Translate

Menu

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

BOLO DE MARACUJÁ RECHEADO

BOLO AMANTEIGADO DE MARACUJÁ COM RECHEIO DE MOUSSE DE MARACUJÁ E COBERTURA DE CHANTILLY

BOLO PARA OCASIÕES ESPECIAIS COMO ANIVERSÁRIOS, CONFRATERNIZAÇÕES E OUTRAS OCASIÕES FESTIVAS
bolo de aniversário; maracujá; recheio de bolo de maracujá; bolo amanteigado de maracujá; cobertura de chantilly para bolo;


Não é o primeiro bolo de maracujá que faço. Como era para o aniversário do meu marido e ele é apaixonado por este bolo, a escolha não poderia ser outra. Mas, sempre tem alguma diferença de um bolo para outro, seja na massa, no recheio ou na cobertura. Quem quiser dar uma olhadinha nas outras receitas, o link está no final desta postagem.
bolo de aniversário; maracujá; recheio de bolo de maracujá; bolo amanteigado de maracujá; cobertura de chantilly para bolo;

Para este bolo eu usei a polpa da fruta in natura. Não usei o suco de garrafinha e nem polpa congelada. Dica: Use frutos maduros, com a casca já enrugando e escurecendo, mas sem rachaduras. A casca deve ceder ao ser pressionada com o dedo, mas sem se romper. Além disto, o peso do fruto deve ser levado em consideração. Fruto muito leve significa pouca ou nenhuma polpa. Na hora de comprar sinta o peso da fruta na mão, quanto mais pesado mais polpa ele terá.
Obter a polpa do maracujá é bem simples. Basta abrir o maracujá (já lavado) no meio e com uma colher retirar sua polpa com sementes. Depois passe a polpa em uma peneira, raspando com a colher para escorrer apenas o caldo. Descarte as sementes ou guarde-as para plantar. Dá um pouco de trabalho mas, compensa pela qualidade do produto obtido: polpa pura sem adição de água.
Se você preferir usar o liquidificador será necessário acrescentar um pouco de água para facilitar o processo e usar a tecla pulsar com cuidado para não quebrar as sementes do maracujá. Apenas o suficiente para soltar a polpa das sementes. A semente triturada libera substância que podem causar alterações estomacais em algumas pessoas (azia e dor) e deixar o suco mais amargo. Depois de batido (pulsar) é só peneirar para descartar as sementes. Pelo acréscimo de água você irá obter um suco forte de maracujá, porém não como a polpa obtida na peneira onde não foi usado água. Mas, dá para fazer o bolo.
Se você tiver dificuldades para achar bons maracujás procure um suco industrial de qualidade ou use uma polpa congelada que você conhece. Tem marcas que o sabor não fica muito alterado, outras nem tanto.
A ideia inicial era cobrir todo o bolo com o chantilly. Mas, quando desmontei o bolo já recheado, meu marido pediu para não cobrir totalmente.  Pedido atendido. Não ficou exatamente como deve ficar um bolo pelado. O ideal seria deixar o mousse endurecer um pouco na geladeira para com um saco de confeitar contornar cada borda do bolo antes de colocar o recheio no meio. Outro cuidado para fazer um bolo pelado é montar fora do aro sem prensar o bolo. Desta forma, o recheio não irá escorrer para a lateral do bolo. No próximo, pergunto antes. kkkkkkkkkkkkkkkkkk. 
bolo de aniversário; maracujá; recheio de bolo de maracujá; bolo amanteigado de maracujá; cobertura de chantilly para bolo;

Como preparei o chantilly depois do pedido para não cobrir a lateral, só fiz o suficiente para o topo do bolo. Quem quiser cobrir totalmente o bolo deverá fazer a receita abaixo multiplicada por 3.
A geleia de maracujá que usei é caseira (receita abaixo). Mas, pode ser usada a industrial.
bolo de aniversário; maracujá; recheio de bolo de maracujá; bolo amanteigado de maracujá; cobertura de chantilly para bolo;
Como eu não faço bolos para venda, normalmente não peso meus bolos. Mas, este eu fiquei curiosa para saber qual seria o seu peso. Então, quando eu desenformei o bolo já recheado, mas ainda sem a cobertura, fiz a pesagem. Descontando o fundo da forma que mantive para o bolo não quebrar, o peso foi de 2,250 kg.
bolo de aniversário; maracujá; recheio de bolo de maracujá; bolo amanteigado de maracujá; cobertura de chantilly para bolo;
INGREDIENTES: 
BOLO:
  • 6 claras de ovo
  • 6 gemas de ovo
  • 1 tablete de manteiga sem sal em temperatura ambiente (200 g) 
  • 1 ½ xíc/chá de açúcar refinado
  • 1 xíc/chá de polpa de maracujá (200 ml)
  • 3 xíc/chá de farinha de trigo
  • ½ c/chá de sal (em caso de você ter usado a manteiga sem sal)
  • 1 c/sopa de fermento em pó
  • 1 c/chá de essência de baunilha ou raspa de limão (opcional)
Dica: São 6 ovos do tipo médio para grande. Se o seu ovo for do tipo extra grande, use apenas 5 unidades.
CALDA:
  • 1 xíc/chá de polpa de maracujá (200 ml)
  • ½ xíc/chá de açúcar
RECHEIO:
  • 1 lata de leite condensado (395 g)
  • 1 xíc/chá de polpa de maracujá (200 ml)
  • 2 caixinha de creme de leite (400 ml) (ou 2 latas sem o soro)
  • 1 pacote de gelatina incolor sem sabor (12 g)
COBERTURA 1: CHANTILLY (decoração apenas do topo do bolo)
  • 1 caixa de creme para chantilly (200 ml)
  • 1 c/sopa de açúcar de confeiteiro
  • 1/2 c/chá de essência de baunilha
COBERTURA 2: GELEIA DE MARACUJÁ
  • polpa de 2 maracujá azedo com sementes (como o meu maracujá era enorme, eu só usei um e mesmo assim diminui as sementes um pouco)
  • 1 xíc/chá de água
  • 2 xíc/chá de açúcar
MODO DE PREPARO:
BOLO:
  1. Unte e enfarinhe uma forma redonda com 25 cm de diâmetro. Reserve. Dica: Como a forma desmontável tem o fundo fino, eu gosto de colocar papel manteiga pelo menos no fundo. Corto um quadrado e coloco sobre o fundo da forma antes de encaixar a lateral. Desta forma o papel fica bem preso. Ah, eu passo manteiga no fundo antes de colocar o papel e depois passo manteiga sobre o papel e a lateral da forma. Enfarinho tudo no final.
  2. Pré-aqueça o forno a 180 °C.
  3. Bata as claras em neve na batedeira. Reserve.
  4. Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado.
    Dica: durante o processo, raspe as laterais da tigela da batedeira com uma espátula, para que a mistura fique bem homogênea.
  5. Acrescente as gemas aos poucos. De preferência adicione uma gema por vez. Bata bem.
  6. Adicione a essência de baunilha ou raspas de limão. Misture. Dica: Como o maracujá já tem um sabor bem marcante, este ingrediente é opcional. Eu, particularmente, não usei. Mas, caso fosse usar, usaria a raspa de limão ou laranja. Acho que combina mais. Questão de gosto pessoal.
  7. Desligue a batedeira e passe a usar uma colher, espátula ou fouêt a partir deste ponto.
  8. Junte a farinha de trigo e a polpa alternadamente. Comece e termine com a farinha de trigo. Caso tenha usado a manteiga sem sal, acrescente o sal neste momento. Na última xíc/chá de farinha de trigo, acrescente o fermento em pó. Misture bem. Dica: O sal em pequena quantidade, além de realçar o sabor doce, diminui o azedo do maracujá. A opção pela manteiga sem sal é para controlar melhor a quantidade de sal adicionada na receita.
  9. Acrescente a clara em neve à massa e misture. Para facilitar, coloque metade da clara por vez.
  10. Despeje a massa na forma já preparada. Bata a forma levemente no balcão para a massa assentar de maneira igual em toda a forma.
  11. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por 45 a 50 minutos. Faça o teste do palito.
  12. Retire do forno e deixe sobre uma grelha para esfriar antes de desenformar.
CALDA:
  1. Junte todos os ingredientes em uma panela pequena. Misture com uma colher.
  2. Leve ao fogo brando, mexendo de vez em quando até que todo o açúcar esteja dissolvido.
  3. Empregue a calda morna ou fria.
RECHEIO:
  1. Hidrate e dissolva a gelatina em banho-maria. Reserve. Dica: Não ferva a gelatina.
  2. Coloque o leite condensado, a polpa de maracujá e o creme de leite no liquidificador. Bata bem.
  3. Com o liquidificador ligado acrescente a gelatina dissolvida. Bata até ficar uma mistura bem homogênea. Reserve.
  4. Guarde o recheio na geladeira até a hora de usá-lo. Reserve. Dica: evite fazer com muita antecedência para a gelatina não endurecer antes da montagem.
COBERTURA 1: CHANTILLY (Prepare apenas no dia em que for decorar o bolo. Conserve na geladeira até o momento de usar).
  1. Deixe o chantilly em geladeira por no mínimo 12 horas. Veja as orientações no rótulo da caixinha. Dica: Pode ser usado o creme de leite fresco.
  2. Em uma batedeira, coloque o chantilly bem gelado e bata em velocidade baixa por 1 minuto.
  3. Passe para a velocidade média, acrescente o açúcar de confeiteiro e bata por mais 3 minutos ou até que o chantilly fique firme. Dica: cuidado para não ultrapassar o ponto. O ponto certo é quando levantar as pás da batedeira e o chantilly não cair.
  4. Junte a essência de baunilha para saborizar. Misture. 
  5. Conserve na geladeira até o momento de usar.
COBERTURA 2: GELEIA DE MARACUJÁ (Pode ser preparado com antecedência e guardado na geladeira).
  1. Bata no liquidificador a água com as sementes (tecla pulsar) ligeiramente, apenas para soltar o suco da fruta. Ou passe por uma peneira com o auxílio de uma colher. Reserve as sementes de meio maracujá para decorar a geleia.
  2. Misture todos os ingredientes (menos as sementes) em uma panela de fundo triplo. 
  3. Leve ao fogo baixo, sem mexer, até formar uma calda média.
  4. Retire a espuma que formar durante o processo.
  5. Junte as sementes, mexa, deixe ferver e desligue o fogo.
  6. Passe para um pote limpo e estéril. Guarde em geladeira até o momento do uso.
  7. Quando for usar retire da geladeira meia hora antes de usar. Ou aqueça em banho-maria para amolecer um pouco, apenas para facilitar o manuseio.
MONTAGEM:
  1. Desenforme o bolo quando estiver bem frio.
  2. Corte o bolo em 3 camadas. Dica: Use um faca longa de serra ou use um carretel de linha ou fio de nylon. Faça um corte em um dos lados do bolo com uma faca bem afiada. Encaixe a linha no corte e contorne com ela todo o bolo. Do outro lado do corte junte as duas pontas da linha e puxe com firmeza segurando com a outra mão o bolo para não vir junto. Use um apoio para transferir as camadas cortadas.
  3. Lave e seque o aro da forma em que assou o bolo para ser usado na montagem. Dica: eu mantive a última camada na base da forma, ainda com o papel manteiga. O papel manteiga irá facilitar na hora de tirar o bolo montado da forma.
  4. Recoloquei o aro no lugar e, antes de fechá-lo, coloquei ao redor do bolo papel manteiga dobrado ultrapassando a forma, para o caso da montagem ficar com uma altura maior.
  5. Fure a primeira camada com um garfo.
  6. Umedeça com a calda.
  7. Despeje metade do recheio sobre a primeira camada. Alise com uma colher para que fique o mais uniforme possível.
  8. Coloque a segunda camada de bolo sobre o recheio, fure-a com um garfo, umedeça com a calda, despeje o restante do recheio e alise.
  9. Coloque a última camada de bolo, fure-a com um garfo e espalhe um pouco de calda.
  10. Cubra a superfície com um plástico ou filme plástico.
  11. Dobre o papel manteiga excedente sobre o bolo. Faça alguns cortes no papel manteiga para facilitar a dobra. Coloque um prato ou o fundo de outra forma sobre o bolo.
  12. Deixe o bolo na geladeira para firmar o recheio por no mínimo 8 horas. 
DECORAÇÃO: Faça a decoração no dia do evento.
  1. Providencie todos os materiais necessários com antecedência. Bolo montado com o recheio já firme, chantilly (preparado no dia de decorar o bolo), geleia de maracujá para complementar a decoração (pode ser preparada com antecedência), prato em que será servido o bolo, colher ou espátula para espalhar o chantilly, saco de confeitar com bico de sua preferência.
  2. Tire o aro do bolo, mantendo o fundo da forma. Retire o papel manteiga da lateral com cuidado. 
  3. Apesar de ter montado o bolo na mesma forma em que foi assado, o recheio vazou na lateral. Independente da decoração escolhida, o recheio na lateral do bolo pode prejudicar a fixação da decoração. Até o momento eu pensava em cobrir todo o bolo com o chantilly. Então, eu resolvi raspar o excedente do recheio da lateral do bolo.
  4. Para passar o bolo para o prato de servir proceda da seguinte maneira:
    ➤ Cubra a superfície do bolo com um plástico e coloque um fundo de forma ou prato por cima. Com um movimento rápido, vire o bolo de cabeça para baixo. Retire o fundo da forma e o papel manteiga em que o bolo assou. 
    ➤ No fundo do bolo que está para cima posicione o prato ou bandeja em que o bolo será servido. Vire novamente o bolo de cabeça para baixo, em um movimento único e rápido. Retire o fundo e o plástico colocado na superfície do bolo. Prontinho seu bolo está no prato de servir sem o fundo em que foi assado.
  5. Prepare o chantilly, conforme explicado acima. Dica: Depois de desmontar o bolo e virá-lo é que resolvi fazer uma decoração mais leve. Apenas no topo do bolo. Não é exatamente um bolo pelado na versão tradicional, mas acho que vai ficar interessante. Então preparei o chantilly o suficiente para cobrir o topo do bolo. Caso você resolva cobrir todo o bolo faça 3 vezes a quantidade solicitada na receita.
  6. Passe uma camada de chantilly no topo do bolo com uma espátula ou colher.
  7. Coloque o restante do chantilly em um saco de confeitar com um bico pitanga grande (ou outro de sua preferência).
  8. Faça rosas intercaladas com pitangas no topo do bolo. Não preencha tudo, deixe espaço para a geleia de maracujá. Contorne a borda do bolo para impedir que a geleia de maracujá escorra. Aqui a decoração vai do gosto e habilidade de cada um.
  9. Com o auxílio de uma colher de chá, preencha os espaços entre as rosas e pitangas geleia de maracujá. Dica: Caso a geleia esteja consistente, aqueça-a em banho-maria em fogo baixo ou rapidamente no microondas. Não é para esquentar, apenas amolecer sem precisar de colocar líquido. Desta forma será mais fácil de espalhar e, quando o bolo voltar à geladeira, a geleia irá ficar consistente.
    bolo de aniversário; maracujá; recheio de bolo de maracujá; bolo amanteigado de maracujá; cobertura de chantilly para bolo;
  10. Conserve o bolo em geladeira até o momento de servir.
Que tal ver o bolo partido?
bolo de aniversário; maracujá; recheio de bolo de maracujá; bolo amanteigado de maracujá; cobertura de chantilly para bolo;

bolo de aniversário; maracujá; recheio de bolo de maracujá; bolo amanteigado de maracujá; cobertura de chantilly para bolo;

bolo de aniversário; maracujá; recheio de bolo de maracujá; bolo amanteigado de maracujá; cobertura de chantilly para bolo;
Gostaram da receita de hoje?
Não deixem de fazer. Eu garanto que será um sucesso total.

Confira os outros bolos de maracujá do blog:

BOLO DE MARACUJÁ RECHEADO DE MOUSSE E COBERTURA DE MARSHMALLOW


BOLO DE MARACUJÁ RECHEADO COM COBERTURA DE CHOCOLATE BRANCO







Mil bjs e até a próxima postagem que pode arte ou guloseima ou passeio. Alguém sugere algo?
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!