Translate

Menu

domingo, 26 de julho de 2015

BALDE DE GELO

RECICLAGEM
reciclagem; recuperando balde de gelo; decoupagem; decoupage

DECOUPAGEM EM BALDE DE GELO

Meu balde de gelo, embora ainda inteiro, estava mostrando seus anos de uso. Velho e arranhado.
DECOUPAGEM EM BALDE DE GELO; reciclagem; decoração; artesanato;
O tamanho é ótimo para um dia festivo. Não precisa ser recarregado de gelo com frequência. Mas, o aspecto não estava nada festivo.
Resolvi que era hora de mudar esta situação.
Como? Reciclando!!!
Antes de postar meu passo-a-passo, gostaria de lembrar a vocês que a cor que usei para a tampa e o fundo do balde eu obtive misturando a tinta PVA creme com corante líquido vermelho, castanho, amarelo e marrom. Eu fui acrescentando os corantes aos poucos até obter o tom desejado. Para isto fiz teste em um papel branco. Afinal a tinta sofre alteração na cor ao secar. Dá um pouco de trabalho, mas é gratificante. Eu queria um tom que se aproximasse de um dos desenhos do guardanapo. Você pode usar outra cor. Uma que combine melhor com o seu trabalho.
Para colar o guardanapo eu usei termolina leitosa caseira. O link para a receita está no final da postagem.
MATERIAIS:
  • balde de gelo
  • primer para plástico
  • tinta PVA ou acrílica branca ou creme
  • corante para tinta a base de água vermelho, castanho, amarelo e marrom
  • fita adesiva de crepe
  • guardanapo decorado para decoupagem
  • cola branca extra forte (rótulo azul) ou termolina leitosa
  • verniz vitral incolor
  • solvente para verniz vitral
  • pinceis de vários tamanhos e rolinho de espuma
  • recipiente com água limpa (para limpeza dos pinceis)
  • bandeja para a tinta (ou prato de isopor)
  • álcool líquido e pano de limpeza
  • tesoura
  • pedaço de plástico limpo
  • lixa fina (pedaço)
  • forro para a mesa de trabalho (plástico, oleado)
  • soprador ou secador de cabelos
PASSO-A-PASSO:
  1. Lave o balde. Seque.
  2. Passe álcool no balde com um paninho limpo. 
  3. Forre a sua mesa de trabalho. 
  4. Dê duas demãos de primer no balde. Apenas na parte externa do balde e sua tampa. Respeite o tempo de secagem entre as demãos e antes de passar para o próximo passo.
     Dica: isole a parte interna com fita crepe adesiva.
  5. Pinte toda a área externa do balde com tinta PVA branca ou creme. Dê duas a três demãos, intercalando secagem entre elas. Use um pincel largo ou o rolinho de espuma. Dica: A quantidade de demãos irá depender da cor original do balde. Quando mais escuro for a cor original, maior a quantidade de demão de tinta necessária.
  6. Escolha o seu guardanapo para decoupagem.
  7. Corte o guardanapo na altura do balde. Dica: Respeite o desenho do guardanapo. Antes de cortar veja como o desenho ficará no balde. Para o meu balde bastou cortar o guardanapo ao meio.
    DECOUPAGEM EM BALDE DE GELO; reciclagem; decoração; artesanato; utensílio de bar
  8. Retire as películas brancas do guardanapo. Apenas a parte com o desenho será usada.
  9. Veja como o guardanapo ficará no balde. Dica: Como o meu era bem largo eu usei as duas metades cortadas anteriormente. Dependendo da largura do balde talvez você tenha que cortar alguma parte para ajustar melhor o desenho na peça de maneira que a emenda fique disfarçada.
  10. Passe termolina leitosa (caseira ou use a cola branca diluída) em uma parte do balde. Dica: A cola deve ser passada à medida que for colando o guardanapo. Lembre-se que a cola seca relativamente rápida.
  11. Coloque o pedaço de plástico sobre o guardanapo ainda molhado com a cola e passe um rolo de espuma ou um paninho de pano. Dica: este cuidado serve para diminuir as rugas e bolhas.
  12. Deixe secar antes de colar a outra metade do guardanapo. Dica: use o secador de cabelos ou um soprador para agilizar.
  13. Cole a outra metade do guardanapo, encaixando o desenho o melhor possível. Se necessário recorte o guardanapo. Deixe secar bem. Dica: Caso o seu balde seja muito largo talvez usando as duas metades do guardanapo não seja possível circular por toda a área. Corte pedaços de outro guardanapo igual e faça a montagem do desenho para ficar com um bom acabamento. Lembre-se de deixar secar um pedaço antes de colar outro para evitar estragar o que já foi colado.
  14. Use a lixa para tirar o excesso do papel.
    Dica: A lixa dá um melhor acabamento do que a tesoura ou estilete. Fica mais natural.
  15. Prepare a cor para pintar a tampa e o fundo do balde. Escolha qual a cor que você deseja. Misture a tinta branca com os corantes até atingir a cor desejada. É importante testar antes de pintar. Normalmente a tinta úmida é mais escura do que ao secar.
  16. Pinte o fundo e a tampa com a tinta que você fez (ou compre uma já pronta). Use pincel ou rolinho de espuma. Eu prefiro para esta etapa o rolinho de espuma. Dê duas ou três demãos intercalando período de secagem. Dica: Não se esqueça das bordas da tampa e do balde. Mas, não pinte o interior da peça.
  17. Assine o seu trabalho no fundo do balde ou em alguma parte do desenho. Use caneta tipo marcador permanente. Dica: Se você não valorizar o que faz, quem irá?
  18. Passe duas demãos de verniz vitral em toda a peça. Use um pincel largo para o trabalho. Dica: você pode usar outro verniz, como o verniz geral ou acrílico. Eu prefiro o vitral por proteger bem a peça contra água. Afinal este é um balde para uso e não apenas decorativo.
    DECOUPAGEM EM BALDE DE GELO; reciclagem; decoração; artesanato; utensílio de bar
Gostaram?
Estou ansiosa pelo próximo encontro, apenas para usar meu novo balde de gelo. Acho que será sucesso total.
DECOUPAGEM EM BALDE DE GELO; reciclagem; decoração; artesanato; utensílio de bar
Não parece o mesmo balde. Ele ficou super estiloso.
DECOUPAGEM EM BALDE DE GELO; reciclagem; decoração; artesanato; utensílio de bar
Mil bjs e até a próxima arte, guloseima ou companhia.

Um comentário:

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!