Translate

Menu

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

OVOS DE PÁSCOA - CASCA RECHEADA OU OVO MACIÇO

"Queridos amigos (as), familiares e visitantes, Páscoa é sinônimo de amor, fraternidade, doação e renascimento.Vamos celebrar a páscoa com muita alegria, paz e esperanças de um mundo melhor.Uma páscoa abençoada para todos meus amigos e visitantes."                                TCintra
Mas, se o coelhinho não for à sua casa, não fique triste.
Faça como a dona coelho e crie seus próprios ovos da páscoa.
Se você tiver crianças e adolescentes, não se esqueça de incluí-los na brincadeira. Melhor do que comer os ovos, será a diversão em prepará-los (só pra depois comê-los. rsrsrsrsrsrs).
CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE

OVOS DE PÁSCOA MÉDIOS COM CASCA RECHEADA & OVOS DE PÁSCOA PEQUENOS  E MACIÇOS (também recheados):
CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE

INGREDIENTES: 
- PARA AS CASCAS DOS OVOS:
  • 500g de chocolate meio amargo fracionado (ou nobre, não use o hidrogenado) para fazer as cascas. 
  • 100g de chocolate branco fracionado ou nobre (não use hidrogenado) para a decoração dos ovos pequenos.
  • Forma de acetado para ovos de chocolate (no comércio existem vários tamanhos. Do mini ao maxi escolha o de sua preferência).
- PARA O RECHEIO DE BRIGADEIRO:
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 c/sopa de manteiga
  • 3 c/sopa de chocolate em pó com 50% de cacau peneirado
  • 1 c/sopa rasa de farinha de trigo peneirada (opcional)
- PARA A GELEIA DE MORANGO:
Siga a receita no link http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/02/geleia-de-morango.html. Importante que seja feita com antecedência para ser usada gelada.

MODO DE PREPARO:
- PARA OS OVOS COM CASCA RECHEADA (ovos médios): Inicie os ovos apenas quando o recheio estiver pronto e frio (ou gelado).
  1. Pique o chocolate meio amargo em pequenos pedaços. Coloque em uma vasilha de vidro ou inox (não use plástico ou alumínio ou cobre). Reserve.
  2. Em uma panela coloque água e leve ao fogo. Quando começar a formar borbulhas desligue o fogo.
  3. Coloque a vasilha com o chocolate sobre a panela com a água aquecida. Dica: a vasilha deve encaixar na panela de maneira a não deixar escapar o vapor.
  4. Deixe o chocolate por 2 minutos sem mexer.
  5. Comece a mexer o chocolate de baixo para cima com o auxílio de uma colher, até o derretimento total do chocolate. 
    CHOCOLATE, CULINÁRIA, FESTA, PÁSCOA, SOBREMESA,
  6. Temperagem: O chocolate fracionado dispensa o processo de temperagem. Mas, se você optou por chocolate nobre, este é o momento de fazer este processo. Siga as orientações do fabricante.
  7. Espalhe o chocolate meio amargo derretido nas formas de acetado maiores. Escorra o excesso deixando a forma de cabeça para baixo sobre o chocolate até parar de escorrer. Raspe as bordas. 
    CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
  8. Deixe-o de cabeça para baixo sobre papel manteiga ou tapete de silicone até a cristalização inicial (quando o chocolate para de escorrer, mas ainda é mole ao toque).
    CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
  9. Leve à geladeira por um 1 a 2 minutos, apenas para endurecer e poder fazer outra camada de chocolate. 
  10. Repita os itens 7, 8 e 9 para que a casca do ovo fique mais grossa. Se ficar muito fina, irá quebrar ao ser manuseada. Na segunda camada capriche nas bordas e volte o ovo para a geladeira. 
  11. Recheie os ovos maiores com brigadeiro (ou outro recheio de seu gosto) em temperatura ambiente ou gelado. Nunca use o recheio quente ou morno ou irá derreter a casca de chocolate. Dica: unte levemente a mão com manteiga, faça uma bola com o recheio, achate-o e vá colocando no ovo até completar a área a ser recheada. Não é para colocar o recheio até a borda. O objetivo é rechear a casca de chocolate. Caso você prefira o recheio mais mole, espalhe-o com o uso de uma colher ou espátula pequena.
    CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
  12. Cubra o recheio com chocolate meio amargo derretido. Escorra o excesso e raspe o excesso, deixando apenas uma capa sobre o recheio. Dica: o objetivo não é encher totalmente o ovo, mas cobrir o recheio para formar a casca de chocolate recheada.
  13. Coloque os moldes emborcados  sobre o papel manteiga e leve novamente à geladeira para endurecer até que solte da forma (cristalização terminal). Dica: no total o ovo só deve ficar 20 minutos no máximo na geladeira, contando o tempo de cada etapa.
  14. Quando o molde ficar esbranquiçado é sinal que o ovo descolou da forma e pode ser desenformado. Bata com a forma sobre um papel manteiga ou tapete de silicone. Dica: Com uma tesoura de uso culinário ou uma faca de ponta fina, corte as arestas do contorno dos ovos. Seja rápida e evite manusear muito os ovos neste momento.
    CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
  15. Deixe os ovos descansarem sobre o papel manteiga ou o silicone cobertos com o molde, em local fresco. O tempo de descanso é para secagem final dos ovos e dura de 10 a 24 horas. Dica: ao ser retirado da geladeira os ovos transpiram pela mudança de temperatura e, se estiverem cobertos com o molde, as gotículas d'água ficarão sobre a forma e não sobre os ovos.
    CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
  16. Após o tempo de secagem, embalar os ovos em vasilhas forradas com papel manteiga, intercalando as camadas com mais papel manteiga. Vede bem a embalagem. Ou embrulhe individualmente cada metade com papel chumbo (próprio para ovos de chocolate). Dica: Como eu fiz para consumo próprio de minha família não embrulhei individualmente. Ah, não se esqueça de usar luvas ao manipular os ovos prontos, para não marcá-los com suas digitais. O mesmo vale para os auxiliares de cozinha. Isto não é frescura, principalmente se você for vendê-los. Os meus ficaram literalmente carimbados. kkkkkkkkk. 
    CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
- PARA OS OVOS DE CHOCOLATE RECHEADOS E COM A CASCA DESENHADA (ovos pequenos e maciços):
  1. Derreta o chocolate branco com o mesmo processo feito para o chocolate meio amargo. 
  2. Coloque o chocolate branco em um saquinho, faça um furo e desenhe as formas de acetado a seu gosto. Aqui a regra é soltar a imaginação e criar. Dica: Se preferir use um palito ou pincel.
    CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
  3. Leve à geladeira para endurecer.
  4. Cubra o desenho com o chocolate meio amargo. Escorra o excesso, virando a forma de cabeça para baixo. Leve à geladeira sobre papel manteiga para firmar. Dica: eu fiz este trabalho em forminhas de ovos pequenos e por isto não repeti o processo. Caso seu ovo seja maior repita a operação para a casca não ficar muito fina e quebrar.
    CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
  5. Recheie com geleia de morango ou brigadeiro, deixando espaço para cobrir com o chocolate.
  6. Cubra o recheio com chocolate meio amargo até a borda. Dica: O objetivo é rechear totalmente a casca do ovo.
  7. Cubra os moldes com papel manteiga e leve novamente à geladeira até cristalizar completamente. Não emborque o molde para não escorrer o recheio. Dica: no total o ovo só deve ficar 20 minutos no máximo na geladeira. Isto contando o tempo de geladeira de cada etapa. 
  8. Quando o molde ficar esbranquiçado é sinal que o ovo descolou da forma e pode ser desenformado. Bata com a forma sobre um papel manteiga ou tapete de silicone. 
    CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
  9. Deixe os ovos descansarem sobre o papel manteiga ou o silicone cobertos com o molde em local fresco. O tempo de descanso é para secagem final dos ovos e dura de 10 a 24 horas. Dica: ao ser retirado da geladeira os ovos transpiram pela mudança de temperatura e, se estiverem cobertos com o molde, as gotículas d'água ficarão sobre a forma e não sobre os ovos. 
    CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
  10. Após o tempo de secagem, embalar os ovos em vasilhas forradas com papel manteiga, intercalando as camadas com mais papel manteiga. Vede bem a embalagem. Ou embrulhe individualmente cada metade com papel chumbo (próprio para ovos de chocolate). Dica: Como eu fiz para consumo próprio de minha família não embrulhei individualmente e nem juntei as metades.  
    CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
- PARA O RECHEIO DE BRIGADEIRO:
 "A farinha de trigo é opcional e só deve ser usada se todos os que irão comer o brigadeiro não tiverem problemas com o glúten. Caso você faça os ovos para revender ou dar de presente, não se esqueça de fazer uma observação no rótulo a este respeito. O objetivo da farinha de trigo é ajudar a encorpar o doce, sem que o mesmo corra risco de queimar (principalmente se você for iniciante na cozinha)."
  1. Em uma panela de inox com fundo triplo coloque o leite condensado com a farinha de trigo peneirada. Misture bem. Dica: se a farinha não ficar bem dissolvida no leite condensado irá formar grumos de massa.
  2. Junte os demais ingredientes.
  3. Leve a panela ao fogo brando até o ponto de brigadeiro. Mexa constantemente para não queimar.
  4. Retire do fogo e passe o brigadeiro para uma vasilha ou prato levemente untado com manteiga. 
  5. Deixe esfriar totalmente para poder usar.
- PARA A GELEIA DE MORANGO:
Siga a receita no link http://teresacintra.blogspot.com.br/2014/02/geleia-de-morango.html, mas faça deixando alguns pedaços do morango. Importante que seja feita com antecedência para ser usada gelada.

A melhor hora de se trabalhar com chocolate é a degustação. Uau! É bom demais. kkkkkkkkkkkkkkkk. Amo esta etapa.
CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
Os ovos pequenos ficaram como um delicioso bombom em forma de ovo de páscoa. É só trocar o molde e prontinho você tem bombons recheados para outras ocasiões. O recheio também pode ser mudado a seu gosto.
CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
As cascas recheadas com brigadeiro dos ovos maiores ficaram deliciosas. Dica: Quem for vender, capriche mais no acabamento, principalmente nas bordas.
CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
Infelizmente a fotógrafa estava mais interessada em comer que fotografar. Eu peço desculpas pelas fotos que seguem abaixo, mas meu nível de chocolate no sangue estava baixo. Rsrsrsrsrs.
CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
CHOCOLATE, PÁSCOA, SOBREMESA, OVOS DE CHOCOLATE
Hummmm, hummmm, hummmm e mil vezes huuuummmmm!!!

Obrigada pela visita. Mil bjs a todos e até o próximo post!
 BOM APETITE  E  BOA PÁSCOA!!!!!!
BOA SORTE E SUCESSO NOS TRABALHOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!