Este ano não fiz o encontro em minha casa e nem tampouco viajamos. Passamos a noite de natal na casa de minha sogra que preparou uma pequena ceia de Natal com muito carinho.
Para esta ocasião fiz um pequeno bolo amanteigado de baunilha, recheado com mousse de morangos e decorado com chantilly e geleia de morangos.
Para o mousse e a geleia, eu usei morangos congelados. Na decoração, além do chantilly e da geleia de morangos, usei alguns morangos frescos (in natura).
Parece brincadeira, mas no Nordeste comprar morangos congelados é mais barato do que comprar os frescos. Além do preço, o fator de qualidade também conta. Normalmente, os congelados são selecionados, mais vermelhos e graúdos.
Os morangos in natura, para chegarem firmes e inteiros no Recife, são colhidos precocemente. Como os morangos não continuam a amadurecer após serem colhidos, perdem no tamanho, na cor e no sabor. Sua durabilidade também é pequena: 3 dias em geladeira se forem devidamente higienizados.
INGREDIENTES:BOLO:
- 3 claras de ovo
- 3 gemas de ovo
- ½ tablete de manteiga sem sal em temperatura ambiente (100 g)
- 3/4 xíc/chá de açúcar refinado
- ½ xíc/chá de leite (100 ml)
- 1½ xíc/chá de farinha de trigo
- ½ c/chá de sal (em caso de você ter usado a manteiga sem sal)
- 1 c/sobremesa de fermento em pó
- ½ c/chá de essência de baunilha ou raspa de limão (opcional)
CALDA
- 1 xíc/chá de água
- 1 xíc/chá de açúcar
- ½ c/chá de essência de baunilha ou raspa de limão
- 1 lata de leite condensado (395 g)
- 200 g de morangos
- 1 c/sopa de manteiga (veja a dica no modo de fazer)
- 1 caixinha de creme de leite (200 ml) (ou 1 latas sem o soro)
- 9 g de gelatina incolor sem sabor
- corante comestível vermelho (pasta ou líquido) a gosto - opcional
- 400 g de morangos
- 200 g de açúcar cristal ou refinado
- Suco de meio limão
- 1 caixa de creme para chantilly (200 ml)
- 1 c/sopa de açúcar de confeiteiro
- 1/2 c/chá de essência de baunilha ou suco de limão
MODO DE PREPARO:
BOLO:
- Unte e enfarinhe uma forma redonda com 20 cm de diâmetro. Reserve.
- Pré-aqueça o forno a 180 °C.
- Separe os ingredientes necessários. Desta forma você tem a certeza de ter todos os ingredientes e não perder tempo procurando ou medindo.
- Bata as claras em neve na batedeira. Passe para uma vasilha e reserve.
- Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado. Dica: durante o processo, raspe as laterais da tigela da batedeira com uma espátula, para que a mistura fique bem homogênea.
- Acrescente as gemas aos poucos, uma gema por vez. Bata bem.
- Junte a farinha de trigo e o leite alternadamente. Comece e termine com a farinha de trigo. Caso tenha usado a manteiga sem sal, acrescente o sal neste momento. Na última xícara de farinha de trigo, acrescente o fermento em pó. Misture bem. Dica 1: Para não formar uma nuvem de farinha, use uma espátula para misturar a farinha. Bata com a batedeira ao acrescentar o leite. Na última adição da farinha misture com a espátula e passe para a batedeira em seguida. Bata o suficiente para a massa ficar homogênea. Não bata muito para que o glúten não seja liberado e deixe a massa pesada. Dica 2: A opção pela manteiga sem sal é para controlar melhor a quantidade de sal adicionada na receita. Como eu usei a manteiga com sal, não acrescentei sal.
- Adicione a essência de baunilha ou raspas de limão. Misture. Dica: Eu usei a essência de baunilha.
- Acrescente a clara em neve à massa e misture. Para facilitar, coloque metade da clara por vez.
- Despeje a massa na forma já preparada.
- Bata a forma levemente no balcão para a massa assentar de maneira igual em toda a forma.
- Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 45 a 55 minutos. Faça o teste do palito.
- Retire do forno e deixe esfriar antes de desenformar.
CALDA: (eu preferi usar calda de pera de uma conserva que fiz a pouco tempo. O doce acabou, mas sempre fica um pouco de calda. O link para esta postagem é http:// teresacintra.blogspot.com.b r/2017/05/ doce-de-peras-em-calda.html).
Abaixo deixo a receita de uma calda neutra para bolos.
Abaixo deixo a receita de uma calda neutra para bolos.
- Junte todos os ingredientes em uma panela pequena. Misture com uma colher.
- Leve ao fogo brando, mexendo de vez em quando até que todo o açúcar esteja dissolvido.
- Empregue a calda morna ou fria.
RECHEIO: MOUSSE DE MORANGO (prepare o recheio próximo do horário de montar o bolo).
- Hidrate e dissolva a gelatina em banho-maria. Reserve. Dica: Não ferva a gelatina.
- Coloque os morangos picados, o leite condensado e a manteiga em uma panelinha e leve ao fogo para cozinhar um pouco os morangos. Assim que perceber que os morangos estão cozidos (não precisa engrossar muito o doce) desligue o fogo. Deixe esfriar antes de continuar. Dica: como o morango fresco é uma fruta que estraga muito rápido, este cozimento irá aumentar a sua duração. Você pode simplesmente amassar os morangos na panela e cozinhar sem o leite condensado. Neste caso o leite condensado será acrescentado posteriormente e não há a necessidade de acrescentar a manteiga. A manteiga é apenas para evitar de grudar na panela. Acho que na próxima vez é como farei, bem mais simples e prático.
- Assim que a mistura anterior estiver fria, junte com o creme de leite no liquidificador. Bata bem.
- Se achar que a cor não ficou vermelha o suficiente, acrescente um pouco de corante comestível vermelho (gotas ou pasta gel). Eu acrescentei um pouco de corante. Mas, não exagere.
- Com o liquidificador ligado acrescente a gelatina dissolvida. Bata até ficar uma mistura bem homogênea.
- Guarde o recheio na geladeira até a hora de usá-lo. Dica: evite fazer com muita antecedência para a gelatina não endurecer antes da montagem.
GELEIA DE MORANGO (Pode ser preparada com antecedência e guardada na geladeira).
Use geleia de morango pronta ou faça a sua geleia caseira de morango (receita AQUI). Dica: Pique os morangos em pedaços graúdos para que fiquem aparentes na geleia.
CHANTILLY (Prepare apenas no momento em que for desenformar o bolo já recheado para decorá-lo. Conserve na geladeira até o momento de usar). Esta quantidade é apenas para o topo do bolo.
Use geleia de morango pronta ou faça a sua geleia caseira de morango (receita AQUI). Dica: Pique os morangos em pedaços graúdos para que fiquem aparentes na geleia.
CHANTILLY (Prepare apenas no momento em que for desenformar o bolo já recheado para decorá-lo. Conserve na geladeira até o momento de usar). Esta quantidade é apenas para o topo do bolo.
- Deixe o creme para chantilly na geladeira por no mínimo 12 horas. Veja as orientações no rótulo da caixinha. Dica: Pode ser usado o creme de leite fresco.
- Em uma batedeira, coloque o chantilly bem gelado e bata em velocidade baixa por 1 minuto.
- Passe para a velocidade média, acrescente o açúcar de confeiteiro e bata por mais 3 minutos ou até que o chantilly fique firme.
Dica: cuidado para não ultrapassar o ponto. O ponto certo é quando levantar as pás da batedeira e o chantilly não cair.
- Junte a essência de baunilha para saborizar. Misture.
- Conserve na geladeira até o momento de usar.
MONTAGEM DO BOLO: para a montagem você vai precisar do bolo, da calda, da geleia e do recheio tipo mousse.
- Desenforme o bolo frio.
- Assim que desenformar o bolo, lave e segue a forma. Dica: como o bolo retraiu após esfriar, ficando um pouco menor que a forma. Eu coloquei uma tira de papelão rodeando internamente a forma. Para o papelão não ter contato com o bolo e o recheio. Forrei com plástico. Basta abrir um saco usado para embalar alimentos e forrar o interior da forma. Eu optei pelo papelão depois que coloquei a primeira camada, a umedeci com a calda e coloquei a geleia. Sugiro que vocês coloquem o papelão antes se for necessário.
- Corte o bolo em 3 camadas. Dica: Use uma faca longa de serra ou use um carretel de linha ou fio de nylon. Desta vez eu usei uma faca.
- Coloque a primeira camada do bolo no interior da forma. Cuidado para não quebrar.
- Fure com um garfo e molhe com a calda neutra, de pera ou outra de seu gosto. Eu usei a de calda da compota de pera como já postei. O sabor é bem suave e não irá comprometer o sabor.
- Passe uma camada fina de geleia de morango sobre o bolo.
- Despeje metade do recheio sobre a camada do bolo. Dica: o ideal é que o recheio esteja um pouco mais encorpado. Mas, cuidado para que a gelatina não solidifique completamente.
- Coloque a 2ª camada do bolo com cuidado para não quebrar.
- Repita a operação feita anteriormente. Fure a camada com um garfo, umedeça com a calda e espalhe um pouco de geleia por cima.
- Despeje o restante do recheio.
- Fure a última camada do bolo e umedeça-a com a calda. Coloque a 3ª camada na forma.
- Cubra o bolo com o plástico excedente e leve à geladeira até o momento para desenformar. O ideal são 8 horas para firmar bem o recheio.
DECORAÇÃO DO BOLO: Deve ser feita pouco antes do evento.
- Providencie todos os materiais com antecedência. Bolo montado com recheio firme, chantilly (preparado no dia de decorar o bolo), geleia de morango para a decoração (pode ser preparada com antecedência), morangos frescos higienizados, prato em que será servido o bolo, colher ou espátula para espalhar o chantilly, saco de confeitar com bico de sua preferência. Dica: Como é natal, escolhi um prato temático que fiz para estas ocasiões. Para quem quiser saber como é feito é só clicar AQUI.
- Desenforme o bolo sobre o prato em que será servido. Retire o papelão e depois o plástico.
- Cubra o topo do bolo com uma camada fina de chantilly. Use uma espátula para alisar.
- Coloque o restante do chantilly em um saco de confeitar com um bico pitanga (ou outro de sua preferência).
- Decore o bolo ao seu gosto. Aqui vai a minha sugestão.
- Se sobrar chantilly decore a base do bolo.
- Use uma colher de chá para preencher os espaços entre as rosas e pitangas geleia de morango.
- Corte os morangos ao meio no sentido do comprimento e decore a gosto.
- Conserve o bolo em geladeira até o momento de servir.
E, ao final da ceia de Natal, chega a hora de adoçar os sentidos. Hora de cortar o bolo e celebrar o nascimento de Cristo.
Eu sempre fico na expectativa do resultado final. O momento mais importante, conferir o sabor.
Huuummm, que delícia. 😋😋😋
Um pedaço aqui, outro ali e o bolo foi diminuindo, para alegria e felicidade de quem o fez. Eu. Sinal de que quem provou, aprovou.
Beijocas e até a próxima postagem que pode ser arte, guloseima ou companhia.
Eu sempre fico na expectativa do resultado final. O momento mais importante, conferir o sabor.
Huuummm, que delícia. 😋😋😋
Um pedaço aqui, outro ali e o bolo foi diminuindo, para alegria e felicidade de quem o fez. Eu. Sinal de que quem provou, aprovou.
Beijocas e até a próxima postagem que pode ser arte, guloseima ou companhia.
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
Teresa Cintra
delicioso! vou tentar faze-lo.
ResponderExcluirOlá, Valentina.
ExcluirFico feliz que tenha gostado e vai fazê-lo. Não irá se arrepender. Depois, me diga o que achou.
Um abraço.