Translate

Menu

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

LATAS RECICLADAS - CONJUNTO PARA ESCRITÓRIO

PINTURA COM POÁ 

Depois da experiência com as latas pintadas com tema floral (http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/11/latas-recicladas.html), resolvi inovar e fazer algo mais prático e rápido.
Aproveitando algumas latinhas de leite condensado e de atum, resolvi fazer um conjunto para escritório. Algo para organizar e guardar canetas, lápis e outros materiais afins, sem esquecer-se da decoração do ambiente.
Afinal reciclagem é mais do que o reaproveitamento dos materiais que seriam descartados. Reciclar é transformar e dar nova utilidade ao objeto que perdeu sua finalidade e serventia. É dar nova
Então antes de jogar uma latinha fora, pense com carinho no meio ambiente e dê nova vida e cor ao que parecia fadado ao lixo.
Eu fiz estas latinhas com uma finalidade já definida que é a de organizar os materiais de estudo daqui de casa. Mas, você pode fazer este conjunto para organizar outros materiais como maquiagem, costura... ou até mesmo plantar nas latinhas e fazer um minijardim.
latas recicladas
A técnica de hoje é bem simples e gostoso de fazer.  O resultado é maravilhoso. Parte da técnica já foi descrita no post anterior, mas irei repetir para relembrar todo o passo-a-passo.

PINTANDO LATAS DE METAL
MATERIAIS:
  • Latas diversas
  • Alicate
  • Abridor de latas
  • Primer para metal
  • Trincha
  • Pinceis em tamanhos variados
  • Rolinho pequeno de espuma
  • Tinta PVA, acrílica ou esmalte na cor branca a base de água
  • Corantes, tinta PVA ou acrílica nas cores desejadas
  • Paninho de limpeza e álcool
  • Verniz acrílico a base de água (fosco ou brilhante) ou verniz marítimo.
Lembrete: O verniz marítimo não é a base de água e sim aguarrás, mas deve ser usado caso a sua peça vá ficar em área externa ou úmida, como no caso de varandas ou banheiros. Também é o mais indicado para vasos. Veja o modo de diluição indicado pelo fabricante do verniz marítimo.
PASSO-A-PASSO:
  1. Retire o rótulo de papel das latas e o resíduo de cola.
  2. Lave as latas com água e sabão para retirar toda a sujeira. Segue com um pano ou deixe secar completamente, emborcadas de cabeça para baixo em um forno aquecido. Junte a quantidade de lata que quiser de formas e tamanhos diversos ou todas iguais.
  3. Retire a tampa em uma das extremidades da lata com o auxílio de um abridor de latas. Dica: cuidado para não se cortar nas rebarbas da abertura da tampa.
  4. Com o alicate dê acabamento à abertura da lata, pressionando as rebarbas de encontro à lata.Dica: importante para evitar acidentes ao usar e manipular as latas no futuro.
  5. Se necessário passe álcool com um paninho em toda a superfície da lata.
  6. Dê uma mão de primer para metal em toda a lata (lado externo e interno), protegendo as mãos com luvas ou um saco plástico. Espere secar de acordo com o tempo indicado na embalagem do produto. Dica: O primer irá facilitar a adesão da tinta e garantir a durabilidade do trabalho. Além disto, este produto protege a lata de ferrugem. Existe várias marcas no mercado, a que usei foi esta:
  7. Dê uma segunda demão de primer. Espere secar novamente. 
  8. Com um rolinho de espuma passe a tinta PVA branca sobre as latas. Dê 2 a 3 demão de tinta para formar a base para o trabalho. Dica: É importante cobrir totalmente a latinha, inclusive na parte de baixo e interior. 
  9. Deixe secar bem entre uma demão e outra.
  10. Prepare as tintas nas cores desejadas usando corantes próprios ou use tintas já coloridas. A vantagem de preparar as próprias cores é que a variedade de tons é maior. Basta ter as cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Escolha cores que combinem com o ambiente onde serão utilizadas.
  11. Comece a pintar as latas a partir da cor do fundo. Eu fiz dois conjuntos um vermelho e outro azul. Para o vermelho eu usei tinta PVA pronta e para o azul eu preparei a tinta com o PVA branco e corante azul.
    Dê 2 a 3 demãos de tinta, intercalando período de secagem entre elas.

  12. Pinte bolinhas brancas usando o cabo de um pincel. De acordo com o tamanho desejado das bolinhas use um pincel fino ou largo. Para cada bolinha molhe a ponta do cabo na tinta, desta forma o tamanho fica mais uniforme.
  13. Para facilitar a pintura eu marquei com uma caneta (apenas um pontinho discreto) formando um quadriculado na lata. Depois pintei no meio de cada quadradinho formado uma bolinha.
  14. Faça uma última revisão da pintura, dando os seus toque pessoais. 
    CONJUNTO PARA ESCRITÓRIO

    KIT PARA ESCRITÓRIO
  15. Assine a sua latinha.
  16. Passe uma camada de verniz acrílico com pincel ou em spray sobre toda a superfície pintada. Espere secar e passe uma segunda camada.
Prontinho! Serviço terminado e pronto para uso. Eu adorei o resultado.
KIT ESCRITÓRIO
Bem mais fácil que as latinhas com tema floral que postei anteriormente. Técnica muito fácil, prática, econômica e com um grande efeito final.

Para compor o Kit de escritório eu fiz o mesmo trabalho em um porta controle remoto de MDF. É claro que por não ser metal não foi preciso a aplicação do primer. Vejam o resultado final.
kit para escritório
E vocês? O que acharam das minhas latinhas?  

Que tal fazer o conjunto vermelho para presentear no natal? Afinal já estamos em novembro e dezembro chega já já. 
CONJUNTO PARA ESCRITÓRIO

Para quem se animar: 

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Obrigada pela visita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!