Translate

Menu

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

SUCO DE UVA CASEIRO

CONCENTRADO DE UVA PARA SUCO
receita com uva; bebida sem álcool; sucos; faça o seu suco de uva; suco natural

Quem não gosta de suco de uva? Melhor ainda se feito em casa, sem conservantes ou aditivos. Suco natural vai bem no almoço, jantar, lanche, café-da-manhã, ... a toda hora.
receita com uva; bebida sem álcool; sucos; faça o seu suco de uva; suco natural
Na última ida ao mercado encontramos uvas Isabel em promoção. O preço estava supimpa e não resistimos. Compramos 3 embalagens com 400 gramas cada, já com a ideia de fazer suco de uva.
As embalagens inclusive traziam uma receita bem simples e fácil de fazer.
A minha maneira é parecida, mas tem pequenas modificações.   
Use uvas saudáveis e maduras.
INGREDIENTES:
  • 1200 gr de uva preta (uva Isabel)
  • 1 xíc/chá de água (200 ml)
MODO DE PREPARO:
  1. Coloque as uvas ainda no cacho em um escorredor de massas ou uma peneira grande.
  2. Lave as uvas em água corrente, cacho por cacho para tirar todas as impurezas. Aproveite o momento para tirar as uvas que estiverem machucadas, amassadas, verdes ou já passadas.
  3. Solte as uvas do cacho ao mesmo tempo que faz nova inspeção na limpeza e qualidade das frutas.
  4. Coloque as uvas em uma panela de inox de fundo grosso.
  5. Macere as uvas com as mãos ou com uma colher. Não precisa amassar muito, apenas romper a casca das frutas. Dica: Se você quiser fazer algumas mudas de uva, esta é a hora para separar algumas sementes.
  6. Acrescente a água às uvas.
  7. Leve a panela ao fogo alto até ferver.
  8. Assim que ferver abaixe o fogo e conte 20 minutos. Mexa de vez em quando para evitar de grudar no fundo.
  9. Durante a fervura, retire a espuma que for se formando. Use uma colher para isto.
  10. Desligue após o tempo de cozimento e espere esfriar um pouco.
  11. Passe as uvas e o caldo formado por uma peneira fina. Use uma concha para ir colocando pequenas porções por vez. Dica: Algumas pessoas gostam de colocar o apurado da fervura em um liquidificador usando a tecla pulsar, antes de peneirar. Eu pulei esta etapa do liquidificador.
  12. Use uma colher para prensar a massa na peneira. Dica: Isto deixará o suco mais "grosso". Caso você prefira um suco mais fino, use a colher apenas para facilitar o escoamento do líquido prensando delicadamente a casca da uva. Como eu gosto do suco bem encorpado, eu usei a colher com gosto para aproveitar inclusive a massa da casca.
  13. Agora é só passar o apurado para uma jarra ou garrafa, completar com água até o seu gosto. Dica: se for congelar não coloque água e nem adoce. Veja abaixo como fazer.
  14. Adoce pouco ou não adoce, você decide.
Congelando o concentrado de uva:
Congele o seu concentrado de uva, antes da adição final de água e açúcar. Use saquinhos plásticos comprados em casas de embalagens. Ou use copos de vidro ou plástico com tampa. Eu usei os saquinhos porque fica mais prático e fácil na hora de usar. Veja como eu fiz.
  1. Acomode o saquinho plástico no interior de um copo. Dica: apenas para evitar perder o líquido se o saquinho escorregar da mão.
  2. Na abertura do saquinho adapte um funil.
  3. Despeje uma porção do líquido no funil. Eu não medi, fiz no olhômetro. Dica: caso você queira uma medida mais fiel, é só usar um copo pequeno ou xícara, ou meia xícara. Desta maneira você pode saber a quantidade que colocou em cada saquinho.
  4. Tire o saquinho do copo.
  5. Torça a parte excedente do saquinho, retirando o ar de dentro do mesmo. Dê um nó, deixando um pequeno espaço, sem ar, para o líquido expandir ao congelar.
  6. Arrume os saquinhos em uma bandeja e leve ao congelador ou freezer. Assim que congelar arrume os saquinhos em um saco maior e anote o conteúdo e data. Dica: eu obtive 7 saquinhos de concentrado de uva, mas não pesei os mesmos. Procurei fazer no tamanho similar aos saquinhos de suco congelado vendidos no supermercado. Acho que os meus ficaram um pouquinho maiores.
Preparando o suco com o concentrado de uva congelado:
  1. Retire o saquinho de suco do congelador ou freezer. Use a quantidade que quiser. Eu usei 3.
  2. Corte o nó do saquinho.
  3. Despeje o concentrado ainda congelado no copo do liquidificador.
  4. Acrescente água potável (filtrada, tratada ou mineral) na quantidade desejada. Não precisa ser gelada, o suco congelado irá gelar a bebida. Dica: para os 3 saquinhos de concentrado, eu acrescentei água até completar 1 litro. Não coloque muita água, o volume aumenta durante o processo.
  5. Bata bem até ficar homogêneo. O volume do líquido aumenta por conta da espuma que se forma ao liquidificar o concentrado. Dica: Esta espuma, diferente daquela formada durante o cozimento, não deve ser retirada.
  6. Adoce a gosto. Dica: Tem quem prefira sem adoçar. Eu coloco um pouco de açúcar por conta de meus filhos. 
  7. Bata mais.
  8. Prove.
    receita com uva; bebida sem álcool; sucos; faça o seu suco de uva; suco natural
  9. Passe para uma jarra de vidro ou garrafa.
    receita com uva; bebida sem álcool; sucos; faça o seu suco de uva; suco natural
  10. Sirva em seguida ou mantenha em geladeira até servir.
Veja como o suco fica consistente, mesmo usando água. Rendeu um pouco mais de uma jarra. 
receita com uva; bebida sem álcool; sucos; faça o seu suco de uva; suco natural
A cor fica linda. O líquido não ficou translúcido porque eu aproveitei ao máximo o apurado da fervura. E, com o que ficou na peneira, passei mais uma vez em outra peneira mais aberta e fiz uma deliciosa geleia que irei postar depois. PROMETO.
Depois de alguns minutos em repouso, é possível ver como o suco se divide em 3 camadas. A de baixo é o suco sem resíduos (massa ou fibras) da casca. A camada do meio é formada por suco e resíduos. E a terceira e superior é basicamente suco com espuma. Esta espuma é diferente daquela formada durante o cozimento da uva e não deve ser retirada. Na hora de servir é só misturar com uma colher de cabo longo e servir.
receita com uva; bebida sem álcool; sucos; faça o seu suco de uva; suco natural
Eu adoro suco de uva mesmo estes engarrafados ou em caixa vendidos nos supermercados. Mas, o meu suco ficou fenomenal. Pura uva. Uma verdadeira delícia.
receita com uva; bebida sem álcool; sucos; faça o seu suco de uva; suco natural
Gostou da receita de hoje? Na realidade é mais uma dica do que receita.
receita com uva; bebida sem álcool; sucos; faça o seu suco de uva; suco natural
Faça, delicie, curta e compartilhe.
Beijocas e até a próxima postagem.
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!