Translate

Menu

sábado, 25 de junho de 2016

CANJICA DE MILHO VERDE – CANJICA NORDESTINA

CANJICA DE CORTE

Milho verde é um ingrediente sempre presente em vários pratos típicos das festas juninas.
Isto por que é neste período (junho) que ocorre a colheita do milho no Brasil. Bem na época de comemorar alguns santos. Santo Antônio, São João e São Pedro. Um atrás do outro. É muita festança e comilança junto.  
Um dos pratos a canjica de milho verde não pode faltar nesta época. É muito gostosa e popular no café da manhã nordestino e nas festividades juninas. Em outras regiões do país é conhecida como Curau.

O milho é farto mas, o preço fica melhor depois das festas. Mesmo assim é fácil encontrar bons preços nas feiras livres, onde o milho é encontrado com palha ou já sem a palha. A vantagem de comprar sem a palha é ver o estado do milho e poder escolher os mais verdinhos e saudáveis. Quanto mais verde melhor.
Em algumas regiões do nordeste a canjica é feita com uma mistura de leite integral (de vaca) com leite de coco. Eu prefiro sem o leite de coco. Quem quiser usar o leite de coco é só substituir parte do leite integral pelo mesmo. Eu recomendo um vidrinho para cada 10 espigas. 
Para que a canjica fique bem cozida o tempo de fogo é longo, sempre brando, uma hora e meia (1 ½ h). Isto, mesmo que você leu, uma hora e meia. Tem receitas que colocam um tempo menor, mas a canjica fica com sabor de milho cru. E não adianta diminuir a quantidade de espigas. O volume será menor mas, o tempo é o mesmo. E não é apenas o sabor que melhor, até a cor fica mais bonita. 
A medida que o tempo passa, a massa vai engrossando e fica bem pesada de mexer. Não desista e nem fique encabulada de pedir ajuda do maridão, irmã, amiga ou vizinha. Tudo por uma boa e deliciosa canjica. 
Veja a receita e o modo de preparo a seguir.
INGREDIENTES:
  • 8 a 10 espigas de milho verde
  • 1 e ¼ xíc/chá de açúcar
  • 1 e ½ litro de leite (podendo chegar a dois)
  • 1/3 c/chá de sal
  • 1 c/sopa cheia de manteiga
  • canela em pó para polvilhar
MODO DE PREPARO:
  1. Retire as palhas e o cabelo do milho.
  2. Lave bem as espigas.
  3. Retire os milhos do sabugo com uma faca bem amolada. Depois passe a faca no sabugo para retirar todo o milho que tenha ficado.
  4. Liquidifique os grãos com parte do leite. Apenas o suficiente para bater sem ficar muito pesado.
  5. Passe para uma peneira fina para deixar só o caldo.
    Use uma colher no início e depois esprema a massa com as mãos para sair todo o caldo.
  6. Coloque o caldo coado em uma panela grande de fundo triplo.
    O que ficou na peneira deve ser jogado fora ou virar compostagem para quem mora em sítio.
  7. Acrescente o sal, o açúcar e a manteiga.
  8. Mexa bem para misturar tudo e levantar o amido do milho que ficou depositado no fundo da panela.
  9. Com a mistura bem homogênea, acenda o fogo brando e mexa sem parar com uma colher de cabo longo.
  10. Mexa até engrossar.  É importante mexer constantemente, sempre raspando o fundo, e laterais, sem esquecer o meio da panela, para não grudar e queimar.
  11. Coloque o restante do leite sem parar de mexer. Dica: Se durante o processo a massa empelotar, retire a panela do fogo e mexa vigorosamente até voltar a ficar lisa.
  12. Quando ao levantar a colher e a massa cair devagar e grossa, prove o sal e o açúcar, acrescente mais se for necessário. Não adoce muito para não ficar enjoativa. Dica: Aproveite e veja o sabor. Se estiver com gosto de milho cru, é preciso cozinhar mais, se necessário, acrescente mais leite, mexendo bem e constantemente.
  13. Mexa sem parar até engrossar, tem quer ter força para mexer. É normal a massa borbulhar. E, a medida que o milho cozinha a cor vai ficando mais bonita e viva. Deixa de ser aquele amarelinho clarinho para um amarelo mais forte.
  14. Para saber se está em ponto de corte, faça o teste do pires: Coloque um pouco de massa no centro de um pires e deixe esfriar na geladeira. Não é no congelador. Depois de 1 minuto, veja se a canjica desgruda facilmente do pires. Se sim, é porque está no ponto. Se não, continue mexendo mais e repita o processo até dar o ponto.
  15. Caso prefira em ponto de canjica mole para servir em pratos com colher é só acrescentar mais leite fora do fogo e mexer bem para incorporar.
  16. Retire do fogo e despeje nas travessa separadas. Não precisa untar e nem polvilhar as travessas não importa se de vidro, louça, plástico, alumínio ou aço.
  17. Caso queira colocar em taças pequenas ou travessas individuais use uma concha ou colher grande.
  18. Polvilhe canela.
  19. Sirva quente, fria ou gelada. Quente ela fica cremosa e é comida de colher. Fria ou gelada fica com consistência de corte e é cortada em fatias. Eu prefiro fria ou gelada.
  20. A conservação da canjica de corte deve ser em geladeira.


Não é um prato difícil de fazer, mas requer disposição para ficar mexendo o tempo todo. 

No final, todo o trabalho é recompensado com uma generosa fatia de canjica e um bom e quentinho café. 

É muito boooommmmm!

Espero que vocês tenham apreciado a receita de hoje. 
Se gostaram, façam e compartilhem. Se vocês fizerem esta receita, me enviem as fotos. Vou colocá-las na atualização do link. 
Beijocas a todos!!!
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.

Um comentário:

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!