Translate

Menu

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

LICOR DE MORANGO CASEIRO

Fazer licor precisa de paciência e muita espera. Leva de 15 a 40 dias para ficar pronto de acordo com a receita escolhida.
LICOR CASEIRO; RECEITA COM MORANGO
Na época em que comecei esta receita os morangos estavam presentes nos supermercados, nas feiras e até mesmo em algumas esquinas onde eram vendidos por ambulantes.
Lindos, graúdos e vermelhos. E o cheiro... Ah o cheiro, simplesmente maravilhoso.
morangos
O problema é que estragam rapidamente sendo necessário o seu consumo o mais rápido possível. A solução é usá-los o mais rápido possível.
Assisti um curso na Eduk (http://www.eduk.com.br/) sobre licores artesanais, ministrado pela Clair Saraiva, e me lembrei que no passado (bem antes de ter um blog, antes mesmo de saber usar um computador) eu já tinha me aventurado nesta delícia com sucesso. O curso me deu inspiração e mais conhecimentos para novas incursões. Então, eu decidi que uma das caixinhas de morango iria virar licor. Procurei seguir a receita aprendida no curso, curso este que pode ser adquirido diretamente com a Eduk. Abaixo posto a maneira como eu fiz, com algumas fotos minhas para ilustração. 
LICOR CASEIRO

Antes, vamos a algumas considerações importantes sobre o tema e o seu preparo:

Higienização e esterilização do material:

É muito importante higienizar e esterilizar todo o material usado no preparo de licor ou conservas, mesmo se eles forem novos.
- Lave bem o vidro, garrafa, rolhas, colheres, facas, coador, funil e tudo o que será utilizado diretamente no preparo da receita com detergente neutro e água corrente. Em caso de garrafas use uma escovinha própria para lavar o seu interior.
- Enxague bem e deixe escorrer.
- Coloque 1 xíc/chá de álcool de cereal ou da bebida que será a base do licor (vodca, whisky, conhaque, aguardente) dentro do vidro ou da garrafa.
- Tampe e agite bem o recipiente.
- Escorra emborcado para baixo.

►NOTA: O álcool de cereal é obtido da destilação do milho, batata ou arroz, sendo próprio para consumo. Ele é incolor e praticamente inodoro realçando o sabor e aroma da fruta empregada. Nunca o substitua por álcool comum, pois este é impróprio para consumo humano por conter substância tóxicas, entre elas o metanol. Caso não encontre o álcool de cereais no mercado local, use alguma bebida destilada como a vodca, whisky, conhaque ou aguardente. Esta substituição pode ocasionar alteração no sabor, mas nada que venha a comprometer o resultado final. 

INGREDIENTES:
Para a maceração dos morangos: 1ª etapa
  • 300 g de morangos maduros e firmes
  • 500 ml de vodca de boa qualidade (ou 250 ml de vodca + 250 ml de conhaque. Dica: Caso use o  álcool de cereal a quantidade deverá ser a metade do indicado para as outras bebidas por ser mais forte sendo o seu teor alcoólico de 93 a 96 graus).
  • 1 c/sopa de vinagre para esterilizar as frutas
  • 1 xíc/chá de vodca ou álcool de cereal para esterilizar os utensílios (garrafas, vidros, rolhas...) 
Para a calda: 2ª etapa
  • 500 ml de água filtrada 
  • 500 g de açúcar branco refinado
Ingredientes opcionais:
  • corante alimentício vermelho
  • essência alimentícia de morango
MODO DE PREPARO:
Maceração e repouso dos morangos: 1ª etapa
  1. Lave e higienize com álcool todos os utensílios a serem utilizados, inclusive o balcão e suas mãos. 
  2. Lave os morangos em água corrente, retirando as folhas e cabinhos.
    MORANGO
  3. Coloque-os em uma vasilha com água e o vinagre e deixe-os em imersão por 5 minutos.
  4. Escorra os morangos e pique-os.
    MORANGO
  5. Passe os morangos para um vidro de boca larga e coloque a bebida. Dica: Os morangos devem ficar totalmente cobertos com a bebida.
    MORANGO
  6. Feche hermeticamente o vidro. Dica: se necessário vede a boca do vidro com filme plástico antes de rosquear a tampa.
    MORANGO
  7. Deixe descansar até soltar toda a cor e sabor dos morangos, em torno de 10 a 15 dias em local fresco e sem iluminação direta. Quando mais tempo melhor. Dica: Caso o vidro seja transparente envolva-o com papel alumínio para evitar a ação da luz e oxidação da cor.
    MORANGO
  8. Após o tempo de repouso os morangos devem perder a cor que passará toda para o líquido.

Calda: 2ª etapa
A calda de ser preparada no dia em que o líquido macerado será filtrado, e deverá ser usada apenas quando esfriar completamente.
  1. Junte a água filtrada e o açúcar em uma panela. Leve ao fogo alto até começar a ferver.
  2. Assim que iniciar fervura, abaixe o fogo e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos sem mexer. O volume deverá ser reduzido para a metade. A calda deve estar rala.
  3. Deixe a calda esfriar natural e completamente antes de usar.
Filtragem e engarrafamento: 3ª etapa (conclusão do licor)
  1. Coloque a calda fria no vidro ou garrafa limpo e esterilizado, usando um pequeno funil para facilitar o trabalho. 
  2. Peneire e coe a maceração da primeira etapa. 
  3. Junte o líquido peneirado dos morangos no vidro ou garrafa com a calda. Dica: Use um funil com um pedaço de papel toalha ou um pedaço de tecido sintético.
  4. Se quiser adicione um pouco de corante vermelho para intensificar a cor. Pode-se acrescentar essência de morango (2 a 3 gts). 
  5. Engarrafe o licor e deixe descansar por 15 a 20 dias. Dica: evite local quente e com iluminação direta. Se necessário envolva a garrafa com papel alumínio para evitar o contato direto da luz.
Após o tempo de descanso passe o licor para uma licoreira de vidro ou cristal com o auxílio de um funil.
LICOR CASEIRO; RECEITA COM MORANGO

Sirva o licor de morango em tacinhas próprias, nas seguintes situações:
  • Antes das principais refeições (almoço ou jantar) para estimular o apetite.
  • Após o almoço ou jantar, no momento em que servirá o café com biscoitinhos ou bombons. Ele funcionará como um digestivo.
  • Como cortesia para agradar visitantes queridos. 
    LICOR
Variação: com esta mesma técnica você pode preparar licor usando outras frutas. Basta substituir o morango por kiwi, cerejas frescas, abacaxi, jabuticaba, 

Este licor ficou maravilhoso, nem muito doce e nem muito alcoólico. O aroma é suave e presente. Delicioso!!! E a cor... vejam como ficou linda.
LICOR
Agora peço licença aos meus visitantes, pois tenho que deliciar este maravilhoso licor. Afinal, depois de 40 dias de espera, eu mereço. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Mil bjs carinhosos e até a próxima postagem.

►Relembrando: Os morangos são altamente nutritivos além de saborosos. São ricos em várias vitaminas (C, K, B2, B5, B6 e B9), minerais (cobre, iodo, potássio, magnésio e silício), omega-3 e fibras. Entretanto, são contra-indicados para quem sofre de cálculo renal (presença de ácido oxálico) e alguns casos de alergia e intolerância alimentar (4% dos adultos e 8% das crianças possuem alergia alimentar e o morango é o vilão mais frequente). Únicas contra-indicações que encontrei.


BOM APETITE!!!
Obrigada pela visita. Um abraço carinhoso a todos.
                   Teresa Cintra

23 comentários:

  1. Teresa, que maravilha de receita! Tudo muito bem explicado. Me alegro que sejas pernambucana como eu, mas estou muito longe da minha terra, minha linda cidade de Recife. Vivo na Espanha na cidade de Salamanca. Te queria perguntar, se para fazer licor com frutos secos sigo o mesmo passo? Tenho muitas nozes. Outra coisa, a aguardente que tenho é a nossa Pitú, e creio que o teor alcoolico e de 40º, uso a mesma quantidade? Desde muito obrigada. E viva a nossa naçao Pernambuco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Elineide.
      Na realidade eu sou mineira, mas vivo tanto tempo em pernambuco que me sinto da terrinha. Meu marido e filhos é que são pernambucanos nativos.
      Sim, você pode usar a Pitú. É fácil encontrar na Espanha? Ou pode usar vodca, álcool de cereais... Com relação ao teor, só provando. Se você achar que ficou muito forte, faça um pouco mais de calda para diluir mais. Nunca fiz licor com frutos secos, vou pesquisar sobre o assunto.
      Assim que tiver alguma coisa te aviso.
      Um abraço bem carinhoso.

      Excluir
  2. Bom dia. Adorei a forma que você explicou o processo de produção do licor. Ainda não fiz mas farei em breve. O que eu gostaria de saber é se você tem noção do tempo de validade do licor após pronto. Posso guarda-lo por alguns meses? Podes me ajudar nesse aspecto esclarecendo essa dúvida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, teacher!
      Licores a base de aguardente (vodca, cachaça...) ou álcool de cereal possuem validade longa. O álcool é um bom conservante. Com o tempo o sabor apura e a qualidade fica melhor.
      O importante é que a garrafa esteja bem fechada (para não evaporar o álcool) e em local fresco, seco e sem luz direta. A presença de oxigênio além de evaporar o álcool, pode alterar o sabor final. A luz pode turvar e escurecer a cor do licor.
      Mas, se você fizer algum licor a base de leite, ovos, leite condensado ou creme de leite a validade vai de 6 a 12 meses fora da geladeira.
      Naturalmente, que a qualidade dos produtos e cuidados higiênicos no preparo e engarrafamento irão contribuir para uma maior ou menor validade do produto.
      Espero ter esclarecido suas dúvidas.
      Caso vc faça o licor, me mande algumas fotos para colocar na atualização do artigo junto com o seu nome (se vc quiser, é claro).
      Um abraço e volte sempre.

      Excluir
  3. Olá Teresa,
    Posso usar morango congelado?
    Está bem difícil de conseguir o fresco.
    Atenc.,
    Ayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ayla.
      Para ser sincera nunca usei fruta congelada para fazer licor. Normalmente, ao ser descongelada a fruta fica amolecida e acho que isto pode comprometer o resultado final, deixando o licor turvo. O sabor da fruta fresca também é mais intenso que da fruta congelada.
      Mas, como nunca testei, eu não tenho certeza.
      Teste com uma pequena quantidade e veja o resultado final.
      Boa sorte e nos conte o resultado final.
      bjs.

      Excluir
  4. Oi Teresa! Fui tentar fazer minha primeira calda e ela ficou amarela... olhando a sua vi que também ficou... já vi receitas que a calda ficou bem transparente, já tentei trocar a marca do açúcar mas não resolveu, você sabe como obter uma calda transparente?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O açúcar indicado para a calda de licor é o refinado branco. O cristal ou outros pode escurecer mais a calda.
      Mas, como vc viu, a minha calda tb fica amarelada.
      Fiz uma pesquisa na internet e vi link abaixo que ensina a preparar uma calda bem clarinha. O segredo é não deixar o açúcar caramelar.
      Dê uma olhada, talvez seja o que vc procura.
      Um abraço e obrigada pela visita.
      http://www.momentodaarte.com.br/cursos/licores-caseiros/?aula=Como-fazer-Calda-de-acucar-para-Licor&t=1&r=93

      Excluir
  5. Teresa Cristina, é a minha primeira tentativa de fazer o Licor de Morango, Entretanto me confundi e coloquei Um Litro de Álcool de Cereias para Um Kilo e 300 Gramas de Morango, deixei macerar por 20 Dias, estou achando que vai ficar muito forte o teor de Álcool, pergunto quanto devo usar de Açúcar e agua para para fazer a calda, ou essa receita vai dar errado, ou se eu abrir a tampa do vidro o álcool pode evaporar um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diamantino.
      É natural na primeira vez a gente se confundir com medidas.
      Na minha receita eu usei apenas 300g de morangos para 500ml de vodca. No caso de usar álcool de cereais eu deveria colocar apenas 250ml.
      Mas, se você usou 1,300 kl de morangos, sua quantidade foi mais do que a minha. Um pouco mais de 4 vezes a quantidade que usei de morango. Então, se eu deveria usar 250 ml de álcool de cereais, você teria que usar pelo menos 4 vezes esta medida. O que corresponde a um litro.
      Isto significa que em caso de você ter usado realmente "Um Kilo e 300 Gramas de Morango" sua proporção de álcool está correta. Não precisa fazer nada para corrigir.
      Com relação a calda, considerando a sua quantidade de morangos e álcool ser 4 vezes a minha, é só multiplicar por 4. Assim, você deverá usar 2 Kg de açúcar com 2 litros de água.
      Para ajustar a receita ao seu paladar (alguns preferem licor mais doce, outros menos) coloque 2/3 da calda no recipiente em que fará a mistura. Junte o líquido coado dos morangos. Prove. Se não estiver doce o suficiente, acrescente o restante da calda. Tenha em mente que o líquido ainda deverá descansar por um tempo. Siga o restante da receita como ela se apresenta.
      Use corante alimentício vermelho para acentuar a cor se desejar. Não abuse para não ficar muito artificial e desvalorizar o seu trabalho.
      Normalmente, na proporção que coloquei acima não fica doce. Mas, cada um tem um paladar, então... vá com calma. Na segunda vez você se sentirá mais seguro.
      É bastante licor.
      Espero ter ajudado, depois nos conte o resultado final.
      Um forte abraço e obrigada pela visita.

      Excluir
  6. Vou tentar fazer, depois vos conto. Obrigado porpartilhar

    ResponderExcluir
  7. Que post maravilhoso, super explicativo. Amei! Uma pena que a época de jabuticaba acabou, quero fazer para o natal, talvez eu tente com cereja ou morango. Uma sugestão: você poderia fazer um post explicando como seria a receita para licor chocolate ou café.Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Ola teresa boa noit eu gostaria de aprender fazer licores com excessias artificial e com a mistura de leite condensado po de leite e com alcol cereal.por ex.licor de milho chocolate blu wey.etc..aguardo resposta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, como vai?
      Faz tempo que não faço licor. Vou procurar alguma receita que se encaixe no seu pedido e lhe envio.
      Um abraço.
      Obrigada pela visita e volte sempre.
      Teresa Cintra

      Excluir
    2. Algumas receitas que encontrei:
      Faça pequenas porções e teste para ver se agrada. Algumas pessoas gostam mais forte, ou mais fraco. Faça as correções que achar necessário.
      Espero que ajude.
      Um abraço.

      Amarula caseira
      Ingredientes
      -1 lata de leite condensado
      -1 lata de creme de leite
      -1 lata de vodka ou pinga (mesma medida de uma lata de leite condensado). Pode usar 200ml de conhaque, lembrando que irá alterar o sabor.
      -1 lata de licor de cacau
      -1 colher (sopa) de essência de amarula
      -1 colher (sopa) de chocolate em pó
      Modo de Preparo
      Deixe a lata do creme de leite na geladeira.
      Retire o soro do creme de leite.
      Bata tudo no liquidificador por aproximadamente 2 minutos.
      Coloque em um litro ou licoreira de vidro. Feche bem para evitar evaporar o álcool.
      Depois de aberto, conserve na geladeira.

      Licor Capuccino
      -1 colher (sopa) de chocolate em pó (50%),
      -2 colheres (sopa) de café solúvel,
      -1/2 colher (chá) de canela em pó,
      -5 gotas de essência de baunilha,
      -1 e 1/2 xicara (chá) de leite fervido e frio,
      -1 lata de leite condensado,
      -1/4 xicara (chá) de açúcar,
      -100 ml de álcool de cereais culinário.
      Ferva o açúcar junto com o leite, até dissolver completamente. Espere esfriar antes de continuar a receita.
      Bater tudo muito bem no liquidificador e engarrafar.

      Licor de maracujá
      - 1 lata de leite condensado,
      - 2 latas de água mineral (use a lata do leite cond. como medida),
      - 200 ml de suco de maracujá concentrado,
      - 1/4 xicara (chá) de açúcar,
      - 100 ml de álcool de cereais culinário, gotas de essência de maracujá.
      Ferva o açúcar na água, até dissolver completamente. Espere esfriar antes de continuar a receita.
      Bater tudo no liquidificador e envasar. (Mude o suco e a essência para fazer outro licor (abacaxi, laranja, tangerina, tamarindo, ...)

      Excluir
    3. Licor Cremoso de Milho Verde
      Ingredientes:
      - 4 a 6 espigas de milho verde ou 2 latas de milho cozido no vapor e escorrido
      - 1 litro de leite desnatado
      - 10 colheres (de sopa) de açúcar cristal ou refinado
      - 1 copo de Rum
      - 1 copo de Gim
      Pode substituir por vodka ou pinga de qualidade, porém terá sabor diferente
      Modo de Fazer:
      1ª etapa - Prepare o milho:
      1 - Lave bem as espigas e tire os "cabelinhos"
      2 - Ralar as espigas com ralador de queijo (lado grosso)
      3 - Coloque no liquidificador com o leite desnatado e bata até dissolver (+-3 minutos). Se for usar o milho de lata, comece a receita a partir deste ponto.
      4 - Coar com coador de pano
      5 - Coloque numa panela e junte o açúcar
      6 - Leve ao fogo brando, mexendo sempre, até formar um mingau ralo.
      7 - Retire do fogo e deixe esfriar.
      2ª etapa – Faça o licor:
      1 - Bata o mingau frio no liquidificador com o leite condensado, o rum e o gim.
      2 - Engarrafe ou coloque num vidro com tampa.
      3 - Coloque uma etiqueta de identificação.
      4- Mantenha na geladeira para conservar.

      Licor de Milho Verde
      - 10 a 12 espigas de milho verde bem frescos
      - 1 kg de açúcar refinado ou cristal
      - 1 litro de água filtrada
      - 1 litro de Pinga ou Vodka (ou 700ml de álcool de cereais + 300ml de água)
      1ª etapa: Preparo da Infusão do milho:
      1 - Lave bem as espigas e tire os "cabelinhos"
      2 - Ralar as espigas com ralador de queijo (lado grosso) (ou raspe com uma faca)
      Dica: Raspe em cima de um prato ou bacia para não perder o caldo do milho, que tb é usado no licor
      3 - Coloque o milho e o caldo num vidro com o álcool e feche bem.
      4 - Deixe macerar por 30 dias ou mais. (balance o vidro todos os dias)
      2ª etapa- Prepare a Calda Perolada Fina:
      1- Coloque o açúcar numa panela com a água;
      2- Leve em fogo alto e mexa sempre para não depositar no fundo ou queimar;
      3- Qdo começar ferver, abaixe o fogo e deixe por +-10 minutos até formar uma calda fina;
      (Levante a colher, se formar um fio fino caramelado claro, está no ponto);
      4- Retire a panela do fogo e espere baixar a temperatura para +-40º (MORNO);
      (Atenção: Não deixe esfriar totalmente, senão fica denso e difícil de misturar).
      3ª etapa – Prepare o Licor:
      6 - Despeje a calda devagar sobre o extrato de milho verde, mexendo para misturar bem.
      7- Tampe o frasco e deixe por 30 dias para apurar a maceração. Agite diariamente.
      8 - Coe num coador de pano e esprema bem para extrair o caldo. ou Filtre no papel ou Deixe: os pedaçinhos de milho, fica rústico e acentua o sabor
      9 – Engarrafe e rotule.
      10- Coloque rolhas novas e rótulos com a descrição do licor.
      11 -Sirva gelado ou natural

      Excluir
  9. Bom dia, gostaria de saber se tem um prazo que pode, acredito que em 40 dias já pode ser retirado o morango da vodka, mas eu poderia estender esse prazo ou corro risco de perder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Normalmente, eu deixo na vodca por 10 a 15 dias para macerar em pote de vidro fechado e sem contato com a luz solar. Importante nesta etapa, movimentar o frasco para que nenhum fruto fique fora do líquido.
      Depois do tempo de maceração é a hora de coar e acrescentar a calda, deixo por mais 15 a 20 dias em garrafa fechada, só então inicio o seu consumo.
      Se o licor estiver bem acondicionado, de maneira a não evaporar a bebida alcoólica (vodca, álcool de cereal, cachaça, ..) dura bastante tempo.
      Em qualquer etapa é importante que o líquido não tenha contato com a luz direta, para não escurecer o mesmo. Use papel alumínio para envolver a garrafa, como mostro acima.
      Em que etapa está o seu licor?

      Excluir
    2. Bom dia, meu licor saiu todo errado.
      Primeiro coloquei vodka em excesso.
      Segundo acredito ter colocado açúcar em excesso também.

      O álcool ficou muito forte e quando completou a segunda fase que é da misturada da calda, depois de 20 dias o licor estava separado da calda e no fundo do pote o açúcar cristalizou, fazendo uma camada de açúcar empedrado.

      Você teria alguma dica de como posso pelo menos amenizar o meu erro?

      Excluir
    3. Bom dia,
      Para que o licor fique na medida certa é importante seguir a receita e tempo de cada etapa. Provavelmente, o açúcar empedrou por ter sido em excesso e não estar bem dissolvido na hora da mistura.
      Existem licores que possuem esta característica de açucarar e formar cristais.
      Não tenho tido este tipo de problema.
      Mas, considerando que você acrescentou vodca e açúcar em excesso, minha sugestão é que acrescente um pouco de água filtrada e fervida, misture bem. Não exagere para não ficar muito aguado. Deixe alguns dias em repouso e coe novamente o licor.
      Caso você continue achando muito forte o álcool. Deixe o pote destampado por alguns dias, sempre provando para ver se ficou do seu agrado. O tempo varia conforme seu gosto pode ser necessário de 3 a 8 dias, mais ou menos. Caso evapore muito, acrescente um pouco mais da vodca.
      Espero que resolva.

      Excluir
  10. Boa tarde, tem problema por de novo para macerar, depois de já ter colocado a calda? o meu ficou muito forte e possivelmente por ele no morango mais um tempo melhore, mas tenho medo que estrague por já estar com a calda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia,
      Algumas pessoas fazem a maceração com todos os ingredientes junto. Mas, isto pode levar ao surgimento de fungos, pois a água dilui o álcool. Eu não acrescentaria morangos nesta etapa.
      Se o seu licor estiver muito forte. Dilua com um pouco de água filtrada e fervida. Vá acrescentando aos poucos para não ficar muito aguado. Misture bem e veja se resolveu o problema.
      Outra maneira é deixar o pote aberto (3 a 8 dias) para que parte do álcool evapore. Para que não evapore muito, prove durante o processo. Tampe o frasco assim que estiver do seu gosto.
      Espero ter ajudado.

      Excluir

Queridos visitantes deixem o seu comentário que irei responder o mais rápido possível.
Caso vocês fizerem alguma receita ou artesanato do meu blog, enviem as fotos para o e-mail: thecintra@gmail.com. Vou colocá-las na atualização do link correspondente.
Um forte abraço!