Feijão verde é bem comum no Nordeste do Brasil. Uma boa opção para quem quer uma alimentação saudável e nutritiva com baixas calorias.
Em algumas regiões é conhecido como feijão-de-corda.
Em algumas regiões é conhecido como feijão-de-corda.
Nas feiras livres, o feijão verde, pode ser comprado em vagens ou já debulhado (fora das vagens). Se for em vagens, ele é vendido por "molhos de vagens" e você terá que debulhar os grãos em casa. Uma trabalheira bem grande. Já o debulhado na feira é vendido por lata e não por peso. Isto mesmo, o feirante usa uma lata ou caneca grande para medir e cobrar o feijão. A lata ou caneca não é padrão, cada feirante tem a sua. Portanto, as medidas são bem variadas. Coisa só vista em feira livre. Um mundo à parte.
Nos supermercados, ele, o feijão verde, ocasionalmente dá o ar de sua graça. Mas, pode ser encontrado nas prateleiras de verduras e legumes. Lá, ele é encontrado em sacos plásticos, já debulhados e vendidos por peso e nunca por lata ou caneca.
INGREDIENTES:- 1/2 Kg de feijão verde
- 1 cebola média picada
- 1/2 maço de cheiro verde (cebolinha + coentro ou cebolinha + salsa)
- 1/2 pimentão verde picado
- 1 tomate sem sementes cortado em cubo (eu não usei)
- 3 folhas de louro
- 2 dentes de alho amassado ou picado (se preferir use frito)
- 1 pitada de páprica vermelha
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Escolha o feijão retirando os que estiverem danificados e detritos. Mesmo que o feijão aparente estar limpo, sempre se encontra alguns estragados. Selecione para o uso apenas os feijões bem verdinhos e sem furos ou manchas.
Dica: Produtos orgânicos como não são pulverizados com inseticidas e outros agrotóxicos, podem vir com algumas surpresas. Eu fui brindada com a presença de uma pequena lagarta de feijão, a lagarta da vagem de feijão (acho que é este o nome). São lagartas que se alimentam, inicialmente das flores e brotos de feijão. Ao perfurarem as vagens, passam a se alimentar das sementes imaturas (verdes). Nos feijões secos é comum o caruncho.
- Lave bem o feijão em água corrente e escorra-o. Dica: O feijão verde dispensa o tempo de molho.
- Em uma panela pressão pequena coloque o feijão e todos os demais ingredientes. Se não gostar de algum tempero é só retirar ou substituí-lo por outro de seu gosto. Não exagere no sal, o líquido irá ser reduzido e poderá ficar salgado. Dica: Eu gosto de colocar todos os temperos para não precisar usar óleo para fritá-los. Mas, se você preferir, cozinhe apenas o feijão com sal e, à parte, faça um refogado com os temperos em um pouco de óleo. Veja abaixo nas formas de preparar e servir o feijão verde.
- Cubra tudo com água. Como o feijão verde não está seco (desidratado) não precisa de muita água, apenas o suficiente para encobrir os grãos e demais temperos. Além disto, o caldo não engrossa como outros feijões secos. Dica: Eu fico com medo de queimar o feijão e sempre coloco um pouco a mais. Prefiro escorrer após o cozimento do que perder o feijão.
- Tampe a panela de pressão e leve ao fogo alto.
- Assim que começar a ferver, diminua o fogo e conte 08 a 10 minutos.
- Após o tempo de cozimento desligue o fogo e coloque a panela na cuba da pia. Deixe um fio de água fria escorrendo sobre a mesma para agilizar o esfriamento.
- Abra a panela (somente quando sair todo o vapor).
- Prove o sal e se necessário acrescente um pouco mais.
- Sirva o seu feijão verde, como guarnição no almoço, bem quente. Coloque-o em uma travessa com pouco caldo. Decore com um raminho de coentro ou salsa.
FORMAS DE PREPARAR E SERVIR O FEIJÃO VERDE:
- Feijão verde tradicional: Cozido conforme a receita acima, como guarnição para acompanhar carnes assadas, carne de sol, galinha caipira, galinha assada e outras carnes de seu gosto.
- Feijão verde refogado: cozinhe apenas o feijão com sal e as folhas de louro. Reserve. Em uma panela coloque um fio de óleo (ou azeite) e frite o alho. Junte as cebolas, o pimentão. Assim que a cebola ficar levemente transparente, acrescente o tomate e refogue um pouco. Tempere a gosto com sal, pimenta do reino e a páprica. Refogue um pouco, se julgar necessário acrescentar algum líquido, use a própria água do cozimento do feijão. Junte ao refogado o feijão já cozido, e o cheiro verde picado. Deixe ferver um pouco e sirva.
- Salada de feijão verde: Cozido (água e sal) e escorrido para ser usado em saladas. Substitui o grão-de-bico, a lentilha ou outro grão.
- Feijão verde com creme de leite ou requeijão: Cozinhe conforme a receita acima. Imediatamente antes de servir, com o feijão bem quente, acrescente creme de leite ou requeijão cremoso. Misture e sirva em seguida.
- Vinagrete de feijão verde: Cozinhe o feijão verde em água e sal. Escorra. Misture os grãos de feijão escorridos com tomate em cubo, pimentão picado, cebola picada, cebolinha picada, coentro picado (ou salsa). Tempere com azeite, vinagre, um pouco de água e sal. Boa opção para churrascos e carnes assadas.
IMPORTANTE SABER:
1- Se você comprou o feijão verde, mas não pretende prepará-lo no mesmo dia, não tem problema. Basta aferventar (branquear), escorrer, ensacar e guardar na geladeira ou mesmo congelar no freezer. Para branquear o feijão verde: coloque água em uma panela e leve ao fogo até começar a borbulhar. Coloque o feijão e deixe por alguns minutinhos (3 minutos é o suficiente). Escorra e dê o choque térmico com água fria (não é gelada) corrente. Escorra bem e ensaque retirando o ar ao máximo que conseguir.
Mas, eu recomendo que cate (escolha) o feijão antes de branquear para retirar as impurezas, sujeiras e lagartas. Sempre etiquete os sacos com a data.
Mas, eu recomendo que cate (escolha) o feijão antes de branquear para retirar as impurezas, sujeiras e lagartas. Sempre etiquete os sacos com a data.
2- Não tem panela de pressão ou prefere uma panela comum? Não tem importância. Faça do mesmo modo. Apenas o tempo de cozimento será maior. Ao invés de 10 minutos você irá precisar de 30 minutos para cozinhar o seu feijão verde. Durante o cozimento verifique se a água precisa ser completada. É que na panela comum a evaporação é maior. Use sempre água fervendo se for necessário acrescente um pouco mais.
3- Na hora de comprar o feijão verde, em feiras ou
supermercados, procure por grãos firmes e brilhantes, evitando os que são
frágeis ou que apresentam furos ou a pele murcha e manchada. A cor do feijão verde pode ser bem verde, verde claro ou verde arroxeado.
4- Feijão verde tem baixo teor de gorduras e calorias, é isento de colesterol e rico em água e fibras. É fonte de vitaminas e minerais, como vitamina A (Retinol), B2 (Riboflavina), B6 (piridoxina), C, K; ácido fólico, cálcio,
silício, ferro, manganês, potássio e cobre. Resumindo é gostoso, nutritivo e saudável. Um bom motivo para comer mais feijão verde.
Se gostaram, não deixem de fazer e compartilhar.
Se gostaram, não deixem de fazer e compartilhar.
Mil bjs carinhosos e até a próxima postagem.
Obrigada pela visita.
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
Teresa Cintra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!