Translate

Menu

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

GELEIA CASEIRA DE AMORAS

AMORAS PRETAS

Não sei vocês, mas eu adoro ter geleia caseira em casa. Pode ser de morango, maracujá, ... ou amora. Sim, amora. Aqui no Nordeste Brasileiro, encontrar amora é um verdadeiro achado. Afinal não é uma fruta de região quente. E não é que um dia destes, fazendo minha feira tranquilamente no supermercado, eu achei. O que? Amoras pretas. 
Para quem não sabe Amora é uma fruta altamente benéfica para a saúde. Além de vitamina A, B, C e E possui fibras (pectina), Ferro, Magnésio, Manganes, Fósforo,  Potássio, Zinco, cálcio,  etc. Pode ser pequena no tamanho, mas é gigante nos benefícios. 
Não eram frescas é verdade. Eram congeladas. Como o saco não era transparente não dava pra ver as frutas. Apalpei o saco e senti que elas estavam inteiras. Ou pareciam. rsrsrsrsrsr. Resolvi arriscar e comprar.
GELEIA CASEIRA; AMORAS; CONSERVA; FRUTAS CONGELADAS
Aí, veio a inspiração (bem óbvia por sinal), GELEIA DE AMORAS. Por que não? Afinal frutas congeladas ou viram suco ou geleia ou licor ou sorvete... Tá, eu concordo que existem várias opções. Mas a verdade é que assim que vi aquela embalagem de amoras, eu já comecei a visualizar uma linda torta de cream cheese com cobertura de geleia de amoras. Uma torta que já tinha uma ocasião e endereço certo. Um almoço na casa de uma tia em comemoração ao irmão de meu marido que está de passagem pela cidade. Momentos especiais merecem receitas especiais com ingredientes especiais. É ou não é verdade?
INGREDIENTES:
  • 400 g de amoras frescas ou congeladas
  • 200 g de açúcar cristal ou refinado
  • Suco de 1 limão taiti
MODO DE PREPARO:
  1. Em caso de usar amoras frescas: Selecione os frutos, eliminando os verdes e passados. Lave-os em água corrente retirando as folhas e cabinhos. Coloque-os por 10 minutos em água com vinagre branco (de vinho, maçã, arroz). Escorra e reserve.
  2. Em caso de usar amoras congeladas: Normalmente as amoras congeladas já vêm limpas e sem folhas. Faça uma vistoria ao abrir a embalagem. Se necessário siga as orientações como para as frutas frescas. Eu usei amoras congeladas de uma boa marca e não precisei fazer a etapa de seleção e limpeza.
    GELEIA CASEIRA; AMORAS; CONSERVA;
  3. Em uma panela de fundo grosso (inox) coloque as frutas ainda congeladas.
    GELEIA CASEIRA; AMORAS; CONSERVA; FRUTAS CONGELADAS
  4. Despeje o açúcar. Mexa grosseiramente.
  5. Acrescente o suco de limão.  
  6. Misture com uma colher, tampe a panela e deixe descansar até descongelar as frutas. Dica: Você vai observar a formação de um caldo sem que tenha colocado água. É a fruta que com o açúcar solta este líquido. Eu normalmente não acrescento água na geleia de amoras ou morangos. Este é o momento de decidir se as amoras serão trituradas, amassadas ou mantidas inteiras. Eu optei por deixá-las inteiras e durante o cozimento ir amassado uma parte com um garfo. Caso você prefira uma geleia mais uniforme e menos rústica, use um mixer ou liquidificador (pulsar) para triturá-las. Se for preciso coloque um pouco de água para facilitar o processo.
    GELEIA CASEIRA; AMORAS; CONSERVA; FRUTAS CONGELADAS
  7. Leve a panela ao fogo brando.
  8. Deixe cozinhar até a textura desejada. Mais fluida ou condensada de acordo com a utilização que você irá dar à geleia.
    GELEIA CASEIRA; AMORAS; CONSERVA; FRUTAS CONGELADAS
  9. Coloque a geleia em potes de vidro com tampa. 
    GELEIA CASEIRA; AMORAS; CONSERVA; FRUTAS CONGELADAS
Não resisti e tive que experimentar. Huuummmm, delícia! 
GELEIA CASEIRA; AMORAS; CONSERVA; FRUTAS CONGELADAS

DICAS:
  1. Todos os frascos devem ser limpos e esterilizados antes de serem usados. Não importa se novos ou reciclados. 
  2. Se for para comercializar, não deixe de pasteurizar os frascos prontos por 10minutos. Providencie rótulos com as informações pertinentes ao produto.
  3. Se forem seguidos os cuidados com a esterilização dos frascos e pasteurização do produto final, não será necessário por em refrigeração. 
  4. Uma vez aberto o frasco, a refrigeração passa a ser obrigatória para maior segurança e manutenção da qualidade do produto.  As conservas possuem sua durabilidade reduzida pela possível contaminação do ambiente. Em outras palavras, abriu o vidro, coloque em geladeira e reduza o tempo de validade. 
  5. Evite usar vidros grandes. 
O uso da geleia é bem diversificado: 
  • Rechear ou cobrir bolos, cupcakes, tortas.
    GELEIA CASEIRA; AMORAS; CONSERVA; FRUTAS CONGELADAS
  • Como cobertura para sorvetes e cremes.
  • Para adoçar e saborizar  iogurtes naturais.
  • Passar em pães, bolachas ou biscoitos.
    receita de geleia; GELEIA CASEIRA; AMORAS; CONSERVA; FRUTAS CONGELADAS
  • Sobre salada de frutas
Mil bjs e até o próximo post que pode ser arte, guloseima ou companhia (viagens, passeios ou dicas).
BOM APETITE!!!

Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

2 comentários:

  1. A aqui no sul Porto Alegre encontrei amoras congeladas perfeitas, vou fazer essa geléia e aproveitar os benefícios dessa fruta.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia,
    Fico muito contente em saber. Depois coloque como foi sua experiência com a geleia. Um forte abraço e volte sempre.
    Teresa Cintra

    ResponderExcluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!