15 de outubro.
O que é um professor? Quem é esta pessoa que compartilha boa parte de nossas vidas? O que ele faz?
A função de um professor vai além do simples ensinar, o que em si já é algo grandioso e trabalhoso.
Mais do que ensinar a ler e escrever, o professor deve levar seus alunos (nossos filhos) a vencer obstáculos e dificuldades, descobrindo seus potenciais, estimulando sua autoconfiança e autoestima, desenvolvendo suas capacidades.
O professor tem o dom de levar seus alunos a elaborar suas próprias opiniões sobre a vida, sobre seu futuro, sobre o exercício de sua liberdade com responsabilidade, ética, criatividade e consciência.
O professor transforma uma simples sala de aula em um laboratório de cidadãos.
O adquirir conhecimento é apenas uma etapa de todo o processo educativo.
Na viagem do imaginário das letras o aluno busca a magia do próprio "ser" e define características que serão de suma importância no seu futuro.
Suas habilidades e curiosidades são trabalhadas e moldadas com maestria. O processo de crescimento e aprendizado flui habilmente nas mãos daqueles que formam o cidadão que, no futuro, desempenharão seu papel vital na sociedade.
Como no passado, em nossas próprias experiências educativas, esperamos que nossos filhos sejam conduzidos por profissionais capacitados e experientes. Que sejam respeitados em sua personalidade e características individuais, criando um ambiente de confiança, companheirismo e determinação, dentro e fora das salas de aula.
Mas, o respeito é uma estrada de mão dupla. É preciso respeitar e dignificar aqueles que nos respeitam e zelam pela nossa formação, ou pela de nossos filhos.
O ensinar tem seus espinhos e dificuldades. O trajeto nem sempre é fácil. A falta de incentivo e estímulo por parte da sociedade e dos órgãos competentes leva muitos a desistirem. Abandonam seus sonhos de construírem mentes, e transformam-se em meros repetidores de conceitos. Poucos são os que conseguem permanecer fieis ao seu propósito inicial quando abraçaram o magistério.
É preciso quebrar os paradigmas impostos pela educação tradicional atual. Paradigmas que emudeceram a voz e autoridade do professor.
É preciso restituir ao professor sua condição de mentor e orientador. Cabe ao professor a autoridade e controle sobre sua classe. Sem imposição, mas com firmeza e propósito, é necessário criar e impor princípios básicos de civilidade, respeito mútuo e convivência.
Se o aluno não deve ser marginalizado por suas características, limites e origens, não é o professor quem deve anular-se, tornando-se refém do descaso da sociedade e do governo.
O professor deve estar apto a desenvolver atitudes e valores positivos em seus alunos, fomentando-os a descobrirem suas potencialidade, inibindo posturas negativas e antissociais.
Para que isto ocorra é necessário que a aprendizagem não seja vista como um fato isolado. A aprendizagem é um complexo processo de responsabilidade compartilhada. Professores, alunos, diretores, sociedade e governo devem atuar em sintonia. Com obrigações e funções específicas e particulares, cada qual deve contribuir no processo da formação e aprendizado. Funções e ações diversas, mas com um único propósito, uma única meta: A formação do cidadão e a construção de um grande país.
Ao meu primeiro mestre e professor, nascido no dia 15 de outubro de 1918, cujos ensinamentos são presença constante em minha vida: Obrigada meu pai! Saudades eternas.
Ao meu marido e professor, Aderson Simões: Obrigada por contribuir e ser uma presença constante na minha vida e de nossos filhos. Amo-te. Parabéns pelo seu dia.
Ao meu marido e professor, Aderson Simões: Obrigada por contribuir e ser uma presença constante na minha vida e de nossos filhos. Amo-te. Parabéns pelo seu dia.
Aos profissionais de ensino, sempre presentes em nossas vidas e de nossos filhos: Muito obrigada!
FELIZ DIA DO PROFESSOR!
(Que as felicitações do dia de hoje seja uma lembrança em cada dia do ano. Vocês merecem.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!