Eu e minhas caixinhas. Adoro!
Minha filha disse que é uma mania minha, que não posso ver uma caixinha que quero cobrir ou pintar. kkkkkkkkkkkkkkk. Acho que ela tem razão. Só não faço mais por falta de tempo.
Mas, não é só caixas que adoro, tem também as latas, garrafas..., e tantas outras maravilhas que podem ser transformadas e virar peças de destaque e decoração. E o custo é bem baixo, basta alguns materiais e sobras de outros trabalhos, e aparece uma nova peça com um toque pessoal seu aqui e acolá.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
Minha filha disse que é uma mania minha, que não posso ver uma caixinha que quero cobrir ou pintar. kkkkkkkkkkkkkkk. Acho que ela tem razão. Só não faço mais por falta de tempo.
Mas, não é só caixas que adoro, tem também as latas, garrafas..., e tantas outras maravilhas que podem ser transformadas e virar peças de destaque e decoração. E o custo é bem baixo, basta alguns materiais e sobras de outros trabalhos, e aparece uma nova peça com um toque pessoal seu aqui e acolá.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- Caixa em MDF
- Guardanapo para decoupagem com o tema a seu gosto
- Lixa fina para madeira.
- Tinta latéx ou acrílica na cor branca
- Tinta acrílica na cor desejada ou prepare sua tinta com corante em gotas e tinta branca.
- Cola branca extra forte rótulo azul ou termolina caseira
- Um pincel fino e outro largo
- Um rolinho de espuma
- Recipiente com água para lavar os pinceis
- Lixa d'água
- Plástico grande, jornal ou outro material para forrar a mesa de trabalho. Eu uso uma velha cortina do tipo blackout que guardo para estas ocasiões
- Pedaço de pano de limpeza
- Um pedaço de saco plástico (limpo e seco)
- Verniz acrílico a base de água
- Feltro adesivo (basta uma unidade na dimensão 3x3 cm cortado em quatro.)
- Forre sua mesa de trabalho ou bancada com plástico ou jornal. Dica: eu uso um cortina tipo blackout velha para este fim.
- Lixe a caixinha tirando as rebarbas e irregularidades da madeira.
- Limpe bem com o paninho, tirando toda a poeira e pó da madeira.
- Passe duas demão de tinta branca com o rolinho de espuma em toda a caixa (exterior e interior), intercalando um período entre elas para secagem. Dica: Se você for do tipo apressada (como eu) use um secador de cabelos para agilizar o processo.
- Pinte a caixa com a cor escolhida. Como o meu guardanapo era floral (margaridas), escolhi uma cor que combinasse com o mesmo. Verde.
Dica 1: Eu preparei minha própria tinta misturando tinta látex branca com corante líquido a base de água. A tinta eu usei um resto que tinha sobrado da última pintura de um pequeno apartamento. A cor e marca do corante fica por sua opção. Eu usei da marca Coral.
- Abra o guardanapo escolhido sobre uma superfície. Corte-o um pouco maior que a tampa (área onde será colado).
- Separe as camadas do guardanapo com cuidado. São três camadas bem finas e frágeis. Você irá usar apenas a que contem a estampa.
- Hora de colar o guardanapo na caixa: Colei o guardanapo apenas na tampa da caixa. Passe com um pincel largo a cola diluída a 50% sobre a superfície escolhida.
- Depois era só colocar a figura em cima com cuidado para não rasgar ou enrugar. Coloque o mais esticado possível
- Retirando as rugas e bolhas: Sobre o guardanapo recém-colocado, passe um rolinho de espuma com cuidado. Faça movimentos firmes com leve pressão, mas sem usar de muita força ou irá rasgar o papel. Ou se preferir: Sobre o guardanapo ainda úmido de cola, coloque aquele pedaço de saco plástico que estava separado e com o paninho ou um rolinho de espuma, faça movimentos circulares de dentro pra fora do desenho. Movimentos suaves, porém firmes. Desta forma você irá evitar ou pelo menos minimizar as rugas e bolhas no papel. Retire o plástico com cuidado.
- Deixe secar bem.
- A parte excedente do papel não deve ser cortada, cole-a primeiro e depois que secar bem use uma lixa fina para raspar o excesso de papel.
O resultado final fica melhor que usar tesoura.
- Com um pincel largo e macio passe a cola diluída a 50% (metade cola e metade água) por cima do guardanapo, sempre com movimentos suaves até cobrir todo o papel.
- Deixe a cola secar bem para dar prosseguimento ao trabalho. Não se assuste com a cor esbranquiçada da cola sobre o papel. Depois que secar, irá ficar transparente.
- Avalie seu trabalho e faça as correções que julgar necessário. Eu achei que o verde claro estava muito apagado e resolvi avivá-lo um pouco mais. Acrescentei mais corante verde e amarelo na tinta e dei mais uma demão na tampa e parte interna da caixa.
- Não deixe de escolher um local para a sua assinatura.
- Hora de finalizar o trabalho com o verniz acrílico ou goma laca incolor. Passe pelo menos duas camadas, sempre intercalando secagem. Dica: O verniz é de suma importância para proteger o trabalho e facilitar futuras limpezas na caixinha, e deve ser passado em toda a caixa e não apenas sobre o guardanapo. No comércio e lojas de artesanato existem várias opções de marcas: Diara, Gato Preto, Acrilex e outras. Escolha a que melhor lhe agrada ou que esteja mais acostumada.
- Para evitar que a caixa venha a arranhar os móveis, coloque pequenos pedaços de feltro adesivos na parte de baixo.
IMPORTANTE: Para limpar a caixinha no dia-a-dia utilize apenas um paninho úmido. Nunca use material abrasivo sob o risco de danificar a decoupagem e a pintura.
Obrigada pela visita!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!