Translate

domingo, 5 de abril de 2015

PUDIM DE LARANJA E CENOURA

Este pudim é uma adaptação do tradicional pudim de leite. Uma forma simples de torná-lo mais nutritivo e com novo sabor.
pudim de leite condensado
O sabor dominante é o da laranja. A cenoura não é percebida, irá apenas tornar o pudim mais nutritivo e emprestar a sua coloração. 
Este pudim agrada todos os paladares. É ideal tanto para os amantes de sobremesa doce e que normalmente não gostam de frutas e legumes (como no caso de crianças e adolescentes), como para os que buscam receitas mais nutritivas e saudáveis.
pudim de leite condensado
INGREDIENTES:
  • 1 lata de leite condensado de boa qualidade
  • a mesma medida de suco de laranja (+ 5 laranjas)
  • 1 cenoura média (100 g)
  • 4 ovos inteiros
  • 2 c/sopa de amido de milho (rasas)
  • 1 c/chá de essência de laranja (opcional)
CALDA:
  • 1/2 xíc/chá de água (100 ml)
  • 1/2 xíc/chá de açúcar (75 g)
MODO DE PREPARO:
  1. Pré-aqueça o forno a 200°C.
  2. Prepare a calda: Coloque a água e o açúcar em uma forma tipo anel e leve ao fogo alto até derreter o açúcar e caramelizar.
    Eu gosto da minha calda mais clara, mas algumas pessoas preferem mais moreninha.Cuidado para não queimar. Retire do fogo e espere amornar antes de usar. Reserve. Dica: esta quantidade de calda é pequena apenas para facilitar a desenformar o pudim. Se preferir pode-se fazer um pouco mais de calda.
  3. Descasque a cenoura e pique-a.
  4. Bata no liquidificador a cenoura com o suco de laranja.
  5. Junte o leite condensado, os ovos, o amido e a essência e bata bem. Dica: algumas pessoas não gostam de usar essência por achar o sabor artificial. Neste pudim o seu uso pode ser totalmente dispensado. Caso queira intensificar o sabor da laranja, sem usar a essência, acrescente raspas de laranja.
  6. Despeje a mistura sobre a calda morna. Dica: eu achei que minha forma estava muito grande e resolvi trocá-la por uma menor. 
  7. Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno em banho-maria por aproximadamente 1h a 1h10min.
  8. Retire do forno, espere esfriar e leve à geladeira antes de desenformar.
  9. Desenforme o pudim sobre uma bandeja, travessa ou prato. Vejam como eu deixei a calda bem clarinha e consegui manter a cor natural do pudim.
    pudim de leite condensado
DICA:
  1. Nunca desenforme seu pudim ainda morno sob o risco dele quebrar ou rachar. O ideal é que ele fique na geladeira até ficar bem gelado e firme.
  2. Se você for servi-lo como sobremesa no almoço, sugiro que o faça na noite anterior e só o desenforme no dia seguinte. Se for servi-lo no jantar, você pode fazê-lo pela manhã e desenformá-lo antes de servir.
  3. A precipitação em desenformar o pudim não irá alterar o seu sabor, mas com certeza o visual não será tão bonito e apetitoso. 
  4. A essência de laranja é opcional e pode ser substituída por 1 c/chá de raspas de laranja ou essência de baunilha. Ou, simplesmente, não usá-la. Algumas pessoas preferem sem essência alegando que a mesma deixa sabor artificial.
pudim de leite condensado

Gostaram?
pudim de leite condensado

pudim de leite condensado
Se vocês fizerem esta receita, me enviem as fotos. Vou colocá-las na atualização do link. 
Beijocas e até a próxima receita (ou arte).


BOM APETITE!!!

Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra


OBS:pudim de leite condensadoO prato de sobremesa com estampa de margaridas é artesanal. O passo-a-passo você encontra no linK: http://teresacintra.blogspot.com.br/2015/03/prato-decorado-com-decoupagem.html.

2 comentários:

  1. Adorei!
    Vou fazer. O passo a passo e perfeito para iniciante.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marília.
      Fico contente que tenha gostado. Faça e depois diga o que achou. Um abraço.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!