Translate

Menu

terça-feira, 9 de agosto de 2016

GELEIA CASEIRA DE UVA

Como eu prometi anteriormente, hoje irei postar como fiz minha geleia de uva.
GELEIA CASEIRA;  UVA; FAÇA VOCÊ MESMO; CONSERVA; GELEIA;
Eu vou fazer uma postagem um pouco diferente. Como eu aproveitei o que ficou na peneira daquele concentrado de uva feito recentemente, não tenho as medidas exatas. Fiz tudo na intuição.
Em primeiro lugar fui separando o que ficou na peneira ao fazer o concentrado de uva para suco em uma vasilha. Ainda tinha muita massa da fruta, que poderia dar uma boa geleia de uva.
Quando terminei todo o processo do suco de uva, coloquei o que não seria aproveitado para o concentrado de volta na panela, acrescentei um copo de água (algo entre 200 a 250 ml) e levei ao fogo alto até ferver.
Depois passei tudo novamente em uma peneira, voltando tudo para a panela.
Como a quantidade de massa era pequena, acrescentei suco de meio limão Taiti.
Juntei açúcar ao apurado da peneirada. Como não gosto de geleia muito doce, sempre prefiro colocar um pouco, misturar e provar se ainda precisa de mais ou não. A medida de açúcar que coloco é um pouco menor que a massa peneirada, sem contar a parte líquida. Dica: Lembre-se que a medida que a geleia é cozida e o líquido evapora, o açúcar fica mais apurado. Então, não exagere na quantidade.
Levei a panela ao fogo médio e deixei apurar bem.
Durante a fervura, a massa além de borbulhar, forma espuma na superfície. A borbulha é normal pela própria fervura, mas a espuma deve ser retirada o máximo possível.
A geleia fica consistente e grossa, aparecendo o fundo da panela ao passar a colher. É preciso mexer de vez em quando para não grudar e nem queimar.
GELEIA CASEIRA;  UVA; FAÇA VOCÊ MESMO; CONSERVA; GELEIA;
Dica: Como a quantidade era pequena, usei uma colher de sopa normal para mexer. Se a quantidade for maior o ideal seria uma colher de cabo longo, podendo ser de inox, plástico ou silicone.
Depois é só passar a geleia para potes de vidro devidamente limpos e esterilizados.
GELEIA CASEIRA;  UVA; FAÇA VOCÊ MESMO; CONSERVA; GELEIA;
  Dica: Depois que esfria a geleia endurece mais um pouco. Caso tenha endurecido muito, não se preocupe. Volte para a panela com um pouco d’água e amoleça um pouco. 
 Coma com torradas, biscoitos de leite, pães, bolos, sorvetes, iogurtes naturais, como cobertura de tortas... As opções são várias e o sabor maravilhoso.
GELEIA CASEIRA;  UVA; FAÇA VOCÊ MESMO; CONSERVA; GELEIA;
 Que delícia!!! Impossível não dar uma boa mordida.
GELEIA CASEIRA;  UVA; FAÇA VOCÊ MESMO; CONSERVA; GELEIA;
Vejam uma outra opção. Cobertura de Cheesecake. Irei preparar esta postagem em breve.
Veja alguns cuidados com os vidros usados para geleia.
Se você for fazer a geleia a partir das uvas inteiras, e não quiser o concentrado para fazer suco, é só fazer o seguinte. Lave e tire do cacho as uvas, coloque-as em uma panela e leve ao fogo alto e depois ao médio por 20 minutos. Peneire tudo, use uma colher para aproveitar o máximo a massa das uvas e descartar principalmente as sementes. Volte para a panela, acrescente açúcar, suco de limão e faça a geleia como explicado acima.
Gostaram? Então façam, curtam e compartilhem.
Até a próxima receita, fiquem em paz. Fui!!!
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra   






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!