Translate

Menu

sábado, 16 de janeiro de 2016

BANDEJA DE VIDRO COM DECOUPAGEM

Todo mundo sabe que eu adoro fazer artesanato para minha casa e para presentear amigos.
E um dos materiais que mais gosto é o vidro. Nada contra o plástico, mas o vidro em si já é elegante e sofisticado.
Garrafas, pratos, ... e pedaços retangulares do material, passam por uma grande transformação de acordo com a técnica artesanal escolhida. 
Hoje irei postar um trabalho que fiz usando pedaços de vidro grosso, com 1,5 cm de espessura. Ganhei estes vidros de uma vidraçaria de Recife, a Vidronorte na Av. Caxangá. É lá que fiz os meus box de banheiros, tampos de mesa e prateleiras de vidro.
E o melhor é que além de ter ganho a principal matéria prima do trabalho de hoje, eles ainda furaram os vidros de acordo com o meu pedido.
Sei que vocês devem estar se perguntando. Furaram? Para que?
Ora para fazer bandejas. 
DECOUPAGEM EM VIDRO; DECOUPAGE; ARTE COM VIDRO; BANDEJA ARTESANAL; BANDEJA COM DECOUPAGEM; PEÇA DE DECORAÇÃO ARTESANAL; FAÇA E CRIE; TRANSFORMANDO VIDRO

Isto mesmo, bandejas. 
DECOUPAGEM EM VIDRO; DECOUPAGE; ARTE COM VIDRO; BANDEJA ARTESANAL; BANDEJA COM DECOUPAGEM; PEÇA DE DECORAÇÃO ARTESANAL; FAÇA E CRIE; TRANSFORMANDO VIDRO
Os furos irão receber os puxadores para transportar as bandejas.
Primeiro passo é comprar os puxadores para que os furos fiquem perfeitos e bem localizados. Escolha puxadores bonitos e de qualidade. Veja se a mão encaixa bem para facilitar o uso da bandeja. Outra dica importante na hora de comprar os puxadores é que eles não sejam muito finos na base que ficará em contato com o vidro, para que esconda os orifícios feitos e pequenos trincados ocasionados no processo.
Depois é pôr a mão na massa e começar o trabalho.

MATERIAIS: (quantidade para uma bandeja)
  • Retângulo de vidro transparente, com 1,5 a 2 cm de espessura, no tamanho desejado.
  • Puxador de móvel - 1 par para cada bandeja
  • 4  mini botão francês para fixar espelho - que servirão de pés para a bandeja ao mesmo tempo que irão fixar os puxadores.
  • 4 parafusos longos o suficiente para prender os pés ao puxador através do vidro. Dica: o parafuso que acompanham o botão francês é curto para a espessura do vidro que usaremos.
  • Guardanapo para decoupagem com a estampa de sua preferência
  • Cola branca extraforte (rótulo azul), termolina leitosa caseira (ou industrial) ou cola gel para decoupagem
  • Tinta látex ou acrílica na cor branca
  • Corante em gotas para tinta na cor desejada. Escolha uma cor que combine com o guardanapo escolhido
  • Um pincel chato
  • Uma trincha estreita para verniz
  • Um rolinho de espuma
  • Recipiente com água (para lavar os pinceis)
  • Recipiente para preparar as tintas que servirão de fundo. 
  • Tesoura para recortar o guardanapo
  • Plástico grande, jornal ou outro material para forrar a mesa de trabalho. 
  • Pedaço de pano de limpeza
  • Álcool líquido
  • Um pedaço de saco plástico (limpo e seco)
  • Pedaços de lixa
  • Secador de cabelo (ou soprador)
  • Verniz vitral (sempre incolor)
  • Solvente para verniz cristal
PASSO-A-PASSO:
  1. Providencie os materiais para o trabalho.
  2. Faça 04 furos nos vidros de acordo com os puxadores escolhidos ou peça a uma vidraçaria. Importante que os furos sejam bem posicionados para o encaixe posterior dos puxadores. Portanto, antes de furar, escolha e compre os puxadores. Teste os puxadores antes de começar o trabalho.
    Vejam na foto abaixo como, mesmo sem o trabalho feito, já fica uma linda bandeja.
  3. Prepare as tintas que servirão para pintar os fundos das bandejas (Tinta látex + gotas de corante até a tonalidade desejada). Guarde-as em potes com tampa. Reserve.
  4. Forre sua mesa de trabalho ou bancada com plástico ou jornal. Dica: eu uso uma cortina velha, tipo blackout, que guardo para este fim.
  5. Limpe bem os vidros com o pano de limpeza e o álcool para tirar qualquer vestígio de gordura. Dica: Não use álcool gel. Se o vidro estiver muito sujo, lave-o antes e seque-o bem. Eu usei o álcool absoluto, mas pode ser aquele vendido em supermercado, sempre líquido.
  6. Escolha o guardanapo de acordo com o tamanho do vidro. Vidros muito grandes podem requerer emendas ou guardanapos com um único desenho. Os guardanapos para decoupagem podem vir com 4 ou 2 desenhos repetidos. Ou apenas um desenho que toma toda a área, sem repetição. Brinque com as opções até encontrar a que mais agradar.
    Use uma tesoura para cortar se for necessário.
  7. Para evitar arranhões no vidro, posicione-o sobre um pedaço de espuma ou tecido macio e limpo. 
  8. Separe as películas do guardanapo com cuidado. São três películas finas e frágeis. Você irá usar apenas a que contem a estampa.
  9. Hora de começar o trabalho. Lembre-se, todo o trabalho será feito na parte que será o fundo da bandeja. Desta maneira, quando o trabalho estiver terminado e virado, o mesmo será visualizado através do vidro. Escolha o lado que estiver sem marcas ou trincados para ser o lado direito do trabalho. Emborque este lado para baixo na mesa de trabalho.
  10. Com um pincel chato passe a termolina leitosa (ou cola branca diluída) sobre o fundo da bandeja. Como a cola seca rápido, passe uma parte por vez. Dica: neste trabalho eu preferir usar a cola branca ligeiramente diluída. Caso você prefira use a termolina leitosa caseira, receita já postada anteriormente (http://teresacintra.blogspot.com.br/2015/03/termolina-caseira.html).
     
  11. Coloque a figura em cima com cuidado para não rasgar ou enrugar muito. Coloque o guardanapo o mais esticado possível. Se for preciso emenda na figura escolhida, comece pela menor parte. Dica: A parte do direito do desenho deve ficar voltada para o vidro, com o avesso para cima. 
  12. Retire as rugas e bolhas: Sobre o guardanapo ainda úmido coloque um pedaço de plástico e, com movimentos circulares, passe uma trouxinha de pano ou rolinho de espuma com cuidado. Dica: Os movimentos devem ser firmes, sem muita força, de dentro para fora. Assim você irá diminuir as rugas e bolhas no papel, sem rasgá-lo e garantir que fique bem colado. Retire o plástico com cuidado.
  13. Deixe secar bem ou use um secador de cabelo (ou soprador) antes de colar o restante do guardanapo. Isto evitará de rasgar ou descolar a primeira parte. Dica: eu tenho um velho secador pequeno que uso apenas em meus artesanatos.
  14. Com o pedaço já seco posicione o restante do papel de maneira a diminuir o máximo possível a visualização da emenda. Coloque um peso em uma parte do papel para mantê-lo no lugar. Levante a ponta onde ficará a ementa e passe cola neste lugar. Recoloque o papel no lugar colando-o.
  15. Retire o peso e levantando o restante do guardanapo pelo lado não colado, passe cola no restante do vidro e faça a colagem.
  16. Posicione um plástico por cima do guardanapo ainda úmido e faça movimentos circulares com uma trouxinha de pano.
  17. Retire o plástico com cuidado e deixe secar bem ou use um secador de cabelo para isto.
  18. Com um cabo de pincel fure o guardanapo nos pontos dos furos do vidro.
  19. Com o guardanapo bem seco tire o excesso do guardanapo das bordas do vidro com o uso de uma lixa. 
  20. Passe uma camada de cola branca ou termolina leitosa em todo o guardanapo. Deixe secar bem. Não deixe a cola escorrer pela espessura do vidro.
  21. Dê uma demão de tinta branca sobre o guardanapo. Para que fique bem uniforme eu gosto de fazer esta etapa com rolinho de espuma, mas pode ser com pincel largo.
  22. Deixe secar e dê outra demão de tinta branca.
  23. Espere secar bem em um local ventilado e livre de poeiras.
  24. Com a tinta bem seca passe levemente uma lixa fina nas bordas e nas dobras do papel. Seja firme, mas não use força para não rasgar o guardanapo. A ideia é igualar a superfície para um melhor acabamento.
  25. Pinte o fundo com a cor escolhida.
    Procure escolher uma cor que tenha relação com o tema do guardanapo. Como o guardanapo está pintado com a cor branca, esta segunda cor não irá alterar a sua tonalidade quando visto pelo lado direito do trabalho. Dica: Como sempre eu gosto de fazer mais de um trabalho ao mesmo tempo. É uma forma de ganhar tempo. Escolhi guardanapos diferentes para peças de tamanhos diversos. A cor do fundo eu mudei conforme o tema.
  26. Deixe secar bem e se for preciso dê uma segunda demão de tinta. Não se esqueça de assinar seu trabalho antes de passar o verniz.
  27. Agora iremos impermeabilizar o trabalho com verniz. Eu escolhi o verniz vitral por ser resistente à água, facilitando o seu uso como peça de serviço em recepções e refeições. Desta maneira sua bandeja não será apenas decorativa, mas terá um uso mais produtivo na sua vida familiar. Naturalmente que alguns cuidados deverão ser seguidos para sua durabilidade e manutenção. Afinal é um trabalho artesanal e não industrial.
  28. Dê duas demãos de verniz. Sempre intercalando o tempo para secagem. Como o verniz é grosso, o solvente é necessário. Apenas não exagere muito ou a secagem ficará comprometida. 
  29. Com o verniz bem seco, hora de instalar os puxadores e os pés. Verifique se o comprimento do parafuso é suficiente para prender os pés no puxador, mantendo o vidro entre eles. Se for muito curto troque por outro. Se for longo demais, peça ao maridão para serrá-los. A bucha que vem acompanhando os botões não serão utilizadas. É importante que além de encaixar no botão e ter comprimento suficiente para passar pelo vidro, o parafuso se encaixe adequadamente no puxador. Teste antes de cortar se for o caso. Dica: Alguns puxadores que eu comprei (que eu simplesmente me apaixonei) estavam com as pedrinhas soltando. Antes de prosseguir com o trabalho eu providenciei a colagem. Usei uma cola universal.
  30. Desenrosque a cabeça do botão francês do seu miolo. Coloque o parafuso no mesmo.
  31. Passe pelos furos da bandeja pelo lado do fundo e do lado direito encaixe os puxadores. Faça um lado por vez.
  32. Enrosque novamente as cabeças dos botões francês. Prontinho! Bandeja finalizada.
    DECOUPAGEM EM VIDRO; DECOUPAGE; ARTE COM VIDRO; BANDEJA ARTESANAL; BANDEJA COM DECOUPAGEM; PEÇA DE DECORAÇÃO ARTESANAL; FAÇA E CRIE; TRANSFORMANDO VIDRO 
► Agradecimento especial ao meu amigo Rafael da Vidronorte, Av. Caxangá, 1049, Cordeiro, Recife-PE. Foi ele o responsável por atiçar a ideia destas bandejas. Como ele fez isto? Apenas me presenteando com este pedaços de vidro.
DECOUPAGEM EM VIDRO; DECOUPAGE; ARTE COM VIDRO; BANDEJA ARTESANAL; BANDEJA COM DECOUPAGEM; PEÇA DE DECORAÇÃO ARTESANAL; FAÇA E CRIE; TRANSFORMANDO VIDRO
► Também quero agradecer "meu" maridão pelo apoio logístico nas etapas em que sou zero à esquerda, pelos pitacos nas indecisões de qual guardanapo escolher e, principalmente, pela paciência com a bagunça feita em casa durante o processo todo. Beijão amor!!!
Eu amei tanto fazer este trabalho que fico imaginando outras bandejas com outros temas. No final não fiquei com nenhuma delas. hehehehehehe. Casa de ferreiro, espeto de pau.
DECOUPAGEM EM VIDRO; DECOUPAGE; ARTE COM VIDRO; BANDEJA ARTESANAL; BANDEJA COM DECOUPAGEM; PEÇA DE DECORAÇÃO ARTESANAL; FAÇA E CRIE; TRANSFORMANDO VIDRO
Uma das bandejas eu presenteei meu amigo Rafael e sua noiva, como agradecimento pela matéria-prima gentilmente oferecida. As outras duas foram para MG, onde passei minhas férias de final de ano com minha família. Um pequeno mimo para a hospedagem tão maravilhosa que tivemos na casa de meu irmão.
DECOUPAGEM EM VIDRO; DECOUPAGE; ARTE COM VIDRO; BANDEJA ARTESANAL; BANDEJA COM DECOUPAGEM; PEÇA DE DECORAÇÃO ARTESANAL; FAÇA E CRIE; TRANSFORMANDO VIDRO

LEMBRETE IMPORTANTE
  • Para limpar a bandeja de uso exclusivo decorativo utilize apenas um paninho seco ou levemente úmido. Nunca use material abrasivo sob o risco de danificar a decoupagem e a pintura. 
  • Caso seja necessário lavar efetivamente, como no caso de utensílios do serviço de mesa, este procedimento deve ser rápido e com detergente neutro e esponja macia. Enxague imediatamente e segue em seguida. 
  • Não deixe sua bandeja de molho ou empilhado com outras louças. 
  • Não a lave com água quente. 
  • Nunca a coloque em máquina lava-louça, nem em microondas ou forno convencional. 

Este é um trabalho artesanal e não industrial.

E vocês, o que acharam do trabalho de hoje? 
DECOUPAGEM EM VIDRO; DECOUPAGE; ARTE COM VIDRO; BANDEJA ARTESANAL; BANDEJA COM DECOUPAGEM; PEÇA DE DECORAÇÃO ARTESANAL; FAÇA E CRIE; TRANSFORMANDO VIDRO

Eu vou ficar aguardando os trabalhos de vocês.

Mil bjs e até a próxima postagem (arte, viagem ou guloseimas).

2 comentários:

  1. Olá Teresa Cristina, adorei seu trabalho. Vou terminar uma bandeja que fiz, e estava sem saber como colocar os pés.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada, querida.
      Fico feliz em ajudar.
      Bjs e muito sucesso em seus trabalhos.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!