Muitas vezes temos objetos simples em casa com valor sentimental. Seja por ter sido adquirido em uma viagem ou por ser uma lembrança de amigos ou familiares.
Minha sogra tinha um pequeno quadro tipo porta-chaves que, com o tempo, sofreu algumas avarias. Eu resolvi tentar recuperá-lo. Normalmente, em uma restauração procuramos manter a originalidade do objeto no formado, cores e adereços. Mas, como não se tratava de um objeto considerado antiguidade ou vitage, eu fiz algumas alterações no sentido de melhorar visualmente. Naturalmente, mantendo as peças mais importantes do quadro. No final, achei que o resultado ficou melhor do que eu esperava. O que vocês acham?
Além da ação do tempo e umidade, o quadro sofreu uma queda e ficou bastante danificado. O quadro ficava na área de serviço e o seu fundo, que era de eucatex (MDF), sofreu com a ação da umidade durante a limpeza do espaço. Provalmente, durante a faxina e limpeza da cerâmica da parede, não se preocuparam em retirar o quadro ddo lugar. O eucatex absorveu a umidade e inchou criando bolor.
Não era mais um caso de simplesmente colar as peças. Precisava de uma intervenção mais drástica e permanente. Então, eu me ofereci para recuperar o pequeno porta-chaves. Não pelo valor financeiro, mas pelo apelo sentimental.
Para isso, eu desmontei todo o quadro, peça por peça. Primeiro, destaquei o fundo do restante da moldura.
O fundo eu tive que substituir. Para evitar que fosse novamente danificado, eu optei em não usar MDF. Usei uma bandeja de isopor que cortei do tamanho desejado, usando o original como medida. Sobre o isopor colei papel branco de guardanapo de decoupagem (aquela parte sem desenho que retiramos ao fazer decoupagem). Sim, eu reciclo inclusive este papel que normalmente é descartado. Usei cola branca para a colagem. Depois de seco resolvi pintar o fundo de azul para destacar mais as peças. Poderia ser bege ou outra cor, mas achei que o azul deixaria mais alegre. Deixei secar bem.
As peças de biscuit estavam inteiras e não precisei substituí-las. Fui descolando do fundo com cuidado para não quebrá-las.
Depois, lavei cada peça para retirar a sujeira e restos de cola e MDF.Fiz o mesmo com a pele do "chef" que praticamente era da mesma cor do avental.
A moldura do quadro maior eu colei com cola para madeira.
Mantive os ganchos originais, apenas repitei da mesma cor (preto). Aproveitei para lixar a madeira e preenchi com massa para madeira onde havia algumas imperfeições. Dica: caso você não tenha massa para madeira pode usar uma mistura de serragem e cola branca (ou cola madeira). Depois de secar bem é só lixar com uma lixa fina própria para madeira. Dica 2: na falta de serragem ou massa para madeira, serve massa epoxi, papel machê, massa de biscuit, ..., enfim, qualquer coisa que dê para preencher as imperfeições e buracos existentes. Afinal, é apenas uma peça decorativa que não deve receber água ou pressão. Apenas procure nivelar o melhor possível e deixe secar bem antes de lixar.
Encaixei o fundo na moldura e colei cada peça em seu devido lugar. Procurei deixar a "prateleira com vasos" mais reta. Antes da restauração, ela estava bem inclinada. Parecia que ia cair. Os quadros também ficaram muito melhores (modéstia à parte. kkkkkk).
Reparem no fundo antes e depois da conclusão da restauração. Acho que a mudança de cor da "parede" fez muita diferença.
Deixei secar bem.
Finalizei com verniz spray fosco para proteger o quadro.
E este foi o resultado final.
Mais uma peça salva do abandono e lixo. Um trabalho pequeno e simples, mas com grande satisfação pelo resultado final.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!