Translate

Menu

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

CAIXA DE MDF COM DECOUPAGEM

Eu e minhas caixinhas. Adoro! 
Minha filha disse que é uma mania minha, que não posso ver uma caixinha que quero cobrir ou pintar. kkkkkkkkkkkkkkk. Acho que ela tem razão. Só não faço mais por falta de tempo. 
CAIXA COM DECOUPAGEM

Mas, não é só caixas que adoro, tem também as latas, garrafas..., e tantas outras maravilhas que podem ser transformadas e virar peças de destaque e decoração. E o custo é bem baixo, basta alguns materiais e sobras de outros trabalhos, e aparece uma nova peça com um toque pessoal seu aqui e acolá. 
CAIXA COM DECOUPAGEM

MATERIAIS NECESSÁRIOS:
  • Caixa em MDF 
  • Guardanapo para decoupagem com o tema a seu gosto
  • Lixa fina para madeira.  
  • Tinta latéx ou acrílica na cor branca   
  • Tinta acrílica na cor desejada ou prepare sua tinta com corante em gotas e tinta branca.
  • Cola branca extra forte rótulo azul ou termolina caseira
  • Um pincel fino e outro largo
  • Um rolinho de espuma
  • Recipiente com água para lavar os pinceis
  • Lixa d'água
  • Plástico grande, jornal ou outro material para forrar a mesa de trabalho. Eu uso uma velha cortina do tipo blackout que guardo para estas ocasiões
  • Pedaço de pano de limpeza
  • Um pedaço de saco plástico (limpo e seco)
  • Verniz acrílico a base de água
  • Feltro adesivo (basta uma unidade na dimensão 3x3 cm cortado em quatro.)
PASSO A PASSO:
  1. Forre sua mesa de trabalho ou bancada com plástico ou jornal. Dica: eu uso um cortina tipo blackout velha para este fim.
  2. Lixe a caixinha tirando as rebarbas e irregularidades da madeira.
  3. Limpe bem com o paninho, tirando toda a poeira e pó da madeira.
  4. Passe duas demão de tinta branca com o rolinho de espuma em toda a caixa (exterior e interior), intercalando um período entre elas para secagem. Dica: Se você for do tipo apressada (como eu) use um secador de cabelos para agilizar o processo.
  5. Pinte a caixa com a cor escolhida. Como o meu guardanapo era floral (margaridas), escolhi uma cor que combinasse com o mesmo. Verde.
    Dica 1: Eu preparei minha própria tinta misturando tinta látex branca com corante líquido a base de água. A tinta eu usei um resto que tinha sobrado da última pintura de um pequeno apartamento. A cor e marca do corante fica por sua opção. Eu usei da marca Coral. 
    Passei duas demãos de tinta, para ficar com uma cobertura bem uniforme. Na tampa e interior da caixa eu usei um verde bem clarinho, deixando a parte para o guardanapo, branca. Na lateral externa do corpo da caixa usei um verde mais escuro, bem como o fundo da caixa. 
    Dica 2: Você pode usar a cor de sua preferência, escolha alguma que tenha a ver com o guardanapo escolhido. Mas é importante lembrar que a cor de fundo, na área em que será colado o guardanapo, não pode ser escura, senão o desenho do guardanapo irá ficar apagado. Por este motivo deixe esta área na cor branca. 
    Algumas pessoas optam por não pintar o interior da caixa, deixando a madeira natural. Eu acho que o acabamento fica melhor pintando ou colando algum papel.
  6. Abra o guardanapo escolhido sobre uma superfície. Corte-o um pouco maior que a tampa (área onde será colado).
  7. Separe as camadas do guardanapo com cuidado. São três camadas bem finas e frágeis. Você irá usar apenas a que contem a estampa.
  8. Hora de colar o guardanapo na caixa: Colei o guardanapo apenas na tampa da caixa. Passe com um pincel largo a cola diluída a 50% sobre a superfície escolhida. 
  9. Depois era só colocar a figura em cima com cuidado para não rasgar ou enrugar. Coloque o mais esticado possível
  10. Retirando as rugas e bolhas: Sobre o guardanapo recém-colocado, passe um rolinho de espuma com cuidado. Faça movimentos firmes com leve pressão, mas sem usar de muita força ou irá rasgar o papel.
    Ou se preferir: Sobre o guardanapo ainda úmido de cola, coloque aquele pedaço de saco plástico que estava separado e com o paninho ou um rolinho de espuma, faça movimentos circulares de dentro pra fora do desenho. Movimentos suaves, porém firmes. Desta forma você irá evitar ou pelo menos minimizar as rugas e bolhas no papel. 
    Retire o plástico com cuidado. 
  11. Deixe secar bem.
  12. A parte excedente do papel não deve ser cortada, cole-a primeiro e depois que secar bem use uma lixa fina para raspar o excesso de papel.
    O resultado final fica melhor que usar tesoura.
  13. Com um pincel largo e macio passe a cola diluída a 50% (metade cola e metade água) por cima do guardanapo, sempre com movimentos suaves até cobrir todo o papel.
  14. Deixe a cola secar bem para dar prosseguimento ao trabalho. Não se assuste com a cor esbranquiçada da cola sobre o papel. Depois que secar, irá ficar transparente.
  15. Avalie seu trabalho e faça as correções que julgar necessário. Eu achei que o verde claro estava muito apagado e resolvi avivá-lo um pouco mais. Acrescentei mais corante verde e amarelo na tinta e dei mais uma demão na tampa e parte interna da caixa. 
  16. Não deixe de escolher um local para a sua assinatura.
    CAIXA COM DECOUPAGEM
  17. Hora de finalizar o trabalho com o verniz acrílico ou goma laca incolor. Passe pelo menos duas camadas, sempre intercalando secagem. Dica: O verniz é de suma importância para proteger o trabalho e facilitar futuras limpezas na caixinha, e deve ser passado em toda a caixa e não apenas sobre o guardanapo. No comércio e lojas de artesanato existem várias opções de marcas: Diara, Gato Preto, Acrilex e outras. Escolha a que melhor lhe agrada ou que esteja mais acostumada.
  18. Para evitar que a caixa venha a arranhar os móveis, coloque pequenos pedaços de feltro adesivos na parte de baixo.
Prontinho, agora é só usar sua caixinha para o fim que preferirem. Ou quem sabe ofertar como uma linda lembrança. Ou até mesmo vendê-la.
CAIXA COM DECOUPAGEM
Esta eu fiz para minha casa. Espero que vocês tenham gostado. 

IMPORTANTE: Para limpar a caixinha no dia-a-dia utilize apenas um paninho úmido. Nunca use material abrasivo sob o risco de danificar a decoupagem e a pintura.


BOA SORTE e SUCESSO NOS TRABALHOS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!