Translate

Menu

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

ALMOFADAS PARA SOFÁ

CAPAS PARA ALMOFADAS COM ZÍPER

Técnica "Envelope" 

Para completar a decoração de um sofá, nada melhor que uma almofada. Uma não, três é melhor.
Se o sofá for estampado, faça suas almofadas com um tecido sem estampas. Mas, que seja em uma das cores da estampa do sofá.
Mas, se o seu sofá for de uma cor única (liso) você pode se aventurar sem medo nas estampas. O mercado está cheio de lindos tecidos. É só escolher um que combine com o seu sofá, o ambiente e o seu gosto pessoal.
CAPAS PARA ALMOFADAS COM ZÍPER; almofada tipo envelope; almofadas; almofada transpassada; decoração interior; faça você mesmo; TCintra; Artes, guloseimas e companhia; decoração com suede


O tecido que escolhi foi Suede estampado. É um tecido de poliéster com alta resistência à fricção e grande durabilidade. Sua textura aveludada (que lembra camurça) proporciona uma ótima sensação ao toque, bem confortável e aconchegante. É usado para revestimento de sofás, poltronas, pufes, cadeiras e para a confecção de almofadas. Além do uso na decoração, sua aplicação no vestuário se faz presente em bolsas, luvas, casacos e botas. É de fato um tecido bem versátil, podendo ser encontrado em várias cores, estampas e texturas.
O padrão para o sofá são almofadas com 45 cm de lado. Mas, você pode fazer maiores ou menores, retangulares, quadradas ou redondas.
Hoje eu irei ensinar a fazer almofadas quadradas com 45 cm de cada lado com uma técnica denominada de envelope. Algumas pessoas chamam esta técnica de almofadas transpassadas. A diferença é que não irei cortar pedaços para sobrepor e compor cada almofada. Cortarei o tecido em 3 retângulos compridos. Cada retângulo irá se transformar em uma almofada, sem outros cortes adicionais. Depois do zíper preso em cada extremidade do retângulo o mesmo irá formar um quadrado formando um envelope sem costura. Aí é só acertar a posição desejada para o zíper e costurar as laterais. 
Eu irei mostrar o fechamento com zíper, costurado de tal forma que fique escondido. 
Querem ver como eu fiz minhas almofadas? É só continuar a lendo. Irei explicar tudinho, passo-a-passo. 
Para fazer três almofadas iremos precisar de:
MATERIAIS:
  • 1 metro de tecido com 1,40 metros de largura
  • fita métrica, lápis e régua
  • tesoura de costura
  • alfinete de costura
  • máquina de costura
  • linha que combine com o tecido comprado (eu usei branca)
  • 3 fecho éclair (zíper) com 40 a 45 cm em cor que combine com o tecido comprado
  • enchimento para almofada com capa de TNT.
PASSO-A-PASSO:
  1. Providencie todo o material necessário. Veja algumas dicas:
    a- Tecido comprado: Suede estampado. Este tecido não desfia. O que ajuda bastante na costura e não necessita deixar uma margem muito larga para a costura. b- Máquina de costura doméstica: Use agulha e linha próprias para o tecido escolhido. Em caso de dúvidas procure informações no manual de sua máquina ou entre em contato com o site da mesma. Eu usei fio 100% poliamida bonderizado na cor branca e agulha Singer universal 2020 nº 14
    Minha máquina de costura é doméstica: Singer 288.
    c- enchimento para almofadas: Você pode comprá-los prontos ou fazer em casa. Eu achei uma oferta fantástica e comprei os enchimentos já prontos. Economizei um bom tempo com isto.
  2. Acerte o tecido deixando-o com as extremidades retas. Às vezes o vendedor de tecido corta a peça fora do fio, deixando-o torto. Para a minha sorte ele cortou além de 1 metro como compensação pelo fio torto de um corte anterior. Mas, para fazer almofadas quadradas com 45 cm de largura com costuras apenas laterais e abertura na parte de trás, é preciso que o tecido seja cortado de tal forma que a altura fique com uma medida que leve aos 45 cm da almofada pronta. Depois de pensar muito, analisando a altura desejada (frente e costa da almofada) + o necessário para a costura do zíper e dobra para escondê-lo, cheguei ao resultado final de 96 cm de altura. Marque a largura do tecido com a medida encontrada. No meu caso 96 cm, se você for fazer almofadas maiores veja a melhor medida. Corte o excedente.
  3. Meça novamente o tecido: altura e largura. 
    Depois de aparar as bordas, o tecido ficou com 96 cm de altura.
    Embora a largura do tecido era anunciada como 140 cm, ele tinha 143,5 cm. Eu mantive esta medida.
  4. Divida a largura (143,5 cm) por 3 e marque o tecido. Abaixo um esquema para melhor compreensão. 
    Corte nas marcações feitas. Você terá 3 tiras retangulares de tecido com o mesmo tamanho. Cada retângulo será uma almofada.
  5. A partir deste ponto, eu irei mostrar como fiz uma almofada com um único retângulo. O zíper será fixado no menor lado do retângulo. Em uma das extremidades com menor medida do retângulo, alfinete o zíper. O tecido deve estar com o direito voltado para cima e o zíper para baixo.
  6. Vejam na foto abaixo que o zíper é colocado rente com a borda do tecido.
  7. Regule sua máquina para o tecido escolhido. Teste antes em um pequeno retalho. 
  8. Minha regulagem da máquina: Ponto reto; comprimento do ponto 4; tensão da linha 3 a 4; pressão do pé calcador 4.
  9. Troque o pé calcador para o específico para zíper. Veja no manual de sua máquina como fazer a troca. É bem simples. 
  10. O carretel de linha era muito grande para minha máquina, sendo necessário improvisar. Não foi invenção minha, vi na internet (não me lembro quem postou) e resolvi testar. Embora o carretel ficou girando alucinadamente, funcionou. Eu fiz um pequeno pap com fotos para mostrar como fazer:
    A- Junte o material: máquina de costura, carretel, suporte extra (que vem com a máquina) e uma caneta.
    B- Levante a tampa superior da máquina e fixe o suporte extra.
    C- Retire a tampa e a carga da caneta. Você irá usar apenas o corpo da caneta (aquela parte externa transparente ou não).
    D- Encaixe o corpo da caneta no suporte extra.
    E- Encaixe o carretel no corpo da caneta. Agora é só passar a linha na máquina seguindo a rotina normal. 
  11. Faça uma costura reta em toda a extensão do zíper. Dica: posicione a agulha à sua esquerda. Desta forma a costura ficará bem próxima ao zíper.
  12. Depois de costurar, retire o tecido da máquina (A). Dobre o tecido na costura feita, encaixando o zíper por trás e fixe com alfinetes (B). Inverta a posição da agulha (C). Faça uma costura reta para firmar e fixar o zíper na posição (D). Retire o tecido da máquina e solte os alfinetes (E).
  13. Fixe o outro lado do zíper. Dobre o tecido ao meio (com o avesso para cima), juntando a borda lateral do zíper com a outra borda lateral do retângulo (A). Com o zíper fixo por alfinetes, mude a posição da agulha da esquerda para a direita (B). Passe uma costura reta (C). Retire os alfinetes (D).
  14. Vire o tecido expondo o lado direito.
  15. Dobre o tecido (último lado costurado) sobre o zíper cobrindo-o. Use alfinete para facilitar o processo. Tome cuidado para não prender o lado oposto do tecido, afinal ele está dobrado. Pressione a dobra com o dedo ou o cabo de uma tesoura para marcá-la. Não passe ferro. Dica: Você pode querer deixar aparente. É uma questão de gosto e estilo de cada um.
  16. Verifique se o lado do gancho do zíper está preso de maneira adequada. Aproveite e veja se não prendeu o tecido do lado do zíper ao lado oposto.
  17. Faça uma costura reta dupla para prender o tecido ao zíper e manter a dobra. Para facilitar e evitar costurar o outro lado é só abrir o zíper. Depois de terminado retire os alfinetes, feche o zíper e confira o resultado final.
     
  18. Abra parcialmente o zíper e vire o tecido para expor o lado do avesso. É hora de costurar as laterais da almofada. Dica: A abertura do zíper irá ajudar para desvirar após a conclusão do trabalho.
  19. Após costurar o zíper, troque novamente o pé calcador.
  20. Dobre a almofada de maneira que o zíper fique não fique central e nem na borda. Alfinete para fixar.
  21. Passe uma costura reta nas laterais da almofada para fecha-la. E em seguida faça um ziguezague para arrematar o trabalho. Como o Suede não desfia, usei ziguezague espaçado (largo). Dica: Faça isto apenas nas laterais que estão abertas. Nas laterais em que o tecido está dobrado não precisa costurar.
  22. Desvire o trabalho pela abertura do zíper.
  23. Agora vamos preparar a almofada para receber um pesponto em toda sua volta. Além de conferir um melhor acabamento irá ajudar a dar forma à almofada. Lembre-se que o Suede não deve ser passado com ferro. Prenda alfinetes em toda a volta da almofada.
  24. Passe costura reta (ponto largo) em toda a volta da almofada.

  25. Sua capa está pronta.
  26. Hora de colocar o enchimento. 
    Dica: Eu usei um enchimento comprado pronto e ao abrir a embalagem dei nó nas linhas soltas e aparei as pontas. Você pode fazer o seu próprio enchimento usando TNT como forro e colocando no interior fibras de silicone para almofadas (antialérgica e lavável).
  27. Abra o zíper e coloque o enchimento dentro. Acomode a almofada para que o enchimento fique por igual.
Abaixo as almofadas em meu sofá. Vejam como realçou o ambiente, dando um toque de cor e descontração. Amei. Infelizmente, estas não são minhas. Foram feitas para outro imóvel. Que pena!
CAPAS PARA ALMOFADAS COM ZÍPER; almofada tipo envelope; almofadas; almofada transpassada; decoração interior; faça você mesmo; TCintra; Artes, guloseimas e companhia; decoração com suede
Elas foram para um pequeno apartamento decorado em tons de branco e cinza. Para quebrar a seriedade do cinza foi introduzido ao ambiente algumas peças coloridas e alegres. Minhas almofadas fizeram bonito. hehehehehehe. Quanta modéstia!
Inicialmente pensei em colocar apenas duas almofadas, mas acho que com três ficou bem melhor. O que vocês acharam?
CAPAS PARA ALMOFADAS COM ZÍPER; almofada tipo envelope; almofadas; almofada transpassada; decoração interior; faça você mesmo; TCintra; Artes, guloseimas e companhia; decoração com suede
CAPAS PARA ALMOFADAS COM ZÍPER; almofada tipo envelope; almofadas; almofada transpassada; decoração interior; faça você mesmo; TCintra; Artes, guloseimas e companhia; decoração com suede
CAPAS PARA ALMOFADAS COM ZÍPER; almofada tipo envelope; almofadas; almofada transpassada; decoração interior; faça você mesmo; TCintra; Artes, guloseimas e companhia; decoração com suede
CAPAS PARA ALMOFADAS COM ZÍPER; almofada tipo envelope; almofadas; almofada transpassada; decoração interior; faça você mesmo; TCintra; Artes, guloseimas e companhia; decoração com suede
A parte mais trabalhosa e demorada foi colocar o zíper. Mas, com calma e atenção não é nenhum bicho-de-sete-cabeças. O resto é bem simples.
Ficaram animados? Eu vou ficar aguardando para ver o trabalho de vocês. 
Qualquer dúvida é só perguntar, irei responder o mais rápido possível.
Mil bjs e até a próxima postagem (arte, viagem ou guloseimas).

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Obrigada pela visita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!