Translate

Menu

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

BORRA DE CAFÉ NO DESIGN MODERNO BRASILEIRO

Meus queridos seguidores e amigos, estou em dívida com vocês. 
Tenho feito poucos artesanatos e ando um pouco afastada do blog por motivos de saúde. 
Resumindo, sofri uma forte crise de hérnia de disco com pinçamento de ramificações do nervo ciático. Pensem numa dor intensa e imobilizante. Felizmente, estou em plena recuperação. Bom, não quero falar de doenças. 
Saibam que sempre penso em escrever algo e colocar alguma postagem que venha a agradar vocês e mostrar que tudo é possível com dedicação e persistência.
Hoje, ao entrar no Google, eu vi um trabalho que simplesmente me encantou e tenho certeza que vocês irão amar.
Alguns brasileiros, antenados com questões do impacto do resíduo sólido do café, a famosa borra de café, se juntaram em várias pesquisas com o intuito de achar uma forma de reciclar este material tão amado em nosso país e no resto do mundo.
Consciência ambiental e design moderno combinam? Eles apostaram que sim e conseguiram.
Foi assim que surgiu a RECOFFE DESIGN. Uma marca inovadora que cria peças sustentáveis a partir da borra do café.
Não se trata de fazer pinturas em garrafas, caixas ou telas, usando a borra de café. Isto muitos já fazem. 
Eles conseguiram criar peças sólidas, como vasos de plantas, luminária, bio-jóias e outras peças decorativas. 
Após, várias tentativas, misturando borra de café + aglutinantes naturais, conseguiram um material rígido e biodegradável. Este foi o primeiro e decisivo passo.
Parece algo fácil, mas foi preciso muito empenho, dedicação e, principalmente, visão. Some a tudo isto muita criatividade e determinação.
Os idealizadores, Ana Paula e Rafael, garantem que o material é atóxico, elaborado manualmente em uma produção limpa que dispensa energia elétrica.
Amo ver como alguns projetos são iniciados. Às vezes, um bate papo inocente, entre amigos, se transforma em algo mágico e inovador. 
É preciso acreditar e arriscar.
Da próxima vez, que eu for apreciar um simples cafezinho, vou ficar imaginando o que irá acontecer com o seu resíduo.
Será que a borra do meu cafezinho irá virar alguma peça de design, algum outro tipo de reciclagem, quem sabe um simples adubo, ou simplesmente vai parar no lixo? 
Espero que não seja a última opção. Prefiro que a borra do meu cafezinho se transforme numa obra de arte e traga muita alegria a alguém.
Quem sabe a xícara em que será servido o cafezinho não seja de borra de café? Seria o máximo.
Minha intenção não é fazer divulgação da marca (mesmo que tenha feito), mas de mostrar que, com dedicação, pesquisa e tentativas, erros e acertos, podemos fazer a diferença.
A RECOFFE DESIGN, possui uma loja na Av. João Fiúsa, 2530, Ribeirão Preto (SP). Maiores informações procurem no site http://recoffeedesign.com/ 
As fotos não são de minha autoria, foram captadas do Instagram da marca, a quem peço desculpas pela ousadia. Caso se sintam ofendidos, é só me enviar mensagem que irei retirar a postagem.
Aos meus seguidores e amigos, tenham uma linda tarde. 
Desejo a todos, muito sucesso em seus projetos e trabalhos.
Espero que tenham gostado. Se sim, curtam e compartilhem.
Mil bjs e até a próxima postagem (arte, viagem ou guloseimas).

BOA SORTE e BOM TRABALHO!!!

Abaixo alguns trabalhos (meus) de reciclagem ou reaproveitamento de materiais que foram resgatados do lixo:
GARRAFAS PINTADAS 

Um comentário:

  1. super interessante saber que se faz reciclagem da borra de café e, ainda por cima, em objetos de design tão bonitos !

    ResponderExcluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!