Translate

Menu

terça-feira, 14 de novembro de 2023

Vaso natalino com silueta - Família Sagrada

Mais um trabalho de transformação de garrafa de vidro em vaso. Novamente, a temática é o Natal. Mas, esta técnica pode ser usada com outras siluetas. 

Materiais necessários:
  • garrafa de vidro transparente cortada na altura desejada;
  • lixas
  • álcool líquido (96 ou 70 %);
  • pano de limpeza;
  • tinta esmalte vitral vermelho;
  • Solvente para esmalte vitral (ex: aguarrás mineral)
  • tinta lousa preta;
  • tinta metálica dourada;
  • areia branca lavada e seca;
  • cola branca extra forte;
  • desenho com silueta do presépio;
Passo-a-passo (PAP):
  1. Providencie o corte de algumas garrafas. O primeiro passo é marcar a altura desejada para o corte. Use uma caneta permanente e?ou cortador de vidro para riscar. Dica: Como queremos deixar a garrafa um pouco translúcidas para ter a opção de colocar uma vela em seu interior, é importante que a garrafa seja transparentes.
    Use a técnica de corte de sua preferência. Cordão embebido em álcool e fogo. Girando a garrafa sobre uma vela acessa. Uso de cortadores de garrafa. Ou leve as garrafas marcadas ao vidraceiro. Após o corte, lixe a borda do vaso para eliminar o risco de corte acidental. Dica: Não  precisa arredondar as bordas se for fazer algum acabamento com massa, cordão ou outro tipo. O que foi o meu caso.
  2. Passe álcool nas garrafas para retirar qualquer sujidade ou gordura da superfície. Dica: álcool líquido. Não use álcool em gel.
  3. Escolha a cor de sua preferência de esmalte vitral. Dica: Como é um vaso com motivo natalino eu escolhi o vermelho. Mas, poderia ser azul ou outra cor.
  4. Passe 2 a 3 camadas de tinta esmalte vitral intercalando o tempo de secagem. Use um pincel de cerdas macias. Pinte inclusive o fundo. Dica: Mude a direção do pincel a cada camada para não marcar muito. Ex: 1ª camada: pinceladas horizontais. 2ª camada: pinceladas verticais. 3ª camada: pinceladas horizontais.
  5. Desenhe ou escolha na internet a silueta a ser pintada. Dica: eu escolhi na internet é só pesquisar "siluetas natalinas" que aparecem várias opções. Depois, é só imprimir a figura.
  6. Encaixe o papel dentro do vaso com o desenho de encontro ao vidro. Não precisa transferir o desenho. Apesar do esmalte vitral não ser tão transparente como o verniz vitral, ele não cobre totalmente a superfície e permite ver o desenho com perfeição.
  7. Use a tinta lousa preta para contornar e preencher o desenho. Espere a primeira camada secar bem. Dica: a tinta lousa seca bem rápido. Se preferir pode usar a tinta esmalte vitral preta. A diferença é que tinta lousa fica fosca e o esmalte vitral brilhante. Eu acho interessante o desenho fosco sobre o fundo brilhante.
  8. Passe uma segunda camada de tinta lousa preta sobre o desenho. Com a tinta metálica dourada, pinte os raios do berço.
  9. Para o acabamento da borda eu usei cola branca extra forte e areia branca. Faça 2 a 3 camadas com intervalo de secagem. Ao final, com a cola bem seca, passe uma camada de cola ou verniz vitral para reforçar a colagem. Dica: eu queria um acabamento bem rústico. Mas, se preferir pode usar cordão, massa de biscuit ou durepoxi para fazer o acabamento. 
  10. Com a tinta metálica dourada e o cabo de um pincel pinte bolinhas no vaso. Mas, não no interior do presépio.
  11. Analise o trabalho terminado e faça as correções necessárias.
Trabalho finalizado. Use como preferir na decoração natalina de sua casa. 

Gostaram da dica de hoje? Se sim, façam e compartilhem.
Aos meus amigos, visitantes e familiares, eu desejo “FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO” repleto de muita paz, harmonia, prosperidade, saúde, sucesso e bênçãos! Abraço apertado a todos vocês.
Beijocas e até a próxima postagem que pode ser arte, guloseima ou companhia (passeios, viagens, pensamentos, ...). 😘😘😘😘
BOM TRABALHO!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra
Outros trabalhos do blog relacionados com o Natal:










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!