GELEIA CASEIRA DE MARACUJÁ
Maracujá é o nome indígena (tupi-guarani) que designa a fruta do gênero Passiflora, da família Passifloráceas. Passiflora é palavra de origem latina composta de passio (a paixão) e de flos,oris (a flor). Flor da Paixão em português, Fleur de la Passion em francês e Passion Flower em inglês.Originária na América do Sul, a Passiflora, possui sabor exótico, sendo fonte de pró-vitamina A, niacina (vitamina B3), riboflavina (vitamina B2) e ácido ascórbico (vitamina C).
Ao comprar maracujá procure frutos maduros, com a casca já enrugando e escurecendo, mas sem rachaduras. A casca deve ceder ao ser pressionada com o dedo, mas sem se romper. Normalmente, o maracujá enrugado apresenta-se mais doce, sendo o momento certo para ser consumido.
Caso você vá demorar para usar seus maracujás in natura, compre frutos com a casca grossa e lisa.
Além disto, o peso do fruto deve ser levado em consideração. Fruto muito leve significa pouca ou nenhuma polpa. Na hora de comprar sinta o peso da fruta na mão, quanto mais pesado mais polpa ele terá.
O maracujá pode ser conservado fora da geladeira, junto com outras frutas da época. Caso ele amadureça antes do consumo, coloque-o na gaveta da geladeira ou retire sua polpa para congelar.
GELEIA DE MARACUJÁ:
- polpa de 2 maracujá azedo sem sementes (como o meu maracujá era enorme, eu só usei um).
- sementes de 1 ou ½ maracujá (eu usei sementes de ½ fruta)
- 1 xíc/chá de água
- 2 xíc/chá de açúcar
- 1 c/chá de gelatina sem sabor e incolor (opcional)
MODO DE PREPARO:
- Retire a polpa do maracujá conforme. Dica: Obter a polpa do maracujá é bem simples. Basta abrir o maracujá (já lavado) no meio e com uma colher retirar sua polpa com sementes. Depois passe a polpa em uma peneira, raspando com a colher para escorrer apenas o caldo. Descarte as sementes ou guarde-as para plantar. Dá um pouco de trabalho mas, compensa pela qualidade do produto obtido: polpa pura sem adição de água.
Se você preferir usar o liquidificador será necessário acrescentar um pouco de água para facilitar o processo e usar a tecla pulsar com cuidado para não quebrar as sementes do maracujá. Apenas o suficiente para soltar a polpa das sementes. A semente triturada libera substância que podem causar alterações estomacais em algumas pessoas (azia e dor) e deixar o suco mais amargo. Depois de batido (pulsar) é só peneirar para descartar as sementes. Utilize a medida de água prevista para a receita.
- Reserve parte das sementes.
- Misture todos os ingredientes, exceto as sementes, em uma panela de fundo triplo.
- Leve ao fogo baixo, sem mexer, até formar uma calda média.
- Retire a espuma que formar durante o processo.
- Junte as sementes, mexa, deixe ferver e desligue o fogo.
- Caso você prefira a geleia mais firme, sem escorrer, este é o momento de adicionar a gelatina diluída e dissolvida (banho-maria) em 1 c/sopa de água. Misture bem. Dica: Esta etapa é opcional. Faça se achar interessante uma geleia mais firme.
- Passe para um pote limpo e estéril.
- Deixe esfriar antes de usar sobre tortas, bolos, sorvetes, torradas, bolachas, ....
⇒ O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá.
⇒ Existem mais de 500 espécies conhecidas de maracujá. O maracujá mais comum no Brasil é o azedo amarelo (cerca de 95% da produção), seguido do azedo roxo. O maracujá doce é encontrado em poucas regiões e seu comércio ainda é bem reduzido no nosso país.
⇒ O maracujá é fonte de vitaminas (A, C e do complexo B) e de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo).
⇒ Seu suco possui ação calmante e sedativa.
⇒ Existem estudos que comprovam que a farinha da casca do maracujá além de auxiliar no controle de peso, controla as taxas de colesterol ruim e de triglicérides por sua alta concentração de fibras.
⇒ Outros estudos mostram que o uso regular da farinha da casca do maracujá, ajudar a reduzir de 15% a 20% da glicose no sangue. Mas, quem é diabético não deve consumir mais do que quatro frutos por dia. O maracujá, como toda fruta, contém frutose. Acho que a frutose está na polpa, mas se você for diabética, confirme esta informação com seu médico e/ou nutricionista.
⇒ Outros estudos mostram que o uso regular da farinha da casca do maracujá, ajudar a reduzir de 15% a 20% da glicose no sangue. Mas, quem é diabético não deve consumir mais do que quatro frutos por dia. O maracujá, como toda fruta, contém frutose. Acho que a frutose está na polpa, mas se você for diabética, confirme esta informação com seu médico e/ou nutricionista.
DICAS PARA CONSERVAÇÃO DE SUA GELEIA:
O uso da geleia é bem diversificado:
- Rechear bolos, cupcakes, tortas, cheesecake.
- Como cobertura para sorvetes e cremes.
- Para adoçar e saborizar iogurtes naturais.
- Passar em pães, bolachas ou biscoitos.
- Sobre salada de frutas, panquecas doces.
Agora vou colocar os pés pra cima e curtir um domingo calmo e tranquilo com minha família, enquanto degusto uma taça de sorvete de creme com geleia de maracujá.
Tchau!
Beijão à todas e todos. Até a próxima receita.
Tchau!
Beijão à todas e todos. Até a próxima receita.
BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos e visitantes,
Teresa Cintra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!