Translate

Menu

quarta-feira, 20 de maio de 2015

SUSHI: MAKI, CARIOCA, TEMAKI, NIGIRI SUSHI, SUSHI MAÇARICADO

DOMINGO É DIA DE COMIDA JAPONESA COM OS AMIGOS

MAKI, CARIOCA, TEMAKI, NIGIRI SUSHI, SUSHI MAÇARICADO
comida japonesa; sushi; frutos do mar; molho shoyo

Aprendi a comer comida japonesa, tipo sushi, com meus filhos. Eu já comia e gostava do tempurá (pedaços de legumes ou mariscos empanados com uma massa fina e fritos em óleo bem quente). Mas certos tipos de sushi não se atraiam muito, principalmente os com algas marinhas. 
Parece brincadeira, mas enquanto eu tento tornar o ato de comer frutas e verduras um hábito diário; eles me ensinam a comer e apreciar peixe cru. Pode? kkkkkkkkkkkkkkkkkk. 
Filhos..., aprendizado e novas descobertas sem fim, principalmente para nós. Amo estas experiências e novidades. Se bem que no início resisti muito a comer algas e peixe cru. Hoje já como em pequenas porções. 
Eu sei que ainda tenho um longo aprendizado pela frente. Tenho muita dificuldades com os pauzinhos (HASHI) e chamo tudo de sushi, mas estou aberta a ir aprendendo e aperfeiçoando meus conhecimentos. kkkkkkkkkkkkkk.
No último final de semana meu filho e dois amigos resolveram fazer o almoço do domingo. E, o prato escolhido foi..., SUSHI.
Confesso que fiquei um pouco ansiosa a princípio. Nunca fiz nada sequer parecido em casa. Mas, meu filho estava bem seguro embora, mesmo sendo apreciador do prato, nunca tenha feito sushi. Como um dos amigos morou por um ano no Japão, eu terminei relaxando e cedi minha cozinha integralmente aos novos cozinheiros.
Meu marido embarcou na ideia desde o primeiro momento e providenciou alguns peixes (salmão, atum, ...), Kani-Kama, a alga desidratada, o vinagre de arroz, o óleo de girassol (para frituras), o molho shoyo, o arroz próprio para sushi. Atualmente, os bons supermercados tem uma área dedicada aos ingredientes básicos para o preparo de sushi e outros pratos orientais.
Um dos amigos trouxe um preparado em pó para tempurá que é também usado para preparar aquele sushi empanado e frito que no Brasil é chamado de Carioca. Uma curiosidade que aprendi é que o "carioca" é invenção brasileira, não tem no Japão.
Duas coisas são estritamente importantes na hora de fazer sushi:
- a escolha dos peixes e frutos do mar que devem ser frescos.
- o uso dos ingredientes adequados para a confecção das receitas. 
Eu fiquei rondando apenas para aproveitar o momento e aprender a técnica com os mestres. Como era de se esperar, eu fotografei tudinho e anotei o passo-a-passo para poder passar para vocês.
Depois que eles se preparam adequadamente para o grande evento, colocaram literalmente as mãos na massa. Ops, massa não, ... no arroz e peixe. kkkkkkkkkkkkkkkkk,
ARROZ PARA SUSHI:
INGREDIENTES:
  • 500g de arroz específico para sushi ( 2 1/2 xíc/chá)
  • 4 xíc/chá de água fria
  • 4 c/sopa de vinagre de arroz
  • 4 c/sopa de açúcar refinado ou cristal
  • 1 c/chá de saquê (bebida fermentada de arroz) ou rum, vodca, cachaça
  • 2 c/chá de sal refinado
MODO DE PREPARO:
 O arroz para sushi deve ser preparado no mesmo dia em que será consumido e não deve ser refrigerado. Este arroz deve ser utilizado em temperatura ambiente. Se você prepará-lo com um pouco de antecedência, deixe-o em uma travessa coberta com pano úmido até no máximo 24 horas.
  1. Coloque o arroz em uma peneira e lave-o em água corrente até que a água fique bem limpa. Este processo deve ser feito para diminuir o amido. Não se assuste, este processo demora um pouco. Dica: Nós usamos o arroz abaixo, mas existem várias marcas. 
  2. Transfira o arroz para uma panela grande de inox com fundo grosso e cubra tudo com a água fria limpa (aproximadamente o dobro da quantidade do arroz).
  3. Deixe de molho até que o arroz fique totalmente opaco (aproximadamente 15 minutos). Isto irá deixar o arroz amaciado e embebido, diminuindo o tempo de cozimento necessário.
  4. Leve a panela tampada ao fogo alto até começar a ferver.
  5. Ao ferver, diminua a temperatura e deixe cozinhar por 8 minutos.
  6. Desligue e deixe o arroz na panela tampada por mais 8 minutos.
  7. Enquanto espera prepare o vinagre para sushi:
    Em uma pequena panela junte o vinagre de arroz, o açúcar, o sal e a bebida alcóolica. Aqueça mexendo bem até que o açúcar esteja dissolvido. Dica: Como não tínhamos saquê, foi usado vodca.
  8. Despeje, aos poucos, esta mistura fria sobre o arroz quente e misture com delicadeza. Use uma colher grande (de preferência de pau) ou uma espátula e misture em movimentos de baixo para cima, envolvendo todo o arroz no vinagre para sushi.
  9. Mexa o arroz com a colher para agilizar o esfriamento. 
    arroz para sushi; comida japonesa; frutos do mar; arroz
  10. Transfira o arroz para uma travessa para terminar de esfriar em um local bem ventilado. Ou abane com um leque ou ventilador.
    arroz para sushi; comida japonesa; frutos do mar
  11. Enquanto você espera o arroz esfriar, corte os peixes, Kani-kama, crustáceos em tiras finas.
Os sushi-chef(s) aproveitaram o tempo de descanso do arroz e embalaram numa disputa no videogame de importância vital para o encontro dominical. Momento de descontração.
SUSHI:
INGREDIENTES:
  • arroz para sushi cozido e frio
  • filé de salmão, posta de atum, posta de agulhão branco e/ou Kani-Kama
  • alga marinha desidratada (Yaki Sushi Nori)
  • Cream cheese
  • Cebolinha fresca picada
  • molho shoyo (molho de soja)
  • Pimenta do reino a gosto (opcional)
  • Ovo inteiro (para preparar o sushi Carioca)
  • pó preparado para tempurá (para preparar o sushi Carioca)
  • óleo de girassol
UTENSÍLIOS ESPECÍFICOS NECESSÁRIOS:
  • esteira de bamboo para enrolar sushi (sushi-mat)
  • Hashi (palitinho japones)
MODO DE PREPARO:
MAKI: Sushi com Nori
SUSHI MAKI; frutos do mar; comida japonesa
  1. Corte os Kani-Kama, peixes e frutos do mar em tiras finas ao comprido procurando deixar no mesmo tamanho e largura. Os peixes (atum, agulhão...) devem ser cortados em tiras na diagonal da espessura do peixe. O salmão deve ser cortado na diagonal tendo o cuidado de ser perpendicular às listras da carne, o que dá um visual mais bonito e facilita a mastigação. Reserve.
  2. Na esteira de bambu, coloque uma folha de alga desidratada (Nori) com o lado brilhante para baixo. 
  3. Sobre a alga espalhe o arroz frio em uma camada uniforme. Importante deixar uma borda da alga, + 2 cm, livre para poder fechar o rolinho.
  4. Coloque no centro horizontalmente uma faixa de cream cheese com o auxílio de uma colher pequena ou espátula.
  5. Sobre o cream cheese coloque fatias de peixe e/ou kani-kama. Dica: você pode colocar tiras longas e finas de legumes e vegetais (pepino japonês, cenoura...), crustáceos (camarão, lagosta) ou frutas (morango, manga, kiwi, abacate.. No caso do abacate use suco de limão sobre o mesmo para não escurecê-lo) a gosto.
  6. Umedeça a borda livre da alga com água ou vinagre de arroz. Enrole a alga como se fosse um rocambole, use a esteira para facilitar o trabalho. Feche o rolo com a borda umedecida previamente. 
  7. Transfira o rolo de sushi para o balcão, prato ou tábua de corte. Com uma faca afiada corte-o em rolos da espessura de um dedo (2 cm de largura aproximadamente).
    Dica: Cuidado para não deformar o rolo ou provocar a saída do recheio durante o corte. Use uma faca bem afiada e evite apertar muito o rolo. Limpe a faca em água sempre que ela ficar grudenta e dificultar o corte.
  8. Arrume tudo em uma travessa e se quiser salpique cebolinha picada por cima.
    SUSHI MAKI; comida japonesa; frutos do mar
Estava tão gostoso que nem as pontas escaparam. Comemos tudo. kkkkkkkkkkkkk.
O mestre em sushi estava atento aos movimentos dos alunos. Sempre orientando e estimulando novos aprendizados. Um verdadeiro conhecedor do assunto.
Variedade: Pode-se fazer o rolo com o arroz para fora e a alga para dentro envolvendo os legumes, frutos do mar e/ou frutas em tiras. Esta variedade é chamada de California Roll. Este tipo de sushi é mais trabalhoso de enrolar e ficou para outra ocasião. rsrsrsrsrsrsrs... Quem quiser fazer o recomendável é envolver a esteira de bambu com filme plástico para o arroz não grudar na trama.
CARIOCA (sushi empanado e frito - Hot roll):
  1. Em um prato fundo coloque um ovo inteiro e bata com um garfo. Reserve.
  2. Coloque em outro prato o pó para o preparo de tempurá. Reserve.
  3. Prepare um rolo de Maki conforme a receita acima (item 1 ao 6), mas não o corte em rodelas. 
  4. Passe o rolo de sushi no pó para tempurá, em seguida, passe-o no ovo e volte a passar no pó para tempurá.
  5. Em uma frigideira aqueça o óleo de girassol.
    Dica: para evitar acidentes e queimaduras, eu optei por usar uma leiteira para a fritura, por ser uma panela funda.
  6. Frite o Carioca em óleo quente até dourar (2 a 3 minutos). Vire-o para dourar por igual.
  7. Retire-o da frigideira e  deixe sobre papel absorvente para esfriar um pouco. A quantidade de massa vai do gosto de cada um, só não exagere muito. 
    SUSHI MAKI e CARIOCA; comida japonesa; frutos do mar
  8. Corte-o em rodelas com aproximadamente 2 cm de altura.
  9. Coloque-os em uma travessa e sirva-os.
    comida japonesa; sushi; frutos do mar; molho shoyo
TEMAKI: (sushi em forma de cone)
  1. Com uma tesoura corte a alga ao meio, ficando com dois retângulos. 
  2. Coloque um dos retângulos sobre a esteira de bambu, horizontalmente com o lado brilhante para baixo.
  3. Em uma das extremidades do retângulo coloque um punhado de arroz de sushi. Deixe uma borda em volta para facilitar o manuseio na hora de enrolar..
  4. Espalhe um  pouco de cream cheese sobre o arroz com uma espátula.
  5. Acrescente cubos (e não tiras) de peixe (salmão, atum ou linguado),Kani-Kama ou frutos do mar. Caso queira coloque tiras de legumes, verduras ou frutas.
  6. Salpique cebolinha picada a gosto (opcional).
  7. Enrole a alga dando o formado de cone ao temaki. Pegue uma das ponta da extremidade onde foi colocado o arroz e puxe para cima em diagonal, como se quisesse formar um triângulo. Enrole este triângulo sobre o restante da alga até formar um cone.
  8. Ao terminar de enrolar e formar o cone, molhe o dedo na água ou vinagre de arroz e umedeça a ponta da alga para colar fechando o temaki.
  9. Coloque-o em uma travessa ou pratinho individual.
    SUSHI; TEMAKI; comida japonesa, frutos do mar
Para facilitar a compreensão de como enrolar o Temaki fiz um desenho. Naturalmente, que cada pessoa tem o seu estilo próprio na hora de enrolar. O esquema é apenas uma ilustração. Você pode preferir fazer invertendo as posições. O importante é sempre colocar o recheio em apenas uma das metades da alga e começar a enrolar deste lado. Procure manter a ponta do cone bem fechada e firme.
temaki; comida japonesa; frutos do mar
NIGIRI SUSHI:
Até minha filha (que ama sushi e suas variedades) entrou na brincadeira.
  1. Umedeça as mãos em água pura ou água avinagrada para que o arroz não venha a grudar nas mãos. Importante molhar as mãos sempre que for necessário. Nós usamos água pura. Dica: segundo alguns sites que pesquisei no google, a água com vinagre de arroz serve para desinfetar.
  2. Coloque um punhado de arroz na mão, apertando bem até formar um cilindro firme e compactado. Fica como um retângulo com as bordas arredondadas em um tamanho que caiba na boca. Se ficar muito grande fica difícil de comer.
    SUSHI: MAKI; CARIOCA; TEMAKI; NIGIRI SUSHI; SUSHI MAÇARICADO, frutos do mar; comida japonesa
  3. Coloque uma fatia de peixe, kani-Kama ou frutos do mar sobre o bolinho de arroz. Dica: se gostar passe um pouco de wasabi (tempero apimentado japonês em pasta) no peixe para grudá-lo no arroz.
  4. Pressione com os dedos e as mãos para firmar.
  5. Coloque-o em uma travessa.
    SUSHI: MAKI, CARIOCA, TEMAKI, NIGIRI SUSHI, SUSHI MAÇARICADO; frutos do mar
SUSHI MAÇARICADO:
  1. Faça um nigiri normal.
    comida japonesa; frutos do mar
  2. Use o maçarico sobre o peixe rapidamente para mudar a cor (questão de segundos).
  3. Coloque um pouco de cream cheese sobre o peixe, polvilhe pimenta do reino a gosto. Dica: nós usamos o cream cheese, mas pode ser usado maionese no lugar.
  4. Use novamente o maçarico sobre o queijo até chamuscá-lo um pouco.
    SUSHI: MAKI, CARIOCA, TEMAKI, NIGIRI SUSHI, SUSHI MAÇARICADO; frutos do mar
  5. Sirva em seguida. (Bom demais!!!!)
    comida japonesa; sushi; frutos do mar; molho shoyo
DEGUSTAÇÃO:
(meu momento preferido do encontro)
  1. Arrume os sushi e temakis em bandejas ou travessas.
  2. Espalhe cebolinha picada por cima a gosto (opcional).
    SUSHI: MAKI, CARIOCA, TEMAKI, NIGIRI SUSHI, SUSHI MAÇARICADO
  3. Em pequenas vasilhas ou recipientes individuais coloque molho shoyo.
  4. Com o hashi pegue um sushi e molhe-o no molho shoyo. Dica: Segundo os comedores de sushi, não é pra mergulhá-lo no molho, apenas encostar de leve para que o sabor do molho não tire todo o sabor do prato. Além disto, o molho shoyo é bem salgado.
    comida japonesa; sushi; frutos do mar; molho shoyo
  5. Apenas a parte de baixo do sushi deve tocar o molho shoyo. Nada de querer molhar o peixe, virando o sushi de cabeça pra baixo. Acredite em mim, isto não dá certo. É pura matutice. kkkkkkkkkkkkk. É, eu já fiz isto. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk. 
    SUSHI: MAKI, CARIOCA, TEMAKI, NIGIRI SUSHI, SUSHI MAÇARICADO; comida japonesa; sushi; frutos do mar; molho shoyo
  6. Uma opção é colocar um pouco de gengibre ou wasabi sobre o sushi. No caso do wasabi pode-se colocar uma pequena porção dentro do molho shoyo. Esta mistura do molho shoyo com um pouco de wasabi é outra invenção brasileira. Nós não nos lembramos de comprar o wasabi ou o gengibre. Dica: O wasabi pode ser preparado em casa, é só procurar uma receita no google. Então, fica para a próxima vez. Eu, particularmente, acho o sabor muito forte e picante.
  7. Para o Temaki dispense o hashi e use as mãos. Primeiro derrame um pouco do molho shoyo sobre o recheio usando a própria garrafinha com o mesmo. Para controlar a quantidade é só tampar um dos orifícios da tampa. 
    comida japonesa; sushi; frutos do mar; molho shoyo
    temaki; comida japonesa; sushi; frutos do mar
Encontros com amigos em casa são bem mais divertidos. 
Normalmente, os restaurantes inibem um pouco a descontração e animação de um bom papo. Você chega ao restaurante, come relativamente rápido, conversa um pouco, paga a conta e tem que sair. Cada um para o seu canto. 
Aqui em Recife, o preço de restaurantes especializados em comida Japonesa é tão salgado quanto o molho shoyo. rsrsrsrsrsrsrs. Alguns cobram por quilo, outros por cabeça. Há também a opção de pratos diferenciados montados após o pedido e que são cobrados por fora. No final, a conta é bem salgada.
Este domingo foi um verdadeiro aprendizado, principalmente para mim. Amei cada momento e experimentei tudo. Bem..., quase tudo. Eu declinei em experimentar o Temaki. Achei que era muita alga para o meu paladar ainda bruto na culinária japonesa. Mas, eu chego lá. Tudo no seu tempo. kkkkkkkkkkkk.
Na próxima vez, eu mesma irei pra cozinha e sei que vou surpreender meus filhos e seus amigos. Não acho que me tornei uma especialista no assunto, mas o que aprendi com estes jovens com certeza me abriu caminho para novas incursões e tentativas. Fazer sushi é bem mais fácil do que eu imaginava. E a internet está cheia de receitas e dicas sobre o assunto. Dá pra variar bastante nos ingredientes e criar novas combinações de sabores. É só criar coragem e arriscar.
comida japonesa; sushi; frutos do mar; molho shoyo
Gostei tanto da experiência que resolvi compartilhar com os amigos e visitantes do meu blog. Naturalmente, com a permissão dos jovens sushi-chefs.
Para encerrar a brincadeira e este dia maravilhoso, nada como uma boa sobremesa: Torta de chantilly com cobertura de geleia de morangos. (esta receita ainda não está no blog. Prometo postar em breve).
Que tal fazer o seu próprio sushi economizar um dimdim e tempo? De quebra eu garanto que a animação e o papo serão bem mais agradáveis. 
Então, ficaram animados?
Espero que vocês tenham gostado da receita de hoje. Façam e compartilhem. 😋😋😋
Depois, me digam o que acharam e me enviem fotos. Vou colocá-las na atualização do link. Vou ficar aguardando. 
Beijocas e até a próxima postagem que pode ser arte, guloseima ou companhia (passeios, viagens, pensamentos, ...). 😚💋💋
BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos meus familiares, amigos e visitantes.
                   Teresa Cintra
Se gostou não deixe de ver as outras receitas do blog:
Para acessar a receita é só clicar no nome que aparece ao lado da foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!