Translate

Menu

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

COMIDA JAPONESA CASEIRA

ALMOÇO À JAPONESA

Cresce o número dos apreciadores de comida japonesa em todo o país. 
Atualmente, encontramos várias casas especializada nesta delícia. Mas, o preço continua alto.
A solução para quem quer consumir sem gastar muito é preparar estas gostosuras em casa.
sushi;
Isto mesmo no conforto e tranquilidade de sua casa. Tudo feito por você e sua família e amigos em um encontro descontraído e interativo. Eu já postei as receitas e o modo de preparo anteriormente. O link está no final deste post.   
Que tal aprender a fazer SUSHI e ainda economizar um dimdim e tempo? Faça um pouco de cada ou apenas o que mais gostar. As opções são inúmeras MAKI, CARIOCA, TEMAKI, NIGIRI SUSHI, SUSHI MAÇARICADO. Os nomes podem variar de acordo com a região e criações próprias.
Você, ainda, pode fazer novas combinações de sabores. Dá pra variar bastante nos ingredientes é só criar coragem e arriscar. 
Sabia que você fazer o seu próprio sushi economizar um dimdim e tempo? 
A foto abaixo foi de nossa última experiência preparando algumas delícias da cozinha japonesa em nossa casa.
sushi;
Mas, tem que ser fresquinho para se ter a garantia de uma alimentação saudável. Os peixes não devem ser congelados. Compre-os sempre frescos em uma peixaria de confiança. Você pode usar atum, tilápia, salmão, agulhão branco, camarão, kani. Além de outros ingredientes como pepino, cebolinha picada, cream cheese, frutas (manga, morango). O arroz também deve ser preparado no dia com antecedência para poder esfriar sem passar por refrigeração.
Os molhos preferimos aqueles comprados prontos.
O molho tare (lê-se tarê) é adocicado e bem encorpado. Ele combina bem com o CARIOCA (sushi empanado e frito, também conhecido como hot roll) e outros pratos com Tofu (queijo de soja), lula, salmão ou frango.
O molho shoyo dispensa apresentações. Como ele possui alto teor de sódio em sua composição, não exagere.
Mesmo que você não seja um sushiman é possível preparar vários itens da cozinha japonesa em casa. Naturalmente, que a prática leva à perfeição. Então, não desista nas primeiras tentativas. Persista. 
Abaixo algumas delícias deste último almoço à japonesa. Exageramos um pouco no tamanho. Culpa da gula.
Os camarões colocados em alguns sushi foram levemente passados em farinha e fritos.
O nosso Carioca (hot roll) está ficando com uma apresentação bem melhor. Uma verdadeira delícia. O rolo de ser empanado inteiro para poder ser frito. Após fritar é cortado em rodelas. Fica delicioso.
Deixamos o SUSHI MAÇARICADO parcialmente montado para maçaricar à mesa onde a montagem será finalizada. Usamos um pequeno maçarico de mesa que comprei para usar em algumas sobremesas. Hoje ele é item indispensável ao nosso cardápio japonês. O sushi adquiri um sabor bem peculiar e super saboroso. Como eu faço: Primeiro sobre o bolinho de arroz espalho cream cheese, polvilho pimenta do reino em pó, uso o maçarico sobre o cream cheese. Coloco o salmão (ou outro peixe) sobre o cream cheese maçaricado e finalizo maçaricando a carne. Delícia!!! Amo!!! Não precisa maçaricar, mas fica muito BOM!!! Segundo meus filhos este costume de maçaricar sushi não é japonês. Esta é uma adaptação ocidental.
Já repetimos esta experiências em outras ocasiões. E, em cada vez sentimos maior facilidade nas montagens. Eu até já estou comendo mais. kkkkkkkkkkkkkk. Ainda só não me aventurei a cair de boca no Temaki. Alga demais. Deixo esta opção para os mais aventureiros. Meu ritmo de evolução do paladar é um pouco lento e conservador. Calma gente, eu chego lá. rsrsrsrsrsrsrsrs. 
Ainda não tenho todos os utensílios necessários para servir um almoço à Japonesa da maneira correta. Estou comprando aos poucos. Nossos Temakis são colocados em forma triangular descartáveis. Aquelas compradas em lojas de festas. 
sushi; Temaki;
Não sou especialista no assunto, mas o que aprendi com meus filhos e seus amigos alguns meses atrás desmistificou a técnica e vi que não tem mistério. É mais fácil e simples do que parece à primeira vista. 
Viram quantas delícias podemos fazer, mesmo sem experiência?
Confiram no link abaixo e vejam as receitas e o modo de fazer.
No link acima você acessa a receita do arroz e a maneira de montar cada sushi. 
Para completar a experiência gustativa, escolha um vídeo ou músicas sobre a cultura oriental.

*-*-*-*-*-*-*-*-*-
ATUALIZAÇÃO DA POSTAGEM - fev 2021
MOLDANDO NIGIRI SUSHI SEM COMPLICAÇÃO:
Se você tem dificuldade para moldar os NIGIRI SUSHI, saiba que este problema está com os dias contados.
Sempre que vou ao supermercado, eu gosto de xeretar as novidades ligadas à culinária, em especial equipamentos e utensílios.
E, num belo dia de feira (se é que existe😂😂), encontrei um utensílio bem curioso para moldar sushi. Isto mesmo, é um modelador de sushi, composto de duas partes. 
Como não poderia deixar de ser, meus filhos se prontificaram em testar o utensílio.
O uso é super simples. Na parte maior com o  orifício para baixo, você coloca o filé de peixe de seu agrado (linguado, salmão, atum, ...), importante que o filé seja maior que o orifício para que o arroz não escape. Cubra tudo com o arroz para sushi (já cozido e temperado). Coloque a tampa e aperte para compactar. Retire a tampa.
Para desenformar é só virar o  utensílio sobre uma travessa, bandeja ou prato de servir. E prontinho, e você tem 5 sushi prontos para serem saboreados. 
Simples, rápido e fácil. E, o melhor, fica tudinho do mesmo tamanho. 
Naturalmente, que outros tipos de sushis não podiam faltar e seguiram o preparo padrão.
Agora é só degustar.😋😋😋
sushi;
Então, ficaram animados?
Espero que vocês tenham gostado da receita de hoje. Façam, curtam e compartilhem. 
😋😋😋
Depois, me digam o que acharam e me enviem fotos. Vou colocá-las na atualização do link no blog. Vou ficar aguardando. 💌
Beijocas e até a próxima postagem que pode ser arte, guloseima ou companhia (passeios, viagens, pensamentos, ...). 😚💋💋
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos meus familiares, amigos e visitantes.
                   Teresa Cintra
Se gostou não deixe de ver as outras receitas do blog:
Para acessar a receita é só clicar no nome que aparece ao lado da foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!