GARRAFA DECORADA COM MOSAICO CASCA DE OVO, DECOUPAGEM E SISAL
Outra garrafa reciclada que escapou de ir para o lixão da Muribeca.
Mais uma vez, optei pelo mosaico de casca de ovo com decoupagem. Mas, hoje irei incorporar mais um material ao artesanato. Cordão de sisal. Você pode substituir o sisal com outro fio de linha ou lã. Fica a seu gosto esta opção. Eu, particularmente, gostei muito do resultado final.
Inicialmente, eu pensei em usar a tampa original da garrafa. Minha garrafa era de azeite e sua tampa consistia em duas partes de plástico verde. Uma que ficava presa na garrafa e outra removível por rosqueamento. Mas, durante o trabalho eu comecei a achar que o acabamento final ficaria comprometido pela tampa. Além disto, como a parte fixa possuia um seria difícil a higienização da garrafa se a mesma fosse usada para servir alguma bebida. Então, simplesmente cortei a parte que fixa e substitui a tampa por uma rolha de vinho espumante.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
- 01 garrafa de vidro (de vinho, azeite, suco...)
- Primer para vidro
- Tinta PVA (látex) ou acrílica branca
- Tinta PVA (latex) ou acrílica beje claro, areia ou marfim
- Casca de ovo sem a película
- Guardanapo para decoupagem com o motivo escolhido
- Rolo de sisal
- Cola branca extra forte para artesanato
- Termolina leitosa caseira (receita AQUI) ou industrial
- Verniz vitral
- Solvente para o verniz vitral
- Pincel chato em vários tamanhos e/ou rolinho de espuma
- Palito de churrasco ou palito de dente
- Álcool líquido (não use o gel) e paninho para limpeza.
- Luva descartável
- Recipiente para água
- Fita adesiva de crepe
- Massa epoxi
PASSO-A-PASSO:
- Limpe a garrafa com álcool para desengordurar.
- Passe duas demãos de primer para vidro na garrafa, intercalando secagem de 4 horas entre si. Passe o primer com pincel ou rolinho de espuma. Use luvas descartáveis. Dica: Evite ficar indo e voltando com o pincel, para não formar grumos na pintura. Isto ocorre porque o primer ainda não está totalmente seco.
- Com o rolinho de espuma ou pincel chato pinte as garrafas com a tinta PVA ou acrílica branca. Dê duas a três demãos de tinta, intercalando secagem entre elas. Passe uma demão de com uma tinta bege bem clarinha. Para não melar a tampa, isole-a com fita crepe. Dica: eu escolhi esta cor para combinar com o guardanapo que ira usar. Dependendo do guardanapo que você escolheu, deixe apenas com o fundo branco.
- Escolha a área onde irá fazer o mosaico com a casca de ovo e a decoupagem. Passe cola branca em um pequeno pedaço da área escolhida. Posicione os pedaços de casca de ovo, sobre a cola deixando um espaço entre eles para formar o mosaico. Use um palito de churrasco (ou de dente) para facilitar o trabalho. Basta molhar a ponta do palito na cola e pescar o pedaço da casca transportando-o até o local da colagem. Pressione a casca com o dedo ou o palito para colá-la bem no lugar. Não se preocupe com o trincado, este efeito é esperado. Se desejar use o palito para separar as partes trincadas. Quando terminar toda a área, espere secar bem antes de começar a decoupagem.
- Estude como o guardanapo para decoupagem será colado na garrafa.
Veja a necessidade de ajustes e cortes na figura para que a emenda que se forma ao contornar a garrafa não fique muito feia. Eu optei por cortar a figura escolhida ao meio. Usei uma tesoura.
- Destaque as películas do guardanapo. Você irá usar apenas a que contem a estampa desejada.
- Posicione a figura na garrafa e escolha o melhor local para a colagem de maneira a aproveitar o melhor do desenho.
- Com a parte colada bem seca, estude a melhor forma de colar o restante da figura, procurando deixar a emenda bem discreta. Para isto corte o que for necessário da figura a ser colada. Se preciso corte em várias partes.
- Passe termolina leitosa na área onde será a colagem aos poucos para que a figura fique bem encaixada ao desenho já colado.Repita o item nº 8 com cada desenho a ser colado. Sempre deixando secar antes de colar outro desenho.
- Com a decoupagem finalizada e seca, hora de começar a colar o sisal. Não passe cola em toda a parte que irá receber o sisal, pois a cola seca rápido. Comece em uma pequena área. Ao dar a volta com o sisal pela garrafa, enconda a ponta sob a primeira volta. Veja a figura abaixo.
Antes de prosseguir use o secador de cabelos (ou soprador artesanal) para fixar bem a ponta. Vá passando a cola e contornando a garrafa com o sisal. Faça o mesmo com a parte inferior da garrafa. Deixe secar bem. Foi nesta hora que eu achei que a tampa original da garrafa não iria ficar bem no trabalho. Não tive dúvidas, cortei a parte que estava na garrafa. Preenchi a depressão do vidro que mantinha a tampa no lugar com massa epoxi. Esperei a massa secar bem para depois fazer o devido acabamento. Dica: Tenha paciência, pois o processo é feito com as mãos que ficarão meladas de cola. Caso você não goste de se "melecar" use luvas descartáveis durante o trabalho. - Corte o fiapos de sisal que ficarem soltos, para que o resultado fique mais limpo. Passe uma camada generosa de termolina leitosa sobre o sisal.
- Eu finalizei o gargalo da garrafa com mosaico de casca de ovo. Para isto tive que fazer todo o processo feito no restante da garrafa. Primer, tinta PVA branca, colagem de casca de ovo. Pintei a parte mais elevada da garrafa, que faz a separação da ponta do gargalo com o restante da garrafa com tinta PVA laranja. Cor que obtive com a mistura da tinta branca com corante amarelo e vermelho até checar no tom desejado. Eu escolhi esta cor por ser uma cor vibrante e estar presente no guardanapo usado para a decoupagem.
- Como eu preferi não usar a tampa original da garrafa, escolhi uma rolha de vinho espumante. Você pode escolher a rolha a seu gosto. Para que a rolha entrasse no bocal da garrafa, eu precisei cortar o excesso da cortiça com um estilete e depois lixar com uma lixa grossa. Limpe a rolha com um paninho e cubra a parte que ficará externa com o sisal e a cola branca. Espere secar bem.
- Finalize o trabalho com verniz vitral em toda a garrafa e na parte com sisal da rolha. Não passe verniz na parte da rolha que terá contato com o interior da garrafa. Passe duas demãos intercalando secagem entre elas. Não se esqueça de limpar o pincel com solvente ao terminar cada demão.
- Deixe secar bem. Depois é só colocar a rolha na garrafa.
O que acharam? Gostaram?
Aceito sugestões para as próximas garrafas. Ainda tenho várias em minha dispensa para desespero de minha empregada e maior incentivadora do artesanato. Ela sempre me pergunta pela próxima garrafa, como será e quando irei começar. kkkkkkkkkkkkkkkk. Por que será?
Mil bjs e até a próxima postagem (arte, viagem ou guloseimas).
BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!
Obrigada pela visita!!!
Não deixem de ver os trabalhos com garrafas abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!