Translate

Menu

quarta-feira, 11 de junho de 2014

PÃOZINHO RECHEADO OU ENROLADINHO DE SALSICHA

Com a mesma massa é possível fazer uma variedade de pãezinhos.  Basta mudar o recheio, a forma de cortar e moldar a massa.
pão recheado; pão caseiro;
Esta receita é super, ultra maravilhosa. O pãozinho fica bem leve e de sabor suave o que nos permite poder usar recheio doce ou salgado.
Copiei esta receita de um dos grupos de culinária do Facebook e fiz alguma pequenas modificações. Infelizmente, esqueci de anotar o nome da pessoa responsável pela sua postagem. Minhas sinceras desculpas.
INGREDIENTES:
Para a levedura:
  • 10g de fermento biológico seco (1 envelope)
  • 1 c/sopa de açúcar
  • 1 xíc/chá de água morna
DICA: Você pode trocar o fermento biológico seco (em pó) pelo fermento biológico fresco (em tablete de 15g). É o mesmo fermento só que com apresentação diferente. Neste caso 10g de fermento biológico seco corresponde a 3 tabletes de fermento biológico fresco.

Para a massa:
  • Levedura pronta
  • 1 xíc/chá de leite
  • 2 ovos médios
  • 3 c/sopa de óleo
  • 2 c/sopa de manteiga
  • 2 c/sopa de queijo parmesão ralado (se for usar recheio doce, não coloque o queijo na massa)
  • 1 c/chá cheia de sal
  • 1 Kg de farinha de trigo (aproximadamente)
  • 1 gema de ovo para pincelar
  • Queijo parmesão ralado para polvilhar os pãezinhos
MODO DE PREPARO DA MASSA:
- Prepare a levedura:
Com fermento biológico seco: Em uma pequena vasilha misture o fermento, o açúcar e a água morna (temperatura suportável e agradável ao toque). Deixe descansar até que forme a levedura por 5 a 10 minutos. Fica com um aspecto espumoso. Reserve.
Com o fermento biológico fresco: Em uma vasilha coloque o fermento e o açúcar. Mexa e quando o fermento começar a ficar líquido, junte a água morna. Deixe descansar até que forme a levedura por 5 a 10 minutos. Fica com um aspecto espumoso. Reserve.
ATENÇÃO: A água não pode ser quente ou fervendo, senão você vai "matar" os fungos presentes no fermento biológico. Verifique a temperatura que deve ser agradável ao toque, similar a temperatura da água ao fazer as unhas. (rsrsrsrsrsrsrs). 
DICA: Algumas pessoas, quando usam o fermento biológico seco, não fazem a levedura. Usam o fermento direto na massa. Mas, eu sou do tipo tradicional. Além disto, a massa cresce mais rápido se tiver sido feito a levedura anteriormente. Caso você faça a opção por não fazer a levedura com o fermento biológico seco, coloque todos os ingredientes na massa da receita (fermento, açúcar e água morna). Já o fermento biológico fresco deve-se fazer a levedura sempre que for usado. 
- Em uma vasilha (eu tenho uma bacia apenas para massas) coloque o leite, os ovos inteiros, o óleo, a margarina e por último a levedura. Mexa com uma colher.
- Junte metade da farinha de trigo (500g). Mexa com uma colher.
- Acrescente o sal e o queijo parmesão ralado e vá colocando o restante da farinha aos poucos.
DICA: o sal não deve ser colocado na mesma hora que a levedura, pois ele inibe o desenvolvimento da fermentação. Por isso o sal é colocado apenas depois de introduzir parte da farinha de trigo. Para evitar o contato direto com a levedura.
- A medida que a massa começa a ficar "pesada" e difícil de ser misturada com a colher, passe a usar as mãos. 
- Quando a massa ficar levemente pegajosa passe-a para o balcão polvilhado com farinha. Sove a massa até ficar elástica e macia.
- Passe a massa para a vasilha ou bacia e cubra o recipiente com uma toalha (limpa e seca) ou filme plástico. Deixe descansar até dobrar de volume (20 a 30 minutos se o dia estiver quente. Em dias mais frios o tempo será maior).
DICA: A massa de pão não gosta de correntes de ar e nem de frio. Deixe-a descansando em lugar protegido e aquecido. Se sua cozinha é muito ventilada mesmo fechando a janela, coloque a vasilha dentro do forno ou do microondas, ambos desligados.
- Prepare os recheios a gosto. Minha sugestão é salsicha e queijo com presunto.

RECHEIO DE SALSICHA:
  • 1 pacote de salsicha de qualidade cortada do tamanho desejado. 
DICA: Eu cortei cada salsicha em 3 partes. Isto irá depender do tamanho do enroladinho que você quer. Usei do tipo longuette (25% maior que as salsichas tradicionais). Você pode usar a que melhor lhe agradar, do tipo aperitivo, normal ou longuette. Se você usar a do tipo aperitivo nem precisa cortar. Se achar que ainda ficou grande, corte ao meio no sentido do comprimento.

RECHEIO DE QUEIJO MUZARELA E PRESUNTO:
  • 150g de muzarela em barra ou fatia
  • 150g de presunto em barra ou fatia 
  • 1 c/sopa de queijo parmesão ralado
- Rale o queijo muzarela com um ralo grosso (se em barra) ou pique-o em pedaços pequenos (se em fatia).
- Rale o presunto com um ralo grosso (se em barra) ou pique-o em pedaços pequenos (se em fatia).
- Coloque em um recipiente e junte o queijo parmesão ralado.
- Misture tudo. Reserve.

PREPARE OS PÃES:
ENROLADINHO DE SALSICHA:
- Corte uma porção da massa e abra-a com um rolo de cozinha sobre um balcão enfarinhado. Fica muito mais fácil se você abrir a massa por partes. Caso tenha espaço e "braços" nada impede que você abra toda a massa de uma única vez. Fica a seu critério.
- Para os enroladinhos corte tiras na massa. O comprimento da tira deve ser o suficiente para enrolar o pedaço de salsicha.
 - Enrole as salsichas com as tiras.
 DICA: Você pode cobrir ou deixar as pontas das salsichas aparentes. Eu acho mais charmoso o enroladinho com a ponta à vista.
- Coloque os enroladinhos de salsicha em um tabuleiro (assadeira) polvilhada com farinha de trigo.
- Pincele os enroladinhos com gema de ovo e polvilhe queijo ralado.
- Deixe os enroladinhos crescer um pouco antes de assar.
 - Asse em forno pré-aquecido a 200ºC até dourarem, aproximadamente 30 minutos.
 - Deixe os enroladinhos esfriarem sobre uma grade fora do forno.
enroladinho de salsicha; pão caseiro
PÃEZINHOS DE QUEIJO E PRESUNTO:
- Abra a outra parte da massa sobre o balcão enfarinhado com um rolo.
- Corte rodelas de massa usando um cortador redondo ou uma xícara.
DICA: O tamanho do pãozinho pode ser definido pelo tamanho das rodelas. Caso queira pãezinhos menores, use uma xícara de cafezinho ou um cortador pequeno. A xícara que usei foi de chá.
- Coloque um punhado do recheio na palma da mão e amasse formando uma bolinha.
- Coloque a bolinha do recheio no centro da massa.
- Junte as bordas da massa e forme uma trouxinha. Aperte bem para fechar. Deixe o mais próximo possível de uma bolinha. O queijo muzarela derrete e se o pão não estiver bem fechado irá vazar ao assar.
- Coloque a trouxinha na assadeira (ou tabuleiro) polvilhada com farinha de trigo. É importante que a parte da união das bordas fique para baixo. Assim o pãozinho ficará com um aspecto mais bonito.
- Cubra o tabuleiro com um pano de prato limpo e deixe descansar até aumentar o tamanho (20 a 30 minutos em lugar quente). Pincele com ovo e polvilhe com queijo parmesão ralado.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 30 minutos. O tempo pode variar de acordo com o forno. Quando faltar 5 minutos para completar o tempo dê uma olhada pelo visor do forno. Se os pãezinhos estivem dourados, retire-os do forno.
PÃOZINHO RECHEADO
- Deixe os pãezinhos esfriarem na própria assadeira ou sobre uma grade.
pão caseiro;
RENDIMENTO: 60 enroladinhos de salsicha ou 50 pãezinhos de queijo e presunto. Tamanho médio. Eu fiz metade da massa de enroladinhos de salsicha (30 unidades) e com a outra metade eu fiz os pãezinhos (25 unidades). Minha filha levou uma parte para uma festinha de uma colega do colégio e ainda ficamos com uma parte bem generosa.
pão caseiro;
PÃO RECHEADO; pão caseiro;
Vejam como o pãozinho com queijo e presunto fica por dentro. O queijo muzarela derrete e forma um espaço oco coberto com o queijo. Quentinho com um cafezinho é uma delícia!!!
pão recheado; pão caseiro;
VARIANDO:
Pão com especiarias e ervas finas: Junte 1 a 2 colheres de sopa de ervas frescas ou secas à mistura. Pode ser um mix de cebolinha, orégano, manjericão, tomilho... O que quiser. 
Na receita dos pães abaixo eu substitui o óleo da receita por ervas conservadas no azeite (http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/01/temperos-verdes-e-sua-conservacao.html). Mantive a mesma proporção da receita. 3 c/sopa de azeite no lugar de 3 c/sopa de óleo. Acrescentei ainda manjericão seco e um pouco de orégano. Não esqueça do queijo parmesão ralado.
Se você preferir coloque apenas orégano, Isto dará um sabor especial de pizza que os adolescentes adoram. Quem gostar de um sabor mais picante pode acrescentar pimenta moída a gosto.
Depois que a massa cresceu, eu a dividi em 3 partes.
- Em uma parte da massa, eu fiz os enroladinhos de salsicha.
- Na segunda parte, eu fiz trouxinhas também recheadas com salsicha. Apenas uma nova forma de apresentar o pãozinho. Basta cortar a massa em quadrados, colocar a salsicha no meio e puxar as pontas para o meio, envolvendo a salsinha. Pincele com ovo, deixe crescer um pouco e asse em forno pré-aquecido. Para facilitar o trabalho a salsicha deve ser cortada em um tamanho menor que o enroladinho. Uma salsicha dá 3 a 6 trouxinhas dependendo do tamanho da mesma.
pão caseiro;
PÃO RECHEADO; pão caseiro
- Com a terceira parte, eu resolvi fazer um pão sem recheio. Fiz dois rolos de massa e enrolei um no outro. Coloquei em uma forma de bolo inglês (10 x 24cm) e assei depois de crescer. Dá para perceber as ervas na massa. O pão inteiro sem recheio fica ótimo para comer as fatias com manteiga, requeijão, patê, azeite...
pão caseiro;
A massa com erva e azeite no lugar do óleo fica maravilhosa. Foi algo que deu super certo e eu recomendo. Naturalmente que se o objetivo for pão doce não use esta variação e nem coloque o queijo parmesão ralado.

Pãozinho quentinho saído do forno é tudo de bom. Mas esta massa não é boa apenas no dia. No dia seguinte estava macia e fresca como no dia em que foi assada. Não sei quando tempo o pãozinho dura depois de assado. Aqui em casa ele não passa de 3 dias (no máximo). No quarto dia não há um único pãozinho para contar história. Então nem me perguntem sobre durabilidade que este teste não consegui concluir. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
pão caseiro;
Espero que vocês tenham gostado da receita de hoje.

BOM APETITE!!!

Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

25 comentários:

  1. Sou apaixonada por pães e os seus ficaram bem apetitosos. Deu uma fominha...hummmmmm
    bjs
    Edi

    www.meuladoarteiro.blogpsot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite e faça a receita. Garanto que será sucesso em sua casa.
      Como vc, também sou apaixonada por artesanato e reciclagem. Amei o seu blog, muitas ideias legais. Sucesso sempre.
      Bjs e obrigada pela visita.

      Excluir
  2. Eu fiz e ficou maravilhoso... igualzinho, fez sucesso aqui em casa não deu tempo nem de tirar foto hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha dado certo. Aqui em casa é o pão mais apreciado. E o melhor é a facilidade e rapidez de preparo. Já fiz pão que precisou de 2 horas só para crescer. Bjs e obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Hoje irei fazer para o lanche da tarde ,para comer assistindo o jogo do Brasil espero que assim como na sua casa aqui faça sucesso também.Obrigada por passar sua experiencia para todos.

    ResponderExcluir
  4. Clarissa, eu só vi o seu comentário hj, culpa do jogo. rsrsrsrs. E aí, fez os pãezinhos? Como ficaram? É uma boa opção para estes eventos.
    Obrigada pela visita, um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Amei esta receita e suas diversas variedades. Quando eu fizer te falo.

    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça sim, Tânia. Eu vou ficar aguardando notícias.
      Obrigada pela visita. Bjs.

      Excluir
  6. Receitas maravilhosas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Posso fazer com farinha D.Benta o Boa Sorte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, medeiros.
      Use a farinha de sua preferência. Gosto das duas marcas que você falou. Nunca tive problemas com elas, apenas peneire antes de usar.
      Depois me diga como ficaram.
      Boa sorte!

      Excluir
  8. Vou testar ! Quero fazer no niver do meu filho de 2 anos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosali, não deixe de fazer. Será sucesso entre as crianças. Bjs e parabéns ao pequeno.

      Excluir
  9. Amei! bem explicadinho pra mim q nunca fiz um pão na vida, kkkk, to procurando receitas salgadas q não sejam frituras pq meu filho adora salgados e eu achava q era muito mais dificil fazer, vou testar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sol.
      Fazer pão em casa é bem mais fácil do que parece. E esta receita é bem prática e rápida (se comparada a outras receitas que precisam de muito tempo de descanso). O recheio você pode variar, criando pães novos.
      Teste e depois conte a sua experiência.
      Um abraço e obrigada pela visita.
      TCintra

      Excluir
    2. Fiz ontem mesmo, como aqui ta meio friozinho e foi minha primeira vez, levei a tarde toda, kkkkk ms ficaram uma delícia e rendeu bastante, deu 90 pãezinhos, cortei com uma caneca de chá e recheei de queijo e presunto! Muito obrigada pelas dicas!

      Excluir
    3. Que bom que vc gostou. Esta receita é maravilhosa de se trabalhar e pode-se fazer vários tipos de pãezinhos com ela.
      Fico contente em ter ajudado.
      Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  10. Fiz e amei! Ficaram lindos e saborosos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Letícia.
      Esta receita agrada bastante e é fácil de fazer.
      Você pode fazer com ou sem recheio. E, a forma e recheio podem ser variados criando novas versões do pão.
      Um abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
  11. Parabéns querida!!!
    Amei casa explicação... tudo parece delicioso!

    Tenho formação técnica em Enfermagem do Trabalho, Atualmente faço Licenciatura em Artes Visuais e sou professora de artesanato...rsrs
    Tambem amo reciclagens e adoro fazer coisas gostosas na cozinha para meus filhotes e amigos!

    Estou te seguindo nó Google... tem cada álbuns mais lindo que o outro lá!!!

    Vou fazer esse pão com salsicha hoje à tarde...rsrs
    Grata.
    Beijos!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida.
      E aí? Fez o pão? Adoro esta receita é bem versátil.
      Não deixe de ver outras no blog.
      O meu pão mais recente é o com abóbora. Fica delicioso e a cor é maravilhosa.
      Visitei o seu blog. Tem coisas muito legal lá. Parabéns e sucesso sempre.
      Bjs e obrigada pela visita.

      Excluir
  12. Bom dia vou fazer hoje assim k terminar eu aviso OK obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, peguei essa receita aqui a 5 anos, faço sempre, TODOS aqui em casa amamos, massa leve e saborosa. Parabéns e obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Eu também adoro esta receita. Fico muito feliz em saber que outras pessoas a estão usando.
      Obrigada pelo retorno.
      Volte sempre.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!