa ninguém merece. Não é mesmo?
Vejam algumas dicas que podem ajudar para uma ceia mais saudável:
  1.  Bebidas alcoólicas em excesso causam tanto má digestão como desidratação.  Mantenha um ritmo pausado ao beber e intercale a bebida com água. Consuma bastante líquido (água, sucos e água de coco). Lembre-se que a festa deve ser aproveitada até o final.
  2.  Evite a mistura de bebidas fermentadas com bebidas destiladas, o resultado é na maioria das vezes, desastroso.
  3. Se a ceia irá demorar, faça um pequeno e leve lanche antes. Beber de estomago vazio é um erro comum nas festas de fim de ano. Já diz a sabedoria popular, “é preciso forrar a barriga, antes de começar a beber”.
  4.  Troque a manteiga e a gordura, na hora de preparar os pratos da ceia, por azeite.
  5.  Prepare o molho da salada com azeite, limão, vinagrete ou iogurte. Evite a maionese e o molho branco.
  6. Castanhas, nozes, frutas cristalizadas, panetones recheados e outras guloseimas são altamente calóricas, ideais para regiões frias, onde seus moradores precisam de maior quantidade de reserva calórica. Não é o nosso caso, moramos em um país tropical, e, aqui, o natal ocorre em pleno verão. Mesmo que as castanhas e nozes possuam o que se chama de carboidratos do bem, ainda são carboidratos. Coma estas delícias em pequenas porções. Abuse sem limite das frutas naturais e sucos. Prefira as frutas secas sem adição de açúcar (ex: damascos, ameixa e uva passa).
  7. Carnes vermelhas e massas devem ser consumidas com moderação, principalmente à noite. Eles são alimentos de digestão lenta o que pode causar distensão abdominal e mal-estar. Carne de peru e chester são menos gordurosos e mais saudáveis. Se for possível faça a opção por peixes (ex: bacalhau) e saladas. 
  8. Evite comer aquela gordurinha bem assada do pernil. Escolha um pedaço sem a tão apreciada capa de gordura. Para compensar, troque a farofa por fatias de abacaxi, laranja, maças, peras, figos que vão muito bem com o pernil ou lombo de porco. O mesmo vale para o peru, chester ou frango que devem ser saboreados sem a pele. 
  9. Se petiscar for obrigatório, evite as frituras. Prefira os canapés e petiscos feitos com pão integral, ricota, queijo cottage, ervas frescas e legumes (tomate cereja, berinjela, cenoura, abobrinha). Beber sem comer, nunca!
  10. Procure equilibrar e colorir o seu prato. Um prato monocromático normalmente significa um único tipo de alimento da cadeia alimentar. Sem esquecer a carne (proteína) capriche nos legumes, verduras e frutas.
  11. Evite fazer vários “pequenos” pratos. A soma destas pequenas porções costuma ser maior do que fazer um prato único. A pessoa tem a ilusão que está comendo pouco, mas se somasse... Levaria um baita susto.
  12. Não deixe de comer sobremesa. É melhor satisfazer o desejo do que acumular a vontade para outro momento. Coloque porções pequenas e prefira os doces light ou com chocolate amargo ou meio amargo. Uma boa opção é uma gostosa salada de frutas com um sorvete também de frutas.

Ninguém precisa perder as festas ou ficar trancado em casa como um ermitão. Confraternizar e celebrar o nascimento de Cristo e o novo ano que se inicia, mais do que uma etapa social, é mágico e gratificante. Nas festas de final de ano reencontramos muitos amigos e familiares. Elaboramos metas, esquecemos mágoas e brindamos à paz, ao amor, à fraternidade. Então vamos celebrar!!!!

O mais importante é: Moderação, moderação e moderação.

UM BRINDE AOS MEU QUERIDOS AMIGOS, UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!