Translate

Menu

domingo, 13 de março de 2016

CORTINA PARA SALA DE ESTAR

Demorei, mas resolvi postar o DIY da cortina que fiz para uma pequena sala de estar.
decorando apartamento pequeno; costurando cortina; cortina de trilho; cortina para sala;
Usei trilho max simples fixado no vão formado por uma viga logo acima da janela. 
A largura da parede foi o limite para a largura da cortina. E a altura foi determinada pela viga em cima e pelo armário logo abaixo da janela.

Como na sala não há a necessidade de escurecimento total do ambiente, usei um tecido mais leve que o do quarto. Lembram da postagem sobre a cortina do quarto? CORTINA PARA QUARTO.
Cortinas com trilho, pedem um acabamento mais delicado na parte superior, uso de bandô, cortineiro de gesso ou recorte no gesso. Já as cortinas com varão ficam mais bonitas se forem fixadas próximas ao teto. 
MATERIAIS:
  • tecido 
  • trilho max simples
  • deslizante para trilho max
  • gancho para trilho max
  • 1 par de terminal para trilho max 
  • linha de costura
  • agulha de costura
  • alfinete de costura
  • tesoura de costura
  • régua, fita métrica e lápis
  • máquina de costura
  • entretela com 10 cm de largura
PASSO-A-PASSO:
  1. Meça o lugar onde a cortina será colocada. Não se restrinja apenas ao espaço da janela. Para um melhor controle da claridade e um efeito mais bonito, ultrapasse a medida da janela. Meça todo o espaço em que a cortina estará inserida e não apenas a janela. Leve em conta a existência de armário na parte de baixo, prateleiras ou vigas acima, tipo de cortina, etc. Tenha em mente como será a cortina. Todos os cálculos partirão desta medida. Eu fiz duas bandas de cortinas que seriam abertas no meio. Cada banda correndo para o canto direito ou esquerdo da parede. 
    Dica: Como no meu caso não queria usar varão e optei por deixar a viga acima da janela livre, escolhi o trilho max simples. Quem sabe no futuro irei colocar uma prateleira neste espaço. Em áreas pequenas todo espaço é importante. Então fixei o trilho na parte inferior da viga e tirei a medida a partir daquele ponto. 
  2. Providencie todo o material necessário:
    a-) Use a medida no item 1 para calcular a quantidade de tecido necessário para a cortina. Para calcular o tecido, tenha em vista que a cortina com tecido mais fino que o blackout precisa ter mais franzido para um bom caimento e mais beleza. Mas, como a minha cortina ficaria sobre um móvel e eu não queria tomar todo o tampo com o tecido, tomei cuidado para não exagerar no franzido. Optei por cortinas em duas bandas, com abertura central. Para cada banda dividi a largura da parede por 2 e obtive a seguinte medida: 1,225 cm. Considerando que precisaria deixar folga para as bainhas laterais e para o franzido, resolvi comprar um tecido com 3 metros de largura. Desta forma cada banda teria largura suficiente sem precisar fazer emenda. Compraria então 2 alturas de tecido cada qual com 3 metros de largura. Uma altura para cada banda de cortina. E qual seria a altura? É preciso acrescentar as bainhas superior e inferior na medida da altura obtida anteriormente (1,36 metros). Para a bainha superior eu precisei de 8 cm, que após a costura deixaria o acabamento com 5 cm. Já para a bainha de baixo eu deixei 25 cm, que após as dobras e costura terminaria com 12,5 cm. Somando tudo o resultado final seria 1,69 m. Para evitar surpresas durante a costura eu arredondei este valor para 1, 80 m. Que tipo de surpresas? Ora a necessidade de acertar o tecido caso tiver sido cortado torto, alguma medida errada que precisaria ser corrigida. Quem sabe? Imprevistos acontecem. A questão é que comprei duas alturas com 1,80 m cada. Difícil de explicar, mais fácil mostrar. Veja na foto abaixo o que terminei de falar.
    b-) Escolha o trilho e compre os deslizantes, ganchos e terminal de acordo com o trilho comprado. Os deslizantes não são universais, cada trilho tem o seu. Cuidado na hora da compra, verifique se os deslizante não possuem rebarbas que irão prejudicar o deslizamento da cortina pelo trilho.
    Os ganchos facilitam o trabalho de colocar e tirar a cortina no dia da instalação e sempre que for necessária manutenção e lavagem. Os ganchos são costurados manualmente à cortina pronta, sempre no avesso da bainha superior. Um a cada 08 cm a 10 cm. Eu prefiro 08 cm. Para calcular a quantidade é só dividir a largura da cortina pronta por 8 (ou 10 se você optou com usar esta distância entre eles) mais um. Ex: uma cortina com 280 cm de largura dividido por 8 mais um é igual a:  280/8 = 35 + 1 = 36. Iremos precisar de 21 deslizantes e 21 ganchos para cada banda de cortina. Total de 72 deslizantes e 72 ganchos. 
    Já o terminal é sempre um para cada banda (lado) da cortina. Sua função é manter a cortina fixa em um dos cantos da parede. 
    c-) Máquina de costura, linha e agulha: Use agulha e linha próprias para o tecido escolhido. Em caso de dúvidas procure informações no manual de sua máquina ou entre em contato com o site da mesma. Minha máquina de costura é doméstica: Singer 288Eu usei fio 100% poliamida bonderizado na cor branca e agulha Singer universal 2020 nº 14. Tenho usado bastante este fio e estou bem satisfeita com o resultado.
    d-) A entretela eu comprei 3 metros com 10 cm de largura.
    O comprimento de uma das bandas da cortina. O que fiz depois foi dobrará-la ao longo de seu comprimento e cortá-la ao meio.
    Desta forma, eu fiquei com duas tiras de entretela com 3 metros de comprimento e 5 cm de largura. Uma tira para cada banda de cortina. 
  3. Instale ou contrate alguém para instalar o trilho escolhido. 
    Dica: Este trilho é para ser fixado no teto, bandô de gesso/madeira. Como na parede da janela do quarto, acima da mesma tem uma viga larga e abaixo da janela um móvel fixo na parede, eu resolvi fixar o trilho nesta viga. Importante medir a largura disponível para escolher o trilho adequado (simples, duplo ou triplo). Como minha cortina iria ter apenas uma camada de tecido, eu usei um trilho simples. Sua aplicação em viga requer uma furadeira de alto impacto, que meu marido não tem. Então, compramos o trilho e contratamos uma pessoa para fazer a instalação. Os deslizantes devem ser colocados no trilho no momento da instalação .
    Os ganchos serão costurados na bainha superior da cortina posteriormente. Já os terminais podem ser posicionados no momento da instalação ou na hora de pendurar a cortina.
  4. Corte o tecido. Adicione 10 cm na largura (para as bainhas laterais), 08 cm no comprimento para a barra superior e 25 cm no comprimento para a barra inferior. Reserve. Dica: Antes de cortar veja como quer posicionar o tecido na janela. Principalmente se o seu tecido possui desenhos os listras. Qual a direção que a trama do tecido irá correr em sua cortina? Horizontal ou verticalmente. Eu escolhi deixar a trama do tecido horizontalmente. 
  5. Posicione o tecido na mesa com o direito para baixo e o avesso para cima.  
  6. Para que fique bem reto, marque as medidas em toda a extensão do tecido. Risque com um lápis todas as marcações. Faça isto nas duas bandas da cortina. 
  7. Comece pela bainha superior. Coloque a entretela na marcação, deixando os 2 cm da borda livre na parte superior e 5 cm em cada lado. Fixe com alfinete de costura.
  8. Dobre 2 cm na barra superior do tecido para o avesso e fixe com alfinete. 
  9. Passe na máquina para fixar esta dobra. Use ponto reto. 
  10. Faça as bainhas laterais. Dobre 2,5 cm de cada lado e depois dobre novamente formando uma bainha dupla. Fixe com alfinete.  
  11. Vire o tecido com a entretela costurado sobre si mesmo e prenda com alfinete. Reserve.
  12. Vá para a bainha inferior. Estique o tecido sobre uma mesa de trabalho. Meça 1,35 m da borda superior até a inferior (lembram que o espaço onde ficará a cortina tem 1,36 m de altura? Eu fiz um 1 cm a menos para dar o desconto do trilho e não ficar arrastando no móvel).
    Depois marque 25 cm para a bainha, a partir da marcação do 1,35 m. Corte o excedente de tecido. Procure cortar o mais reto possível. É só seguir a trama do tecido ou puxar um dos fios horizontais.
    Marque novamente 25 cm a partir da borda inferior.
    Puxe um fio da trama horizontal para marcar onde será a bainha. Puxe totalmente o fio. Dica: se achar que a marcação não ficou nítida, use um lápis para fazer a marcação. Faça isto do lado avesso da cortina.
    Dobre os 25 cm da bainha ao meio em toda sua extensão. A borda inferior deve ficar sobre a marcação feita com o fio puxado ou lápis grafite. Fixe com alfinete, arrume-os de tal maneira a facilitar nova dobradura do tecido.
    Dobre novamente. Reposicione os alfinetes prendendo a nova dobra do tecido. Você terá uma bainha dupla de 12,5 cm. 
    Passe costura reta à máquina na bainha infeior.
  13. Volte à bainha lateral e termine de fixar da bainha superior até a bainha inferior. Alfinete tudo e costure à máquina com ponto reto. Faça isto nos dois lados de cada banda da cortina. Dica: para fazer este acabamento, solte (temporariamente) alguns alfinetes nas extremidades da bainha superior. 
  14. Volte à bainha superior. Dobre a borda sobre si. Use a entretela como medida. Fixe com alfinete.
    Passe costura reta na máquina, contornando toda a bainha superior para que fique bem fixa.
  15. Meça a largura da cortina terminada e divida por 8, marcando com um lápis. Com isto, você terá a quantidade de ganchos que irá precisar e providenciará a marcação no lado avesso da bainha superior. Dica: Você pode colocar os ganchos com um espaçamento um pouco maior. Eu particularmente prefiro esta medida. Fica a seu critério.
  16. Prenda com uma agulha de costura e linha os ganchos na bainha superior pelo avesso. É importante que ao costurar o tecido do lado direito da cortina não seja enlaçado. Apenas o tecido do avesso e a entretela devem ser enlaçados. 
    Dica 1: Para evitar enlaçar o tecido do lado direito eu prendi o mesmo com alfinete, de tal modo a afastá-lo da entretela e do tecido do avesso. Depois de prender o gancho, eu soltei o tecido. Os furos feitos pelo alfinete desaparecem rapidamente. 
    Dica 2: O primeiro passo para fixar o gancho é fazer uma alça pequena, aproximadamente com 0,5 cm de largura.
    Meça com um gancho sempre deixando uma pequena distância da borda superior. Depois, é só introduzir o gancho, virando-o até a posição final. Por fim, costure fixando o gancho no tecido. Arremate com um nó e esconda a ponta do fio entre os tecidos. Sempre com cuidado para que os pontos não fiquem aparentes pelo lado direito. 
    Dica 3: Como o meu trilho fica aparente e não tem bandô eu costurei os ganchos afastados da borda.
    Desta forma os ganchos e os deslizantes não ficam aparentes após a colocação da cortina. 
  17. Faça as segunda banda da cortina conforme a primeira. Eu prefiro fazer as duas ao mesmo tempo. Acho mais prático.
  18. Coloque o terminal próximo ao canto em que a cortina ficará fixa. Sempre deixe um deslizante no cantinho para fixar a cortina e evitar brechas. Use um terminal para cada extremidade. É só encaixar e fechar. veja a melhor posição antes de fechar o terminal, pois é muito difícil abri-lo sem danificar.
  19. Encaixe os ganchos nos deslizantes já instalados no trilho.
  20. Trabalho terminado.
    FAÇA SUA CORTINA; COSTURANDO CORTINA; CORTINA DE TRILHO; DECORAÇÃO DE SALA; cortina para trilho max
Vejam como ficou o trabalho finalizado.
FAÇA SUA CORTINA; COSTURANDO CORTINA; CORTINA DE TRILHO; DECORAÇÃO DE SALA; cortina para trilho max
FAÇA SUA CORTINA; COSTURANDO CORTINA; CORTINA DE TRILHO; DECORAÇÃO DE SALA; cortina para trilho max

A cortina cumpre o seu papel sem pesar no ambiente. Mesmo quando está aberta é possível o uso do tampo do armário abaixo da janela. O franzido da cortina aberta não cria muito volume por dois motivos:
1- o tecido é fino e só usei duas alturas para a cortina. Uma altura para cada banda, cada uma com 3 metros de largura. Total de 6 metros de tecido para 2,45 metros do vão da janela;
FAÇA SUA CORTINA; COSTURANDO CORTINA; CORTINA DE TRILHO; DECORAÇÃO DE SALA; cortina para trilho max

2- como a cortina ficou um pouco acima do móvel, o caimento é natural e evita volume desnecessário.
FAÇA SUA CORTINA; COSTURANDO CORTINA; CORTINA DE TRILHO; DECORAÇÃO DE SALA; cortina para trilho max
FAÇA SUA CORTINA; COSTURANDO CORTINA; CORTINA DE TRILHO; DECORAÇÃO DE SALA; cortina para trilho max

O sofá que compramos não era de tecido impermeável, então fizemos nós mesmos a impermeabilização. Já expliquei a técnica AQUI. Usamos o mesmo produto, bastou apenas um frasco.

Gostaram do trabalho de hoje? 
FAÇA SUA CORTINA; COSTURANDO CORTINA; CORTINA DE TRILHO; DECORAÇÃO DE SALA; cortina para trilho max

Mil bjs e um abraço carinhoso a todos meus amigos, visitantes e seguidores.

Para quem se animar: 


BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Obrigada pela visita!!!

9 comentários:

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!