Pãezinhos são ótimos para um lanche da tarde ou para o café da manhã.🍞
Eu resolvi fazer esta receita para aproveitar o molho de tomate que sobrou de um bife do almoço. Os bifes não sobraram. Eu me neguei a jogar fora o delicioso molho que acompanhava o prato. Mas, guardar o molho para outro dia, não estava em meus planos. Afinal, molho de tomate na geladeira corre o risco de azedar. Tinha que fazer uma receita para o mesmo dia.
Resolvi fazer pão caseiro de tomate para o lanche da noite. O jantar ⇨ sanduíches com pão de tomate. O recheio pode ser de carne moída ou queijos. Quem sabe uma mistura dos dois? Ou um de cada? Ou outra opção a seu gosto? kkkkkkkkkkkkkkkk.
A receita original é feita com tomate pelado (1 lata. Sendo 1 xíc/chá de suco de tomate que acompanha a lata e ½ xíc/chá de tomate pelado picado em cubos pequenos. Se necessário complete com água). Eu peneirei o meu molho e complementei as medidas necessárias com tomate pelado e seu molho.
O tomate misturado na massa confere um tom laranja avermelhado na casca e miolo do pão. Fica lindo. Isto, sem falar que o pãozinho fica mais nutritivo.🍞
Dá para ver alguns pequenos pedaços de tomate e alguns temperos ao cortar o pão. Pedaços maiores ou menores de acordo como foram picados.
Por falar em nutritivo, você pode substituir uma xíc/chá da farinha de trigo branca por uma de farinha de trigo integral. Como eu não tinha farinha de trigo integral em casa, usei apenas a branca.
Por falar em nutritivo, você pode substituir uma xíc/chá da farinha de trigo branca por uma de farinha de trigo integral. Como eu não tinha farinha de trigo integral em casa, usei apenas a branca.
Feito em unidades individuais é ideal para fazer sanduíches com carne, hamburguês ou queijos. Se for servir no café da manhã, eles ficam ótimos com queijo cremoso ou queijo branco.
INGREDIENTES:
- 3½ a 4 xíc/chá de farinha de trigo
- 5 g de fermento biológico seco (½ envelope) ou 15 g de fermento biológico fresco
- 1 ovo
- 1 c/chá de sal (porque o molho já é salgado> Caso use o tomate pelado coloque 2 c/chá de sal)
- 1 c/sopa de açúcar
- 1 c/sopa de azeite
- 1 c/chá de manjericão seco ou fresco picado (pode-se usar ervas de provence, ou alecrim)
- 1½ xíc/chá de molho de tomate pronto (1 xíc/chá do molho peneirado e ½ xíc/chá da parte sólida do molho). Ou use uma lata de tomate pelado.
MODO DE PREPARO:
- Coe ½ xíc/chá do molho de tomate. Reserve o restante do molho.
- Aqueça a ½ xíc/chá da parte líquida do molho de tomate, mas tome cuidado para não estar quente. A temperatura deve ser morna, agradável ao toque.
- Prepare a esponja: Em uma vasilha junte o fermento biológico (eu usei o seco), o açúcar e ½ xíc/chá da parte líquida do molho. Misture e tampe a vasilha. Deixe em repouso por 15 minutos para formar a esponja. Reserve. Dica: Ver a fermentação no molho de tomate é inacreditável.😍 Um espetáculo que registrei para vocês.😇
- À parte, misture o ovo com o azeite.
- Junte a mistura do ovo à esponja.
- Acrescente o restante do molho de tomate (parte líquida restante e a parte sólida).
- Junte o manjericão seco ou fresco (eu usei o seco).
- Misture com uma colher.
- Junte 1 xíc/chá de farinha de trigo peneirada e misture com a colher.
- Acrescente o sal e mais 1 xíc/chá de farinha de trigo peneirada. Misture com a colher.
- Peneire 1 xíc/chá de farinha de trigo na bancada de trabalho.
- Despeje a massa sobre a farinha na bancada.
- Misture com o auxílio de uma espátula ou com as mãos. Dica: No início, quando a massa ainda está mole, eu gosto de usar uma espátula. Somente depois é que ponho a mão na massa.
- Vá acrescentando o restante da farinha aos poucos sovando a massa com as mãos até não grudar mais nas mãos. A massa deve elástica e levemente pegajosa ao ser apertada com a ponta dos dedos. Dica: Não não bata a massa, faça movimentos de enrolar e esticar, virando a massa para que fique uniforme.
- Faça uma bola com a massa e coloque-a em uma vasilha.
- Cubra a vasilha e deixe pelo menos por 30 minutos para crescer.
- Enquanto espera a massa crescer, prepare a assadeira para assar o pão. Basta polvilhar farinha de trigo peneirada. Não precisa untar. Reserve.
- Divida a massa em bolinhas. Cada bolinha será um pãozinho. A quantidade de paozinhos irá variar de acordo com o tamanho de cada bolinha. Eu dividi a massa em 13 bolinhas. Cada uma ficou cp, aproximadamente 60 gramas. Dica: eu fiz mais ou menos no olhômetro. Pesei apenas uma bolinha para dar uma ideia do tamanho para vocês. Para a massa não grudar nas mãos durante a modelagem dos pães, passe farinha de trigo entre um pão e outro.
- Modele os pães e coloque-os na assadeira enfarinhada. Deixe um espaço entre eles para o pão poder crescer.
- Cubra a assadeira com uma toalha limpa e deixe descansar por mais 20 a 30 minutos.
- Enquanto espera o crescimento dos pães, pré-aqueça o forno a 200 °C.
- Asse em forno pré-aquecido a 200º C por 30 a 40 minutos. O tempo varia de forno para forno. O pão deve ficar levemente corado.
- Tire do forno e deixe esfriar um pouco sobre grade para poder desenformar. Dica: A grade impede que a forma quente em contato com a superfície fria do balcão ou pia, forme umidade na base do pão por condensação do ar.
Sirva o seu pãozinho ainda quente, morno ou frio. Quentinho é tudo de bom.
Vejam como fica linda a cor do pão.
Não deixem de fazer esta receita e depois digam o que acharam.
Vejam como fica linda a cor do pão.
Não deixem de fazer esta receita e depois digam o que acharam.
💋💋💋 Beijocas e até a próxima postagem. 💋💋💋
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
Teresa Cintra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!