Translate

Menu

quarta-feira, 15 de julho de 2015

GALHETEIRO COM GARRAFA DE VINHO

GARRAFAS RECICLADAARTESANATO; DECORAÇÃO; GARRAFAS; RECICLAGEM; pintura em garrafas; arte com garrafas; reutilizando garrafas; lixo é luxo;

O que é um galheteiro? Galheteiro é um utensílio de mesa para conter galhetas (pequenos frascos de vidro ou cristal) para azeite e vinagre. Alguns conjuntos ainda possuem recipiente para o sal e a pimenta.

Já tive alguns modelos comprados prontos. Mas a maioria com tampa ou bico de metal que com o tempo oxidam principalmente a galheta de vinagre. Resolvi que o próximo eu mesma iria fazer.
O modelo, tamanho e cores dependem do gosto e da utilidade destinada ao utensílio. 
Eu queria um galheteiro que não apenas servisse em minha cozinha, mas que fosse à mesa.
Escolhi duas garrafinhas de vinho. Aquelas garrafinhas com volume ideal para uma pessoa.
A decoração das garrafas, eu resolvi fazer em cor neutra, que servisse em qualquer decoração e serviço de mesa. Resolvi ir de preto e branco. Depois do primer, da tinta de base e de colar uma etiqueta em cada garrafinha, eu fiz desenhos à mão livre de ramos com folhas e flores. 
Para a tampa usei a própria das garrafinhas. Embora de metal, elas recebem um tratamento de fabrica para não oxidarem com o vinho que permanece em seu interior por um longo tempo. Então, eu concluo que elas serão ideais para o meu trabalho. 
A bandeja para colocar as garrafinhas eu usei uma plástica que tinha comprado a muito tempo e não estava sendo bem utilizada. Como a cor era preta, e o meu trabalho era basicamente preto e branco, não fiz nenhuma alteração na mesma.
ARTESANATO; DECORAÇÃO com garrafas; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; RECICLAGEM; reciclar; lixo é luxo
Outra opção interessante seria um dosador de silicone ou plástico (não tenho certeza) que vi na internet. Não comprei a que vi na internet porque não tinha o tamanho. Eu precisava de bico dosador bem pequeno, compatível com o gargalo de minhas garrafinhas. Procurei algo parecido nos supermercados de minha cidade e não achei. Encontrei apenas aqueles de rolhas e metal em tamanho grande para as minhas garrafinhas. O que eu vi na internet é este da foto abaixo. 
MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • 2 garrafinhas de vinho (ou vidro de leite de coco)
  • 1 recipiente para bandeja (plástico, vidro, madeira...) a gosto (opcional)
  • álcool líquido (não use o gel) e paninho para limpeza 
  • primer para vidro
  • tinta PVA (látex) ou acrílica branca
  • tinta PVA (látex) ou acrílica preta
  • verniz vitral
  • solvente para o verniz vitral
  • pincel em vários tamanhos e rolinho de espuma
  • Luva descartável
  • Recipiente para água
  • Fita adesiva de crepe
  • lápis e borracha
PASSO-A-PASSO:
  1. Escolha suas garrafas. Tome tranquilamente o seu vinho em boa companhia. 
  2. Retire o rótulo e lave bem as garrafas.
    As garrafas que eu escolhi tinham um prolongamento da tampa em seu gargalo que pode ser mantido ou não. Eu optei em retirá-lo. Guarde as tampas.
  3. Com o pano de limpeza passe álcool em toda a garrafa. Dica: eu gosto de preparar várias garrafas ao mesmo tempo. Assim, sempre tenho garrafas prontas para algum trabalho que surgir.
  4. Calce luvas e passe duas demãos de primer em cada garrafa, sempre intercalando período de secagem. Veja as orientações do fabricante. Use pincel largo ou rolinho de espuma. 
  5. Com o rolinho de espuma ou pincel chato pinte as garrafas com a tinta PVA ou acrílica branca. Dê duas a três demãos de tinta, intercalando secagem entre elas. Use pincel largo macio ou rolinho de espuma. 
  6. Aproveite e veja como as garrafinhas ficarão na bandeja que escolhida. Dica: Embora a bandeja não seja obrigatória, ela evita de sujar a toalha de mesa caso o tempero escorrer após o uso.
  7. Prepare duas etiquetas em papel comum (tipo ofício). Dica: Eu fiz usando o  Word com a fonte (letra) Curlz MT para os nomes e uma moldura com os cantos arredondados. Você pode optar pela etiqueta de identificação que desejar. Depois eu recortei e contornei com tinta relevo preta formando pequenos pingos.
  8. Cole as etiquetas nas garrafinhas. Dica: Se preferir deixe para colar depois da garrafinha pintada. Mas, eu acho que fica mais fácil para ter uma visão do resultado final, se a etiqueta for colada antes. 
  9. Pinte uma das garrafas com a tinta PVA ou acrílica preta.
  10. Desenhe a mão livre alguns ramos com folhagens e flores na garrafa ou use algum risco da internet ou de alguma revista de artesanato. Dica: Para fazer a passagem do risco para a garrafa (caso tenha dificuldade com desenho a mão livre) use um carbono e um lápis. A parte do gargalo é um pouco mais difícil de ser transpassado o desenho. Recorte o risco se for necessário. Abaixo eu deixo uma sugestão de risco. 
  11. Na garrafa branca o desenho deve ser feito com tinta PVA ou acrílica preta. Para os ramos use um pincel bem fininho. Faça os miolos das flores e os pontinhos agrupados com o cabo do pincel. Preencha os espaços vazios com ramos, flores ou os pontos arredondados.
    ARTESANATO; DECORAÇÃO com garrafas; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; RECICLAGEM; reciclar; lixo é luxo
  12. Na garrafa preta é só fazer o mesmo trabalho, mas com a tinta PVA ou acrílica branca. Como este é um trabalho artesanal e o desenho foi feito à mão livre, é natural que não sejam cópias fieis. Mas, esta é a beleza do artesanato. Cada trabalho é único.
    ARTESANATO; DECORAÇÃO com garrafas; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; RECICLAGEM; reciclar; lixo é luxo
  13. Finalize o trabalho com verniz vitral em toda a garrafa. Passe duas demãos intercalando secagem entre elas. Não se esqueça de limpar o pincel com solvente ao terminar cada demão.
    ARTESANATO; DECORAÇÃO com garrafas; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; RECICLAGEM; reciclar; lixo é luxo
O verniz vitral garante uma boa proteção e viabiliza o uso das garrafas no dia a dia tornando-as a prova de água.
Entretanto, é importante lembrar que este trabalho é manual e alguns cuidados devem ser seguidos:

ARTESANATO; DECORAÇÃO com garrafas; DECOUPAGEM; FAÇA VOCÊ MESMO; GARRAFAS; RECICLAGEM; reciclar; lixo é luxo

O que acharam? Gostaram?

3 comentários:

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!