Translate

Menu

segunda-feira, 4 de março de 2019

RECUPERANDO BOLSA COM DETALHE EM COURO SINTÉTICO

Diferente dos homens que praticamente só tem uma carteira, toda mulher gosta de ter bolsas. Sim, bolsas no plural. Uma para cada ocasião e estilo de roupa ou atividade que irá participar. 
Bolsas de couro, couro ecológico, couro sintético, tecido, lona, ..., é tanto material e tanta bolsa. kkkkkkkkkkkkk.
Então, um dia você tira uma de suas bolsas do armário (aquela que vai completar o seu look do momento) e se depara com uma bolsa totalmente detonada. 
Recuperando bolsa; recuperar couro sintético; faça você mesmo; reforma de bolsas; renovando com pouco dinheiro; do lixo ao luxo
No início o desespero é imenso. 😕😔😟😞😩😫😲
Passado o susto, você analisa a situação com mais calma e começa a se questionar. 
Totalmente inutilizada? Nem tanto, apenas a parte de couro sintético que descasca em vários pontos. O restante da bolsa está perfeito. Mas, isto não importa. 
Como usar uma bolsa nestas condições? E agora? O que fazer? Jogar fora e comprar outra? É possível recuperar?
Recuperando bolsa; recuperar couro sintético; faça você mesmo; reforma de bolsas; renovando com pouco dinheiro; do lixo ao luxo
Sim, é possível recuperar de duas formas:
1ª forma: Descosturar a bolsa e trocar todas as partes danificadas. Mas, para isto é preciso habilidade na costura e máquina que trabalhe com material grosso. 
2ª forma: Descascar toda a bolsa e pintar a parte danificada. O quê? Isto é possível? Sim, é sim. E, é isto que irei ensinar hoje. 
Recuperando bolsa; recuperar couro sintético; faça você mesmo; reforma de bolsas; renovando com pouco dinheiro; do lixo ao luxo
Mas, saibam que o processo é lento e requer muita paciência. É preciso retirar todo o resíduo da bolsa e esperar cada demão de tinta ou verniz secar bem antes de passar para a etapa seguinte.
E, o resultado final, depende muito da habilidade de cada um.
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • bolsa para reciclar
  • escova grossa para lavar jeans
  • escova de unha
  • pinça ou uma faca pequena com  ponta
  • cortador de casas ou tesourinha com ponta fina
  • cola permanente para tecido ou cola jeans
  • palito de dente
  • 1 pote de tinta para tecido na cor de sua preferência. Eu optei por Palha.
  • pinceis macios finos e largos
  • vasilha com água
  • paninho de limpeza
  • Verniz vitral e solvente 
  • agulha e linha de costura
PASSO-A-PASSO (PAP):
1- Sobre uma mesa, escove a parte danificada da bolsa com a escova para lavar jeans. Faça movimentos firmes, mas sem muita pressão para não danificar o tecido do fundo ou as costuras. Realize movimentos circulares, para cima e para baixo, da esquerda para a direita e vice-versa.
A medida que for retirando a parte danificada, limpe a superfície até que a superfície do couro sintético saia totalmente, deixando apenas o tecido de fundo. Use a escova de unha (mais fina e macia) para retirar todo pó do tecido.
2- Com uma pinça ou faca com ponta, retire o material entre as costuras e passe a escova de unha para retirar todo o material descascado. Dica: É importante que não fique nenhuma parte do material superficial do couro sintético, senão ele irá descascar novamente no futuro.  
3- Com o cortador de casas ou uma tesourinha de ponta fina, corte a costura da alça. Dica: Eu preferi soltar a alça para evitar de manchá-la durante a pintura. Além disto, como a cor da faixa do meio é cinza, e eu mudei esta cor para palha, eu teria que pintá-la. Se você não for pintar a alça ou parte dela, basta envolvê-la com fita crepe para protegê-la de qualquer acidente com a tinta ou verniz durante o processo.
4- Pinte a faixa do meio com a mesma cor escolhida para a bolsa. Pinte um lado, espere secar e pinte o outro lado. A parte azul, eu mantive. Reserve. Dica: Uma outra ideia é não usar a alça original e trocá-la por corrente de metal bem grossa. 

5- Com o uso de um palito de dente, cole as partes de tecido que tenham se soltado. Como no caso da minha bolsa, que o tecido que prende a argola da alça, ficou totalmente desconstruído. Você pode usar cola para jeans ou cola permanente para tecido. Aperte bem com os dedos ou uma pinça e deixe secar antes de seguir para o próximo passo. 

6- Forre uma mesa com plástico ou papel e separe o material para começar a pintura. Dica: Embora eu tenha encontrado um tom de cinza bem semelhante à cor original, eu escolhi mudar a cor para palha. Na minha opinião, a mudança de cor irá deixar a bolsa um pouco mais leve e permitir uma maior variedade de combinação da bolsa com outras roupas. Escolha a cor de sua preferência.
Eu usei apenas um pote pequeno de tinta para tecido. A quantidade irá depender do tamanho da área a ser pintada, e se a cor de fundo é mais escura ou mais clara do que a cor escolhida. Sempre que pintamos um fundo escuro com uma cor mais clara, iremos precisar de mais camadas de tinta, até cobri-la totalmente. 
7- Encha a bolsa com plásticos ou jornal amassado. Eu usei vários sacos de supermercado. Dica: embora não seja essencial, esta etapa deixa a bolsa em pé, o que facilita na hora de pintar certas áreas e aguardar a secagem, sem risco de manchar a parte de tecido.
8- Comece a pintar a bolsa com a tinta para tecido sem diluir. A água é apenas para lavar o pincel no término da pintura ou, no caso de usar uma tinta já usada e que "engrossou", diluí-la levemente. Use um pincel macio e vá batendo a tinta em toda a área. Para não manchar a parte de tecido da bolsa, comece com uma área por vez. Eu comecei pela parte próxima do fecho-ecler. Dica: Se você observar bem a foto abaixo, verá que o tecido que restou do couro sintético é algo fofo e macio. O que significa que irá absorver bastante tinta, necessitando de uma segunda demão após a secagem da primeira. Importante saber que o tecido de fundo do couro sintético nem sempre tem a mesma composição. Isto irá depender do fabricante e da técnica utilizada.
9- Use alfinetes de costura para destacar e separar a parte a ser pintada do tecido que irá permanecer com a mesma cor. Como no caso do rolotê que contorna minha bolsa ou das costuras no encontro dos dois tecidos. Espere secar bem entre cada demão de tinta. Ao secar a segunda demão observe o resultado e verifique a necessidade ou não de uma terceira demão. 
10- Passe uma camada de verniz vitral depois, que toda a área a ser pintada tiver recebido duas ou três demãos de tinta e estiver totalmente seca.
Antes de passar para outra área, espere o verniz vitral secar para evitar manchar a bolsa.
Use um pincel macio no envernizamento.
11- Lixe a área envernizada com uma lixa grossa inicialmente e depois use uma lixa mais fina. Dica: A pintura e o envernizamento, deixa o tecido bem áspero e grosseiro. Para "amaciar" o tecido ao toque, será necessário lixar toda a área envernizada, ante de aplicar a segunda demão de verniz.
Pode ser usado lixa de madeira ou ferro, o importante é lixar suavemente com movimentos circulares. O importante é lixar apenas a parte do verniz deixando a superfície suave, sem comprometer a pintura anterior. Se por acaso você for além do verniz, será necessário reparar a pintura. Após lixar, limpe toda a área com uma escova macia e um paninho de limpeza, retirando o pó formado. Dica: Eu usei um pedaço de duas lixas que tinha em casa. Veja abaixo. Corte um pequeno quadrado e guarde o restante para um próximo trabalho.
12- Passe uma segunda demão em toda a área que foi pintada e lixada. Espere secar uma área para envernizar a seguinte a fim de evitar borrar o trabalho já realizado.
13- Limpe as argolas que irão sustentar a alça, retirando todo o resíduo de tinta e verniz.
14- Costure a alça novamente na bolsa. Ou substitua por outra alça, que pode ser de couro, tecido, corrente de aço, macramê, ... Use uma linha bem grossa e resistente. Escolha uma cor que combine com sua bolsa.
Eu optei em deixar a mesma alça. Fiz uma costura manual, visto que minha máquina doméstica não teria condições de costurar algo tão volumoso. O resultado não ficou 100%, mas dá pro gasto. kkkkkkkkk. Costura manual nunca foi meu forte.
Recuperando bolsa; recuperar couro sintético; faça você mesmo; reforma de bolsas; renovando com pouco dinheiro; do lixo ao luxo
Prontinho! Bolsa recuperada e pronta para passear. 
Recuperando bolsa; recuperar couro sintético; faça você mesmo; reforma de bolsas; renovando com pouco dinheiro; do lixo ao luxo
A mudança da cor de cinza para palha, deu uma levantada no "astral" da bolsa. Achei que ficou bem melhor. Amei. 😍😍😍
Recuperando bolsa; recuperar couro sintético; faça você mesmo; reforma de bolsas; renovando com pouco dinheiro; do lixo ao luxo
Este trabalho pode ser feito não apenas em bolsas, mas em carteiras, cintos, sapatos e sandálias de couro sintético.  
Relembrando o antes e o depois deste trabalho. 
Recuperando bolsa; recuperar couro sintético; faça você mesmo; reforma de bolsas; renovando com pouco dinheiro; do lixo ao luxo
Gostaram? Então não jogue sua bolsa fora. Vamos ajudar o meio ambiente reaproveitando e reciclando o que temos.
Eu adoro usar o artesanato como recurso de inovação, reaproveitamento e reciclagem. Aos poucos vamos renovando objetos com baixo custo. Sempre unindo o útil ao agradável.
Vocês já recuperaram alguma bolsa? Vamos trocar figurinhas? ✉✉✉
Aguardo a opinião e sugestões de vocês para próximos trabalhos.
Quem fizer, ou já tiver feito esta técnica, não deixe de curtir e compartilhar. 
Por hoje é só.  
Qualquer dúvida é só perguntar, irei responder assim que puder. 📝📪
Beijocas a todos meus familiares, amigos e visitantes. 💋💋💋
Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...).
Para quem se animar: 

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Obrigada pela visita!!!

Vejam alguns trabalhos de transformação em objetos salvos do lixo:







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!