Translate

Menu

domingo, 15 de janeiro de 2017

GELEIA DE MARACUJÁ

GELEIA CASEIRA DE MARACUJÁ
RECEITA DE GELEIA CASEIRA; MARACUJÁ; FRUTA DA PAIXÃO; GELEIA, COMPOTA E CONSERVA

Maracujá é o nome indígena (tupi-guarani) que designa a fruta do gênero Passiflora, da família Passifloráceas. Passiflora é palavra de origem latina composta de passio (a paixão) e de flos,oris (a flor). Flor da Paixão em português, Fleur de la Passion em francês e Passion Flower em inglês.
Originária na América do Sul, a Passiflora, possui sabor exótico, sendo fonte de pró-vitamina A, niacina (vitamina B3), riboflavina (vitamina B2) e ácido ascórbico (vitamina C).
Ao comprar maracujá procure frutos maduros, com a casca já enrugando e escurecendo, mas sem rachaduras. A casca deve ceder ao ser pressionada com o dedo, mas sem se romper. Normalmente, o maracujá enrugado apresenta-se mais doce, sendo o momento certo para ser consumido.
Caso você vá demorar para usar seus maracujás in natura, compre frutos com a casca grossa e lisa.
Além disto, o peso do fruto deve ser levado em consideração. Fruto muito leve significa pouca ou nenhuma polpa. Na hora de comprar sinta o peso da fruta na mão, quanto mais pesado mais polpa ele terá.
O maracujá pode ser conservado fora da geladeira, junto com outras frutas da época. Caso ele amadureça antes do consumo, coloque-o na gaveta da geladeira ou retire sua polpa para congelar.
GELEIA DE MARACUJÁ:
  • polpa de 2 maracujá azedo sem sementes (como o meu maracujá era enorme, eu só usei um).
  • sementes de 1 ou ½ maracujá (eu usei sementes de ½ fruta)
  • 1 xíc/chá de água
  • 2 xíc/chá de açúcar
  • 1 c/chá de gelatina sem sabor e incolor (opcional)
MODO DE PREPARO:
  1. Retire a polpa do maracujá conforme. Dica: Obter a polpa do maracujá é bem simples. Basta abrir o maracujá (já lavado) no meio e com uma colher retirar sua polpa com sementes. Depois passe a polpa em uma peneira, raspando com a colher para escorrer apenas o caldo. Descarte as sementes ou guarde-as para plantar. Dá um pouco de trabalho mas, compensa pela qualidade do produto obtido: polpa pura sem adição de água.
    Se você preferir usar o liquidificador será necessário acrescentar um pouco de água para facilitar o processo e usar a tecla pulsar com cuidado para não quebrar as sementes do maracujá. Apenas o suficiente para soltar a polpa das sementes. A semente triturada libera substância que podem causar alterações estomacais em algumas pessoas (azia e dor) e deixar o suco mais amargo. Depois de batido (pulsar) é só peneirar para descartar as sementes. Utilize a medida de água prevista para a receita.
  2. Reserve parte das sementes.
  3. Misture todos os ingredientes, exceto as sementes, em uma panela de fundo triplo. 
  4. Leve ao fogo baixo, sem mexer, até formar uma calda média.
  5. Retire a espuma que formar durante o processo.
  6. Junte as sementes, mexa, deixe ferver e desligue o fogo.
  7. Caso você prefira a geleia mais firme, sem escorrer, este é o momento de adicionar a gelatina diluída e dissolvida (banho-maria) em 1 c/sopa de água. Misture bem. Dica: Esta etapa é opcional. Faça se achar interessante uma geleia mais firme. 
  8. Passe para um pote limpo e estéril. 
    RECEITA DE GELEIA CASEIRA; MARACUJÁ; FRUTA DA PAIXÃO; GELEIA, COMPOTA E CONSERVA
  9. Deixe esfriar antes de usar sobre tortas, bolos, sorvetes, torradas, bolachas, ....
CURIOSIDADES INTERESSANTES SOBRE O MARACUJÁ: (informações obtidas em pesquisas na internet)
⇒ O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá.
⇒ Existem mais de 500 espécies conhecidas de maracujá. O maracujá mais comum no Brasil é o azedo amarelo (cerca de 95% da produção), seguido do azedo roxo. O maracujá doce é encontrado em poucas regiões e seu comércio ainda é bem reduzido no nosso país.
⇒ O maracujá é fonte de vitaminas (A, C e do complexo B) e de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo).
 Seu suco possui ação calmante e sedativa.
 Existem estudos que comprovam que a farinha da casca do maracujá além de auxiliar no controle de peso, controla as taxas de colesterol ruim e de triglicérides por sua alta concentração de fibras.
⇒ Outros estudos mostram que o uso regular da farinha da casca do maracujá, ajudar a reduzir de 15% a 20% da glicose no sangue. Mas, quem é diabético não deve consumir mais do que quatro frutos por dia. O maracujá, como toda fruta, contém frutose. Acho que a frutose está na polpa, mas se você for diabética, confirme esta informação com seu médico e/ou nutricionista.


DICAS PARA CONSERVAÇÃO DE SUA GELEIA:
O uso da geleia é bem diversificado: 
  • Rechear bolos, cupcakes, tortas, cheesecake.
  • Como cobertura para sorvetes e cremes.
  • Para adoçar e saborizar  iogurtes naturais.
  • Passar em pães, bolachas ou biscoitos.
  • Sobre salada de frutas, panquecas doces.
RECEITA DE GELEIA CASEIRA; MARACUJÁ; FRUTA DA PAIXÃO; GELEIA, COMPOTA E CONSERVA
Agora vou colocar os pés pra cima e curtir um domingo calmo e tranquilo com minha família, enquanto degusto uma taça de sorvete de creme com geleia de maracujá.
Tchau!
Beijão à todas e todos. Até a próxima receita.
BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos e visitantes,
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!