Translate

Menu

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Velocidade x multa!

Algumas pessoas estão sendo surpreendidas no Recife, com cobranças de multas por excesso de velocidade em vias de trânsito normalmente congestionados. 

Qual trecho? 
  • Av. Rui Barbosa. 
Como, se pelo congestionamento não se consegue nem chegar aos 60km/h permitidos? 
  • Simples. Nos domingos e feriados parte da Av. Rui Barbosa é transformada em ciclovia com redução de velocidade para os carros. Isto mesmo, a velocidade de 60km/h só vale para os dias úteis de 2ª ao sábado. Nos domingos e feriados a velocidade passa a ser de 40km/h no período das 07h às 16h. Apesar das placas sinalizando a norma em todo o trajeto, a maioria dos motoristas não se atentou para o fato. Muitos pensam que as placas são destinadas aos ciclistas. Ciclistas a 40km/h? Bom nas provas de ciclismo nos Jogos Olímpicos a média ultrapassa os 60km/h. Afinal são atletas preparados e correndo sem os inconvenientes do trânsito. Mas no caso do cicloturismo ou do ciclista urbano (trabalhador que usa a bicicleta como meio de transporte) a velocidade não chega a 20km/h para os menos preparados, podendo chegar a 30Km/h para os mais treinados, com um bom condicionamento físico em uma via com baixo fluxo de trânsito. O que não é a regra para a maioria que usa o transporte apenas como lazer.
  • Provavelmente o fato tem ocorrido em todo o trajeto das ciclovias, e não apenas na Av. Rui Barbosa. Motoristas fiquem alertas e atentos. Onde e quando tiver ciclovia no trajeto diminua a velocidade ou a multa será certa. Esta é uma mudança de comportamento das grandes cidades que não será apenas um modismo. A bicicleta veio pra ficar, e o número de adeptos tem aumentado a cada dia, não importa a idade ou a condição social. É uma realidade concreta e bem real. 
Qual o objetivo da norma?
  • Estimular o lazer, a atividade física, a interação família e amigos com segurança. Mais do que uma lei é uma questão de respeito ao próximo e cidadania. Não importa se de carro ou bicicleta, a coexistência é possível e necessária. Ninguém quer chegar atrasado ao seu destino final, nem motoristas e nem ciclistas. 
Respeito é um direito de mão dupla. Vamos respeitar para sermos respeitados.

FICA A DICA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!