Translate

Menu

sábado, 30 de abril de 2016

RESTAURANDO FRUTEIRA METÁLICA

Se a fruteira metálica ficou velha, com vários pontos de oxidação, a primeira opção que pensamos é jogar no lixo e comprar uma nova. Parece o mais lógico e prático a fazer. Será?
Além do lixo que criamos e do gasto em época de crise, ainda temos de encontrar uma na altura e tamanho ideal. Minha fruteira fica em um cantinho embaixo do balcão de apoio da minha cozinha. Um local discreto e próximo da pia e fogão. O mercado tem várias lindas fruteiras, mas nem todas cabem neste espaço.
Eu resolvi arriscar e restaurar a minha velha fruteira. Bastou uma boa pintura e ela ganhou ares de nova. Acho até que ficou mais bonita que antes quando a comprei. rsrsrsrsrsrsrs.
LIXO É LUXO; RECICLAGEM DE FRUTEIRA; recuperando fruteira; reaproveitando fruteira metálica; pintando fruteira; economia do lar; pintura de fruteira;
Para proteger a pintura eu mantive as bandejas da Tupperware em cada cestinho (prateleira). Eu já as tinha e não precisei comprar. Você pode usar bandejas de isopor, vasilhas plásticas sem tampa ou tampas plásticas sem uso. Isto não apenas protege a fruteira, mas facilita muito na hora da limpeza.
A pintura é bem mais fácil se for com spray. Como eu gosto de usar o que já tenho, resolvi aproveitar o resto de uma tinta esmalte em latinha que tinha em casa. Outro motivo para esta escolha é que moro em apartamento e o spray dentro de casa pode fazer mais sujeira do que o desejado. Então, usei pinceis e rolinhos. Ainda com relação a tinta, caso você vá comprar, escolha esmalte a base de água para evitar o uso de solvente e, de preferência, que seja de secagem rápida. Não foi o meu caso. Precisei esperar um bom tempo entre uma demão e outra. Vivendo e aprendendo.
Gostaram da ideia do reaproveitamento? Então, bora ver os materiais e o passo-a-passo.
MATERIAL NECESSÁRIO:
  • Lixa d'água 400 ou escova de aço
  • Tinta esmalte sintética branca Dica: pode ser a base de água e de secagem rápida ou tinta spray.
  • Convertedor de ferrugem
  • Pano de limpeza
  • Material de limpeza para lavar as peças 
  • Pincel largo e fino para o convertedor
  • Pincel e rolinho de espuma para a tinta esmalte 
  • Solvente para esmalte sintético (se a sua tinta não for a base de água).
PASSO-A-PASSO: 
  1. Tire as frutas e legumes da fruteira. 
  2. Retire as bandejas (se houver) de proteção e desmonte a fruteira.
  3. Se necessário, lixe as áreas enferrujadas com a lixa ou escova de aço apenas para retirar o excesso de sujeira e ferrugem solta. Deixe a superfície lisa e uniforme. Dica: Não precisa retirar toda a ferrugem, o convertedor de ferrugem fará isto por você. 
  4. Passe um pano de limpeza em toda a área para retirar os resíduos lixados. Se necessário lave as peças e seque com um pano ou deixe em um local ventilado até ficarem bem secas.
  5. Em locais com ferrugem passe o convertedor de ferrugem com o auxílio de um pincel (estreito ou largo de acordo com a área a ser tratada. Dê duas demãos intercalando secagem. Dica: Este produto irá agir como fundo para a pintura e irá neutralizar a ferrugem. Eu passei em todas as peças.
  6. Assim que o convertedor estiver seco passe a primeira camada de tinta esmalte. Eu usei pincel fino para as áreas estreitas e rolinho de espuma para as partes mais largas e externas. Dica: Não deixe a tinta escorrer para a pintura não ficar grosseira. Se a tinta estiver muito "grossa", dilua-a com um pouco de solvente específico para a tinta. 
  7. Deixe secar bem e passe a 2ª demão de tinta. Dica: Como a minha tinta não era de secagem rápida, eu precisei pintar um lado, esperar secar para poder virar a peça e pintar o outro lado. 
  8. Após secar a 2ª demão de tinta, observe se há necessidade de mais uma demão. Dica: Eu dei 3 demãos ao todo, sempre intercalando período de secagem. 
  9. Espere a tinta secar bem e recoloque os pés de proteção da fruteira ou rodas se for o caso.
  10. Remonte a fruteira encaixando as peças. Dica: neste processo a pintura pode sofrer um pouco nos pontos de encaixe. Verifique a necessidade de retoques nestas áreas.
  11. Recoloque as prateleiras para apoio das frutas e legumes.
    LIXO É LUXO; RECICLAGEM DE FRUTEIRA; recuperando fruteira; reaproveitando fruteira metálica; pintando fruteira; economia do lar; pintura de fruteira;
Prontinho! Serviço concluído. O aspecto ficou não só mais bonito, como passa a sensação de maior higiene. 
LIXO É LUXO; RECICLAGEM DE FRUTEIRA; recuperando fruteira; reaproveitando fruteira metálica; pintando fruteira; economia do lar; pintura de fruteira;
LIXO É LUXO; RECICLAGEM DE FRUTEIRA; recuperando fruteira; reaproveitando fruteira metálica; pintando fruteira; economia do lar; pintura de fruteira;

Olhando o antes e depois, temos que concorda que minha fruteira estava péssima e agora parece nova e mais leve.
LIXO É LUXO; RECICLAGEM DE FRUTEIRA; recuperando fruteira; reaproveitando fruteira metálica; pintando fruteira; economia do lar; pintura de fruteira;

Se gostaram, façam e compartilhe a ideia.

Por hoje é só. Até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia (viagens, passeios, dicas, reformas, ...).
Beijocas a todos os amigos e visitantes.

    Para quem se animar: 

    BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

    Obrigada pela visita!!!


    5 comentários:

    1. Gostei vou restaurar tbm parabéns pela ajuda

      ResponderExcluir
    2. Ficou linda sua fruteira, me animei e vou restaurar a minha também 😃

      ResponderExcluir
    3. Olá, fico contente que tenha gostado.
      Gosto de reaproveitar e restaurar o que tenho.
      Volte sempre e obrigada pela visita.

      ResponderExcluir

    Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
    Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
    Um forte abraço!