Translate

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

ALMOÇO À JAPONESA.

COMIDA JAPONESA CASEIRA

Cresce o número dos apreciadores de comida japonesa em todo o país. 
Atualmente, encontramos várias casas especializada nesta delícia. Mas, o preço continua alto.
A solução para quem quer consumir sem gastar muito é preparar estas gostosuras em casa.
Isto mesmo no conforto e tranquilidade de sua casa. Tudo feito por você e sua família e amigos em um encontro descontraído e interativo. Eu já postei as receitas e o modo de preparo anteriormente. O link está no final deste post.   
Que tal aprender a fazer SUSHI e ainda economizar um dimdim e tempo? Faça um pouco de cada ou apenas o que mais gostar. As opções são inúmeras MAKI, CARIOCA, TEMAKI, NIGIRI SUSHI, SUSHI MAÇARICADO. Os nomes podem variar de acordo com a região e criações próprias.
Você, ainda, pode fazer novas combinações de sabores. Dá pra variar bastante nos ingredientes é só criar coragem e arriscar. 
A foto abaixo foi de nossa última experiência preparando algumas delícias da cozinha japonesa em nossa casa.
Mas, tem que ser fresquinho para se ter a garantia de uma alimentação saudável. Os peixes não devem ser congelados. Compre-os sempre frescos em uma peixaria de confiança. Você pode usar atum, tilápia, salmão, agulhão branco, camarão, kani. Além de outros ingredientes como pepino, cebolinha picada, cream cheese, frutas (manga, morango). O arroz também deve ser preparado no dia com antecedência para poder esfriar sem passar por refrigeração.
Os molhos preferimos aqueles comprados prontos.
O molho tare (lê-se tarê) é adocicado e bem encorpado. Ele combina bem com o CARIOCA (sushi empanado e frito, também conhecido como hot roll) e outros pratos com Tofu (queijo de soja), lula, salmão ou frango.
O molho shoyo dispensa apresentações. Como ele possui alto teor de sódio em sua composição, não exagere.
Mesmo que você não seja um sushiman é possível preparar vários itens da cozinha japonesa em casa. Naturalmente, que a prática leva à perfeição. Então, não desista nas primeiras tentativas. Persista. 
Abaixo algumas delícias deste último almoço à japonesa. Exageramos um pouco no tamanho. Culpa da gula.
Os camarões colocados em alguns sushi foram levemente passados em farinha e fritos.
O nosso Carioca (hot roll) está ficando com uma apresentação bem melhor. Uma verdadeira delícia.
Deixamos o SUSHI MAÇARICADO parcialmente montado para maçaricar à mesa onde a montagem será finalizada. Usamos um pequeno maçarico de mesa que comprei para usar em algumas sobremesas. Hoje ele é item indispensável ao nosso cardápio japonês. O sushi adquiri um sabor bem peculiar e super saboroso. Como eu faço: Primeiro sobre o bolinho de arroz espalho cream cheese, polvilho pimenta do reino em pó, uso o maçarico sobre o cream cheese. Coloco o salmão (ou outro peixe) sobre o cream cheese maçaricado e finalizo maçaricando a carne. Delícia!!! Amo!!!
Já repetimos esta experiências em outras ocasiões. E, em cada vez sentimos maior facilidade nas montagens. Eu até já estou comendo mais. kkkkkkkkkkkkkk. Ainda só não me aventurei a cair de boca no Temaki. Alga demais. Deixo esta opção para os mais aventureiros. Meu ritmo de evolução do paladar é um pouco lento e conservador. Calma gente, eu chego lá. rsrsrsrsrsrsrsrs. 
Ainda não tenho todos os utensílios necessários para servir um almoço à Japonesa da maneira correta. Estou comprando aos poucos. Nossos Temakis são colocados em forma triangular descartáveis. Aquelas compradas em lojas de festas. 
Não sou especialista no assunto, mas o que aprendi com meus filhos e seus amigos alguns meses atrás desmistificou a técnica e vi que não tem mistério. É mais fácil e simples do que parece à primeira vista. 
Viram quantas delícias podemos fazer, mesmo sem experiência?
Confiram no link abaixo e vejam as receitas e o modo de fazer.
Para completar a experiência gustativa, escolha um vídeo ou músicas sobre a cultura oriental.
Então, ficaram animados? Façam e enviem suas experiências. Eu irei postá-las no blog. 
Beijocas e até a próxima postagem que pode ser artes, guloseimas ou companhia.

BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!