Orquídea Oncidium Barbatum
Micro orquídeas
Essas orquídeas são, atualmente, o centro das atenções em minha varanda.
São popularmente conhecidas como orquídea chuva-de-ouro. Parecem mesmo, gotinhas de ouro caindo do pendão.
Embora possa ser plantada em vasos de cerâmica crua, de plástico, placas de coco, o recomendado pelos especialistas é fixá-la a troncos de árvores.
Como não tenho nenhuma árvore em meu apê, resolvi deixá-la fixada no pedaço de madeira em que veio e pendurá-la na beirada de minha gaiola verde. Lembram? Aquela do link de junho/13 http://teresacintra.blogspot.com.br/2013/06/gaiola-verde-passaro-livre-casa-florida.html.
Tá para ver a muda fixada no pedaço de madeira pendurado na gaiola? A mudinha está bem no meio da foto entre outras plantas.
Como ela não gosta de sol direto e minha varanda só recebe sol pela manhã, achei que o cantinho era o lugar ideal.
Depois de alguns meses, já bem fixada e adaptada, a mudinha começou a brotar duas hastes finas e flexíveis que pareciam não querer parar de crescer. Chegaram a mais de 60cm de comprimento. O que é muito se for levar em conta que a planta em si não mede mais do que 15 a 20 cm. Isto é claro, sem contar as raízes que envolveram todo o pedaço de madeira. Só para vocês compreenderem o que estou falando, tirei a muda do lugar para uma foto completa com as hastes. Vejam abaixo como ela estava.
Segundo minha pesquisa (no google é claro) esta orquídea suporta alterações térmicas de 3 a 35ºC. Mas, apesar de ser bem tolerante ao frio e ao calor, ela não deve ficar encharcada constantemente, ou corre o risco de apodrecer suas raízes. O que não significa deixar secar por completo. Ela gosta de umidade, mas não de encharcamento. Aqui vale o bom e velho bom senso a ser seguido. Eu resolvi fazer a rega com um spray d'água. Está funcionando.
Nas hastes surgiram vários pequenos botões.
Os pequeninos botõezinhos começaram a inchar e crescer.
A cada dia eu acompanhava o desenvolvimento de minha plantinha, quando um dos pequenos botõezinhos (não sei o nome técnico) abriu.
A cada dia eu acompanhava o desenvolvimento de minha plantinha, quando um dos pequenos botõezinhos (não sei o nome técnico) abriu.
Depois da primeira, veio a segunda, e logo após a terceira orquídea. Começaram a abrir seguidamente. É linda demais!!!!!!!
Está florindo em pêndulos, e ainda continua com ramificações para florir mais no mesmo pêndulo. O outro que saiu do mesmo tronco ainda não abriu suas flores, mas já está cheio de pequenos botões.
Miudinhas as flores são umas verdadeiras gracinhas. Elas medem aproximadamente de 1,5cm a 2cm. Tão lindas e delicadas que dá gosto em ficar admirando.
É impressionante observar a riqueza de detalhes e graciosidade da flor, haja vista que a planta em si é bem simples e comum.
Mais verde e alegria para minhas manhãs de sol ou, quem sabe, uma taça de vinho no final do dia. kkkkkkkkkkkkkk.
Abaixo elaborei uma pequena ficha técnica com os dados que obtive na internet:
E então? Gostaram?
Não percam a exposição de orquídeas que começa hoje e vai até o dia 20 de outubro, no museu do Estado de Pernambuco. Eu já estou programada para ir. Novas mudas? Quem sabe! kkkkkkkkkkkkkkkkkk.
BEIJOS E UM DIA MARAVILHOSO À TODOS!!!!
*Para adubação, use
adubo foliar ou NPK 10-10-10 diluído em água a partir do inverno e depois da
floração para fortificar a planta. (eu ainda não usei).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!