Translate

terça-feira, 3 de novembro de 2015

SURPRESA DE MORANGOS COM GANACHE DE CHOCOLATE

MORANGOS COM CREAM CHEESE E CHOCOLATE

GULOSEIMAS

Hoje eu irei postar uma receita fácil de fazer e com vários ingredientes que temos na dispensa. Talvez o único que será necessário comprar seja o morango fresco. Basta uma única e boa bandeja com esta fruta deliciosa.
MORANGOS COM CREAM CHEESE E CHOCOLATE, cream cheese; sobremesa com morangos; ganache de chocolate; morango com chocolate; morangos; receita com morango;
Mas, o morango não será usado in natura. Irei fazer uma geleia caseira.
Curiosos?
Então sigam a receita abaixo e inspirem-se.
INGREDIENTES:
GELEIA DE MORANGO:
  • 1 bandeja de morangos
  • 1 c/sopa de vinagre
  • 1/2 xíc/chá de açúcar
CREME DE MORANGOS:
  • 150 g de cream cheese
  • 100 ml de creme de leite de caixinha
  • 6 g de gelatina em pó sem sabor incolor (opcional) = 1/2 pacote
  • geleia de morango caseira (quantidade descrita acima)
GANACHE:
  • 150 g de chocolate meio amargo ou amargo em tablete picado
  • 100 ml de creme de leite
GUARNIÇÃO (base da sobremesa): 
  • 1 pacote de biscoito tipo cookie de aveia 
MODO DE PREPARO:
GELEIA DE MORANGO:
  1. Lave os morangos em água corrente retirando as folhas e descartando os que estiverem estragados. Coloque-os de molho em uma vasilha com água e vinagre por 10 minutos.
  2. Escorra os morangos e seque-os.
  3. Pique os morangos em pedaços grandes e coloque-os em uma pequena panela de fundo triplo com o açúcar.
  4. Leve ao fogo alto até formar uma geleia. Retire a espuma que forma sobre a geleia a medida do cozimento. Dica: maiores detalhes sobre geleia de morango clik AQUI.
  5. Passe a geleia para outra vasilha e deixe esfriar antes de usar.
    Vejam os pedaços de morangos que permanecem na geleia. Muito bom. 
CREME DE MORANGOS:
  1. Pique os biscoitos grosseiramente em pedaços grandes e forre o fundo de uma travessa pequena (18 x 18 cm). Reserve. 
    Dica: Eu não precisei usar todo o pacote de biscoito. O ideal é usar um biscoito de aveia sem outro sabor. Como eu só tinha o de aveia com maçã e canela, foi o que usei.
  2. Coloque o cream cheese e o creme de leite em uma vasilha e misture bem com um garfo ou mixer ou mesmo batedeira. Eu optei pelo garfo (pra que mais utensílios sujos?). Dica: escorra aquele líquido que fica sobre o cream cheese antes. 
  3. Junte a geleia de morango com a mistura do cream cheese. Misture bem.
  4. Hidrate e dissolva a gelatina em banho-maria conforme a explicação da embalagem. Misture imediatamente ao creme.
  5. Despeje o creme sobre os biscoitos cobrindo-os totalmente.
  6. Tampe a vasilha e leve à geladeira para firmar um pouco antes de colocar a ganache. Dica: espere pelo menos 4 horas para colocar a ganache.
GANACHE:
  1. Derreta o chocolate com o creme de leite em banho-maria. Misture bem até ficar homogêneo. Dica: A água do banho-maria não deve tocar o fundo da vasilha do chocolate. O derretimento é feito pelo calor do vapor que não deve escapar. Para isto, a vasilha deve se ajustar perfeitamente na panela. Pode-se usar vasilha de vidro ou inox. Não use plástico.
  2. Cubra a sobremesa com a ganache assim que o creme estiver endurecido. Volte a sobremesa para a geladeira para terminar de firmar. Dica: O ideal são 12 horas gelando para a gelatina firmar. Então eu sugiro que você faça esta sobremesa na véspera do dia em que será degustada.
    sobremesa com morangos; ganache de chocolate; morango com chocolate; morangos; receita com morango;
  3. Decore a gosto. Dica: espero que vocês sejam melhores do que eu na hora de decorar a sobremesa. Eu literalmente "arraso" qualquer decoração com chocolate. Acho que eu deveria ter usado raspas de chocolate com alguns morangos frescos na decoração. rsrsrsrsrsrsrsrs. Fica a dica.
Você pode deixar um ou dois morangos inteiros in natura para fazer a decoração ou usar raspas de chocolate meio amargo para espalhar por cima da sobremesa. A decoração fica ao seu critério.

E o mais importante é a degustação.
Como sempre eu sou impaciente e não esperei que a sobremesa firmasse totalmente para a primeira prova. A consistência ainda não estava o ideal, mas o sabor... Que delícia!
MORANGOS COM CREAM CHEESE E CHOCOLATE, cream cheese; sobremesa com morangos; ganache de chocolate; morango com chocolate; morangos; receita com morango;
MORANGOS COM CREAM CHEESE E CHOCOLATE, cream cheese; receita fácil; sobremesa com morangos; ganache de chocolate; morango com chocolate; morangos; receita com morango;
Depois de um pouco mais de tempo na geladeira...
receita fácil; MORANGOS COM CREAM CHEESE E CHOCOLATE, cream cheese; sobremesa com morangos; ganache de chocolate; morango com chocolate; morangos; receita com morango;
SUGESTÃO: Esta sobremesa pode ser montada em pequenas taças individuais.

BOM APETITE!!!
Um abraço carinhoso a todos os meus amigos e visitantes,
                   Teresa Cintra


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!