Olá, como foram de festas?
Espero que a festa na virada do ano, tenha sido especial, com guloseimas deliciosas e companhias maravilhosas. Que o ano de 2017 nos traga muitas novidades e muitos encontros.
Minha primeira receita do ano tinha que ser especial, fácil e deliciosa.
MOLHO ACRIDOCE DE MANGA
Existem várias receitas do molho de manga (chutney) nos livros e internet. Basicamente é um molho que tem a manga como base, sendo aromatizada com especiarias e temperos, que conferem um sabor doce, azedo e picante.
Algumas receitas levam canela, outras cardamomo, cúrcuma, mostarda ou passas de uva. Mas, a maioria tem em comum a manga, o gengibre, o vinagre de maçã (ou vinho), a pimenta dedo de moça, a cebola, o alho, o sal e o açúcar (cristal, demerara ou mascavo). Outras frutas (abacaxi, maçã) e legumes (abóbora, abobrinha) também podem ser usados.
Para o molho de mangas, use mangas firmes e não muito maduras. Eu prefiro as sem fiapo (fibras) com a Kent, Palmer ou Maya. Mas, as mangas Keit, Tommy Atkins e Haden com poucas fibras e podem ser usadas sem prejuízo para a receita.
A quantidade de cada ingrediente irá depender do gosto de quem irá consumir. Se você gosta de mais picante é só aumentar a quantidade de pimenta. Mais azedo, coloque um pouco mais de vinagre. Mas doce, um pouco mais de açúcar.
E a textura irá depender da maneira de cortar os ingredientes. Pedaços graúdos ou miúdos irá deixar o seu molho mais ou menos pedaçudo. Eu prefiro quando o molho conserva pedaços dos ingredientes, mas que não sejam grandes. Prefiro picar tudo bem miudinho. É mais trabalhoso, mas o resultado compensa.
Algumas pessoas ao final do processo usam um mixer ou o liquidificador (pulsar) para obter um molho mais pastoso e uniforme.
Algumas pessoas ao final do processo usam um mixer ou o liquidificador (pulsar) para obter um molho mais pastoso e uniforme.
Como o tempo de cozimento é relativamente longo (1 hora de fogo brando) é importante estar atenta para não queixar o fundo. Minha recomendação é usar uma panela de inox de fundo grosso (triplo), mexendo ocasionalmente o molho. A medida que cozinha o caldo vai secando, mas é importante não deixar secar totalmente. Ao esfriar, o molho engrossa. Eu não adicionei água em nenhum momento do preparo. É só ficar atenta.
Uma vez pronto é só servir como entrada com torradas ou como molho para carnes assadas como peixes, aves, carne suína ou bovina.
No Natal de 2013, na casa de uma das minhas irmãs, provei um chutney de manga que simplesmente adorei. Os sabores bem equilibrado para o meu gosto. Praticamente ataquei a entrada que estava maravilhosa. Logo descobri quem tinha feito o chutney: A nora de minha irmã. Que, por sua vez, usou a receita de sua mãe. Amo receita de mãe para filha, tem gosto de tradição. Conseguir a receita foi super fácil. Mais fácil do que pensei, afinal era uma receita de família, mas elas (mãe e filha) prontamente repassaram e não se importaram que eu a divulgasse.
E é esta a receita que resolvi fazer para o meu Natal de 2016. É uma receita que rende bastante. Então, eu só fiz meia receita. Mas, estou postando a receita completa para vocês.
- 8 xíc/chá de manga picada (mais ou menos 4 unidades)
- 1 cebola grande picada
- 2 tomates grandes picados (sem semente)
- ½ pimentão verde sem semente picado
- ½ pimentão vermelho sem semente picado
- ½ pimentão amarelo sem semente picado
- ½ xíc/chá de gengibre picado
- 3 dentes de alho picado
- 1 pimenta dedo de moça picada
- ½ kg de açúcar cristal
- 1½ xíc/chá de vinagre de maçã
- 1 c/sopa de sal
- 150 g de passas de uva sem semente
MODO DE PREPARO:
- Descasque e pique as mangas em cubinhos bem miudinhos. Reserve.
- Descasque e pique a cebola em cubinhos. Coloque em uma panela de inox de fundo triplo.
- Descarte as sementes dos tomates e os pimentões verde, vermelho e amarelo, e pique tudo em cubinho. Coloque tudo na panela.
- Descasque o gengibre, corte-o em rodelas finas e depois em quadradinhos miúdos. Junte à panela.
- Faça o mesmo com o alho.
- Corte a pimenta dedo de moça ao comprido, descarte as sementes e pique bem miudinho. Coloque na panela.
- Adicione o sal.
- Acrescente as mangas picadas aos temperos da panela e misture.
- Junte o açúcar cristal e o vinagre de maçã.
- Mexa com uma colher.
- Leve a panela ao fogo brando e cozinhe por uma hora.
- Ao ferver, junte as passas de uva e mexa. Ou deixe para colocar as passas no final do cozimento. Dica: Se as passas forem muito grandes, corte-as ao meio.
- Desligue o fogo e passe o molho para uma vasilha de vidro ou potes. Tampe. Dica: A durabilidade irá depender do acondicionamento adequado. Use vidros previamente aquecidos e esterilizados.
- Se preferir o molho mais pastoso, use um mixer ou liquidificador (pulsar) até ficar na consistência desejada. Ao usar um mixer a cor do molho fica mais uniforme. Como eu gosto da consistência e visual mais rústico, deixei pedaçudo. Eu não usei o mixer. Além de visualizar boa parte dos ingredientes, o molho fica com um colorido mais diversificado.
- Deixe esfriar e coloque na geladeira até o momento de servir. Dica: Se você tiver usado frascos esterilizados, tomado todos os cuidados com a higiene dos utensílios e feito a pasteurização, não precisa colocar em geladeira. Armazene em um local fresco e sem luz.
Como eu fiz para as comemorações de final de ano, optei em não pasteurizar.
Sirva acompanhado de torradas ou como molho para o peru, chester, pernil ou outra carne assada. Também fica ótimo para acompanhar carnes grelhadas em churrascos.
Uma opção é colocar em pequenos potes, pasteurizar e presentear no Natal. Uma lembrança deliciosa e singela feita por você. Não tem como não encantar.
Esta receita serve também para chá de panela, encontros de amigos, aniversários e qualquer ocasião que mereça um mimo especial.
⇰PASTEURIZAÇÃO DOS FRASCOS:
- Coloque o chutney de manga em vidros esterilizados e aquecidos. Não encha até o topo, deixe um espaço mínimo de aproximadamente 0,5 cm até a borda do vidro.
- Bata em uma superfície lisa (forrada com um pano dobrado para evitar quebrar o vidro) para retirar bolhas de ar.
- Feche os vidros enroscando a tampa.
- Forre uma panela com pano de prato dobrado. Dica: O pano irá amortizar a vibração dos frascos na panela durante o processo. Não é panela de pressão.
- Coloque os frascos na panela e acrescente água suficiente que ultrapasse os vidros em 5 cm.
- Deixe a água levantar fervura, tampe e deixe por 10 minutos.
- Desligue o fogo e retire os frascos com um pegador e colocando-os sobre um pano dobrado.
- Deixe esfriar.
- Guarde em lugar fresco longe da luz.
Se vocês resolverem fazer, enviem as fotos para eu atualizar esta postagem. Não se esqueçam de colocar o nome ou apelido de vocês para a publicação.
Beijocas e até a próxima postagem que pode ser ARTES, GULOSEIMAS E COMPANHIA.
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
Teresa Cintra
que delicia
ResponderExcluir