Translate

Menu

quinta-feira, 7 de junho de 2018

BOLO INVERTIDO DE BANANA

Um bolo que agrada pela apresentação e pelo sabor. Algumas pessoas gostam de fazer um caramelo para colocar no fundo da forma e sobre ele distribuir as bananas. Nesta receita, eu optei em não usar caramelo. Ao invés disto, resolvi distribuir as bananas sobre uma "cama" de açúcar.
bolo; receita com banana;
Como a forma que usei era redonda, optei em cortar as bananas em rodelas. Se quiser, você pode cortá-las em tiras no sentido longitudinal.

Esta receita pode ser variada substituindo as bananas por maçãs ou abacaxi. No caso das maçãs, descasque-as, retire as sementes, corte em tiras, e espalhe suco de ½ limão, para evitar que escureçam. Se a opção for abacaxi em calda, escorra a calda. Para abacaxi in natura, corte em fatias não muito grossas, retire o miolo e, cozinhe-as com um pouco de açúcar. Escorra a calda que formar antes de empregar. Dica: No lugar do miolo do abacaxi, você pode colocar uma ameixa em passa (ameixa seca).
INGREDIENTES:
Bolo:
  • 2 ovos inteiros
  • 3 c/sopa de óleo
  • 1 x/ic/chá de leite morno
  • 1 x/ic/chá de açúcar (mascavo, demerara ou branco). Obs.: eu usei o açúcar demerara.
  • 2 xíc/chá de farinha de trigo peneirada
  • 1 c/café de canela em pó ou ½ de c/chá
  • ½ c/chá de essência de baunilha
Guarnição:
Use bananas bem maduras. Antes de descartar a banana com a casca escurecida, descasque-a. Muitas vezes a banana está intacta, madura e bem doce. Só descarte se ela estiver comprometida, com sinais de decomposição e cheiro alterado. Isto você só saberá se a descascar. As três bananas abaixo estavam em condições de uso.
  • 3 bananas maduras
  • óleo ou manteiga para untar a forma
  • 4 c/sopa de açúcar (demerara ou branco)
  • forma redonda com 22 cm de diâmetro. Dica: A minha forma tem 22 cm de diâmetro, mas pode ser 20 cm). Não use forma com fundo removível, a calda formada pelo açúcar pode escorrer.
MODO DE PREPARO:
  1. Unte a forma com óleo ou manteiga. Dica: veja ingredientes da guarnição.
  2. Polvilhe o açúcar (guarnição) em toda a forma. Não elimine o que não grudar. Deixe o excesso do açúcar no fundo da forma para caramelizar a banana ao assar.
  3. Corte as bananas em rodelas com 1 a 1,5 cm de espessura.
  4. Distribua as rodelas no fundo da forma. Reserve.
    Dica: Deixe o mínimo de espaço entre elas. Corte algumas rodelas ao meio ou em quatro para preencher todos os espaços.
  5. Pré-aqueça o forno a 200°C.
  6. Em uma tigela bata ligeiramente os ovos.
  7. Acrescente o óleo, o leite morno, a canela, o açúcar, a essência, a farinha de trigo (aos poucos), e, por último, o fermento em pó. Mexa a cada adição.
  8. Despeje delicadamente a massa sobre as bananas.
  9. Bata delicadamente a forma sobre o balcão para eliminas as bolhas maiores da massa. Dica: isto evita que o bolo ao ser cortado apresente "túneis". Eu não bati minha forma e tive este problema que vocês irão observar mais abaixo.
  10. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por 35 a 45 minutos, ou até dourar. Faça o teste do palito antes de retirar do forno. Dica: O tempo de forno varia de acordo com cada forno (elétrico ou a gás).
  11. Retire do forno e deixe sobre uma grelha por aproximadamente 5 minutos.
  12. Com uma faca de ponta, solte as laterais do bolo da forma.
  13. Desenforme o bolo ainda quente, sobre um prato ou bandeja. Dica: Se esfriar a calda com as bananas ficarão grudadas no fundo da forma. No caso de alguma banana ficar na forma, retire-a com cuidado e recoloque-a no bolo.
    bolo; receita com banana;
  14. O açúcar no fundo da forma cria uma calda que envolve as bananas. Já o açúcar na lateral da forma, fica granulada, dando uma deliciosa crocância ao bolo.
    bolo; receita com banana;
  15. Sirva o bolo morno ou frio.
    bolo; receita com banana;
Este bolo fica com um lindo visual.
bolo; receita com banana;
Sirva acompanhado com café, chá, chocolate quente ou frio, sucos. Dica: Vejam abaixo, a formação de "túneis' ou "buracos" na massa. Isto foi ocasionado pela formação de bolhas grandes na massa. Para evitar isto, procurem mexer os ovos delicadamente, para não formar muitas bolhas. Depois, vá acrescentando os ingredientes aos poucos, um a um, mexendo delicadamente. Por último dê algumas pequenas batidas na forma com a massa sobre o balcão, para eliminar as bolhas.
Normalmente, eu só posto as receitas que deram certo. Mas, apesar dos "túneis" o bolo estava macio e delicioso. Então, eu resolvi postar e mostrar como evitar este problema.
bolo; receita com banana;
Não deixem de fazer, experimentar e compartilhar. 😋😋😋
Beijocas e até a próxima postagem que pode ser arte, guloseima ou companhia (passeios, viagens, pensamentos, ...). 😚💋💋
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!