Translate

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

BOLSA TIPO MOCHILA

Olá amigas e amigos!
Vocês lembram-se do tecido que usei como papel de parede? Se quiserem relembrar é só clicar AQUI,
Pois é, como eu não colei até o final da parede (por conta de um móvel que ficaria na frente), sobrou um pedaço. Aí, eu comecei a matutar: o que posso fazer com a sobra?
Como minha filha estava querendo uma bolsa para guardar e transportar seu material de desenho (ela sempre está com um caderninho e lápis na mão. Bom, quase sempre.) foi o que resolvi fazer. Uma bolsa grande o suficiente para guardar o material e ao mesmo tempo fácil de transportar.
MOCHILA; costura; faça voce mesma
O material mais importante eu já tinha, o tecido. Bastou comprar um pedaço pequeno de brim para reforçar o fundo da bolsa e fazer o passador do cordão. Na frente coloquei um bolsão para guardar pequenos objetos. Também resolvi colocar duas pequenas alças feitas com o brim. Uma no lado externo para colocar um chaveiro decorativo. A outra alça foi colocada internamente para pendurar a chave de casa facilitando sua localização ao mesmo tempo em que a deixaria mais resguardada.
Esta é uma bolsa útil e simples de fazer. Eu fiz sem forro, mas você pode fazer se quiser.
Abaixo eu irei explicar como fiz a bolsa. Espero que sirva de inspiração para vocês.
MATERIAL NECESSÁRIO:
  • 45 cm de tecido na estampa de sua preferência. Dica: escolha um tecido resistente e de preferência impermeável. Caso a estampa do seu tecido possa ser usado deitado, você irá precisar apenas de 38 cm. 
  • 20 cm de brim ou jeans em uma cor que combine com o tecido usado
  • 3,5 metros de cordão ou cadarço preto.
  • 2 ilhós na cor de sua preferência (preto, bronze, prata, dourado ou grafite). Dica: eu usei grafite.
  • linha de costura branca resistente. Eu usei linha 100% poliamida. Dica: eu usei a cor branca por combinar com o tecido escolhido e fazer um contraste bonito ao pespontar o brim. Você pode usar a cor que achar melhor.
  • máquina de costura. Eu usei a máquina doméstica Singer 288, com agulha Singer 2020 nº 14.
  • tesoura de costura
  • lápis, régua, metro, fita métrica
  • alfinete de costura
PASSO-A-PASSO:
  1. Providencie todo o material necessário. 
  2. Regule a sua máquina que deve estar limpa e lubrificada para a costura.
    ► Pontos escolhidos: reto e ziguezague.
    ►Tensão da linha: 4.
    ► Comprimento do ponto: 4.
    ► Pressão no pé calcador: 3.
  3. Risque e corte o tecido.
    a-) Para a bolsa em si, corte dois retângulos com 38 cm de largura e 45 cm de altura, no tecido estampado. Para os detalhes corte três retângulos com  38  cm de largura e   20 cm de altura, no brim.
    b-)
    Para o bolso central corte um retângulo com 18 cm de largura e 24 cm de altura no tecido estampado. Para a aba do bolso corte um retângulo de 18 cm de largura com 14 cm de altura, no brim. 
    c-) Para as alças corte uma tira de 18 cm de comprimento por 5 cm de largura. 
    Dica: a costura já está incluída nas medidas.
  4. Coloque os dois retângulos estampados maiores juntos, juntando avesso com avesso. Isto mesmo, não é para unir direito com direito. A parte do direito do tecido deve estar para fora.
  5. Passe uma costura reta na parte inferior do retângulo. Abra a costura e passe uma costura reta para manter a costura aberta. Isto tudo pelo lado direito do tecido. Reserve
  6. Prepare os retângulos maiores de brim (aqueles do mesmo tamanho): Dobre 1 cm em um dos lados do comprimento de dois retângulos (que serão colocados na abertura da bolsa). No terceiro retângulo dobre 1 cm dos dois lados do seu comprimento. Não costure apenas alfinete. Reserve.
  7. Com o tecido estampado, que foi emendado no fundo pelo direito, aberto centralize a tira de brim com os dois lados do comprimento dobrado sobre a emenda. O tecido estampado deve estar voltado para cima. Reposicione os alfinetes prendendo os dois tecidos.
     
  8. Passe costura reta prendendo e pespontando o brim sobre o tecido estampado no sentido da largura da bolsa. Reserve.
  9. Dobre o brim que será a aba do bolso, direito com direito, no meio (sentido da largura) e costure as laterais. 
  10. Vire a abra para deixar o direito para fora. Costure a bainha superior do bolso e pesponte. Dobre as laterais e o fundo do bolso e alfinete tudo. 
  11. Posicione o bolso sobre a bolsa com o lado direito para cima e veja a altura que melhor lhe agrada. Alfinete o bolso no tecido que deve estar aberto.
  12. Passe costura reta prendendo o bolso no tecido. Faça um pesponto para dar acabamento ao bolso.
  13. Coloque a aba sobre a abertura do bolso e veja se está proporcional. Se estiver retire da bolsa e pesponte os três lados da aba que ficará livre. 
  14. A parte da aba do bolso sem pesponto (a que ficou aberta para virar a peça) deve ser dobrada, em seu comprimento, em torno de 1 cm. Posicione esta parte acima da abertura do bolso e passe uma costura reta com pesponto para prender. Reserve.
    Dica: Cuidado para não fechar a abertura do bolso durante a costura.  
  15. Dobre a barra da tira que irá formar as alças para o meio da mesma no sentido do comprimento. Dobre novamente, agora juntando as duas extremidades do comprimento. Irá ficar uma tira fina e comprida. Passe uma costura com pesponto na extensão da tira. Corte a tira no meio para obter duas alças iguais. Reserve.
  16. Faça uma pequena bainha nas laterais dos dois retângulos que estavam reservados (item 6). Aqueles que só tinham uma borda dobrada e alfinetada. Costure esta bainha na máquina.
  17. Abra a bolsa com o avesso para cima (direito para baixo) e na borda superior prenda os dois retângulos (item 16). Neste caso o direito do brim ou jeans será colocado sobre o avesso do tecido estampado. Faça isto nas duas extremidades da bolsa. 
  18. Na extremidade sem o bolso (parte posterior da bolsa) coloque uma das alças dobradas entre os dois tecidos, de tal modo que fique no interior da bolsa. 
  19. Passe uma costura reta prendendo os dois tecidos e depois passe uma costura ziguezague. Faça isto tanto na extremidade da frente como de trás. Abra a costura e se quiser passe com ferro quente.
  20. Dobre o retângulo de brim sobre a costura anterior. Prenda com alfinete.
  21. Na frente da bolsa posicione a 2ª alça e fixe com alfinete.
  22. Passe duas costuras retas prendendo e fazendo o pesponto decorativo ao mesmo tempo.
  23. Dobre a bolsa ao meio. Junte direito com direito e costure as laterais com ponto reto e depois ziguezague. Não costure a parte de brim superior por onde será passado o cordão.
  24. Corte o cordão ao meio formando duas tiras. Passe um pouco de cola branca nas pontas para impedir que venha a desfiar. Espere secar bem antes de usar.
  25. Vire a bolsa para o direito e passe o cordão de pela abertura da tira de brim na extremidade superior da bolsa. Passe uma das tiras a partir da direita, retornando pela outra extremidade e terminando no mesmo lado. Faça a mesma coisa com a outra tira a partir do lado esquerdo. Dica: use um grampo de cabelo para passar o cordão.
     
  26. Coloque o ilhós um em cada ponta da base da bolsa.
    Dica: Como eu não tenho o aparelho para colocar o ilhós eu fui ao Mercado Público de Casa Amarela-Recife, na parte de roupas, em uma banca para forração de botões e colocação de ilhós. Paguei um pequeno valor pelo serviço. Bem melhor que comprar o aparelho para usar eventualmente. Acredito que em outros mercados públicos tenha um serviço similar.
  27. Dê um nó bem firme nas pontas dos cordões.
Prontinho! Agora é só desfilar com sua nova bolsa.

Vejam a bolsa terminada (frente e costas).

Gostaram?

Qualquer coisa é só perguntar, irei responder assim que puder. 

Mil bjs e um abraço carinhoso a todos meus amigos, visitantes e seguidores.

Para quem se animar: 

BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!

Obrigada pela visita!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!